[Tópico Oficial] Banda larga móvel NOS/Kanguru

Ok mas se deixares o cartão caducar... provavelmente não voltas ao preço antigo
Há algo mais grave o acesso ao 5g de forma gratuita foi extendido até setembro, no entanto o cartão de €15 passou de 15 dias para 8. Duplicou o preço, bem como o valor a carregar. Quando o custo mensal para acesso ao 5g para quem pretende é de €5. E não é só a nos a meo também o fez. Não deixam opção para aderires ao recarregável 4G
 
Ok mas se deixares o cartão caducar... provavelmente não voltas ao preço antigo
Caducar como assim estar meses sem usar? Se tiveres no contrato não existe problema eu só usava o meu kanguro xl livre 1x por ano e nunca tive problemas em relação aos valores continuaram iguais para mim e o acesso ao 5G o hotspot não o suporta logo não me interessa muito
 
Tenho um Kanguru XL pos-pago há 15 dias e agora por defeito os acessos vêm com CGNAT ativado.
Fica o aviso.
Na linha de apoio técnico não está fácil encontrar alguém que saiba sequer do que estou a falar, para desativar o NAT e me ser atribuído um endereço IP público.
 
Tenho um Kanguru XL pos-pago há 15 dias e agora por defeito os acessos vêm com CGNAT ativado.
Fica o aviso.
Na linha de apoio técnico não está fácil encontrar alguém que saiba sequer do que estou a falar, para desativar o NAT e me ser atribuído um endereço IP público.
Isso vê-se no router?

O meu IP WAN começa por 100 ou seja, deve ser CGNAT, certo?
 
Última edição:
A Vodafone também passou a fazer CGNAT, pelo menos nos tarifários de dados pré-pagos (Vodafone Go Total), desde o grande ataque que sofreram. Entretanto para identificação num serviço de DNS externo (NextDNS) onde precisava do IP externo, encontrei um workaround que passa por usar um router velho que tinha em casa, coloquei o firmware FreshTomato e usar-lo em AP mode com o DDNS embutido a detectar o IP externo ao invés do IP do WAN. Não sei se a MEO anda a fazer o mesmo.
 
Com cada vez mais ligações perante um cenário de escassez de espaço de endereçamento que se arrasta há anos, não há operadora no móvel que não se veja obrigada a usar CGNAT.
Mesmo antes do ataque que a Vodafone sofreu, em banda larga móvel deles, já cheguei a apanhar várias vezes CGNAT
 
Com cada vez mais ligações perante um cenário de escassez de espaço de endereçamento que se arrasta há anos, não há operadora no móvel que não se veja obrigada a usar CGNAT.
Mesmo antes do ataque que a Vodafone sofreu, em banda larga móvel deles, já cheguei a apanhar várias vezes CGNAT
No meu caso, tive o Vodafone Net Fixa (móvel/LTE) e depois disso o Go Total, e nunca apanhei CGNAT (uso um serviço externo de DNS para bloquear publicidade e certos endereços que usa o IP público como identificação, em CGNAT tinha notado logo que não estava a funcionar pois o DDNS que tinha configurado na altura só enviava o WAN IP). Após o ataque, assim que estabilizaram a rede tem sido sempre CGNAT. Está dificil a transição para IPv6...
 
Aqui dica dúvida:
No caso da net móvel, a meo cobra a Internet Móvel em blocos de 10kb;
a nos cobra o tráfego de dados móveis em blocos de 100Kb.
Isto tem assim tanto impacto no dia a dia?
Há quem diga que dura mais 1g na meo do que 3g na Nos, Será mesmo assim?
 
Aqui dica dúvida:
No caso da net móvel, a meo cobra a Internet Móvel em blocos de 10kb;
a nos cobra o tráfego de dados móveis em blocos de 100Kb.
Isto tem assim tanto impacto no dia a dia?
Há quem diga que dura mais 1g na meo do que 3g na Nos, Será mesmo assim?
Experiência prática, este mês gastei cerca de 200 GB segundo diz o telemóvel. A fatura da NOS também tem lá o tráfego contabilizado e até diz que gastei menos 2 GB do que realmente gastei, portanto não sinto isso
 
Aqui dica dúvida:
No caso da net móvel, a meo cobra a Internet Móvel em blocos de 10kb;
a nos cobra o tráfego de dados móveis em blocos de 100Kb.
Isto tem assim tanto impacto no dia a dia?
Há quem diga que dura mais 1g na meo do que 3g na Nos, Será mesmo assim?
Não sei se no dia a dia se sente a esse ponto, mas já fui informado por pessoas da parte comercial da Altice (e, por isso, vale o que vale) que a MEO cobra de facto em blocos de 10 enquanto a NOS e a Vodafone cobram em blocos de 100.
Portanto, parece, de facto, haver diferença. Se será assim tão gritante a ponto de se notar uma disparidade dessas no dia a dia, já não sei. Até porque não vejo como é que pode afetar assim tanto...

Se numa sessão gastas 200, na meo vais gastar 20 blocos e nas outras 2... mas na prática o que interessa é que gastaste 200 no total... não vejo como é que isso pode significar que numa gastas menos plafond que nas outras se os dados que efetivamente carregas/descarregas são os mesmos... Acho que é a mesma coisa que aquele mito que por aí anda de que o 5G consome mais dados que o 4G
 
Última edição:
Não sei se no dia a dia se sente a esse ponto, mas já fui informado por pessoas da parte comercial da Altice (e, por isso, vale o que vale) que a MEO cobra de facto em blocos de 10 enquanto a NOS e a Vodafone cobram em blocos de 100.
Portanto, parece, de facto, haver diferença. Se será assim tão gritante a ponto de se notar uma disparidade dessas no dia a dia, já não sei. Até porque não vejo como é que pode afetar assim tanto...

Se numa sessão gastas 200, na meo vais gastar 20 blocos e nas outras 2... mas na prática o que interessa é que gastaste 200 no total... não vejo como é que isso pode significar que numa gastas menos plafond que nas outras se os dados que efetivamente carregas/descarregas são os mesmos... Acho que é a mesma coisa que aquele mito que por aí anda de que o 5G consome mais dados que o 4G
No wtf posso dizer que numa semana regista no tlm 10. 35 GB e e o tráfego gasto na app foi de 8GB

Pode ser que nos tarifários pós pagos sejam ainda mais "livres" na contagem
 
Back
Topo