Como procurei e não encontrei info/esclarecimento sobre esta coisa, fica o testemunho porque pode haver ppl na mesma situação, estando a desperdiçar 15GB:
- andavam a passear-se, há uns meses, 15GB "TRÁFEGO INTERNET - OFERTA"* na Área de Cliente duma BLG, que nunca eram consumidos (na prática, este tipo de plafond parece só ser consumido quando o plafond pago esgota);
- no Apoio ao Cliente disseram que era uma "oferta atribuída por erro", que acabaram por não saber explicar mas que, excepcionalmente, a iriam atribuir, prolongando a validade, noutro número à minha escolha porque a oferta se destinava a smartphones e não a cartões de dados;
- insisti e acabaram por, muito excepcionalmente, atribuir os 15GB à BLM.
*não confundir com os 15GB, também oferta, porque, segundo mensagem da MEO "Uma anomalia técnica impediu a emissão da fatura de dezembro" - são ofertas diferentes
Sobre isto tenho uma história engraçada.
Eu não recebi aviso nenhum sobre os 15GB de oferta por causa da anomalia técnica com a emissão das faturas.
Mas no mês de Janeiro tipo dia 28 recebi um SMS a dizer "esgotou o plafound extra de 15GB" e eu fiquei a pensar "outra vez com avarias estes gajos".
No mês de Fevereiro andava aqui a passear e comecei a ver o pessoal a falar sobre o plafound extra e tal e fui à minha área de cliente e vi que tinha lá os tais 15GB que estavam por consumir. Chegou a diz 25 acabou o tráfego normal e o tal plafound extra não arrancou, então liguei para o apoio, disseram que deveria haver algum problema e que iam resolver. Passado um pouco recebo sms a dizer que me iam responder dentro de 5 dias, ou seja já em Março. Contato o apoio no facebook e também na área de clientes. Passados uns dias já em Março ligam-me 2 vezes a dizer que "ahh e tal não há problema nenhum e deve conseguir consumir os 15GB e caso não consiga volte a ligar em Março que tratamos logo da situação".
Dia 28 de Março acaba-se o tráfego normal e plafound extra nada, volto a ligar para lá e quem me atendeu volta a dizer que tenho sim lá o plafound extra para consumir e que deve sim haver algum problema e para resolver o problema retira-me o plafound que lá estava que terminava em 9 de Abril e adiciona-me um novo que termina em Junho e diz-me que passados 30 min fica ativo.
Passam 2 horas e nada, volto a ligar para lá e quem me atende primeiro começa a meter os pés pelas mãos pois começa a dizer-me que os 15GB de oferta não alteram a velocidade dos 128kbps, apenas dão mais 15GB de tráfego, e eu respondo-lhe que estes tarifários são ilimitados a nível de tráfego (a velocidade é que muda ao atingir por exemplo 30GB), e se ao ilimitado me juntam 15GB continuo a ter ilimitado, basicamente a matemática não era o forte dele, mas ele lá começou a explorar e chega à fantástica conclusão:
Eu já usei o tráfego de oferta em Janeiro, pois este tipo de tráfego tem prioridade sobre o tráfego normal e a tal sms que eu recebi era a informar disso, o mal é que o plafound extra não atualizou como tendo sido gasto e os tais 15GB que me voltaram a dar até dia 28 de Junho não deveriam ter sido dados.
Ou seja, no total falei com 5 pessoas e só uma no final conseguiu desvendar a situação e no meio disto ganhei mais 15GB que estou a usar neste momento.