1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. COVID-19 Mantenham-se seguros: Pratiquem distanciamento físico de 2 metros. Lavem as mãos. Fiquem em casa.
    Informação sobre COVID-19. Ajuda a combater o COVID-19 com o [email protected] e com o [email protected].
    Remover anúncio
  3. Informação: A secção Hardware foi reestruturada. Detalhes.
    Remover anúncio

Tópico Oficial de Monitores (Recomendações na 1ª página)

Discussão em 'Periféricos e Mobiliário' iniciada por miguelbazil, 5 de Fevereiro de 2015. (Respostas: 16679; Visualizações: 1116063)

1. rbnteixeira

rbnteixeira Power Member

Pois, acho que vou mesmo esperar. Vai na volta, tanto prometem e depois fica tudo quase na mesma.

2. spaceboy69

spaceboy69 Power Member

Boa tarde,

27GL850 está em promoção na amazon.es.

Alguém conseguiu encomendar?

Não está a permitir enviar para a minha morada em Portugal...

3. mariopeople

mariopeople Power Member

Viva,

Comigo acontece o mesmo. Falei com o suporte disseram-me que podia ser um erro do departamento de envio. Disse que ia resolver, mas pode levar entre 5 a 7 dias úteis a resolver. No entanto a promoção vai-se manter até ao stock acabar, pelo que me disseram que ainda vai levar algum tempo. Se não quiseres esperar, no entanto, na .fr está a mais 25€.

4. Morais

Morais Power Member

Bolas, é mesmo a redução de 21:9 para 16:9 que me impede de dar o salto...

Sempre que penso que me ia voltar a habituar a isso ponho-me a jogar algo a 21:9 e digo "não, para 16:9 não volto" e depois vou trabalhar neste monitor e penso "bolas como este texto estão tão mau, quem me dera ter mais detalhe no texto", e depois penso "porque não um 34' 1440p 60hz?" e depois começo a jogar um Monster Hunter World "bolas, como isto está aos saltos, a quanto é que estou a correr isto, a 30 frames por segundo? Oh, está a 60 frames..." e depois estou realmente a jogar um jogo mais para o parado com uma Divinty: Original Sin ou XCOM e penso "bolas, este texto e falta de detalhe, ficava tão melhor a 1440p" e depois ligo o DSR para um SSAA e "ah, certo, isto agora está a correr a 40 frames por segundo...", o mesmo iria acontecer com o MHW a correr a 1440p...

Lá terei que encomendar o teclado português para o meu T460, prefiro trabalhar a 14' 1080p num portátil do que a 34' 1080p, o texto é mesmo muito mau, e, não, correr um jogo a 1080p num monitor 1440p para poupar o sistema não resulta, um monitor 1080p a correr a 1080p tem muito mais detalhe do que um 1440p a correr a 1080p, no entanto... correr a 1080p num 1440p introduz uma certa suavidade na imagem, um pouco como correr um filtro FXAA, há quem goste e há quem deteste qualquer tipo de AA que não SSAA / DLSS...

Sendo que não ponho de lado depois comprar um segundo monitor 1440p 60hz para recuperar o ambiente de trabalho que o 34' me oferecia (recuperar, isto é, recuperar a sensação de um 21:9, que na pratica dois 27' é mais 32:9 com o dobro do que o meu actual 34' oferece :D), é uma questão de ver como ficaria na minha secretária... para não falar que começando com apenas um 27' podia voltar a usar um braço na minha secretária (o actual 34' é demasiado pesado para isso, não é bem o braço que não aguenta, é mesmo a mesa foleira do IEKA que torce a madeira com o peso :D)).

Perfeito mesmo seria ter o de 27' e o meu actual de 34', mas não tenho daquelas secretárias de canto, nem tenho espaço para isso, o que é pena, já tinha uma secretaria em V, era excelente, especialmente para ter um sistema de 5.1 (monitor no centro do V e os satélites nas pontas :D), mas realmente ela ocupava-me meio quarto e agora tenho ainda mais moveis...

Resumindo, estou bloqueado entre mudar para 27' 1440p 144hz para efeitos de trabalho (que são umas 5 a 8 horas por dia, eu sei... eu sei, já era assim antes do isolamento) e para jogos mais parados e / ou não se dão nada bem com 16:9, ir para 34' 1440p 60hz para novamente trabalho (ai ainda melhor) e para jogos mais parados e mais enfase no detalhe a ficar em 34' 1080p 144hz e dar o braço a torcer esquecer usar mais o monitor para trabalho e restringir-me a um 14' 1080p... isto tudo considerando que o salto para 1440p iria resultar em sacrificar alguns jogos, felizmente não são muitos, o que tenho agora corre muito bem... ah, menos o Borderlands 3, esse morre para ir acima de 80 frames por segundo a 1080p...

Última edição: 31 de Julho de 2020 às 15:56
  5. JoaoVaz19

JoaoVaz19 Power Member

@Morais o "salto" para os 60hz é fácil de se resolver, jogas meia hora a 30fps que depois ao voltares aos 60fps vai ser como os 100hz xD

6. Luka_

Luka_ Power Member

7. feneco

feneco Power Member

Bem, acabei por comprar o 27GL850, chegou hoje, já joguei todo o tipo de jogos, vi youtube, filmes...Epá eu gosto bue dele, cores altamente, super rápido nos jogos..mas a única desvantagem que me incomoda, aquele glow....epá jogos e videos negros num quarto com luzes de presença, fita led e assim..nota-se o brilho principalmente na parte de baixo. Não sei o que fazer. Um VA terá as suas desvantagens...Que saco este mundo dos monitores não ser mais simples.

8. Morais

Morais Power Member

Qual o nível de brilho dele?

9. feneco

feneco Power Member

Eu normalmente ando entre 30 a 50 de brilho, dependendo do conteúdo que vejo e da luminosidade no quarto. Mas nota se sempre, principalmente nos dois cantos de baixo. Se enviar foto vai ficar exageradamente mais forte o glow. Estou a 80 cm do ecrã. Se apresenta só cores, é perfeito, assim que vira de noite, pretos ficam com brilho. Joguei sea of thieves, little nightmares, subnautica, inside, ori and the blind forest. Não sei é um bocado irritante o glow daí que estou a considerar voltar para um VA, apesar de as cores não serem tão vibrantes. É que o que me incomoda é que custou quase o dobro, e se é para ter problemas, prefiro tê-los por 300 e poucos euros em vez de 500, como piores ângulos e algum ghosting que praticamente nem notei. Glow noto sempre..hoje vou experimentar metro exodus. E o meu portátil é 1080p e ao lado deste a diferença é grande. Tem as mesmas cores vibrantes, melhores pretos e contrate (1200:1) e não noto nenhum glow. Não sei, eu estou me a queixar de um problema comum dos monitores ips, porque fora isso este LG é perfeito.

10. feneco

feneco Power Member

Isto é quarto totalmente às escuras, comparação entre o portátil ips e o monitor. No portátil sempre joguei jogos escuros com pretos bem pretos e sem glow. Não sei porque raio o monitor é mais cinzento o glow.

11. feneco

feneco Power Member

Isto é com luzes por trás e com estores levantados e alguma luz natural a entrar. Teste dos pretos no YouTube, nota se sempre a diferença. Vejo sempre aquele amarelo cinzento.

12. patCRUZ

patCRUZ Power Member

Não se consegue ver as imagens...

13. feneco

feneco Power Member

Botão direito do rato, open image xD desculpem teve que ser assim

14. Morais

Morais Power Member

Devido ao tamanho reduzido, ausência de curva e afins, os monitores de portátil têm sempre um melhor selo do que os grandalhões e a luz necessária para iluminar um ecrã de 14' é drasticamente menor do que uma para um de 27', dai não notares o IPS glow e o backlight bleeding neles, o ecrã do meu T450 também é impecável.

O que temos aqui é mesmo a questão da habituação, também detestei esse detalhe dos IPS quando vim de um TN, e ainda hoje há alturas que, sim, ainda me chateia um pouco, se a transição não foi agradavel para ti tens então a variante VA da LG de 32', o 31GK65F.

As imagens estão aqui, tens que por o endereço directo da imagem :D

[​IMG] [​IMG]

Vejo que a tira de LED que alimentar o monitor está assim para um pouco visível, parece ser um mais selo de fábrica da parte de baixo, é o mais comum com IPS, a falhar algo costuma sempre ser em baixo, tal como notas dificuldades em ir para IPS eu também não sei como seria ir para VA de um IPS, é como já disse várias vezes, para ir para um VA só mesmo testando primeiro, dava uma excepção para os Samsung, que parece que atinaram mesmo com os novos painéis deles, também custam em conformidade.

Com esse nível baixo de iluminação usar um IPS não é bem a melhor ideia, eu também tenho uma iluminação manhosa, tenho o monitor mesmo no lado contrário da janela, janela essa que leva com imensa luz directamente, obviamente que passa a vida com os estores a película de anti-brilho do meu monitor está ser a "ser usada", se vens de um VA e gostavas de tudo do VA então... acho que o melhor para ti mesmo é ver opções VA, também 27', vejo que tens o monitor muito proximo, 32' não ia resultar ai.

Última edição: 1 de Agosto de 2020 às 15:46
  15. feneco

feneco Power Member

Sorry :lol: eu cheguei a considerar esse LG mas como é 32 polegadas, é muito grande. Queria um bom VA a 27 polegadas e acho que só mesmo o AOC. Obrigado por postares aí as fotos!

Exacto fica muito próximo o monitor e depois também teria menor densidade de pixel. Vou andar a ver VA's já que uso o monitor em quarto um pouco escuro. Alguma sugestão de um a 27 polegadas? Já tive o aoc q27g2u e até gostei.

Última edição: 1 de Agosto de 2020 às 15:52
  16. Morais

Morais Power Member

Ora bem, encontrar boas analises e comparações para VA é meio curioso, há todo este ênfase na "reprodução perfeita de cores" que esquecem-se da qualidade dos pretos e afins, já se tornou aceite e normal que os IPS venham sempre com IPS Glow e BackLight Bleed e fracos contrastes, e é tudo focado em tempos de resposta, quando só mesmo experimentando um monitor com uma latência muito baixa é que se iria notar a diferença para um mais modesto, já levar com a imagem com mau contraste e níveis de preto qualquer um nota.

No entanto, este Dell S3220DGF está muito bem cotado, e ah, é 32', bolas.
    Não estou a encontrar uma variante de 27' VA dele, curioso...

Por este canto só mudaria mantendo o formato da tela e taxa de actualização, por isso daqui só mesmo para um 34' 1440p 144hz e seja IPS ou VA os preços são absurdos, isto é, há aqueles de marcas meio manhosas, por isso prefiro ficar como estou, e a minha relação com VA não é das melhores, acabei de oferecer o meu televisor VA 4K ao meu pai, não deu para mim, ausência de variable refresh rate e algo de mesmo muito estranho com as cores (confirmado estar a 4K 60hz 4:4:4), especialmente com os pretos e cinzentos não sei era só daquele painel mas as cores ficavam mesmo muito estranhas, aquela tela não sabe lidar com um brilho baixo, fez-me deixar de o usar de vez com o PC, e como era só mesmo usado para Netflix e Youtube, achei que o meu pai daria-lhe muito melhor uso, especialmente agora que nem pode sair de casa (grupo de risco).

Ai está, é o "medo" de não me adaptar a VA e novamente a 16:9, dai não me aventurar nesse sentido, que esse Dell tem muito bom aspecto, tecnicamente e visualmente, e ainda hoje detesto IPS Glow e BackLight Bleed, consigo minimizar isso tendo o monitor num brilho baixo, tentando sempre ajustar a iluminação em conformidade e ajustando bem os níveis de pretos em jogos, e até consegui ter um bom equilibro, tanto que eu até uso um background quase ele todo preto e corro tudo em Dark Mode, mas, ai está, eu sei que nunca poderei aumentar o brilho disto (sem ajustar o brilho exterior em conformidade) senão vai tudo ao ar.

Queres brilho num monitor num local com pouca iluminação? Ai só mesmo VA.
    Isto é, perfeito e ires para um televisor OLED que já são excelentes monitores.. mas 1500 € :D

Última edição: 1 de Agosto de 2020 às 16:11
  17. DiogoNascimento

DiogoNascimento Power Member

Pessoal estou a pensar comprar uma ecrã, e para o meu bolso tem estes dois que recomendaram na 1 página, AOC 24G2U / Viewsonic XG2405 são equivalentes?

18. Morais

Morais Power Member

Numa pesquisa rápida, ambos aparentam usar o mesmo painel, o AOC oferece, nativamente, cores mais saturadas e o ViewSonic cores mais naturais, o AOC oferece a melhor velocidade de resposta e o Viewsonic apresenta uma melhor qualidade de construção, pelo que leio diria ViewSonic para um pouco melhor qualidade de construção e cores mais naturais, para um uso mais geral e o AOC se o teu interesse é puramente jogos, em termos de reconhecimento de marca a ViewSonic é uma das melhores marcas de monitores desde os tempos do CRT, já a AOC ainda está a crescer e ainda há imensos relatos de fraca qualidade de construção e Controlo de Qualidade (nos modelos mais baratos).

Mas, pelo preço, chega a ser mais uma questão de por onde o vais comprar, entre comprar um na Amazon com uma excelente politica de devolução e compra um numa loja Portuguesa que demora não sei quanto tempo a aceitar a devolução e ainda te cobra por ela, claro que iria pelo modelo que está disponível via Amazon, por exemplo.

19. GuilLour

GuilLour Power Member

Procuro monitor de 32" 4k e mais de 60hz, até 750€
    Só encontro a 2k com mais de 60hz

Obg

20. Morais

Morais Power Member

Isso porque alimentar 4K acima de 60hz requer ligações e tecnologias muito recentes, penso que só as RTX é que suportam o novo DP / HDMI que permite ir acima de 4K 60hz, 32' é um tamanho mais reservado para painéis VA, já 4k 144hz encontra-se em IPS e por valores próximos de 1000 €, o que procuras, por menos de 750 €, não me parece existir de momento.

De notar que alimentar 4K 144hz é muito complicado em jogos mais recentes.
    A dar mais de 1000 € mais vale dar 1500 € e ires para um LG OLED 4K

@feneco, isto do brilho baixo é para o uso do dia a dia, esqueci-me de avisar, eu tenho um modo de jogo do LG que uso de vez em quando em jogos quando não quero saber de ler texto e /ou muito detalhe na imagem e só quero cores fortes e contrastes parvos, é muito simples, brilho entre 60 e 100% e Black Stabilizer 0 (este ultimo torna os tons mais próximos de preto mais pretos, ai está, retira imenso detalhe das sombras e, em certos jogos, a noite é noite, não vês bolha, mas como tens o brilho a 100%, ai está, como está a levar com 300 lumens de luz nas zonas iluminadas os teus olhos lêem as zonas escuras como um preto perfeito ou próximo disso, é uma forma guetto de aumentar o contraste do monitor mas sacrificando imenso o detalhe nas zonas mais escuras do mesmo), é algo que tento não usar muito porque "ganho-lhe o gosto" e há certos jogos com mais detalhe e muitas zonas escuras que simplesmente não fica nada bem, e / ou simplesmente não vejo bolha :D brilho a 100% é só mesmo para aqueles jogos mesmo muito movimentados e com muita cor, assim... jogos de comando / consola, por assim dizer, que jogue bastante distante do monitor, para os restantes volto para o brilho aos 15%, tanto que estou a escrever isto com o brilho a 100% e que exagero :D Agora já me lembro porque é que costumo por mais a 60% e mesmo assim é raro.

Última edição: 1 de Agosto de 2020 às 23:37