Tópico Oficial de Monitores (Recomendações na 1ª página)

Boas pessoal,

Um ajudinha :)

========================================
Inicio do Questionário
========================================

1) Qual o orçamento?
450€

2) Qual a utilização a que se destinam esses componentes?
a) Gaming (Será o grande foco, Fps, jogos single player e de futebol)
b) Trabalho geral (as vezes trabalhar e ir a net)
c) Filmes/Séries (mais raramente)

3) Como é composto o teu PC atual? (indicar processador e gráfica) Algum upgrade planeado?
Será para jogar na xbox series x, ligar macbook e box xiaomi

4) Tamanho do monitor (polegadas)?
27/28


5) Resolução pretendida (1080p, 1440p, 4k, Ultrawide)?
4k ou 1440p de preferência com hdr 400 mínimo



6) Taxa de atualização "Refresh Rate" (60Hz, 100Hz, 144Hz, 240Hz)
60hz ou 120hz

7) Que painel preferes?
IPS/PLS/AHVA
Ou
VA


8) Opções de monitor pretendidas
Não precisa ter altura apenas vesa 100x100 porque vou usar num suporte
A porta mais importante será hdmi porque vou ligar a xbox series x
Pode ter colunas mas não é obrigatório


========================================
Fim do Questionário
========================================

Neste momento tenho 4 modelos de baixo de olho mas estou bastante indeciso sobre 4k ou qhd:
Samsung c27HG70
Asus vg27wq
Benq Ex2780q
Lg 27ul650w
 
Malta tá bem explícito no primeiro post que é para criarem uma thread com o questionário sempre que quiserem fazer uma aquisição. Dantes era tudo feito aqui mas era fácil um pedido de aquisição ficar no meio de uma discussão prévia e ser esquecido, por isso é que se criou este novo subfórum, para ter as coisas mais organizadas e ser fácil de ver se um pedido já foi respondido ou não. Agradecia que tomassem isso em consideração da próxima vez.

Boas,

Ando para comprar um novo monitor já faz algum tempo, mas ando um pouco indeciso e com dúvidas.

Os modelos que tenho visto são:

Asus VG249Q

Asus VG259Q

Viewsonic elite XG2405

Acer Predator XXB253QGP
(este só encontro numa loja nacional)

O Dell Alienware AW2521HF é porreiro? É um pouco mais caro...

O monitor é para de tudo um pouco, mas a maior parte é para edição de imagem (70%), jogos e filmes.

O monitor actual que tenho é de 60hz e tenho o vsync ligado nos jogos, só que num jogo ele está cravado a 60fps, mas por vezes o jogo baixa para os 58fps e tenho micro stuttering. Isto com um monitor Gsync/freesync deixa de ter o stuttering? Já experimentei todos os tipos de vsync e com os outros ainda fica pior.

O monitor tem de ser Full HD (o meu Pc não aguenta mais do que isso, 2K já é muito), até 25" e tem de ter ajuste de altura.

Estes com flicker free, low blue light etc. descansa mais a vista ou é mais marketing? Que eu tenho estigmatismo e muitas dores de cabeça.

Espero que possam ajudar no que poderem.
Tens recomendações na 1ª página. Como é mais para edição de imagem tens o Asus ProArt PA248QV, com 100% de cobertura sRGB e calibração de fábrica.

Tem em atenção que este monitor é mais virado para isso, edição de imagem, e não tem freesync. Respondendo à tua pergunta, sim se tivesses freesync não tinhas stuttering. Quando usas o vsync deves garantir que vais ter sempre mais fps do que a taxa de atualização do monitor. Se tens drops convém baixares alguns settings no jogo.
Sim flicker free é algo que deves procurar.. Low Blue Light é basicamente o Modo Noturno do Windows, diminui a luz azul no monitor à noite que é para o teu cérebro começar a desenvolver melatonina (que é a hormona do sono) mais facilmente. Escusado será dizer que não deves editar imagem com estes modo ligado.



=============================================
Inicio do Questionário
=============================================

1) Qual o orçamento?


2) Qual a utilização a que se destinam esses componentes?
a) Gaming (portátil e possivelmente consola new gen)
b) Trabalho geral (escrever, office...)
c) Filmes/Séries (Netflix principalmente)


3) Gráfica actual? Gráfica Planeada?

HP Omen 15 c/ 1650ti

4) Tamanho do monitor (polegadas)?

Não mais que 32'

5) Resolução pretendida (1080p, 1440p, 4k, Ultrawide)?

Não sei!

6) Taxa de atualização "Refresh Rate" (60Hz, 100Hz, 144Hz, 240Hz)


O que seja ideal para a utilização

7) Que painel preferes?

Não sei mesmo

8) Opções de monitor pretendidas

Seria óptimo que tivesse colunas.

Boas pessoal estou a procura de um monitor, para adquirir em Novembro/Dezembro máximo.

O objectivo é colocar na secretária para ligar um portátil HP Omen 15 de 2020, para utilizar como ecrã principal juntamente com o do portátil.

Eventualmente deverei comprar uma PS5 ou uma Xbox das novas, para jogar alguns jogos que não vou conseguir correr no portátil, pelo que gostava de comprar já um monitor que me permita esta utilização também. Pois a consola irá ficar na secretária também.

Grato :)

Neste momento tens o LG 32GK650F-B 31.5" LED QuadHD 144Hz FreeSync por 305€ em promoção, que é uma excelente promoção para o monitor que é. Se não conseguires aproveitá-la, quando fores comprar o monitor dá uma olhadela nas recomendações da 1ª página

Boas pessoal,

Um ajudinha :)

========================================
Inicio do Questionário
========================================

1) Qual o orçamento?
450€

2) Qual a utilização a que se destinam esses componentes?
a) Gaming (Será o grande foco, Fps, jogos single player e de futebol)
b) Trabalho geral (as vezes trabalhar e ir a net)
c) Filmes/Séries (mais raramente)

3) Como é composto o teu PC atual? (indicar processador e gráfica) Algum upgrade planeado?
Será para jogar na xbox series x, ligar macbook e box xiaomi

4) Tamanho do monitor (polegadas)?
27/28


5) Resolução pretendida (1080p, 1440p, 4k, Ultrawide)?
4k ou 1440p de preferência com hdr 400 mínimo



6) Taxa de atualização "Refresh Rate" (60Hz, 100Hz, 144Hz, 240Hz)
60hz ou 120hz

7) Que painel preferes?
IPS/PLS/AHVA
Ou
VA


8) Opções de monitor pretendidas
Não precisa ter altura apenas vesa 100x100 porque vou usar num suporte
A porta mais importante será hdmi porque vou ligar a xbox series x
Pode ter colunas mas não é obrigatório


========================================
Fim do Questionário
========================================

Neste momento tenho 4 modelos de baixo de olho mas estou bastante indeciso sobre 4k ou qhd:
Samsung c27HG70
Asus vg27wq
Benq Ex2780q
Lg 27ul650w
Tens na 1ª página recomendações de monitores para consola. Tem em atenção que o facto de um monitor ter HDR400 é irrelevante a menos que o monitor tenha local dimming. Sem local dimming não tens verdadeiro HDR.
Por esse preço também arranjas o LG27GL850, que é 1440p144hz. Mas acho que a resolução vai ter prioridade nas consolas, pelo que os monitores 4k60 parece-me melhor escolha
 
Última edição:
Ia comprar um monitor para usar inicialmente com a PS4 e posteriormente com a PS5. Vale a pena aguardar por um monitor com hdmi 2.1? Posso sempre usar o do PC enquanto aguardo.
 
Poderia o fazer, não sei é se valerá a pena. Esses monitores custarão acima dos 400€, certo? Eu vou usar a playstation mais para jogar FIFA e, eventualmente, algumas novidades que poderão sair, jogos do tipo Spider Man, GTA, etc.
 
Vou então avançar para uma compra imediata.

=============================================
Inicio do Questionário
=============================================

1) Qual o orçamento?

300€/350€

2) Qual a utilização a que se destinam esses componentes?
a) Gaming (Inicialmente PS4, depois PS5. Maioritariamente FIFA)


3) Gráfica actual? Gráfica Planeada?


4) Tamanho do monitor (polegadas)?

Vai ser para utilizar ao lado do monitor do PC de 24 polegadas, ou seja vou jogar relativamente perto. Diria 24/27". Não estranharia as 32"?

5) Resolução pretendida (1080p, 1440p, 4k, Ultrawide)?

1080p/1440p são suficientes? Se quiser os 4k posso utilizar a tv.

6) Taxa de atualização "Refresh Rate" (60Hz, 100Hz, 144Hz, 240Hz)

Pelo que li teria de ter pelos menos 120hz para beneficiar dos jogos que vão sair a 120fps.

7) Que painel preferes?

Sem preferência


8) Opções de monitor pretendidas
d) Colunas de Som integradas


=============================================
Fim do Questionário
=============================================
 
Ainda considerei esperar por esse monitor em vez de comprar o modelo actual mas depressa desisti da ideia. Primeiro esse modelo custa o dobro (ou mais) do modelo actual...e os custos não se ficam só por aí. Se já é preciso gastar uns bons euros para alimentar o modelo actual de 1440p 144hz, então alimentar esse com 4K upa upa...já para não falar que pode-se gastar dinheiro na melhor placa gráfica do mercado que mesmo assim em muitos jogos simplesmente não se vai conseguir obter uma boa framerate a 4K.

Monitor com essas características só se for para substituir o actual...daqui a 6 anos ou mais :-D.
 
1) Qual o orçamento?
Até 200€ preferencialmente

2) Qual a utilização a que se destinam esses componentes?
e) Programar 60%
Web Surfing 20%
Gaming 10% (Fall Guys, Among Us, Yakuza)
Filmes/Séries 10%


3) Gráfica actual? Gráfica Planeada?
NVIDIA GeForce MX130 2GB VRAM

4) Tamanho do monitor (polegadas)?
>24''

5) Resolução pretendida (1080p, 1440p, 4k, Ultrawide)?
1080p

6) Taxa de atualização "Refresh Rate" (60Hz, 100Hz, 144Hz, 240Hz)

>=75HZ

7) Que painel preferes?
a) IPS/PLS/AHVA


8) Opções de monitor pretendidas
c) Tipo de Portas (HDMI)


O foco do monitor será para produtividade, para isso um ultrawide seria o ideal, mas tendo em conta o orçamento fica difícil de arranjar.
Também gostaria de te um monitor com um refresh rate alto para não pesar tanto nos olhos
 
Ainda considerei esperar por esse monitor em vez de comprar o modelo actual mas depressa desisti da ideia. Primeiro esse modelo custa o dobro (ou mais) do modelo actual...e os custos não se ficam só por aí. Se já é preciso gastar uns bons euros para alimentar o modelo actual de 1440p 144hz, então alimentar esse com 4K upa upa...já para não falar que pode-se gastar dinheiro na melhor placa gráfica do mercado que mesmo assim em muitos jogos simplesmente não se vai conseguir obter uma boa framerate a 4K.

Monitor com essas características só se for para substituir o actual...daqui a 6 anos ou mais :-D.

Não é modelo actual ou antigo. O LG 27GN950 não tem nada a ver com os 27GL850 (ou 27GL830) e 27GN850, este sim mais recente. O primeiro é 4K os demais são 1440p.

Os outros continuam a existir e a ser fabricados, pelo menos o 27GN850 que saiu este ano.
 
@erdnagama Fui ver e tens razão sim, a LG criou esse novo modelo e substituiu o 27GL850 pelo 27GN850, tirando-lhe apenas as portas USB ao contrário do que tinha feito com o 27GL83A onde além das portas USB também lhe tinha tirando o DCI-P3. Fiquei com a ideia errada já que quando andei à procura de monitor dizia-se que esse modelo iria substituir este. Também achei estranho pela diferença de preço absurda mas afinal eles já tinham esse refresh em mente.

EDIT: A LG já tornava as designações mais simples, mesmo para efeitos de marketing era melhor do que as actuais designações.

EDIT 2: Finalmente percebi como se usa as portas USB do monitor. Que parvoíce, aquilo só vai ter utilidade em situações muito mas mesmo muito específicas se é que alguma vez vai ter. Se tivessem colocado umas portas HDMI 2.1 em vez daquilo eram mais finos, embora perceba que isso fosse encarecer o monitor (não sei bem em quanto).
 
Última edição:
EDIT 2: Finalmente percebi como se usa as portas USB do monitor. Que parvoíce, aquilo só vai ter utilidade em situações muito mas mesmo muito específicas se é que alguma vez vai ter. Se tivessem colocado umas portas HDMI 2.1 em vez daquilo eram mais finos, embora perceba que isso fosse encarecer o monitor (não sei bem em quanto).[/QUOTE]

Para que servem já agora? Comprei este monitor ontem, sempre fico a saber..
 
ate arranjas ..

Oh pá, se vais responder pelo menos tenta dizer algo de jeito..

Em termos de ultrawide temos no comparador 2 possibilidades:
https://comparador.zwame.pt/produto/16798447/lg-ultrawide-219-25-ips-25um58-p
https://comparador.zwame.pt/produto...rawide-29wl500-p-298221-8211-ips-8211-full-hd

Mas como disse no post do formulário, ultrawide é uma preferência. Creio que há opções 16:9 que não se comparam a UW e valem mais a pena pelo orçamento. O monitor que uso agora é um usado de 30€ da OLX (16:9) para ter mais espaço de ecrã. Qualquer compra será superior ao que tenho agora.

Todos os que estão na página de recomendados também são interessantes:
https://comparador.zwame.pt/produto...2158243-full-hd-led-fosco-plano-preto-monitor
https://comparador.zwame.pt/produto...40y-2388243-full-hd-led-preto-monitor-de-ecra
https://comparador.zwame.pt/produto/84657355/lg-24mp59g-p-ips-238-fhd-169-75hz-freesync
https://comparador.zwame.pt/produto/29655232/monitor-lg-24mk600m-b-ips-2388243-fhd-169-75hz-freesync

Mas como estou a pensar numa opção que será para ficar durante uns tempos e para ser usado durante grande parte do dia estava à procura de opiniões de pessoal que dá o mesmo uso.
 
Back
Topo