Topico OC RX 480

@Neural, respondo aqui para não criar offtopic na outra thread.

E onde é e que faço isso tudo, nas próprias drivers da AMD? E outra coisa, ao fazer isso que referes não vou perder performance?
 
@PanterA Fazes nos próprios drivers da amd no Wattman. Dão uns bugs de vez em quando mas em geral funcionam bem.

Tens que ir descendo os volts no state mais alto. Para isso metes em manual. Eu meti a 1265 e 1.05 v. Em principio não vais ter problemas com essa voltagem mas se crashar tentas 1.06, e por aí adiante.

Testa no uniengine heaven durante 20 minutos. Se queres silêncio mas com a placa fresca, mete target temp 65 e max temp 80. Tens q meter o controlo de temperatura em manual.

Na velocidade das ventoinhas eu meti manual também, mínimo 1200 rpm e Max 2200.

Power limit deixei a 0 como vinha de origem.

Se testares com o gpuz para ver as temperaturas e clocks cuidado que quando o gpu esta em carga, ao abrir o gpuz as vezes o Windows dá freeze e tens que reiniciar. Abre o gpuz com a gráfica em idle.

Eu uso o HWINFO64 para ver as temperaturas e clocks e acima de tudo os erros de memória. A minha começa a dar erros de memória a partir dos 2100 MHz na RAM mas a 2100 só dá 1 ou 2 em 24 horas a load 100%.

Eu tenho a voltagem da memória (é de facto não da RAM mas do controlador de memória) a 1000 mV, 1.0 V portanto.

Atenção que se meteres a voltagem da RAM maior do que a voltagem do core, a voltagem do core vai passar a ser igual à da RAM porque o controlador de memória é alimentado pela mesma linha do core e não há VRM internos para regular a voltagem independentemente para o core. (@Felz )

Por isso o que fiz foi procurar ter a memória com zero erros com voltagens até 1050 mv. Descobri que até 2150, 950 mv chegam mas eu para dar margem até tenho 2075 MHz na RAM a 1000 mV, com zero erros de memória garantidos.

Mais um pormenor, a minha gráfica com a memória em stock a 2000 MHz@1000 mV dá 4 erros de memória por hora, muito estranho, e a 2075 MHZ@1000 mV dá zero em 24 horas. Isso significa que na tabela de timings da VRAM na bios da gráfica, os timings estão apertados demais para 2000 mhz.

Nem sei se isso não será motivo para RMA mas como a 2075-2100 não há erros (retransmissões de facto como escrevi noutro post acima), não há stress.

Aconselho a veres no HWINFO64 se tens erros de RAM a velocidades e voltagens stock tanto na RAM como no core.

Já agora, verifica no gpuz que ASIC quality te saiu, eu tenho 74.1%.

Edit: Em relação à performance vais ficar com a performance das reference ou da BIOS silenciosa que vem na nitro. Para mim até agora chega e sobra para tudo, corre o Doom em ultra e nightmare (tudo no máximo) a 110-120 fps médios e com 65 graus com vsync desligado. Com vsync ligado chega no máximo aos 60 graus e as fans não passam das 1500 rpm...


Cumps.
 
Última edição:
Não estou a ver onde é que metes os volts e os 1265. De resto penso que seja isto, right?

de8d23e04d6da45155899e5da1833696.png


E outra coisa, é normal ter a gráfica a oscilar tanto nos clocks (ainda não fiz apply nas settings em cima, já veio assim)?

84bbed99a9aafb2ed012195451c80d88.png
 
Perfeitamente normal. Aí a carga sobre o gpu era 0%.

Em relação ao Wattman, mudas o toggle do frequency para manual e o do voltage para manual. Aliás metes tudo em manual e tentas aplicar o que escrevi em cima. Tens q fazer apply em cima no Wattman. Deves fazer esses ajustes com o gpu em idle senão o Wattman não se rica mexer nem nos clocks nem os volts a n ser nós da memória.
 
A sério. Ou estou a ser muito burro, ou isto não está a dar para meter tais valores. Aliás, sempre que meto 1.05v onde for por exemplo, aquilo passa-me sempre para um número inteiro. Ou seja, sempre 105.
 
Tens que meter 1050. A escala está em mV. E não te preocupes muito que o Wattman só deixa meter valores bem razoáveis. O que pode acontecer é 1050 mV a 1265 MHZ ser pouco e crashar. Mas não vai estragar nada.
 
Isto correcto?

fcd779792cf9ba89637d058ebf92e16f.png


E na parte da Memory, costumas fazer alguma coisa mais ou fica tudo em default?

Se não, posso então correr o Heaven, presumo que todo ao máximo.
 
Para já testa assim sem mexer na memória. Podes correr o heaven assim com esses clocks e essa voltagem. Mete os states 6 e 5 também a 1050 mV mantendo os clocks. Verifica erros de memória no hwinfo já agora...
 
Muito bom. Ela agora não deve fazer barulhinho nenhum! Vi no VDDC 1.0750, ela n se aguentou nos 1050 mV ? De qq forma são excelentes resultados e esse ASIC quality nem é muito mau...
 
Ela no Wattman está nos 1050. Por isso não sei porque é que no GPUZ aparece lá os 1.0750.
E sim, ela agora, não passando dos 60º ficou muito mais fresca e silenciosa. Espero é que ao fazer isto não lhe pujança nos jogos. :p

Por curiosidade, porque é que tens o ASIC melhor que o meu se temos a mesma gráfica? Ou isso também depende do resto do hardware e conta como um todo?
 
O ASIC quality varia de chip para chip, tanto pode sair uma RX 480 com 90% como a próxima do mesmo lote pode ter 60%. Mas é um assunto controverso, há quem diga que ASIC quality maiores é melhor há quem diga que é pior. É um valor fixo, determinado no momento de fabrico do chip.

Esse valor basicamente reflecte a quantidade de corrente que os transistores necessitam para comutarem o estado. Quanto menos drenagem (leakage) maior a ASIC quality.

Mas há um senão, quanto maior a leakage, maior é a velocidade potencial de comutação dos transistores ou sejas menos ASIC quality significa que o chip tem maior potencial para clocks altos, se devidamente arrefecido. Logo low ASIC é bom para água e cooling subzero e high ASIC quality é bom para undervolt e overclock a ar.

Em relação à pujança nos jogos, não te preocupes, tens zero throttling no boost clock, como se vê no hwinfo64, o teu clock médio é 1204 MHZ, com prováveis downclocks durante períodos de troca de idle. No GPUz o gráfico de clock está sempre nos 1265 MHz. Tens muito melhor desempenho que as Rx 480 reference que todas ou quase todas fazem throttling de origem. Quando quiseres podes sempre criar perfis mais agressivos, tipo 1300@1120 mV, etc... E podes associar esses perfis a jogos específicos automaticamente...
 
Última edição:
Sendo assim para agora deixo estar como está. Talvez daqui a uns tempos, se vir que preciso de algo mais da gráfica, talvez lhe faça isso que referes. Mas com ela fresca e silenciosa, e sem perdas em gamimg, não vale a pena mexer no que está bem.

Thanks for the help, btw. :)
 
Tenho uma Msi Rx 480 gaming x 8 gb. O amigo Felz enviou-me as settings dele mas quando as aplico o sistema crasha e tenho de fazer reboot.
Alguém me dá uma ajudinha?

Settings
O3LGyit.png
 
@extream87 Esses settings estão muito puxados e nem todas as rx480 se safam com tão poucos volts para 1350 MHz. 1100 mV é provavelmente pouco e tendo em conta que o sistema crasha automaticamente, eu diria que devias subir 50 mV ao estado 7 (sobe também 50 mV aos outros estados todos, à cautela), para os 1150 mV que é por exemplo a voltagem stock da minha Nitro+ que vem a 1342 MHz de origem. Se não crashar, testa no uniengine Heaven durante 20 min como sugeri. Se passar, desces 10 mV, para 1140 mV e testas na mesma, e vais fazendo isso até teres um crash soft tipo o driver reiniciar ou sentires instabilidade no sistema operativo. Quando isso acontecer voltas a subir 10 mV e eu até sugeria acompanhar com uma descida do clock de 10 MHz.

As gráficas variam bastante mesmo dentro do mesmo exacto modelo. Eu hoje fui levar para RMA a minha Nitro+ porque não se aguenta sem erros na VRAM com os clocks stock e precisa de 1130 mV para fazer 1305 MHz.

Como não queria ficar sem gráfica e até vou aproveitar para fazer Crossfire, trouxe uma Nitro+ igualzinha, só que esta além de não dar erros na memória em stock clocks (embora não suba muito sem erros, talvez uns 25 MHz, e gosta de poucos volts na ram, estranhamente), faz 1342 MHz a 1110 mV e melhor ainda, faz 1266 MHz a 1000 mV. É menina para chegar aos 1370 MHz a 1150 mV ou mais, mas não quero ir por aí, gosto das graficas frescas e silenciosas.

Consome a 1266MHz com a ram em stock a 985 mV, 90 W e no Heaven benchmark não passa dos 65 graus com a fan a 1600 RPM !!!
 
@Neural mesmo assim após colocar as settings que indicaste crashou passado um bocado após aplicar.
O que sugeres?
xgBGMMH.png
Terá a ver ali com o limite de energia a 50% ou no mV da memoria?
 
Última edição:
Pode ter a ver com o limite de energia. Normalmente a ar não devia ser preciso passar no máximo dos 25%. O limite de energia está lá para te permitir dar mais volts a clocks altos sem fazer baixar o boost clock. Esse cooler é muito bom e pode permitir chegar a clocks bons tipo 1370 mas se crasha com os settings que eu dei, isso vai precisar de muitos volts, não sei se vais conseguir chegar lá com essa bios. Eu se fosse a ti, tentava os 1340 com 1.15V. E começava aí a explorar depois outras opções caso fosse estável a essa velocidade. E deixa para já o limite de energia baixo...


Em relação à memória, a 2000 podes deixar a 1000 mV. A 2250 mhz, 1050 pode ser pouco. Testa erros no hwinfo64. Eu tenho aqui agora uma nitro que dá zero erros a 2250 a 1000 mV. Mas nunca vi nada do género em lado nenhum. Em contrapartida, precisa de 1100 mV no core a 1265 MHZ. Enfim...
 
Última edição:
@extream87 Esse power limit ainda me parece muito alto. Vai baixando o power limit até, num bench tipo 3dmark firestrike ou o heaven, o boost clock se aguentar sem quebras nos 1350...
 
Sendo assim para agora deixo estar como está. Talvez daqui a uns tempos, se vir que preciso de algo mais da gráfica, talvez lhe faça isso que referes. Mas com ela fresca e silenciosa, e sem perdas em gamimg, não vale a pena mexer no que está bem.

Thanks for the help, btw. :)

Mexe nas memórias, em principio tens mais performance ao fazeres oc ás memorias que ao core, 1266 para 1342 a perca será de 2-3fps que podes compensar com um ligeiro oc ás memorias.
 
Back
Topo