[HDTV] [Tópico Oficial] Samsung KS7000/7500/8000

Boas pessoal. Não conhecia este forum e como andei a pesquisar coisas na net sobre a minha TV acabei por me deparar com ele e estive a analisar os vários temas que aqui estão e também queria dar a minha opinião.
Tenho a minha TV KS7000 55' à cerca de 2 meses.. Ainda não experimentei nenhum conteúdo 4k a não ser aqueles mini-videos que tem no youtube.. Todos os filmes que vi nela foram a 1080p e utilizei o modo especial HDR ativo (a imitiação, uma vez que o conteúdo original não é HDR) e mesmo assim já gosto muito da imagem. O modo HDR que a TV tem já faz um excelente trabalho.. imagino quando o conteúdo for realmente HDR ainda será melhor.
Basicamente posso dizer que utilizo o modo HDR da TV para todo o tipo de visualização, seja nos canais normais, a ver filmes 1080p e até mesmo nos jogos ps4!! Sim.. eu sei que segundo as fontes quando se está no modo HDR da TV o lag fica nos 113,5ms, o que realmente parece impossível para jogar, mas a verdade é que não noto grande diferença no lag e prefiro ter o beneficio visual. Claro que isto se deve também ao facto de eu só jogar jogos no single-player e nunca no online. Portanto não há tanto "perigo" para o tempo de resposta.
Como na altura ao pesquisar percebi que o modo-jogo retira um pouco da qualidade da imagem preferi jogar noutros modos para tirar o proveito máximo da qualidade de imagem. Durante uns tempos joguei no modo padrão (calibrado à minha maneira após perder algum tempo a procurar os melhores níveis).. e já era muito bom, e depois decidi experimentar no modo HDR (calibrado à minha maneira também) e notei que em certos pormenores a imagem ainda ficava melhor, mais real. E desde aí tenho mantido sempre. Apenas utilizo o modo jogo para o FIFA porque notava algum lag, tipo ao marcar os pontapés de baliza. Mas em jogos como por exemplo: Shadow of Mordor, Call of Duty, Batllefield, Evil Within, Wolfenstein, etc.. (apenas o single-player) joguei sempre no modo HDR da TV e a qualidade está brutal.
Claro que ainda configurei o modo HDR à minha maneira.
Vale a pena perder tempo a configurar as definições da imagem porque nota-se grandes diferenças.. E de jogo para jogo vale a pena sempre dar uns retoques. Se alguém quiser saber as configurações que utilizo é só dizer.
 
Boas.
Sabem me dizer se é normal aparecer estas auras esbranquiçadas? quando o ecrã apresenta mais pretos que brancos. Acho qu o termo é "backlight bleeding"
(na foto ficou exagerado. Mas é como está na parte inferior do ecrã)
jpIKxJ.jpg
A minha por vezes apresenta essas auras esbranquiçadas mas apenas quando o ecrã está todo preto por exemplo ao fazer o loading de algum jogo.. mas durante os filmes, jogos, etc não noto nada.. só mesmo em alturas mortas da imagem onde está tudo preto.
 
A minha por vezes apresenta essas auras esbranquiçadas mas apenas quando o ecrã está todo preto por exemplo ao fazer o loading de algum jogo.. mas durante os filmes, jogos, etc não noto nada.. só mesmo em alturas mortas da imagem onde está tudo preto.
Desliga o smart led ou poe em low, esse efeito é chamado o blooming ou efeito halo por causa do local dimming
 
A samsung vai lançar updates para as SUHD de 2016 para reduzir o input lag em modo jogo com HDR.

https://twitter.com/MSDTechNews/status/774140361287479296

Boas notícias para os gamers, o meu caso ;)

Segundo alguns artigos que vi na KS7000 não é possível correr conteúdo HDR no modo de jogo.. para ativar o HDR do jogo é obrigatório jogar mesmo no modo HDR com o tempo de resposta de 113.5. Mas isto é uma duvida que ninguém sabia esclarecer a 100% porque sites como o rtings dizia que era possível.. mas outros diziam que não. Mas de facto parece que a Samsung já confirmou que a TV não vem com a possibilidade de correr em simultâneo o modo jogo com conteúdo HDR. Mas segundo o artigo que eu vou postar aqui a Samsung atualizou o firmware dos modelos KS nos EUA e deve chegar aqui ainda este mês. Então a KS7000 passa a integrar as TVs que ativam HDR em jogos.
Não esquecedo que isto só vai acontecer após realmente existir por cá também uma atualização que assim o permita. Portanto peço para que quando alguém souber que esta atualização já estiver disponivel que avise aqui o pessoal!
E já agora gostaria que alguém me pudesse explicar melhor como se faz uma actualização porque nunca fiz nenhuma..

http://www.pxb.net.br/comunidade/in...16-melhores-modelos-com-telas-4k-e-hdr.30736/
 
A minha por vezes apresenta essas auras esbranquiçadas mas apenas quando o ecrã está todo preto por exemplo ao fazer o loading de algum jogo.. mas durante os filmes, jogos, etc não noto nada.. só mesmo em alturas mortas da imagem onde está tudo preto.

Durante os jogos (que é quando vejo um pouco disso) já tenho o Smart Led em Low.. Mas só noto (por vezes) em ecrãs de carregamento quando está tudo preto.. Durante a visualização de jogo, filmes, ou seja o que for, não noto..
 
Durante os jogos (que é quando vejo um pouco disso) já tenho o Smart Led em Low.. Mas só noto (por vezes) em ecrãs de carregamento quando está tudo preto.. Durante a visualização de jogo, filmes, ou seja o que for, não noto..
E se desligares o smart led como fica?
E como fica o nivel de pretos com o smart led desligado?
 
Nunca experimentei.. Mas o nível de preto para mim está muito bom. Durante os jogos principalmente, na maior parte das situações o preto é mesmo preto. A imagem que tenho está bastante realista nos jogos. Não posso é abusar no blacklight, porque aí sim quanto mais alto tiver mais o preto começa a ficar cinza.. Se jogar no modo padrão utilizo o blacklight a 8.
Mas quando jogo no modo HDR+ utilizo: (Atenção que estes dados são só para o modo HDR+ em jogos)
Blacklight: entre 12-14
Brilho: 44
Contraste:90
Nitidiz: 22
Cor: 54
Smart Led: Baixo
Contraste dinámico: Baixo
(Se jogar no modo padrão ou no modo jogo tenho o contraste dinámico desligado porque ainda vai clarear mais a imagem. Mas se estiver no modo HDR+ ao ativar o contaste dinámico baixo vai ficar espectacular.. Experimenta num jogo de acção/aventura e vais ver que fica muito mais realista.. Isto vai diminuir bastante o brilho e aumenta o escurecimento em zonas mortas, daí poder aumentar o blacklight até 14 quando estou no modo HDR+) O que vai fazer com que o brilho aumente nos efeitos de luzes e ao mesmo tempo nas zonas mortas o preto fique mesmo preto.
Tons de cor: Quentes1
 
Não é defeito, é "feature". Mau feitio pah! :P


Retroiluminação no máximo no modo filme? Pra teres uma ideia a calibração do modo filme recomenda "5". Atualmente tenho o meu no "8"... longe do máximo.

O modo HDR é "falso". Ou seja... é uma espécie de imitação de HDR em conteúdos não-HDR. Em conteúdos HDR entra em ação o HDR10 do painel de 10 bits.

E não, o modo HDR não tem nada a ver com o modo filme. Mas também não sou a melhor pessoa pra te falar disso. Aí o @Pheux é que craque nestas cenas. :) Mas dá uma saltada ao OP... tens lá alguns links para calibragem que te podem ajudar.
Já devolvi

Podiam-me, sff, enviar a calibração de "Topo" ;P para a noite e dia, para a minha UE60KS7000U?

Na caixa extra de ligações que a KS7000 trás, para efetuar as ligações (hdmi, usb, etc), qual é a ligação ideal para ligar a box da MEO ? Ou seja onde ligo o HDMI da box?

Para filmes:
Modo HDR+ ativado:
Blacklight: 17 ou 18
Brilho: 45
Contraste: 95 ou 96
Nitidez: 20
Cor: 54
Smart Led: Alto ou Baixo
Contraste dinamico: Médio
Tons de Cor: Quentes1
Vejo filmes de 1080p com estas definições e os filmes ganham outra vida..
 
@Mortal9x, para atualizares a TV:
Definições > Asssistência > Atualização de software. Isto com ligação à internet.
Se não tiveres a TV ligada à net podes fazer o download do firmware no site da samsung e dá para instalar por usb.
 
Mortal9x se ativares o modo dinamico mais o HdR como fica o input lag, nota-se muito no comando?
qual o modelo da tua tv?
a ks7000 acho que nao tem moda HDR+?
como o ativas?
 
Eu não noto quase nenhuma diferença entre estar no modo HDR+ e no modo jogo.. Mas também só jogo as campanhas single-player. Se fosse no online não arriscaria jogar assim, mas no single-player não me faz confusão nenhuma. Mas teoricamente a diferença do input lag é grande porque no modo jogo o tempo de resposta é de 23 ms e no modo HDR+ é de 113 ms. Eu jogo no modo HDR+ todas as campanhas single-player dos jogos, exceto jogos como o FIFA que aí coloco no modo jogo para a fluidez ser a melhor.
A minha TV é a KS7000 de 55 polegadas e sim trás o modo HDR+. Todos os modelos de KS de 2016 da samsung trazem.
Para ativá-lo basta ir às definições de imagem e na opção de modos de visualização especial escolher o modo HDR, é no mesmo sitio onde também tem o modo de jogo e desporto. Mas depois calibrei-o à minha maneira.. Eu utilizo-o para tudo, mas com calibrações um pouco diferentes no caso de ser para jogar ou ver filmes.
 
Mas de facto parece que a Samsung já confirmou que a TV não vem com a possibilidade de correr em simultâneo o modo jogo com conteúdo HDR.

Não é verdade. E parece-me que estás a confundir o modo HDR+ com o o HDR10. Como já pudeste testar é possível jogar no modo HDR+. Aliás, é possível visualizar qualquer conteúdo nesse modo. O HDR+ funciona como uma espécie de upscale. O objectivo é tentar emular o HDR em conteúdos normais. Em jogos HDR é possível (e totalmente recomendável) jogar em modo Jogo, e deixar o HDR10 fazer o resto. O input lag aumenta apenas ligeiramente (de 22ms para 22.6ms). Muito longe dos +100ms no modo HDR+.


Does the Samsung KS8000 do game mode and HDR content?

Yes it does. For best experience, select the 'Game' special viewing mode and set the backlight to max. Set 'Smart LED' to 'High' and 'Color Space' to 'Native'. This results in an input lag of 22.6ms.

Fonte
 
Não é verdade. E parece-me que estás a confundir o modo HDR+ com o o HDR10. Como já pudeste testar é possível jogar no modo HDR+. Aliás, é possível visualizar qualquer conteúdo nesse modo. O HDR+ funciona como uma espécie de upscale. O objectivo é tentar emular o HDR em conteúdos normais. Em jogos HDR é possível (e totalmente recomendável) jogar em modo Jogo, e deixar o HDR10 fazer o resto. O input lag aumenta apenas ligeiramente (de 22ms para 22.6ms). Muito longe dos +100ms no modo HDR+.


Does the Samsung KS8000 do game mode and HDR content?

Yes it does. For best experience, select the 'Game' special viewing mode and set the backlight to max. Set 'Smart LED' to 'High' and 'Color Space' to 'Native'. This results in an input lag of 22.6ms.

Fonte

Obrigado pela informação, mas não estou a confundir porque sei perfeitamente que o modo HDR+ é tipo uma imitação e quando é em HDR10 é o verdadeiro. Esse site (rtings) também é o que eu utilizei para ver várias coisas sobre a TV, mas ele era o único que fazia essa afirmação que tu mostraste. Todos os outros e até mesmo a própria Samsung confirmaram que não dava para ter o modo HDR em simultâneo com o modo de jogo, porque ao ativar o modo HDR10 a TV automaticamente coloca no modo filme/cinema (isto vi em outros sites) e então o tempo de resposta vai para 113ms.

Mas felizmente, tal como também já disse, a Samsung já foi confrontada com esta situação e parece que já lançou uma nova atualização nos EUA onde já permite jogar em modo jogo conteúdo HDR. Mas cá em Portugal ainda não chegou essa atualização, portanto, enquanto não tivermos essa atualização não é possível jogar no modo de jogo, um jogo HDR. Porque que eu saiba também ainda ninguém pode ter experimentado porque ainda não existem jogos HDR..
 
Não é verdade. E parece-me que estás a confundir o modo HDR+ com o o HDR10. Como já pudeste testar é possível jogar no modo HDR+. Aliás, é possível visualizar qualquer conteúdo nesse modo. O HDR+ funciona como uma espécie de upscale. O objectivo é tentar emular o HDR em conteúdos normais. Em jogos HDR é possível (e totalmente recomendável) jogar em modo Jogo, e deixar o HDR10 fazer o resto. O input lag aumenta apenas ligeiramente (de 22ms para 22.6ms). Muito longe dos +100ms no modo HDR+.


Does the Samsung KS8000 do game mode and HDR content?

Yes it does. For best experience, select the 'Game' special viewing mode and set the backlight to max. Set 'Smart LED' to 'High' and 'Color Space' to 'Native'. This results in an input lag of 22.6ms.

Fonte

Eu vi sites especializados em que já não recomendavam esta TV para jogos, porque só era possível jogar jogos HDR com tempo de resposta 113 ms.
(Mas para quem ler isto não se preocupem porque parece que uma futura atualização vai resolver isto).
Agora se me falares apenas pelo que diz no Rtings eu sei perfeitamente que não era isso que eles diziam.
Mas isto é mesmo um facto, porque se não fosse verdade a Samsung não tinha lançado uma atualização nos EUA de propósito para permitir jogar no modo jogo conteúdo HDR.
Portanto, posso dizer que enquanto não tivermos essa atualização por cá, é sim possível jogar jogos HDR, mas com tempo de resposta de 113ms.
 
Mas cá em Portugal ainda não chegou essa atualização

Versão 1131 (ou 1132), ao que parece. E no UK já bomba, portanto não deve demorar muito até chegar cá.

Porque que eu saiba também ainda ninguém pode ter experimentado porque ainda não existem jogos HDR..

A Xbox One S já corre o novo NBA 2k17 com HDR, mas parece que o efeito do HDR no jogo é um bocado fraco.


Edit:
Quem quiser arriscar atualizar por USB... LINK

The unzipped files need to be placed in the root directory of the USB drive.

(não me responsabilizo por KS's transformadas em bonitos quadros pretos! :D)
 
Última edição:
Back
Topo