Tópico Oficial de Monitores (Recomendações na 1ª página)

Viva pessoal,

Está na hora de investir um bocado nos monitores dado o home-office....
Gostaria de saber a vossa opinião entre dual setup ou ultrawide.
Tipo: 2x Dell P2421DC
ou: 1x LG 34WN80C-B

Nota: Estou habituado ao ecrã do MacBook Pro Retina.

Conseguem dar-me umas dicas?

=============================================
Inicio do Questionário

1) Qual o orçamento?
400-600€ (O ideal seria 400€ :P)
2) Qual a utilização a que se destinam esses componentes?
a) Trabalho geral (escrever, programar, office...)
b) Filmes/Séries
c) Edição de/vídeo
d) All around (mistura de todos os anteriores, especificar peso de cada um)
Trabalho 60%, multimedia 20%, edição de imagem 20%
3) Gráfica actual? Gráfica Planeada?
Gráficas de portáteis que uso:
NVIDIA GeForce GT 650M
NVIDIA GeForce 940MX
4) Tamanho do monitor (polegadas)?
Mínimo dual 24" ou ultrawide.
5) Resolução pretendida (1080p, 1440p, 4k, Ultrawide)?
1440p no mínimo.
6) Taxa de atualização "Refresh Rate" (60Hz, 100Hz, 144Hz, 240Hz)
-_(-.-)_-
7) Que painel preferes?
-_(-.-)_-
8) Opções de monitor pretendidas
a) USB-C

=============================================
 
Pessoal,

Devia ter começado por fazer o trabalho de casa e não o fiz. Tenho um syncmaster bx2231 de 21'5 que pretendia substituir pelo LG 24MP59G-P , como me foi aqui recomendado. Estive mesmo quase a comprar quando me lembrei de ir a uma loja comparar tamanhos. Pensava que as diferenças entre as 21,5' do meu e as 23,8' do LG fossem mais notórias e fiquei desiludido.
Como o dinheiro está curto estou a pensar explorar os usados de 27'. Podem, por favor dar umas dicas? A versão 27 do MP59GP, por exemplo, vale a pena?
Obrigado.
 
@DarkFlagster, o monitor (ou monitores) em questão será o principal ou será usado em conjunto com o ecrã do portatil, para expandir ou duplicar a imagem? Também depende muito do tipo de trabalho, para certos tipos de trabalho o uso de dois monitores distintos é mais pratico pela divisão natural que isso oferece, para não falar que são muito mais acessíveis e fáceis de actualizar, Ultrawide é muito mais estético, sim, e é o recomendável se precisas é de muito espaço para uma só ferramenta de trabalho do que espaço para várias ferramentas de trabalho.

De notar que dois 16:9 1440p tem uma área de trabalho bastante superior a um só 21:9 1440p, 7.372.800 pixeis contra 4.953.600 pixeis, uma resolução de 5120x1440 contra 3440x1440, também é algo a ter em conta, Ultrawide, neste caso, para trabalho, só é mais vantajoso por questões estéticas ou no caso de usares um só programa que não pode / não é pratico estar em mais do que um monitor.

@nautillus, ir para 27' 1080p é... complexo, em termos práticos é exactamente a mesma resolução do primeiro monitor que estavas a pensar adquiri, sim, mas é a mesma resolução numa tela maior, logo menor detalhe, a questão de 1080p em 27' vai depender completamente da pessoa que o irá usar, o meu monitor de 34' 21:9 1080p tem praticamente a mesma densidade que um de 27' 16:9 1080p, e eu noto muito bem que o texto não tem quase detalhe nenhum, mas eu trabalho / jogo a mais do que um braço de distancia e uso este monitor para 90% jogos, para trabalhar uso mais um portátil 14' 1080p (ai está, de 34' para 14', com a mesma resolução, podes imaginar como a qualidade do texto no portátil seja substancialmente superior, tanto que prefira trabalhar a 14' num portatil do que a 34').

Depois vem a questão do quão perto jogas do monitor, eu jogo a uma boa distancia do monitor e a jogar o Persona 4 Golden (um jogo que só corre a 16:9, logo o semelhante a jogar a 27') eu ou leio o texto ou vejo o resto da imagem, ainda é uma imagem com um tamanho consideravel, não dá para veres tudo sem mover os olhos, uma das razões pela qual se recomenda usar um monitor de 24' para jogar competitivamente, o menor espaço torna mais fácil ver toda a imagem, monitores maiores são mais recomendados para imersão, ai, sim, um monitor de 27' é uma escolha superior.

IMG-20200725-020851.jpg


Esta é a distancia a que estou do monitor, como podes ver sou dos que trabalha com os *braços em cima da mesa, se és do que trabalha (correctamente) com os braços sobre a cadeira e os cotovelos junto do corpo e tens o monitor à distancia respectiva então, não, vais notar, e bem, a falta de detalhe na imagem, e ai recomendo que, sim, te mantenhas nas 24'.

*não é a melhor posição, é verdade, mas a mesa é demasiado alta e a cadeira é das de escritório com os braços muito longos (está planeada a mudança para a Markus da IKEA), é algo que está para ser corrigido no futuro, especialmente quando realmente os meus ombros começam a notar o impacto de estar a trabalhar muitas horas nesta posição (antes só estava umas 4 horas à frente do PC, agora é ás 12...).
 
Última edição:
Obrigado @Morais. Já agora, aproveito para tirar uma duvida contigo: tenho um macbook pro de 2012, retina display.. devido á resolução do ecrã, não consigo ver filmes ou videos em 4K.. se comprar um monitor 4K, quando ligar este portátil ao monitor, já vou conseguir ver videos e filmes em 4K?

O MacBook Pro de 2012 não suporta monitores 4K. Tenho um por isso sei. Motivo pelo que ainda não entrou nenhum monitor 4K cá em casa. Podes ir até ultrawide sem problemas (3440x1440) mas não 4K.

@Morais
Sobre a tua mesa sempre cortar os pés da mesa se ela for muito alta. Dependendo da tua estatura não vais querer ficar em bicos de pés para ficares bem em relação aos braços.
 
Chegou ontem o LG 27GL850... e estou de boca aberta. É incrível, melhor do que eu estava à espera depois de ver algumas reviews, sem dúvida melhor (sob os meus critérios pessoais) que qualquer VA. Cores excelentes, ângulo de visão amplo, muitíssimo rápido em jogos, bezel minúscula, e mesmo o baixo contraste, no meu uso não é visível: os pretos parecem pretos, mesmo não tendo obviamente aquela intensidade de um VA, não é algo que pareça inferior sem ter um ao lado do outro a comparar. Recomendo 100% este monitor a quem quiser um IPS para gaming (e não só). Além disso gosto do facto de ser bastante minimal e não ter grandes elementos de "gaming", da maneira que o tenho na mesa passa completamente despercebido.
 
Chegou ontem o LG 27GL850... e estou de boca aberta. É incrível, melhor do que eu estava à espera depois de ver algumas reviews, sem dúvida melhor (sob os meus critérios pessoais) que qualquer VA. Cores excelentes, ângulo de visão amplo, muitíssimo rápido em jogos, bezel minúscula, e mesmo o baixo contraste, no meu uso não é visível: os pretos parecem pretos, mesmo não tendo obviamente aquela intensidade de um VA, não é algo que pareça inferior sem ter um ao lado do outro a comparar. Recomendo 100% este monitor a quem quiser um IPS para gaming (e não só). Além disso gosto do facto de ser bastante minimal e não ter grandes elementos de "gaming", da maneira que o tenho na mesa passa completamente despercebido.
Mete ai umas fotos do bicho para a gente ver isso a bombar ;)
 
O 27GN950 tem um painel 4K, pelo que será mais difícil suportá-lo sem uma boa ($$$) placa gráfica. Além disso o preço acompanha o aumento da resolução - cerca do dobro do 27GL850. Entre os dois, acho que para a maioria das pessoas o 27GL850 ainda será a opção mais acertada. Mas se o custo não for impedimento....

Also, 4K at 27''?? Hmmm....
 
Última edição:
O 27GN950 tem um painel 4K, pelo que será mais difícil suportá-lo sem uma boa ($$$) placa gráfica. Além disso o preço acompanha o aumento da resolução - cerca do dobro do 27GL850. Entre os dois, acho que para a maioria das pessoas o 27GL850 ainda será a opção mais acertada. Mas se o custo não for impedimento....
Sim mas estamos a falar só na teoria é preciso ver o real funcionamento do mesmo e pesar então aí os prós e contras se for o caso comparativamente.
É preciso também ver que a evolução vai acontecendo e mais tarde ou mais sendo o 4k vai ser qualidade mínima em praticamente tudo. Acontecendo essa evolução os preços também descem até para dar espaço às novas tecs isto tudo falando hipoteticamente obvio
 
@Morais Muito obrigado pela rápida resposta. É para serem utilizados como principais, embora muitas das vezes deixe o portátil aberto só para ter a janela de chat com o pessoal.
O tipo de trabalho é tudo o que esteja relacionado com desenvolvimento de software. Nada de edição de vídeo que exige uma grande largura para ver o timeline, ou coisa assim desse género.
Então e para o setup de dois ecrãs o que aconselham? O Dell P2421DC é uma boa escolha ou existem opções melhores?
 
Aqui está uma foto, acho que dá para perceber porque é que não gosto de monitores com aspeto de "gaming"... :P

gy6p8xee3zc51.jpg
Boas! Qual é a tua opinião relativamente ao ips glow/ backlight bleed dele? Tem muito vazamento de luz? Consegues mostrar em fotos? Eu sei que não existe monitor perfeito, mas por 500€ queria estar o mais perto possível da perfeição xD
 
Boas! Qual é a tua opinião relativamente ao ips glow/ backlight bleed dele? Tem muito vazamento de luz? Consegues mostrar em fotos? Eu sei que não existe monitor perfeito, mas por 500€ queria estar o mais perto possível da perfeição xD
Posso ter tido sorte mas não tenho razão de queixa nenhuma em relação ao backlight bleed. É mínimo, no uso normal não consigo notar. Quanto ao IPS glow, ele existe e é inevitável, mas só se nota em situações específicas e com imagens muito escuras no ecrã. Durante o uso normal é um painel flawless, sem qualquer variação. Posso tentar tirar uma foto mais logo para ver se dá para mostrar isso.
 
O MacBook Pro de 2012 não suporta monitores 4K. Tenho um por isso sei. Motivo pelo que ainda não entrou nenhum monitor 4K cá em casa. Podes ir até ultrawide sem problemas (3440x1440) mas não 4K.

@Morais
Sobre a tua mesa sempre cortar os pés da mesa se ela for muito alta. Dependendo da tua estatura não vais querer ficar em bicos de pés para ficares bem em relação aos braços.

Obrigado! Pois.. Estava a pensar em comprar um novo portátil, mas vou aguardar pelos novos da Apple com os processadores novos.. E por isso estava a pensar em comprar um monitor a pensar no futuro.. e não tanto no presente..
 
Posso ter tido sorte mas não tenho razão de queixa nenhuma em relação ao backlight bleed. É mínimo, no uso normal não consigo notar. Quanto ao IPS glow, ele existe e é inevitável, mas só se nota em situações específicas e com imagens muito escuras no ecrã. Durante o uso normal é um painel flawless, sem qualquer variação. Posso tentar tirar uma foto mais logo para ver se dá para mostrar isso.
Obrigado :D
 
O 27GN950 tem um painel 4K, pelo que será mais difícil suportá-lo sem uma boa ($$$) placa gráfica. Além disso o preço acompanha o aumento da resolução - cerca do dobro do 27GL850. Entre os dois, acho que para a maioria das pessoas o 27GL850 ainda será a opção mais acertada. Mas se o custo não for impedimento....

Also, 4K at 27''?? Hmmm....
Concordo, ainda pensei em esperar por esse mas o preço ia ser mais na casa dos 600/700 euros, além disso se os pc’s já se vêem aflitos em entregar os 144hz em 1440p imagino entregá-los em 4K. É que não é só uma questão monetária, podes atirar o dinheiro que quiseres para cima (e estamos a falar de muito dinheiro mesmo) que mesmo assim durante os próximos tempos não há gráficas que entreguem os 144hz em 4K nos jogos mais desafiantes.
 
boas,

Como referi mais atrás acabei por comprar um LG29UM69-G, hoje chegou a minha RX5600XT e quando começo a jogar a imagem é bem nítida e corre sem problemas, mas passado um bocado (não sei precisar quanto tempo) parece que deixo de ter o jogo a 75hz e passo a jogar a menos de 50hz, a imagem começa a "cintilar". Depois de sair do jogo leva alguns minutos até estabilizar e voltar ao normal. Agora enquanto escrevo estas palavras já estabilizou.

Alguém sabe se é alguma configuração? Tenho o freesync activo.

Problema resolvido com alteração para cabo DisplayPort 1.4
 
Back
Topo