1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Topico OC RX 480

Discussão em 'Overclock & Benchmark' iniciada por Neural, 27 de Agosto de 2016. (Respostas: 73; Visualizações: 3811)

  1. PanterA

    PanterA Power Member

    E a gráfica continuará fresca e silenciosa?
     
  2. Radeon Force

    Radeon Force I fold therefore I AM

    Acho que nem irás notar diferença de temperaturas porque nem vais dar vcore a mais nem nada, elas com o vcore default dão por norma entre os 2100 a 2200mhz ou mesmo mais.
     
  3. PanterA

    PanterA Power Member

    Hmm, Ok. Então a níveis de valores MHz/mV que aconselhas?
     
  4. Radeon Force

    Radeon Force I fold therefore I AM

    Origem ou seja 1000 em termos de voltagem, coloca ela inicialmente a 2100mhz e corre o heaven benchmark por exemplo.
     
  5. Neural

    Neural Power Member

    @PanterA Vê no hwinfo64 se tens erros de memória: GPU Memory Errors. Se aparecerem, é um indicador, não de instabilidade mas que te dá a ideia de até quanto podes ir. Isso depois depende de cada um. Eu não gosto de ver erros pura e simplesmente, e ponho a ram à máxima velocidade que consigo sem erros ao fim de pelo menos 6 horas de carga a 100%. Se não queres esperar tanto, corre os testes GPGPU do Aida64, o do SHA256 vai logo fazer aparecer erros de memória mesmo que não apareçam em mais lado nenhum ao fim de 2 dias seguidos a 100% load. Para mim é o teste perfeito para ver até que velocidade a memória não dá erros.

    Mas como já disse, mesmo que tenhas 1000 ou 10000 erros por segundo, o sistema não vai crashar.

    A voltagem que aparece no Wattman nas memórias, não é a voltagem que alimenta a ram, essa é 1.5 V, é sim a voltagem que alimenta o controlador de memória do gpu e que portanto faz parte do core.

    A minha melhor Nitro na Ram faz 2250 MHz sem erros com uma ASIC quality de 75.4% mas precisa de mais volts no Core do que outra Nitro que mandei para RMA e que tinha 74.1% de ASIC quality. Ou seja, a parte do chip que ficou mais bem definida na litografia foi a secção que engloba o controlador de memoria, deve haver no resto do chip uma zona mesmo que pequena, com menos nitidez e que exige mais volts para não haver degradação de sinal a clocks altos.

    Já a outra Nitro que tenho, com ASIC quality de 76.3% é fantástica no Vcore, com apenas 1000 mV a 1265, e talvez até precise de menos, mas na ram só vai até aos 2075 MHz sem erros nenhuns.

    Edit: Já agora, coloco 2 screenshots do meu sistema em Crossfire:


    [​IMG]

    [​IMG]
     
    Última edição: 9 de Setembro de 2016
  6. Radeon Force

    Radeon Force I fold therefore I AM

    Brutal a fan com fita cola :D
     
  7. PanterA

    PanterA Power Member

    Yeap, corri o heaven durante 20 minutos e a temperatura máxima subiu 3-4º e fiquei com esses tais erros que referes. Isto quer dizer que tenho que baixar os Mhz ou o vM?

    [​IMG]

    PS: Por acaso não tinha pensado nessa ideia de meter mais uma fan com fita cola dupla. Um caso a pensar. :D
     
  8. Neural

    Neural Power Member

    As temperaturas estão óptimas e as memórias não creio que aqueçam muito com o GPU a 64 graus max temp. O que acontece é que esses erros são mais ou menos aleatórios e aparecem com o tempo mais do que com as temperaturas. Estavam a 2100?

    Podes tentar subir 10 mV nos volts da ram e ver o que acontece. Depois o próximo passo seria baixar 10 MHz e ver se os erros aparecem. É normal aparecerem até nos 2000 MHz, pelo que tenho visto por aí, mas são tão pouco importantes no uso real que é um não problema. O facto é que os bus gddr5 já correm a velocidades alucinantes e estes 8000 GT/s há um ano seriam completamente out of spec...
     
    Última edição: 10 de Setembro de 2016
  9. PanterA

    PanterA Power Member

    Sim, o Frequency estava a 2100 e o voltage control deixei nos 1000 como segredo.

    btw, estas drivers parecem estar todas bugadas. Pelo menos o client que crasha apenas porque sim. Ver se lhe meto as novas.



    EDIT: Aumentei então 10mV e parece que já ficou um pouco melhor a nível de erros e temps:

    [​IMG]

    Mas ao fazer mesmo o bench no Heaven, normalmente costumava ter para cima de 51-53fps, mas depois de fazer OC ás memorias, não consigo ter mais que 43.
     
    Última edição: 10 de Setembro de 2016
  10. |JoaoP|

    |JoaoP| Power Member

    O que acham? sinceramente é a primeira vez que estou a fazer overclock a alguma parte integrante do PC

    [​IMG]

    É uma RX 480 8GB Reference

    Eu acho que até esta aceitável, agora espero a opinião dos especialistas.

    Stats do wattman que não se consegue ver:

    Temp Max: 85
    Temp Target: 70
    Power Limit: +15%
     
  11. PanterA

    PanterA Power Member

    @Neural, visto que tens a gráfica igual à minha e fizeste OC também nela, tens notado uma variação constantemente entre o idle e o load? Ou seja diria que de 5 em 5 minutos a gráfica estando estando em idle passa para o load e fica por lá com as ventoinhas ao máximo ou perto disso, e só 10-15s passa outra vez para idle. E isto over and over again.
     
  12. Neural

    Neural Power Member

    Ultimamente (1 mês e meio) tenho-a tido sempre em load o dia todo. Mas já tinha reparado nisso. E às vezes ficava com os clocks no máximo, mesmo em idle e nao descia, sendo preciso reiniciar. Outro problema é que com 2 ou mais monitores, o clock da memória fica nos 2000 MHz. Com 2 gráficas, pode-se é meter um monitor ligado a cada uma das gráficas, e já fica sempre a 200 MHz...
     
  13. PanterA

    PanterA Power Member

    Será problema ou defeito? Enquanto estou pelo PC esse barulho ainda escapa, ou na maior parte das vezes nem dou por ele, agora quando estou a dormir, ter que ouvir a gráfica a fazer esse barulho todo é um bocado mau. Aliás, foi mesmo à noite quando estava a tentar adormecer que dei conta desse tal barulho.
     
  14. Neural

    Neural Power Member

    Como te disse, não tenho tido a gráfica muito em idle, reparei nisso dos clocks subirem aleatoriamente, mas nao fiquei com a ideia que as fans entrassem muito. Não acho normal que sem muita carga 3D, as fans entrem, mesmo com clocks no maximo.

    Edit: @PanterA Por acaso ontem fiz mais umas experiências de undervolt com uma das gráficas, a que tem melhor ASIC quality. Faz, totalmente estável, 1265 [email protected] mV, 1305 [email protected] mV e 1342 [email protected] MHz. O sweet spot do silício dela é mesmo os 1265 MHz, 1305 ainda não mama muitos volts, mas depois disso começa a ser exponencial o aumento de volts necessário para a estabilidade. Deve conseguir os 1370 [email protected] mV..
     
  15. PanterA

    PanterA Power Member

    Se não for problema é o menos mal, mas mesmo assim não deixa de ser um bocado mal fatela ter que levar com aquilo. Ainda por cima quando ela em gaming nem faz assim tanto barulho.

    EDIT: Achas que na minha conseguia puxar mais por ela e ficar à mesma silenciosa e fresca como está actualmente?
     
  16. T1A60

    T1A60 Power Member

    isso parece ser o famoso "100% speed fan bug" que leva as ventoinhas prás 4800s RPMs pra descobrir a coisa x)

    acontece mais frequentemente ao utilizar chrome com a opçao de "aceleração de hardware" ligada ou quando tens varios programas da gestao da grafica (fans, voltagem, clocks,etc) como o wattman, trixx, afterburner e speedfan

    no meu caso o skype tambem dava sempre o raio do bug... mas desde que me limitei a utilizar apenas o wattman e fiz o update pro 16.10.1 base (nem hotfix, nem WHQL)
     
  17. Neural

    Neural Power Member

    Isso a mim, com a fan ecravada nos 100% nunca me aconteceu depois do arranque do windows, mas quando reinicio o PC, por vezes, as fans das gráficas, vão aos 100% por 4 ou 5 segundos.
     
  18. PanterA

    PanterA Power Member

    Isso também já acontecia na minha antiga Sapphire 4870. A fan da gráfica ir ao máximo durante um curto espaço de tempo durante o boot. Mas estando ela em idle e as ventoinhas dispararem, nunca aconteceu.

    Entretanto tinha o speedfan instalado porque ia controlar as fans (caixa) a partir do programa e não por PWM, mas acabei por ficar com esta último opção. Pode ser que seja dele. Além que ainda não actualizei as drivers para as mais recentes, que também poderá ser algum bug delas presumo eu.
     
  19. T1A60

    T1A60 Power Member

    Eu a 100% no boot ou a jogar nunca me aconteceu, só mesmo assim do nada no chrome ou skype, e como disse antes desde que instalei estes ultimos driver e utilizo apenas o wattman para gestao da grafica nunca mais me aconteceu (tenho utilizado skype,chrome, Steam, gtaV, paladins, rocket league,fraps)
    programas de apenas monitorizaçao da grafica como o GPU-Z nao parecem causar o problema :)

    da 1º vez que aconteceu o problema foi durante 1 chamada skype e a pessoa pensava que estava um aviao a passar por cima da casa...

    os clocks estao sempre ok e nao tenho stutter~ acho que agora está mesmo 5*****
     
  20. PanterA

    PanterA Power Member

    Não era do speedfan. Provavelmente será das drivers (pelo menos assim o espero) visto que ainda estou com as 16.8.3. Mas também a mudar agora só vai ser quando acabar o Doom, que provavelmente vou ter que formatar o PC.
     

Partilhar esta Página