[Tópico Oficial] Banda larga móvel NOS/Kanguru

Boas, aqui em casa a net é por 4G e tenho o router huawei b311, eu só uso por wifi e este router só tem 2,5Ghz o que leva a que a velocidade seja má.
Estava a pensar comprar um repetidor de sinal do ali_express que tem 5Ghz e liga-lo por cabo ao router.
A pergunta é, e afim de conseguir melhores velocidades, valerá a pena comprar isto?
Eu sei que a velocidade não aumentará muito visto que depende de vários factores relacionados com a rede da NOS e não com o router, mas em fibra ligado a 5Ghz a velocidade costuma ser MUITO superior à de 2,5.

A questão principal é se vais usufruir da rede 5Ghz e sendo 4G duvido muito que vás, vais perder alcance e não vais conseguir mais velocidade porque basicamente estás limitado pela tecnologia que te fornece o serviço com velocidades muito inferiores ao limite da rede 2.4Ghz. Mas para que possamos ajudar-te melhor o ideal era saber que velocidades consegues ter com o 4G na tua zona.
 
A questão principal é se vais usufruir da rede 5Ghz e sendo 4G duvido muito que vás, vais perder alcance e não vais conseguir mais velocidade porque basicamente estás limitado pela tecnologia que te fornece o serviço com velocidades muito inferiores ao limite da rede 2.4Ghz. Mas para que possamos ajudar-te melhor o ideal era saber que velocidades consegues ter com o 4G na tua zona.
varia muito, há 4 antenas que o router se liga.
Em 2 delas o ping é bom mas as velocidades variam entre 2 e 10 mbps mas varia mesmo muito. As outras 2 geralmente têm sempre velocidades a partir dos 15mbps mas tem um ping horrível.
Portanto não te consigo dizer velocidades precisas
 
varia muito, há 4 antenas que o router se liga.
Em 2 delas o ping é bom mas as velocidades variam entre 2 e 10 mbps mas varia mesmo muito. As outras 2 geralmente têm sempre velocidades a partir dos 15mbps mas tem um ping horrível.
Portanto não te consigo dizer velocidades precisas
A nos enquanto não tiver ativo o 4G+ no plano de 4G fixo é complicado porque o limite é os 40 megas infelizmente
 
varia muito, há 4 antenas que o router se liga.
Em 2 delas o ping é bom mas as velocidades variam entre 2 e 10 mbps mas varia mesmo muito. As outras 2 geralmente têm sempre velocidades a partir dos 15mbps mas tem um ping horrível.
Portanto não te consigo dizer velocidades precisas
Apenas tiras partido do 5Ghz a partir dos 90 mbps +/-
A não ser que compres o repetidor já a pensar num cenário hipotético de teres fibra no futuro
 
mas eu só perguntei se valia a pena comprar aquilo para aumentar a velocidade em wifi
porque a velocidade que chega ao router pode ser superior a que ele emite em wifi
 
Não sabendo o router que tens se for o B311 ou B310 da NOS parece que tem uma porta rj45 onde podes experimentar.
Mesmo que não dê velocidades estonteantes, que certamente não dará, pode dar até aos 100Mbps o limite da porta caso a NOs forneça esse valor de velocidade.
 
Se estás colado ao router e ele apenas da no máximo 15mbps, seria algo de extraordinário se por cabo desse 80/90mbps. Teria de haver uma avaria grave no equipamento
Mas eu não estou a dizer que quero essas velocidades, eu apenas queria experimentar para ver se dá um pouco melhor, lá para os 20-30 mas de 15 para 80 é muito e sei que não vai acontecer.
@jarvaz eu disse no início que era o b311
com uma antena tdt (que tem LTE (??) ) conseguiria melhores velocidades?
 
Última edição:
Mas eu não estou a dizer que quero essas velocidades, eu apenas queria experimentar para ver se dá um pouco melhor, lá para os 20-30 mas de 15 para 80 é muito e sei que não vai acontecer.
@jarvaz eu disse no início que era o b311
O repetidor não irá aumentar nada, até tem tendência a diminuir a velocidade. O que sai do router neste momento, é o máximo possível que recebes em casa
 
Mas eu não estou a dizer que quero essas velocidades, eu apenas queria experimentar para ver se dá um pouco melhor, lá para os 20-30 mas de 15 para 80 é muito e sei que não vai acontecer.
@jarvaz eu disse no início que era o b311
com uma antena tdt (que tem LTE (??) ) conseguiria melhores velocidades?
@diogonogueira03 Desculpa mas apanhei a conversa a meio
Então liga-te por cabo de rede e logo vês o que dá o router se não consegues tirar essa informação do interface do mesmo

Sobre conseguires melhores velocidades depende das condições do local e se as limitações são por teres antena congestionada ou não te chegar o sinal em condições, julgo eu.
Cheguei a conseguir melhores resultados numa pen usb - das que foram lançadas com o 4G da Optimus e permitem ligar antenas exteriores - e melhorei sensivelmente a captação num determinado local porque lá apanhava muito mal pelas condições geográficas. Não fiquei com velocidades estonteantes mas fiquei com uma ligação capaz de lidar com as necessidades. No caso era previsível que o conseguisse, pois experiências anteriores apontaram alguns lugares pouco praticáveis - falta de energia elétrica e condições para deixar o hotspot - como os melhores para o colocar. A antena além de ser mais resistente ampliou o sinal o suficiente mesmo no local de destino.
 
@diogonogueira03 Desculpa mas apanhei a conversa a meio
Então liga-te por cabo de rede e logo vês o que dá o router se não consegues tirar essa informação do interface do mesmo

Sobre conseguires melhores velocidades depende das condições do local e se as limitações são por teres antena congestionada ou não te chegar o sinal em condições, julgo eu.
Cheguei a conseguir melhores resultados numa pen usb - das que foram lançadas com o 4G da Optimus e permitem ligar antenas exteriores - e melhorei sensivelmente a captação num determinado local porque lá apanhava muito mal pelas condições geográficas. Não fiquei com velocidades estonteantes mas fiquei com uma ligação capaz de lidar com as necessidades. No caso era previsível que o conseguisse, pois experiências anteriores apontaram alguns lugares pouco praticáveis - falta de energia elétrica e condições para deixar o hotspot - como os melhores para o colocar. A antena além de ser mais resistente ampliou o sinal o suficiente mesmo no local de destino.
tenho a certeza que a antena está congestionada, é impossível com uma antena a ~3km de mim só apanhar as velocidades que apanho.
Tenho um exemplo de uma pessoa que mora no meio do nada mas perto de uma autoestrada e apanha mais de 20mb
Quem me dera a mim ter metade dos 40MB que tenho contratados!!
mesmo! eu só não ligo para eles porque sei que não fazem nada, portanto, espero que chegue o fim da fidelização e lá ou troco o router por um 5G que veremos na altura se já existe ou mudo para a MEO que tem uma antena a ~1km que se vê da casa e deve ter velocidades boas!
 
Quem me dera a mim ter metade dos 40MB que tenho contratados!!
Pois eles em zona fora de cidades as antenas estão sempre congestionadas... A Vodafone se também fizesse essa oferta 4G para casa acredito que as antenas ficassem igual às da nos tal como a MEO... Sei que a Vodafone tem internet fixa 4G mas só até 100GB acho para particular
 
tenho a certeza que a antena está congestionada, é impossível com uma antena a ~3km de mim só apanhar as velocidades que apanho.
Tenho um exemplo de uma pessoa que mora no meio do nada mas perto de uma autoestrada e apanha mais de 20mb

mesmo! eu só não ligo para eles porque sei que não fazem nada, portanto, espero que chegue o fim da fidelização e lá ou troco o router por um 5G que veremos na altura se já existe ou mudo para a MEO que tem uma antena a ~1km que se vê da casa e deve ter velocidades boas!
A MEO não costuma ter internet fixa 4G tens de levar com fibra ou adsl
 
se a NOS ativasse, quem já tem o router 4G e contrato precisava de renegociar para a tecnologia e/ou trocar o router? ou estes routers já estão preparados para o 4G+?
Não estão preparados para o 4G+ tenho uma pessoa conhecida que tem quase sempre os 40 MB mas com o meu telemóvel na mesma zona em 4g+ consigo 200 megas facilmente
 
@Clesh os equipamentos que o operador fornece não estão preparados para 4G+, embora toda a rede de Vodafone/MEO/NOS esteja preparada para essa tecnologia. É só preciso ter um telemóvel compatível ou Router 4G+.
 
Back
Topo