Tópico Oficial de Monitores (Recomendações na 1ª página)

Estive a pesquisar e estava a pensar numa escolha entre Dell UltraSharp 27 4K: U2718Q e LG 27UL550-W 4K.. Utilização seria para monitor externo de portátil e provavelmente PS4.. O que acham? Algum conselho em especial?
 
Já vou vender até o meu pc, estou a pensar em ou comprar a rtx 3070 caso saia já, ou então a 1660super e depois compro a 3060 para janeiro. Eu jogo alguns singleplayers, mas a maior parte do tempo é o csgo (3800h) ou era porque agora à vontade está a diminuir e vão sair jogos tops agora.

Como eu, tenho quase 2000h no pubg(já não jogo), 900h no apex. Eu se fosse agora também comprava 240hz. Motion clarity > static resolution all the way.

É que em movimento não vais notar nada entre 1080p e 1440p, 240hz sempre tens mais motion clarity sem usar strobing, mais suavidade e ligeiramente menos input lag o que ajusta imenso no aim, ligeiramente mais snappy se é que me entendes.

Para os 240hz recomendo que compres um 10700kf, ram 3600mhz cl16/cl15. Se bem que para o CS, um ryzen 3600/3700x chega bem, mas tem ligeiramente mais input lag.
 
Última edição:
Como eu, tenho quase 2000h no pubg(já não jogo), 900h no apex. Eu se fosse agora também comprava 240hz. Motion clarity > static resolution all the way.

É que em movimento não vais notar nada entre 1080p e 1440p, 240hz sempre tens mais motion clarity sem usar strobing, mais suavidade e ligeiramente menos input lag o que ajusta imenso no aim, ligeiramente mais snappy se é que me entendes.

Para os 240hz recomendo que compres um 10700kf, ram 3600mhz cl16/cl15. Se bem que para o CS, um ryzen 3600/3700x chega bem, mas tem ligeiramente mais input lag.
Eu estou a pensar no 3600 e ram 3200 ou 3600 cl16, ainda vou investigar, só no cs é que atinjo mais de 200fps mesmo com uma 2060 ou assim, é caso para se pensar, tenho um amigo que já usou e que me disse que não vale a pena (mas que nota diferença), gostava era de experimentar. Quando for montar o pc (à espera de promos), vou comprar o que estiver em promoção, de qualquer das maneiras não fico mal servido.
 
Eu jogo COD em low praticamente a 200fps

Dei OC no meu monitor para 200hz e digo honestamente que notei bastante diferença. Pena não poder manter o OC devido ao firmware da LG
 
@RYZON, só precisas de bloquear no Painel de Controlo da ATI, de resto é ter quase sempre o vsync desligado e está tudo. digo quase sempre pois há testes que apresentam melhorias consideráveis no tempo de resposta ao activar vsync + bloquear o frame rate + freesync / gsync, isto unica e exclusivamente quando conseguem correr o jogo confortavelmente ao frame rate que está bloqueado, isso e há outros jogos que, por qualquer razão o rasgo na imagem é mesmo interno e não algo relacionado com o monitor, felizmente é raro mas um dos jogos em que isso se verifica é o Resident Evil 4, a unica solução é bloquear a 58 frames por segundo, é estranho mas resulta.

Não é bem tirar melhor proveito, é mais para usar o monitor a 100%, claro que há quem prefira jogar a 300 frames por segundo para abusar do motor gráfico / netcode e ter um tempo de reposta superior (um bom exemplo é o Counter Strike, aquele motor gráfico / netcode é uma miséria, vá lá que já não dá para saltar mais alto do que era suposto ao correr o jogo a 71 frames por segundo como era o caso do anterior Counter Strike...), vai notar rasgos na mesma (isto é, não são assim tão acentuados acima de 144 frames por segundo mas, a ter-se um monitor com variable refresh rate o melhor é dar um bom uso ao mesmo), isso é o CPU e GPU agradecem, especialmente no verão, eu já tenho jogos que têm que se bloqueados a vários valores porque as ventoinhas da minha GTX 1070 disparam acima dos 70 graus e não é confortável (se a GTX 1070 chega-me aos 80 graus começa a cortar no rendimento, por defeito acho que as ventoinhas só disparam acima dos 85 graus).

@JoaoVaz19 200hz? Interessante, fiz uma pequena pesquisa e leito que há quem os puxe até 244hz, é um processo mais complexo do que pensava, quem quiser dar uma olhadela, eu cá sei que no meu caso não adianta de muito, o freesync dele não aguenta acima de 134 por isso não ganharia muito a mexer nele, mas é sempre bom saber... e consegui por isto a 160hz?! Não estava à espera disto... giro mas prefiro não estar a arriscar, isso e o texto parece diferente, mas é sempre engraçado descobrir isso. De notar que aumentar o refresh rate do ecrã puxa pelo backlight, pode estar tudo bem durante uns meses e depois, bem, já não está lá muito bem, para não falar em frame loss e afins, lá por atingir um valor não quer dizer que consiga debitar uma imagem com essa consistência.

@hefguerra, agradeço e sim, um VA, no geral, é a resposta para "as minhas preces", mas ainda há muito relacionado com VAs que me deixa de pé atrás, seja relatos de um texto pouco nítido, arrastamento, problemas com os pretos (e eu que uso Dark Mode para tudo), ai está, precisava de ir a uma loja e ver um VA ao lado de um IPS, ambos bem calibrados, e depois tirar as minhas conclusões, sempre que leio relatos de quem não apreciou um monitor VA é logo quem veio de um IPS, Já quem vem de TN adora-os. Esse modelo até está bem cotado, também tem um preço a condizer 750 €.
 
Última edição:
Boa tarde, alguém me pode ajudar aqui; entre o Ozone DSP27 27" LED IPS QuadHD 144Hz e AOC Gaming CQ27G2U/BK 27" LED QuadHD 144Hz Curva visto que são do mesmo preço qual será melhor?
 
bem estava agora a testar o meu novo 27GL83A e detetei agora uma coisa estranha que nunca me tinha acontecido, ficou uma imagem registada que quase nao se nota, estava a jogar FIFA e isto é uma opção dos menus, ja reniciei o pc, ja fiz reset ao monitor e aquela imagem ali no fundo que quase nao se ve nao sai :O o que poderá ser?

até queria pesquisar algo para ver o que sera mas nem sei que nome se da a isto:




na segunda imagem da para ver melhor
 
Acabei por comprar um lG 27MP59G-P e estou contente com ele ( até porque o preço foi jeitoso). Há algum guia para calibrar o bicho?
E já agora a melhor ligação à gráfica é DVI/HDMI ou HDMI/HDMI?

Obrigado.
 
Acabei por comprar um ecrã por curiosidade e que me pareceu atraente pelo preço (250€)...
No entanto ainda estou com uma mistura de sentimentos sobre ele...
Se não me conseguir adaptar acho que vou ter que o ir trocar, na loja não parecia que era tão grande como realmente é :cwm3:

Monitor: Samsung C32H711

@Morais pelo menos para este monitor consigo confirmar que nem todo o texto é nítido mas também ainda não consegui perceber bem o padrão. Existe texto que é bem definido e existe outro que não, acho que depende da cor. Em relação ao arrastamento também me parece que existe imenso, principalmente no scroll da página de testes do "clock and phase" do lagom.

Se calhar é mesmo o monitor que não é bom. Ou problemas de ser VA, ainda não consegui perceber.

@Morais Podes dar a tua opinião sobre este monitor? Não consegui encontrar quase nenhuma review sobre o mesmo, nem valores de calibração.
 
Última edição:
@RYZON, oh bolas... ou eu estou a ver mal ou tu estás com burn-in? Isso é suposta apenas acontecer com painéis mais antigos e é necessário horas e horas afins do mesmo padrão de imagem para algo semelhante a isso acontecer, não num IPS e não logo no primeiro dia, ora bem, pelo que leio isso é image persistence, algo relacionado com os cristais dos LCD não conseguirem "limpar" a imagem correctamente, a solução é carregar uma imagem branca por uma hora, deverá ser o suficiente, mas é suposto apenas afectar painéis LCD para o mais fracos...

No entanto... isso não era suposto acontecer, talvez com uma imagem estática e com o brilho a 100% e durante um bom tempo, mas assim do nada... acho que o melhor é mesmo contactar o suporte da LG e ver o que eles dizem, de qualquer das formas tens sempre a tal "limpeza" que recomendei, mal por mal, tens um mínimo de dois anos de garantia, a ver se isso foi apenas algo pontual.

@nautillus, HDMI e DVI são idênticos em termos de imagem, HDMI apenas tem o acrescimento de também transmitir audio, usa HDMI/HDMI, é mais simples e prático, quanto à calibração não encontro nada no TFT Central, é uma questão de ver analises a ver se alguem fez testes nesse sentido, já vejo, tenho a cadela a chatear :D
 
@RYZON, oh bolas... ou eu estou a ver mal ou tu estás com burn-in? Isso é suposta apenas acontecer com painéis mais antigos e é necessário horas e horas afins do mesmo padrão de imagem para algo semelhante a isso acontecer, não num IPS e não logo no primeiro dia, ora bem, pelo que leio isso é image persistence, algo relacionado com os cristais dos LCD não conseguirem "limpar" a imagem correctamente, a solução é carregar uma imagem branca por uma hora, deverá ser o suficiente, mas é suposto apenas afectar painéis LCD para o mais fracos...

No entanto... isso não era suposto acontecer, talvez com uma imagem estática e com o brilho a 100% e durante um bom tempo, mas assim do nada... acho que o melhor é mesmo contactar o suporte da LG e ver o que eles dizem, de qualquer das formas tens sempre a tal "limpeza" que recomendei, mal por mal, tens um mínimo de dois anos de garantia, a ver se isso foi apenas algo pontual.

@nautillus, HDMI e DVI são idênticos em termos de imagem, HDMI apenas tem o acrescimento de também transmitir audio, usa HDMI/HDMI, é mais simples e prático, quanto à calibração não encontro nada no TFT Central, é uma questão de ver analises a ver se alguem fez testes nesse sentido, já vejo, tenho a cadela a chatear :D

entretanto desapareceu, muito estranho, nao voltou mais a aparece, espero que tenha sido a primeira e ultima, se voltar la terei que accionar a garantia,

consegues-me ajudar a calibrar isto? tenho procurado mas n sei por onde começar
 
Bem, não encontro desse modelo especifico, mas supostamente é o LG 27GL850-B só que sem USB 3.0, mais próximo que podes tentar é usar o perfil dele e as calibrações, encontrei este post no reddit, brilho 26, Red 47 / Green 49 / Blue 45 (parece estar razoavelmente calibrado de fábrica), não fala em contraste porque ele correu as definições de fábrica, por isso é usar esse valor para o contraste.
 
Bem, não encontro desse modelo especifico, mas supostamente é o LG 27GL850-B só que sem USB 3.0, mais próximo que podes tentar é usar o perfil dele e as calibrações, encontrei este post no reddit, brilho 26, Red 47 / Green 49 / Blue 45 (parece estar razoavelmente calibrado de fábrica), não fala em contraste porque ele correu as definições de fábrica, por isso é usar esse valor para o contraste.

fiz igual ao user desse post mas estranhamente ficou muito escuro o ecra as tantas será assim para tirar maior partido n sei nunca liguei a isto de calibrar ecras
 
ah, é normal, as calibrações são feitas tendo em consideração o maior contraste possível com a tela com um brilho de 120nit, é o brilho estabelecido para a impressão de imagens / documentos, sendo então considerado o brilho ideal que um monitor deverá ter para a imagem que vês na tela reflectir o resultado final numa impressão (o mesmo com a calibração de cores), claro que depois podes, e deves, aumentar o brilho se não gostares da imagem calibrada, a ideia é o brilho do monitor acompanhar sempre a iluminação exterior, agora se estás num local que está sempre com imensa luz claro que deves aumentar o brilho do ecrã.

Depois há quem apenas não esteja habituado a um brilho tão baixo, eu usei um TN com o brilho a 100% para jogos durante anos, adorava aquilo, agora não o uso porque realmente novo que um brilho elevado distorce as cores e afecta negativamente o contraste (quando maior o brilho, maior também será o brilho dos pretos), de uma calibração o importante é mesmo ajustar o vermelho / verde / azul e a temperatura da cor, o que recomendam é o de 6500k, o tal temperatura quente dos televisores, a ideia por detrás disso é que é esse o padrão no qual toda a imagem é calibrada, mas podes mudar para frio se preferires, esse ultimo tem uma menor intensidade, 3000k, penso, e é mais para ser usado à noite e / ou locais com pouca iluminação.

Já o perfil .ICC permite acerta com a tonalidade de brancos certa, mais uma vez, para ser o mais próximo possível de um banco de um papel, eu recomendo um brilho baixo para o monitor, é o que oferece melhores pretos, melhor contraste, é o mais confortável para a vista (isto é, com a iluminação devida, claro), o que gasta menos luz e o que aumenta o período de vida do painel, o backlight tem um tempo útil de vida, monitores profissionais registam isso (tenho uns quantos no trabalho com 4 anos de uso, constante, note-se, claro que nem dá para trabalhar neles de tão cintilante que são, literalmente, o backlight deles já entregou a alma ao criador há umas boas centenas de horas atrás).

Claro que, quando estás a jogar não está a pensar "Bem, será que esta imagem será idêntica à que irei imprimir?", eu cá jogo com o contráste artificialmente elevado (uso filtros do Reshade que lêm os valores mais próximos de preto e tornam-os mais escuros ainda e fazem o mesmo com os tons mais próximos de branco, sim, é literalmente distorcer a cor em certos pontos específicos, mas o resultado é bastante agradável), ah... o mesmo que o Black Stabilizer da LG, só que a ideia da LG era para por os pretos mais claros para ver melhor em zonas escuras, eu uso isso para exactamente o contrário :D

Um boa prática é ter sempre luz atrás do monitor, aqueles LED manhosos que as pessoas põe nos seus sistemas? Têm uma vantagem, isto é, os bons LED que as pessoas usam, eu tentei usar uns LED do IEKA, aquilo cintilava de tal forma que os meus olhos não aguentavam com aquilo, convêm serem bons LED, ou apenas um candeeiro normal apontado contra a parede, o importante é que os teus olhos estejam dirigidos para uma zona iluminada indirectamente para contrastar com a iluminação directa do monitor, também é uma excelente forma de aumentar artificialmente o contraste, experimenta olhar para um video do Youtube com imagem a negro, parece-te um negro perfeito, não é? Agora vê em Dark Mode, já não é bem um negro perfeito, é mais para o acinzentado, não é? Ter uma luz por detrás do monitor tem o mesmo efeito, abre a tua íris e faz parece que os tons escuros são mais escuros do que deviam ser.

A designação é de Bias Lighting, o importante é acertar em algo que tenha a temperatura certa de 6500k e que use LED de qualidade, perfeito é mesmo que a luz saia mesmo por detrás do monitor, tens soluções próprias para o efeito como esta

81szYvwuvQL._AC_SL1500_.jpg


Claro que podes apenas comprar uma tira LED de qualidade, daquelas que já vêm com adaptadores para aquele tipo de curva e colar à traseira do monitor, claro que só funciona para quem usa o monitor mesmo à frente da parede e seja algo mais dirigido para televisores, tanto estes kits que se encontram usa uma porta USB para se alimentar, dai ser mais pratico (e mais caro) do que apenas usar uma tira LED normal.

Mas a ideia de andar a colar tiras e afins a traseira do monitor é uma bela de uma dor de cabeça, o mais barato mesmo é arranjar um candeeiro LED e apontar para a parede :D
 
Última edição:
Bem, não encontro desse modelo especifico, mas supostamente é o LG 27GL850-B só que sem USB 3.0, mais próximo que podes tentar é usar o perfil dele e as calibrações, encontrei este post no reddit, brilho 26, Red 47 / Green 49 / Blue 45 (parece estar razoavelmente calibrado de fábrica), não fala em contraste porque ele correu as definições de fábrica, por isso é usar esse valor para o contraste.

Esses perfis são uniteis. O meu por exemplo tem um pouco mais verde e azul. Varia imenso, e estes ecrãs já vem +- bem calibrados de fábrica.
 
de uma calibração o importante é mesmo ajustar o vermelho / verde / azul e a temperatura da cor, o que recomendam é o de 6500k, o tal temperatura quente dos televisores, a ideia por detrás disso é que é esse o padrão no qual toda a imagem é calibrada, mas podes mudar para frio se preferires, esse ultimo tem uma menor intensidade, 3000k, penso, e é mais para ser usado à noite e / ou locais com pouca iluminação.
Tenho a ideia de que na escala de temperatura de cor os valores quentes são os mais baixos e os frios os mais altos. Ou seja, de acordo com os valores que apresentaste 3000k seria um branco "quente" (corresponde a um branco mais amarelado, mais suave) e 6500k seria mais neutro. Acima desse valor os brancos já começam a ter uma tonalidade azulada, mais "fria".

Ter uma luz por detrás do monitor tem o mesmo efeito, abre a tua íris e faz parece que os tons escuros são mais escuros do que deviam ser.
Acho que ao aumentares a luz ambiente vais provocar uma contracção da íris, reduzindo o diâmetro da pupila (que regula a entrada de luz que chega à retina), e não o contrário.
 
Huh, tens razão, confundi essa parte das temperaturas e da iris :D Quanto à calibração de fábrica, todas as analises que vi a monitores com supostamente essa calibração quando novamente calibrados mostrarwm valores bastante diferentes, e há muitos relatos das calibrações feitas posteriormente serem bastante semelhantes, claro que também varia de fábrica para fabrica e de revisão para revisão, um dia destes tenho que arranjar um colorimetro.

No meu caso este LG só se tornou decente após ter sido calibrado e com um perfil ICC, este ultimo notou-se, e bem, a diferença, sem o perfil nem dava para notar bem que este forum tinha dois tons de cinzento, por exemplo. (estou agora a imaginar alguns de vos "espera ai, é suposto o forum tem dois tons de cinzento?" :D)
 
Última edição:
Back
Topo