[Tópico Oficial] Banda larga móvel NOS/Kanguru

Não tens nenhum router que possas experimentar isso?
E sim provavelmente será melhor que no telemóvel

Infelizmente, não tenho nenhum router que possa utilizar para testar.
Tenho, sim, um hotspot R216, mas está bloqueado à Vodafone.
De qualquer forma, tendo em conta que vou usar o serviço fora das horas de ponta (será das 9 às 18), apenas para email e alguma navegação e a velocidade que apanho no telemóvel, acho que não poderá correr muito mal.
A ver vamos. Obrigado pela resposta, LinkinParkPT!
 
Infelizmente, não tenho nenhum router que possa utilizar para testar.
Tenho, sim, um hotspot R216, mas está bloqueado à Vodafone.
De qualquer forma, tendo em conta que vou usar o serviço fora das horas de ponta (será das 9 às 18), apenas para email e alguma navegação e a velocidade que apanho no telemóvel, acho que não poderá correr muito mal.
A ver vamos. Obrigado pela resposta, LinkinParkPT!

Eu pessoalmente não recomendo que faça isso. Desde que passei de Livre XL para XL, a partir das 17-18h a maior parte das transferências são limitadas a 2mbps. Normalmente nunca tinha mt abaixo de 8mbps com o Livre XL e a NOS também me disse pelo telefone que a partir de um certo tráfego limitam o download durante uma semana - mas não querem dizer qual é o limite.
 
A NOS faz traffic shaping, com ciclo semanal, para quem faz muito download num espaço curto de tempo. Isto foi-me confirmado pelo apoio técnico. Não querem dar indicações de quanto, por isso imagino que não seja muito tráfego.

Como prometido (um bocado fora de horas mas pronto xD)

6773924081.png


Não é optimo mas se estiver sempre assim já dá para ter um uso normal tranquilo.

Não entendo o que aconteteu naquela semana, devem se ter chateado por ter sacado 40Gb em torrents xD
 
Traffic Shapping não bloqueia velocidade para a próxima rede. Quer dizer, quando fazes um speedtest não é afectado pelo TS.

Na minha zona funciona assim e parece que activa a uma certa hora (normalmente depois das 18h). Qualquer download fora dos servidores NOS, nacional ou estrangeiro, ronda os 2mbps. O Speedtest é igual.

De momento comprei um Livre XL como o que tinha e carreguei para dois dias para testar. Enquanto que o XL está novamente com limites, o Livre XL está a funcionar normalmente. A única coisa que notei a longo prazo é que às vezes cai para uma antena mais lenta mas sem "traffic shapping".
 
Eu acho é que a infraestrutura está a rebentar pelas bordas e cortam velocidade nos aparelhos com dados ilimitados... Eu com o meu telemóvel obtenho 50mbps , com a banda larga ilimitada está limitada a 8. É um case study.... Ou então rescisão....
 
Eu acho é que a infraestrutura está a rebentar pelas bordas e cortam velocidade nos aparelhos com dados ilimitados... Eu com o meu telemóvel obtenho 50mbps , com a banda larga ilimitada está limitada a 8. É um case study.... Ou então rescisão....

A nível de infraestrutura não é de certeza, porque o Livre XL está a funcionar sempre bem ( +- 10 / 10 mbps ), como esteve dantes, no mesmo local. E isto deve ser comum porque das duas vezes que fui à loja para resolver a situação, disseram-me logo que depois me ligavam para "negociar o preço".

Também concordo que isto esteja diferenciado dos pacotes de telemóvel porque acima de 25mbps só tinha na Vodafone. Mas é ridículo limitarem as ligações do contrato pago a 2mbps (e a do roteamento!!!) porque os downloads para os servidores da NOS nunca têm problemas. Mais valia definirem planos de preços para escalões de velocidade do que fazer isto.

Na Vodafone chegaram a fazer-me algo similar em contrato: após os 15 dias experimentais, entrou um limite escondido de 15GB e a net não dava nem 1mbps. Deixaram-me sair do contrato e o serviço mais caro funcionava bem até imporem os 100GB/mês.
 

Este teste é com o meu novo tarifário: com fatura de 25€/mês sem fidelização. Ainda ontem com o tarifário de carregamentos fiz também vários testes de velocidade a esta hora e as velocidades são muito idênticas. Outra coisa, tive a testar download por torrents e parece que o barramento de ~200kb/s parece que desapareceu ou tem um valor maior. Agora a velocidade que tenho de internet é a velocidade de torrents mas vou continuar a testar
 
Isto é parecido com as velocidades q tenho ao fim do dia com Kanguru Livre XL. Qual é este tarifário?


Este teste é com o meu novo tarifário: com fatura de 25€/mês sem fidelização. Ainda ontem com o tarifário de carregamentos fiz também vários testes de velocidade a esta hora e as velocidades são muito idênticas. Outra coisa, tive a testar download por torrents e parece que o barramento de ~200kb/s parece que desapareceu ou tem um valor maior. Agora a velocidade que tenho de internet é a velocidade de torrents mas vou continuar a testar
 
Isto é parecido com as velocidades q tenho ao fim do dia com Kanguru Livre XL. Qual é este tarifário?
Sim é Kanguru XL. E eu por acaso tenho tido velocidades aceitáveis vá. Eu tenho um programa para medir as velocidades de down/up enquanto navego pela internet e mesmo em horas de pontas (mais ou menos 20H ou 21H) consigo chegar a 1mb/s de velocidade. Ao fim de semana é que piora um bocado
 
Ultimamente andava com alguns problemas a nível de quedas para células sobrecarregadas, onde em horas de ponta não conseguia muito mais de 2mbps DL - tipicamente 5 a 8 mpbs.
Através do manual de commandos AT da Huawei (link), consegui encontrar o commando SYSCFGEX, que permite mudar a frequências preferida nos modems. Alguns firmwares de router permitem fazer isto através da administração.

Nas tabelas do manual referente ao SYSCFGEX podem ser vistas as tabelas para definir as preferências de bandas LTE:

Código:
4 LTE BC3
40 LTE BC7
80000 LTE BC20
7FFFFFFFFFFFFFFF  All bands

Commando:

AT^SYSCFGEX="030201",3FFFFFFF,1,2,40,,

A interface AT deve retornar "OK" ou "ERROR", caso o comando não seja suportado ou esteja com erros de sintaxe.

A NOS opera LTE nas bandas 1, 3, 7 e 20, sendo que é necessário que o modem suporte estas frequências.

Em uso normal, o modem eventualmente caía para uma antena de mais longo alcance, mais saturada. Variando as bandas preferidas, é possível verificar quais as células que estão menos sobrecarregadas. A banda que me deu melhores resultados foi a de curto alcance (7 - 2600MHz).

Para já, estes são os resultados:

MBkorK7


De notar que para Kanguru XL, as antenas eram diferentes e nunca consegui grandes velocidades. Os melhores resultados só com Livre XL.
 
Última edição:
Ansioso para que isto chegue aqui onde eu moro, ver se a net móvel da NOS pode passar a ser considerada como uma boa e fiável alternativa para se ter uma boa net fixa em casa, na ausência de fibra ainda....

Assim já mandava pastar o net voz fixa mais os seus 100gb!
 
Ansioso para que isto chegue aqui onde eu moro, ver se a net móvel da NOS pode passar a ser considerada como uma boa e fiável alternativa para se ter uma boa net fixa em casa, na ausência de fibra ainda....

Assim já mandava pastar o net voz fixa mais os seus 100gb!
Mas já experimentaste o 4G da NOS onde vives?
 
Back
Topo