[Tópico Oficial] Banda larga móvel NOS/Kanguru

90/25mbps em 4G? Excelentes resultados!
Tenho um B311 na casa da aldeia, e apanho cerca de 25/7mbps em média (nesse local tenho 4G+ com o telemóvel e tenho cerca de 50/15mbps)
Fora de ponta. Ainda não testei a horas mais complicadas, nem depois de o tarifário ter sido alterado para o ilimitado, apesar de não esperar que capem velocidade (como me garantiram que não fariam). A zona está já também com fibra da concorrência, o que deve libertar as antenas.
Também apanho 4G+ nos móveis, mas não tenho presente as velocidades. Admitindo que a antena é a mesma dos móveis (4G+), estava com -85 dbm de intensidade, mas não te sei precisar a que distância está a antena.

Atenção que isto são testes feitos no sótão, com pouca interferência para a rua, porque estou a pensar passar cabo e arranjar outro router para espalhar sinal. No sítio onde precisaria dele, dentro de casa, testado à mesma hora, as velocidades passam para cerca de metade.
 
Só para deixar aqui o testemunho, em jeito da agradecimento a todos:

- Pedido de entrega de cartão Kanguru XL a 19/04 https://www.nos.pt/particulares/loja-equipamentos/pages/details.aspx?p=21682&source=menumontra&content=hotspots&#!?Filter=~(ProductType~'cartoes);
- Ativação do tarifário por fatura 15€/15GB a 21/04;
- Com cerca de 12GB gastos a 26/04, chamada para desligamento para o 16105. Pondo a conversa minimamente a jeito, facilmente saltou o ilimitado por 15.36€. De acordo com o que percebi, a faturação do tarifário de 15GB é feita com base no número de dias, independentemente do consumo. A confirmar quando vier a 1ª fatura. Chamada intermédia para confirmar que este tarifário é compatível com o desconto de 30€ no hotspot, com resposta afirmativa;
- Deslocação a loja NOS a 27/04, reconfirmando a possibilidade de hotspot por 19,99€. Amavelmente, trocaram-me o desconto de 30€ no hotspot pela oferta do router 4G "fixo" B311. Tanto quanto percebi, era um recauchutado, apesar de não apresentar qualquer tipo de marcas de uso, vir selado pela NOS e com os plásticos. Não considerem isto como procedimento, pois acho que tive sorte. Ainda assim, defendam-se que (apesar de eu não ter tido necessidade de o fazer) o site refere que o custo de 20€ desse router é um "valor referente à ativação do serviço Internet. Este valor será devolvido em fatura mediante adesão a um tarifário Internet, com fidelização de 24 meses" https://www.nos.pt/particulares/loja-equipamentos/pages/details.aspx?p=31082, situação que na prática é cumprida.

Já agora, testei com um router de um amigo (E5172) e apanhava 90/25 de velocidade em 4G na banda 1 (litoral rural). Não consegui perceber a localização da antena, mas devo estar bem perto.

Resumindo, fico satisfeito com a situação do router e com as velocidades que consigo.


A antena da NOS aqui, vê-se pela janela da minha casa, sem obstáculos... E mesmo assim, tenho velocidade baixas...

Mesmo quando o técnico da NOS cá esteve há uns anos atrás, só conseguia apanhar entre 4Mbps a 5Mbps, nas melhores localizações da minha casa...
 
A antena da NOS aqui, vê-se pela janela da minha casa, sem obstáculos... E mesmo assim, tenho velocidade baixas...

Mesmo quando o técnico da NOS cá esteve há uns anos atrás, só conseguia apanhar entre 4Mbps a 5Mbps, nas melhores localizações da minha casa...
Apesar de tecnicamente ter 0 conhecimento disso, a antena que vês é 4G?
Sendo, poderá ser congestinamento, com p.e. muitos clientes satélite na zona.
Mas lá está, isto são só os meus 2cent.
 
Apesar de tecnicamente ter 0 conhecimento disso, a antena que vês é 4G?
Sendo, poderá ser congestinamento, com p.e. muitos clientes satélite na zona.
Mas lá está, isto são só os meus 2cent.

Sim, tem 4G a antena que vejo da NOS...
A 500 metros está a da MEO, que é a mais próxima de minha casa e tenho rede a 100% em toda a casa da MEO.
 
Uma assistente confirmou-me que vai haver a possibilidade de ter algo como o "cartão gémeo" na internet móvel. Ela disse que em principio será anunciado a 16 de maio.
Disse também que a função era similar ao cartão gémeo, porém não se sabe ainda como funciona na prática, pois ela chamou-o de "smart number", o que pode ser ligeiramente similar ao que já acontece nos cartões para Apple Watch.
Espero que haja a possibilidade de ter um cartão físico.
 
https://*****.pt/nos-distinguida-como-melhor-cobertura-de-rede-movel-em-portugal/
se já tenho falta de rede fora das zonas urbanas com a suposta melhor cobertura imagino as outras ahahahah, não consigo perceber como é que ganharam este prémio...
 
https://*****.pt/nos-distinguida-como-melhor-cobertura-de-rede-movel-em-portugal/
se já tenho falta de rede fora das zonas urbanas com a suposta melhor cobertura imagino as outras ahahahah, não consigo perceber como é que ganharam este prémio...
Parece caricato, mas ao mesmo tempo é algo muito relativo. Na minha zona a NOS é impecável a nível de disponibilidade de rede (que é o que este prémio representa).

Eles falam em mais de 300mil pontos de teste ou algo do género, e talvez a NOS tenha mesmo a melhor cobertura. Não quer dizer que tenha a melhor velocidade, os melhores pings, e todas as outras métricas.

Quer só mesmo dizer isso: existe rede da NOS em maior percentagem, nos locais testados, quando comparado com as outras operadoras.
 
No móvel, sou MEO e antes fui VDF. Nunca tive NOS. Mas no último relatório da ANACOM, a NOS conseguiu um segundo lugar mais próxima da VDF do que na MEO. Creio que "só" no parâmetro de velocidades de download é que ficou em terceiro.
Têm investido muito, mas precisam de reforçar ainda mais a capacidade. Com tanta banda larga pendurada nas antenas, não há milagres...
 
Parece caricato, mas ao mesmo tempo é algo muito relativo. Na minha zona a NOS é impecável a nível de disponibilidade de rede (que é o que este prémio representa).

Eles falam em mais de 300mil pontos de teste ou algo do género, e talvez a NOS tenha mesmo a melhor cobertura. Não quer dizer que tenha a melhor velocidade, os melhores pings, e todas as outras métricas.

Quer só mesmo dizer isso: existe rede da NOS em maior percentagem, nos locais testados, quando comparado com as outras operadoras.

Vais aqui, e vês que a MEO é a melhor operadora com cobertura no Alentejo... Compara com a da NOS e Vodafone...
 
Vais aqui, e vês que a MEO é a melhor operadora com cobertura no Alentejo... Compara com a da NOS e Vodafone...
Mas por isso mesmo é que o prémio é a nível nacional. Separando por zonas haverá sempre operadoras melhores e piores. Mas existe sempre uma média nacional.
Por exemplo, a MEO é a pior na minha zona, de longe. Não há rede em vários pontos. Isto tudo junto dá uma média nacional que permite aferir a melhor operadora, o que não quer dizer que será a melhor em todos os locais. ;)
 
Mas por isso mesmo é que o prémio é a nível nacional. Separando por zonas haverá sempre operadoras melhores e piores. Mas existe sempre uma média nacional.
Por exemplo, a MEO é a pior na minha zona, de longe. Não há rede em vários pontos. Isto tudo junto dá uma média nacional que permite aferir a melhor operadora, o que não quer dizer que será a melhor em todos os locais. ;)

Eu tenho 4G das três aqui, mas o pior desempenho a nível de cobertura, é o da NOS, segundo esse site. Mesmo assim esse site está demasiado otimista, para a rede 4G da NOS que temos por aqui...

Se quisermos estar na festa da aldeia perto da associação, só temos rede 2G da NOS.

Só dá lá MEO e acho que apanha um pouco de rede da Vodafone, mas não tenho a certeza se é 4G ou 3.5G.

Não vou tirar MEO daqui, por ser a que dá melhores velocidades e cobertura.

A antena da NOS e da MEO, estão próximas uma da outra, e só consigo obter 100% de rede com a MEO 4G. Se tentar estar com a NOS, fico quase sem rede no quarto. Talvez dependa da direção a que os equipamentos na antena estejam.

Verdade seja dita que a antena mais perto de minha casa é a da MEO, mas também consigo ver a da NOS pela janela (talvez estejam a 500 metros ou 700 metros uma da outra).

Se colocar o router da NOS perto da janela, já tenho 100% de rede... A cobertura indoor da NOS é muito má, pelo menos aqui.
 
Por isso é que eu não ligo nada às coisas de melhor operador e blá blá blá na rede móvel. O melhor operador é o que oferece melhor cobertura e QoE nas localizações que cada um usa mais frequentemente ou no seu dia-a-dia.
 
BLM consigo por quanto? Devo contactar de que forma? (Interessa me preço baixo e sem fidelização)
Preço baixo sem fidelização não vais conseguir.
Lê as últimas páginas. Tudo depende do que queres, mas o melhor é mesmo o tarifário ilimitado a 15.36€/mês, com fidelização de 2 anos.
 
É surreal, esqueci-me de partilhar mas há umas poucas semanas atrás reportei falta de cobertura 3G/4G no interior de casa e no exterior fraca que afetava o serviço quase todo que tenho (satélite). Encaminharam a situação para uma equipa técnica..
Nessa linha o senhor verificou se estava tudo ok com as antenas, estava, mas dizia que em sistema a zona dava-lhe como sem cobertura (mesmo com uma torre na área) e que seria melhor me guiar pelo site da anacom tem.rede. Perguntei se dava para fazer alguma coisa ou para deixar em sistema um pedido de melhoria e disse que não, dando a entender que vai continuar como está e que ou me mudava para outra operadora ou esperava pelo 5G nos 700MHz.
Achei triste a atitude mas pouco mais posso fazer, o que vale é que agora tem andado melhor e consigo em alturas do dia chegar aos 10-12 mbps mas por vezes também ronda os 2-5...
 
É surreal, esqueci-me de partilhar mas há umas poucas semanas atrás reportei falta de cobertura 3G/4G no interior de casa e no exterior fraca que afetava o serviço quase todo que tenho (satélite). Encaminharam a situação para uma equipa técnica..
Nessa linha o senhor verificou se estava tudo ok com as antenas, estava, mas dizia que em sistema a zona dava-lhe como sem cobertura (mesmo com uma torre na área) e que seria melhor me guiar pelo site da anacom tem.rede. Perguntei se dava para fazer alguma coisa ou para deixar em sistema um pedido de melhoria e disse que não, dando a entender que vai continuar como está e que ou me mudava para outra operadora ou esperava pelo 5G nos 700MHz.
Achei triste a atitude mas pouco mais posso fazer, o que vale é que agora tem andado melhor e consigo em alturas do dia chegar aos 10-12 mbps mas por vezes também ronda os 2-5...
a cobertura já era essa?
 
Só para deixar a nota a quem possa interessar, chegou-me hoje a fatura e efetivamente o Kanguru 15GB é faturado tendo em conta os dias de utilização, independente do tráfego consumido. No meu caso, 9GB em 5 dias, tendo sido faturados 2,50€.
 
desde que eu vim para cá sempre foi a mesma.
só que no verão passado (quando instalaram) é que as velocidades eram melhores cheguei a ter 26mbps (madrugada) no entanto desde o fim do verão até há umas semanas que andava só nos 2-5..
natural, instalação recente poucos clientes, com o passar do tempo o número de clientes vai aumentando e a capacidade é a dividir por mais. resultado pior serviço para todos.
 
Back
Topo