[Tópico Oficial] Banda larga móvel NOS/Kanguru

Quem tem o router B310 quando dizem que permite selecionar a frequencia é a opção de 3G/4G ou existe algum menu que permite ligar a um determinado CellID?
Ja postei antes, mas tenho um B310 em que posso escolher a frequência e colocar o 3G como recurso no caso do LTE falhar. Tem me permitido ter quase o triplo de velocidade do que na banda a que automaticamente se ligam os Huawei B310.
Não é nenhuma aplicação, foi alteração do GUI do B310, quando comprei um desbloqueado
 
Quem tem o router B310 quando dizem que permite selecionar a frequencia é a opção de 3G/4G ou existe algum menu que permite ligar a um determinado CellID?

Estas melhorias alteram completamente a usabilidade da internet. É cada vez mais “possível” usar a rede móvel NOS como net fixa.
O meu tio tem o XL ilimitado a 15€, e está super satisfeito. Velocidades nos 80Mbps. É a net mais barata para quem não é super exigente.
Boas

com um router B311 acho estranho conseguir essas velocidades. Mesmo com um B310 alterado para escolher a banda 1 ou 7 não é facil.
Mas com um printscreen aqui colocado terei que acreditar
 
Boa dia,
Para efeitos de trabalho remoto (surprise surprise), e por não ter acesso a rede fixa onde estou (zona costeira), vou ter de adquirir um pacote 4g da NOS. Já experimentei um cá em casa e o sinal não é nada famoso… muito fraco. O router é o Huwei B310s .

nesse sentido gostava de saber o que posso fazer para receber um sinal com melhor qualidade/mais força.

comprar um router alternativo? Se sim , alguma sugestão não muito cara? +-50€

alguma forma de ter uma antena das que se ligam ao router para captar o sinal com mais força?


obrigado
Boas

O B310, precisa de um sistema de antenas 4G do tipo MIMO (muiti input multi output), portanto são precisas 2 antenas direccionais ligadas nos conectores do B310 e apontadas à(s) torre(s) da NOS.
A maior parte das vezes a dificuldade é saber onde se encontram essas torres, pois sem essa informação há que fazer um varrimento azimutal e ir medindo no router a intensidade do sinal, a qualidade e principalmente a relação sinal ruido + interferência do LTE.
Julgo que a maior parte dos routers Huawei B310 e 311, fornecidos pelos operadores, não dão essa informação.
Mas começaram a aparecer B310 desbloqueados e alterados que permitem isso e dão para escolher a banda com mais velocidade
 
Boas

O B310, precisa de um sistema de antenas 4G do tipo MIMO (muiti input multi output), portanto são precisas 2 antenas direccionais ligadas nos conectores do B310 e apontadas à(s) torre(s) da NOS.
A maior parte das vezes a dificuldade é saber onde se encontram essas torres, pois sem essa informação há que fazer um varrimento azimutal e ir medindo no router a intensidade do sinal, a qualidade e principalmente a relação sinal ruido + interferência do LTE.
Julgo que a maior parte dos routers Huawei B310 e 311, fornecidos pelos operadores, não dão essa informação.
Mas começaram a aparecer B310 desbloqueados e alterados que permitem isso e dão para escolher a banda com mais velocidade

Se entendi os routers desbloqueados tem mais opções no menu é isso?
 
Boas

com um router B311 acho estranho conseguir essas velocidades. Mesmo com um B310 alterado para escolher a banda 1 ou 7 não é facil.
Mas com um printscreen aqui colocado terei que acreditar
Os 80Mbps que ali menciono são atingidos com uma antena ligada ao router (daquelas pequenas de 5dBi). Não tenho como colocar aqui um print porque o router está em casa do meu tio. Tenho um print com 67Mbps…

É óbvio que há routers muito melhores. Mas este obtém-se facilmente a 20€, e pelo preço é competente.
 
Sim, para alem da vantagem de estarem preparados para trabalhar com SIM de qualquer operador em Portugal ou no estrangeiro, pois um conhecido meu levou para Angola e funciona bem, pode escolher a banda que lhe dá mais velocidade e que normalmente não é a banda LTE onde os dos operadores bloqueados se ligam, na banda 20. No menu pode escolher qualquer das bandas LTE : B20, B3, B1 e B7 aqui listadas por ordem crescente de velocidade.
Mas é claro que se numa zona rural, o operador que usa só tiver a B20 na torre mais próxima, ainda assim pode tentar forçar o B310 a ir procurar a B3 ou B1 maia longe, coisa que nunca conseguirá fazer com os routers bloqueados dos operadores.
Isto é verdade para o B310 ou B315 da Huawei, mas não para o B311
 
Os 80Mbps que ali menciono são atingidos com uma antena ligada ao router (daquelas pequenas de 5dBi). Não tenho como colocar aqui um print porque o router está em casa do meu tio. Tenho um print com 67Mbps…

É óbvio que há routers muito melhores. Mas este obtém-se facilmente a 20€, e pelo preço é competente.
Pois, obrigado. A torre deve estar muito perto e o sinal deve ser forte. O problema desses 311 é nas zonas rurais e com torres distantes onde por terem apenas 1 antena se ligam ao operador muito mal, mesmo com uma antena exterior.
Mas no seu caso resolve sim.
 
Pois, obrigado. A torre deve estar muito perto e o sinal deve ser forte. O problema desses 311 é nas zonas rurais e com torres distantes onde por terem apenas 1 antena se ligam ao operador muito mal, mesmo com uma antena exterior.
Mas no seu caso resolve sim.
É uma zona rural. A antena não deve estar muito longe, e a NOS modernizou as antenas nesta zona. Com um telemóvel que faça CA tens acima de 200Mbps. Por isso, com um router melhor teria uma velocidade excelente… mas para o uso que lhe dá, 60-80Mbps é suficiente.
 
É uma zona rural. A antena não deve estar muito longe, e a NOS modernizou as antenas nesta zona. Com um telemóvel que faça CA tens acima de 200Mbps. Por isso, com um router melhor teria uma velocidade excelente… mas para o uso que lhe dá, 60-80Mbps é suficiente.
Qual é a zona.? Da má experiência que tive com a NOS a rede 4G funcionava muito bem às 03H da madrugada, porque estava basicamente toda na banda 20- cat4, sem CA e completamente saturada.
Ainda bem que estão a actualizar a rede. Mas o problema de não se saber da localização das torres complica também. Para alem de quando se pergunta nas lojas, a resposta que tive mais do que uma vez é que a Internet era por satélite. E perante estas respostas, nada a fazer.
 
Qual é a zona.? Da má experiência que tive com a NOS a rede 4G funcionava muito bem às 03H da madrugada, porque estava basicamente toda na banda 20- cat4, sem CA e completamente saturada.
Ainda bem que estão a actualizar a rede. Mas o problema de não se saber da localização das torres complica também. Para alem de quando se pergunta nas lojas, a resposta que tive mais do que uma vez é que a Internet era por satélite. E perante estas respostas, nada a fazer.
A NOS tem reestruturado toda a rede móvel no último ano. Há um tópico aqui no fórum sobre velocidades e redes, e tens lá vários testemunhos e provas concretas das nossas especificações da rede que a NOS tem implementado. Basicamente têm colocado 3-4CA em quase tudo o que modernizam. São provavelmente a operadora que está mais pronta para o 5G, pois estão a preparar a rede também nesse sentido.
 
Qual é o tópico sobre velocidade.? Procurei mas não encontrei nada de concreto.
Ainda bem que a NOS esta a actualizar a rede com CA, pois há cerca de 1 ano a informação que tinha era que apenas a VDF e a MEO tinham CA
 
Essa antena se tiver 3 ou 4 dBis é muito.
Típica antena Chinesa de fraquissima qualidade.
Essa antena é uma yagi provavelmente apenas para os canais altos (b1 ou b3) com ganho duvidoso, mas que na bnda 20, que é a mais vulgar não vai funcionar a contento. As antenas para o 4G devem ser log periodicas e funcionar das banda 20 até à banda 7, portanto dos 800 MHz aos 2600 MHz.
Mesmo que essa antena tivesse 5 ou 6 dBi para os 1800 MHz o que é discutível sem ver a foto completa e as dimensões, para os 800 MHz iria ter problemas
 
Qual é o tópico sobre velocidade.? Procurei mas não encontrei nada de concreto.
Ainda bem que a NOS esta a actualizar a rede com CA, pois há cerca de 1 ano a informação que tinha era que apenas a VDF e a MEO tinham CA
A NOS já está a implementar CA desde 2017/2018, ou seja, quando começaram os trabalhos de modernização da rede móvel, que ainda continuam...
 
Sim, até estão numa segunda fase de modernização. O que tinham para fazer na primeira fizeram na altura.
Exacto, em 2017 já tinham a maior parte do primeiro plano de modernização concluído. Este segundo plano acho que já é focado no 5G, mas aproveitaram para continuar a modernizar e fazer optimizações na rede das gerações anteriores, nomeadamente em reforço de capacidade, salvo erro. E em paralelo ainda têm a RAN sharing com a Vodafone que já tem os primeiros sites operacionais.
 
Back
Topo