Tópico Oficial de Monitores (Recomendações na 1ª página)

2PjkX2s

FVQ8J2B

PWsJWb4

Isto é quarto totalmente às escuras, comparação entre o portátil ips e o monitor. No portátil sempre joguei jogos escuros com pretos bem pretos e sem glow. Não sei porque raio o monitor é mais cinzento o glow.
 
vJc02RR

KbgmnJV

Isto é com luzes por trás e com estores levantados e alguma luz natural a entrar. Teste dos pretos no YouTube, nota se sempre a diferença. Vejo sempre aquele amarelo cinzento.
 
Devido ao tamanho reduzido, ausência de curva e afins, os monitores de portátil têm sempre um melhor selo do que os grandalhões e a luz necessária para iluminar um ecrã de 14' é drasticamente menor do que uma para um de 27', dai não notares o IPS glow e o backlight bleeding neles, o ecrã do meu T450 também é impecável.

O que temos aqui é mesmo a questão da habituação, também detestei esse detalhe dos IPS quando vim de um TN, e ainda hoje há alturas que, sim, ainda me chateia um pouco, se a transição não foi agradavel para ti tens então a variante VA da LG de 32', o 31GK65F.

As imagens estão aqui, tens que por o endereço directo da imagem :D

IMG-20200801-112923.jpg

IMG-20200801-112949.jpg
IMG-20200801-112956.jpg

IMG-20200801-113739.jpg

IMG-20200801-113722.jpg
Vejo que a tira de LED que alimentar o monitor está assim para um pouco visível, parece ser um mais selo de fábrica da parte de baixo, é o mais comum com IPS, a falhar algo costuma sempre ser em baixo, tal como notas dificuldades em ir para IPS eu também não sei como seria ir para VA de um IPS, é como já disse várias vezes, para ir para um VA só mesmo testando primeiro, dava uma excepção para os Samsung, que parece que atinaram mesmo com os novos painéis deles, também custam em conformidade.

Com esse nível baixo de iluminação usar um IPS não é bem a melhor ideia, eu também tenho uma iluminação manhosa, tenho o monitor mesmo no lado contrário da janela, janela essa que leva com imensa luz directamente, obviamente que passa a vida com os estores a película de anti-brilho do meu monitor está ser a "ser usada", se vens de um VA e gostavas de tudo do VA então... acho que o melhor para ti mesmo é ver opções VA, também 27', vejo que tens o monitor muito proximo, 32' não ia resultar ai.
 
Última edição:
Sorry :lol: eu cheguei a considerar esse LG mas como é 32 polegadas, é muito grande. Queria um bom VA a 27 polegadas e acho que só mesmo o AOC. Obrigado por postares aí as fotos!

Exacto fica muito próximo o monitor e depois também teria menor densidade de pixel. Vou andar a ver VA's já que uso o monitor em quarto um pouco escuro. Alguma sugestão de um a 27 polegadas? Já tive o aoc q27g2u e até gostei.
 
Última edição:
Ora bem, encontrar boas analises e comparações para VA é meio curioso, há todo este ênfase na "reprodução perfeita de cores" que esquecem-se da qualidade dos pretos e afins, já se tornou aceite e normal que os IPS venham sempre com IPS Glow e BackLight Bleed e fracos contrastes, e é tudo focado em tempos de resposta, quando só mesmo experimentando um monitor com uma latência muito baixa é que se iria notar a diferença para um mais modesto, já levar com a imagem com mau contraste e níveis de preto qualquer um nota.

No entanto, este Dell S3220DGF está muito bem cotado, e ah, é 32', bolas.
Não estou a encontrar uma variante de 27' VA dele, curioso...

Por este canto só mudaria mantendo o formato da tela e taxa de actualização, por isso daqui só mesmo para um 34' 1440p 144hz e seja IPS ou VA os preços são absurdos, isto é, há aqueles de marcas meio manhosas, por isso prefiro ficar como estou, e a minha relação com VA não é das melhores, acabei de oferecer o meu televisor VA 4K ao meu pai, não deu para mim, ausência de variable refresh rate e algo de mesmo muito estranho com as cores (confirmado estar a 4K 60hz 4:4:4), especialmente com os pretos e cinzentos não sei era só daquele painel mas as cores ficavam mesmo muito estranhas, aquela tela não sabe lidar com um brilho baixo, fez-me deixar de o usar de vez com o PC, e como era só mesmo usado para Netflix e Youtube, achei que o meu pai daria-lhe muito melhor uso, especialmente agora que nem pode sair de casa (grupo de risco).

Ai está, é o "medo" de não me adaptar a VA e novamente a 16:9, dai não me aventurar nesse sentido, que esse Dell tem muito bom aspecto, tecnicamente e visualmente, e ainda hoje detesto IPS Glow e BackLight Bleed, consigo minimizar isso tendo o monitor num brilho baixo, tentando sempre ajustar a iluminação em conformidade e ajustando bem os níveis de pretos em jogos, e até consegui ter um bom equilibro, tanto que eu até uso um background quase ele todo preto e corro tudo em Dark Mode, mas, ai está, eu sei que nunca poderei aumentar o brilho disto (sem ajustar o brilho exterior em conformidade) senão vai tudo ao ar.

Queres brilho num monitor num local com pouca iluminação? Ai só mesmo VA.
Isto é, perfeito e ires para um televisor OLED que já são excelentes monitores.. mas 1500 € :D
 
Última edição:
Numa pesquisa rápida, ambos aparentam usar o mesmo painel, o AOC oferece, nativamente, cores mais saturadas e o ViewSonic cores mais naturais, o AOC oferece a melhor velocidade de resposta e o Viewsonic apresenta uma melhor qualidade de construção, pelo que leio diria ViewSonic para um pouco melhor qualidade de construção e cores mais naturais, para um uso mais geral e o AOC se o teu interesse é puramente jogos, em termos de reconhecimento de marca a ViewSonic é uma das melhores marcas de monitores desde os tempos do CRT, já a AOC ainda está a crescer e ainda há imensos relatos de fraca qualidade de construção e Controlo de Qualidade (nos modelos mais baratos).

Mas, pelo preço, chega a ser mais uma questão de por onde o vais comprar, entre comprar um na Amazon com uma excelente politica de devolução e compra um numa loja Portuguesa que demora não sei quanto tempo a aceitar a devolução e ainda te cobra por ela, claro que iria pelo modelo que está disponível via Amazon, por exemplo.
 
Isso porque alimentar 4K acima de 60hz requer ligações e tecnologias muito recentes, penso que só as RTX é que suportam o novo DP / HDMI que permite ir acima de 4K 60hz, 32' é um tamanho mais reservado para painéis VA, já 4k 144hz encontra-se em IPS e por valores próximos de 1000 €, o que procuras, por menos de 750 €, não me parece existir de momento.

De notar que alimentar 4K 144hz é muito complicado em jogos mais recentes.
A dar mais de 1000 € mais vale dar 1500 € e ires para um LG OLED 4K

@feneco, isto do brilho baixo é para o uso do dia a dia, esqueci-me de avisar, eu tenho um modo de jogo do LG que uso de vez em quando em jogos quando não quero saber de ler texto e /ou muito detalhe na imagem e só quero cores fortes e contrastes parvos, é muito simples, brilho entre 60 e 100% e Black Stabilizer 0 (este ultimo torna os tons mais próximos de preto mais pretos, ai está, retira imenso detalhe das sombras e, em certos jogos, a noite é noite, não vês bolha, mas como tens o brilho a 100%, ai está, como está a levar com 300 lumens de luz nas zonas iluminadas os teus olhos lêem as zonas escuras como um preto perfeito ou próximo disso, é uma forma guetto de aumentar o contraste do monitor mas sacrificando imenso o detalhe nas zonas mais escuras do mesmo), é algo que tento não usar muito porque "ganho-lhe o gosto" e há certos jogos com mais detalhe e muitas zonas escuras que simplesmente não fica nada bem, e / ou simplesmente não vejo bolha :D brilho a 100% é só mesmo para aqueles jogos mesmo muito movimentados e com muita cor, assim... jogos de comando / consola, por assim dizer, que jogue bastante distante do monitor, para os restantes volto para o brilho aos 15%, tanto que estou a escrever isto com o brilho a 100% e que exagero :D Agora já me lembro porque é que costumo por mais a 60% e mesmo assim é raro.
 
Última edição:
Isso porque alimentar 4K acima de 60hz requer ligações e tecnologias muito recentes, penso que só as RTX é que suportam o novo DP / HDMI que permite ir acima de 4K 60hz, 32' é um tamanho mais reservado para painéis VA, já 4k 144hz encontra-se em IPS e por valores próximos de 1000 €, o que procuras, por menos de 750 €, não me parece existir de momento.

De notar que alimentar 4K 144hz é muito complicado em jogos mais recentes.
A dar mais de 1000 € mais vale dar 1500 € e ires para um LG OLED 4K

@feneco, isto do brilho baixo é para o uso do dia a dia, esqueci-me de avisar, eu tenho um modo de jogo do LG que uso de vez em quando em jogos quando não quero saber de ler texto e /ou muito detalhe na imagem e só quero cores fortes e contrastes parvos, é muito simples, brilho entre 60 e 100% e Black Stabilizer 0 (este ultimo torna os tons mais próximos de preto mais pretos, ai está, retira imenso detalhe das sombras e, em certos jogos, a noite é noite, não vês bolha, mas como tens o brilho a 100%, ai está, como está a levar com 300 lumens de luz nas zonas iluminadas os teus olhos lêem as zonas escuras como um preto perfeito ou próximo disso, é uma forma guetto de aumentar o contraste do monitor mas sacrificando imenso o detalhe nas zonas mais escuras do mesmo), é algo que tento não usar muito porque "ganho-lhe o gosto" e há certos jogos com mais detalhe e muitas zonas escuras que simplesmente não fica nada bem, e / ou simplesmente não vejo bolha :D brilho a 100% é só mesmo para aqueles jogos mesmo muito movimentados e com muita cor, assim... jogos de comando / consola, por assim dizer, que jogue bastante distante do monitor, para os restantes volto para o brilho aos 15%, tanto que estou a escrever isto com o brilho a 100% e que exagero :D Agora já me lembro porque é que costumo por mais a 60% e mesmo assim é raro.
Entendi! Eu gosto de brilho sabes xD se possível gosto de o ter alto, sei lá fico tudo mais intenso e bonito. Só no quarto muito escuro é que o baixo, sei que perde contraste e assim, mas gosto dele alto. Agora estava a jogar Sea of Thieves que é um jogo muito colorido, num quarto relativamente escuro, brilho 50%, pá adoro a imagem e as cores lindas deste LG. Mas assim que vira noite....ardeu xD mesmo baixando o brilho, aí vem todo o brilho por trás dos pretos. Tenho que experimentar isso do black stabilizer.

Falando agora de performance, os tais 1ms (ou mais 4ms vá), ghosting e essas coisas. Eu não sei até que ponto isso me afecta, no aoc tive o monitor uns dias e não reparei, só mesmo no teste do UFO lol mas há aqui um grande MAS. Eu estou com o monitor ligado ao portátil, ele está a 1440p 120hz no windows, assim que entro num jogo, por causa da gráfica que é fraca, eu jogo a 1080p com 30fps lolol ou seja a minha questão é, no meu futuro gaming pc que vou montar daqui a 2 semanas, jogar a 1440p 60-120 fps irei notar mais ghosting, lentidão na mudança de cor dos pixeis e todas essas coisas que os VA's pecam?
 
Boa tarde pessoal,

Recentemente desfiz-me do meu monitor antigo, s27d390h, para tentar dar o upgrade.
Queria algo com 144hz, 1-4ms de resposta e QHD e sem passar dos 350€.
Até agora as melhores soluções que vi são:

Q27G2U/BK
CQ27G2U/BK
LC27JG56QQUXEN
OZDSP27IP

Acham que deva esperar por alguma promo para comprar um destes modelos ou devo aguardar para comprar o 27GL850-B por mais 100€?

Maioritariamente para jogar xbox one (e dar para a próxima geração), alguns jogos de pc e trabalho de web design/edição de imagem.
 
@feneco, não deve ter muito impacto, no teu caso, mas correr o monitor numa taxa de actualização inferior à nativa resulta num maior brilho na imagem, mas não é um maior brilho "confortável", a imagem ganha mesmo brancos mais deslavados, de 120hz para 144hz o impacto não é grande, mas está lá, no meu eu noto uma melhoria no contraste e cores indo de 120hz para 144hz, isto não é um CRT em que podia mudar o refresh rate à vontade, o backlight de um IPS está calibrado para o refresh rate nativo do mesmo.

Se isso tudo é a razão de notares um backlight bleed muito forte? Bem, podes sempre testar reduzir a resolução para uma que permita correr o monitor a 144hz. Não sou perceptível a ghosting nem tempo de resposta, em parte porque sempre joguei com monitores rápidos, desde os CRT, para os TN 120hz e agora IPS 144hz, tive um IPS 60hz durante um ano mas nessa altura não jogava muito de rato e teclado, só voltei mesmo a jogar assim quando mudei para um teclado mecânico e rato wireless, antes era 90% a jogar de comando. Isso e nunca joguei num monitor VA, apenas um televisor e esse, sim, notava algo de muito errado com as cores, mas acho que era mais o modulo do televisor do que o painel (até a imagem tinha rasgos "permanentes", parecia que 50% do monitor era mais lento que o outro, irritava-me imenso, testei cabos, tudo, nada).

Quem nota mesmo muito ghosting é mais que não pode jogar com monitor blur, é a ideia que tenho, eu cá gosto e não gosto, depende muito do motor gráfico e como é implementado, mas gosto na maioria dos jogos, talvez desligue em jogos mais "competitivos" mas, no geral, é algo que aprecio mas, sim há jogos que abusam...

Não te posso ajudar nesse sentido, se vais notar ou não? Há que adore os VA e não entenda os IPS, há quem adore os TN... agora, se vinhas de um VA e estás pouco tempo com um IPS a correr jogos a 30 frames por segundo, se vais notar arrastamento ao voltar para um VA e correr os jogos acima de 60 frames a 144hz? Tinha que ser um VA mesmo muito mau :D Se jogasses muito nesse LG a 144hz / 144 frames por segundo jogos de competição sem motion blur activo... diria que, sim, passando para um VA que é matematicamente mais lento que um IPS e que os pretos tornam-se meio acinzentados... diria que sim, talvez...

O Black Stabilizer vai por-te os jogos escuros mesmo escuros, só o ponhas a 0 com o brilho bastante elevado, é algo que eu recomendaria para imersão (interessante que a ideia da LG era pores isso a 100 para cortar com a imersão e aumentar é a claridade da imagem em zonas escuras para efeitos competitivos :D)
 
Numa pesquisa rápida, ambos aparentam usar o mesmo painel, o AOC oferece, nativamente, cores mais saturadas e o ViewSonic cores mais naturais, o AOC oferece a melhor velocidade de resposta e o Viewsonic apresenta uma melhor qualidade de construção, pelo que leio diria ViewSonic para um pouco melhor qualidade de construção e cores mais naturais, para um uso mais geral e o AOC se o teu interesse é puramente jogos, em termos de reconhecimento de marca a ViewSonic é uma das melhores marcas de monitores desde os tempos do CRT, já a AOC ainda está a crescer e ainda há imensos relatos de fraca qualidade de construção e Controlo de Qualidade (nos modelos mais baratos).

Mas, pelo preço, chega a ser mais uma questão de por onde o vais comprar, entre comprar um na Amazon com uma excelente politica de devolução e compra um numa loja Portuguesa que demora não sei quanto tempo a aceitar a devolução e ainda te cobra por ela, claro que iria pelo modelo que está disponível via Amazon, por exemplo.

Visto que na 1º pagina foi atualizado em maio, dentro destes preços tem alguma coisa melhor que estes 2?
 
Back
Topo