Tópico Oficial de Monitores (Recomendações na 1ª página)

O que é o "flicker free"?

Com tanta coisa, esqueci-me de adicionar isso... Tenho de adicionar um ponto algures sobre o assunto. Basicamente, tem a haver com a forma como reduzes a luminosidade do ecrã. Uma técnica amplamente usada é com base PWM (Pulse Width Modulation), baseia-se simplesmente em ligar e desligar os leds muito rapidamente, e com uma determinada frequência, para dar a sensação de menor luminosidade média. A 100% de intensidade luminosa, tens os leds sempre ligados. A 90%, tens os leds ligados 90% do tempo, e por aí adiante.

A questão é que estas frequências de liga/desliga podem fazer dores de cabeça e provocar cansaço na vista a quem é sensível a ela. O flicker free indica que não é usado PWM, é outra técnica que é menos agressiva.

EDIT: @Monkilhas vê o VX279Q, seria a minha aposta, penso que já traz som integrado, o que imagino que seja uma vantagem para ti. Tem em atenção é que a qualidade de som é algo baixa...

=========================================

Já agora, reparei na ***** que já existe à venda o primeiro monitor 25'' QHD (2560x1440) por menos de 300€, o U2515H. Excelente DPI, montes de extras, montagem VESA e ajuste de altura. Honestamente, tem aspecto de ser bastante bom, faltam agora as reviews.
 
Última edição:
EDIT: @Monkilhas vê o VX279Q, seria a minha aposta, penso que já traz som integrado, o que imagino que seja uma vantagem para ti. Tem em atenção é que a qualidade de som é algo baixa...

=========================================

Já agora, reparei na ***** que já existe à venda o primeiro monitor 25'' QHD (2560x1440) por menos de 300€, o U2515H. Excelente DPI, montes de extras, montagem VESA e ajuste de altura. Honestamente, tem aspecto de ser bastante bom, faltam agora as reviews.

O som para mim não é problema, tenho umas colunas bastante razoáveis, esse Asus parece-me bastante bem, obrigado!

EDIT: Custa-me é estar a dar mais 100€ só por 3 polegadas... Se calhar vou para o S24D590PL
 
Última edição:
Ficas muito bem com o S24D590PL e tens a vantagem de já termos mais conhecimento dele, o asus também vai perder por ser 27" e FullHD, idealmente até 24" para o pixel ser mais denso.
 
Sim, o S24 parece-me também uma boa compra neste momento. Tem é estado sempre esgotado, é o problema. Tentei contactar a Samsung sobre ele, pensei que estivesse descontinuado, a primeira resposta deles é que achavam que não, mas depois não aprofundaram nem confirmaram nada.

A única alternativa nessa gama que me lembro e também deles seria o LS24D390HL.
 
Boas. Pediram-me ajuda na escolha dum monitor.

O destino será uso geral (net, word, etc.) e alguma edição de fotografia. A pessoa em questão está no 11º ano e tenciona comprar um mac book ou um iMac nos próximos tempos, pelo que o monitor agora é mais para um desenrasque e substituir um CRT que está a ocupar demasiado espaço.

Assim sendo, o orçamento é baixo, mas também as expectativas não são altas. Disseram-me no máximo uns 120€ e que fosse comprado numa loja física no Porto / Gaia.

Além disso, o desktop a que se destina já tem alguma idade, apesar de ainda dar para os gastos diários. Dava jeito ter entrada VGA e ter à volta de 21'-22'.

Vi o LG 22MP55HQ por 117€ - http://www.lg.com/ae/monitors/lg-22MP55HQ
Como este é IPS julgo que irá ter melhores cores que os TN dentro da mesma gama de preços, mas é algo que não estou por dentro.

Obrigado
Cumprimentos
 
@zakyou Esse seria adequado sim, é boa escolha para o orçamento (honestamente, não tens muitas opções).

@revent, não tendo o monitor, o feedback normalmente vem de quem tem pouca noção/sensibilidade de cores e assim. De forma geral, para o configurares para ter boas cores ainda penas um bocado, daí que normalmente o VX238H tenha mais saída. É o mesmo entre o XL2411Z e o VG248QE. Mas espera por mais opiniões de quem o tenha, lá está.
 
Penso que o VX248H tem flicker free e o VX238H não. Já tive os 2 e acho o VX238H muito competente pelo preço.
E ficaste satisfeito com as cores? O meu maior receio é esse, porque dizem que IPS é melhor para tudo e TN é mais para jogos... E não sei também em quanto é que uns milissegundos de resposta se vão notar.

Estou então em dúvida entre o VX238H, VX248H e o VX239H. Vi mais aqueles que o @miguelbazil disse, mas realmente estão esgotados.
Só não me quero arrepender.
 
@revent, não tendo o monitor, o feedback normalmente vem de quem tem pouca noção/sensibilidade de cores e assim. De forma geral, para o configurares para ter boas cores ainda penas um bocado, daí que normalmente o VX238H tenha mais saída. É o mesmo entre o XL2411Z e o VG248QE. Mas espera por mais opiniões de quem o tenha, lá está.

Pois esse é tb o meu receio. Queria um monitor algo para jogos mas n queria que fosse um bocado mau em termos de cores.
 
@JPSL14 e @revent pelo eu vejo estão em situações semelhantes, aliás eu próprio estou.

Acho que se é para passar pouco tempo a jogar sem dúvida um IPS, as cores são de longe melhores.

As cores do VX238H são bastante decentes para um painel TN, eu até gostei e sou muito esquisito. Fiquei com a sensação de serem melhores que no VX248H mas pode ter sido apenas dos meus olhos.

Agora vai do bolso claro, eu vou comprar um Dell U2414H, é um pouco mais caro mas depois de passar por muitos modelos vai ser a minha decisão.
 
porque dizem que IPS é melhor para tudo e TN é mais para jogos
melhor para tudo mais ou menos... Não há IPS com a fluidez de um TN de 144 Hz. E enquanto um IPS tenha de facto MELHORES cores, não quer dizer que automaticamente seja pior as cores de um TN. Eu tenho um TN de 144 Hz e devo dizer que as cores não são nada más, e que não trocava as cores melhoradas pelo conforto da fluidez do meu monitor. Se queres jogar, e estas disposto a gastar 250 €, compra um BenQ XL2411Z, senão compra um IPS, fica mais barato, e tens mais variedade de escolha
 
O problema maior da BenQ para mim é mesmo a afinação dos paineis. Portam-se bem em performance, mas as cores são duras/difícieis. Tendo o GW2450HM deles, bem sei o que me debati para arranjar cores que achasse boas de forma geral. Acabei por desistir, configurei com uns jogos e deixei ficar. Sobre a configuração específica do RL, ainda pesquisei pouco, portanto não consigo ajudar.

Se queres jogar a 60Hz, eu recomendo mais IPS que TN sinceramente. A não ser que sejas sensível a arrastamentos, as cores de IPS são uma arma mais interessante porque o maior arrastamento em 60Hz actualmente deve-se à frequência, não ao tempo de resposta de pixels. Nestas gamas de monitores, raramente tens alguma transição que dure mais que 12ms, quando tens 16ms de actualização.

Sobre os 144Hz, são fluídos e agradáveis, mas requerem hardware mais caro, e às vezes fazer compromissos nas opções gráficas, que há gente que não quer fazer. Depende apenas do bolso de cada um, e o objectivo. Como all around, IPS acho-os mais completos, mas para jogar apenas e com hardware suficiente, os 144Hz são uma experiência muito boa. E Kuchiki, um painel IPS de jeito e minimamente configurado tem melhores cores que TN, tanto que é usado para edição de fotografia que tem necessidades específicas neste campo, não esquecer isso.
 
Eu tive o XL2411Z e mais users aqui também e simplesmente desde profiles icc até centenas de configurações desisti, as cores são más demais para mim. Isto também vai de um gosto pessoal claro mas sei perfeitamente que não estou sozinho neste sentimento em relação a este BenQ.
 
Boas. Pediram-me ajuda na escolha dum monitor.

O destino será uso geral (net, word, etc.) e alguma edição de fotografia. A pessoa em questão está no 11º ano e tenciona comprar um mac book ou um iMac nos próximos tempos, pelo que o monitor agora é mais para um desenrasque e substituir um CRT que está a ocupar demasiado espaço.

Assim sendo, o orçamento é baixo, mas também as expectativas não são altas. Disseram-me no máximo uns 120€ e que fosse comprado numa loja física no Porto / Gaia.

Além disso, o desktop a que se destina já tem alguma idade, apesar de ainda dar para os gastos diários. Dava jeito ter entrada VGA e ter à volta de 21'-22'.

Vi o LG 22MP55HQ por 117€ - http://www.lg.com/ae/monitors/lg-22MP55HQ
Como este é IPS julgo que irá ter melhores cores que os TN dentro da mesma gama de preços, mas é algo que não estou por dentro.

Obrigado
Cumprimentos

Boas pessoal. Entretanto pediram também para dar uma ideia de algo melhor até aos 140€ - 160€
Pensei num Asus VX239H. Até esse preço, para esta finalidade arranjava melhor?

Cumps
 
Diz à pessoa em questão, que se quer mesmo fazer edição, que veja o P2214H e o P2414H (mesmo sendo mais caro). Os paineis da Dell em côr são muito bons, e muito recomendáveis para trabalho com imagem.
 
Back
Topo