Tópico Oficial de Monitores (Recomendações na 1ª página)

Ando a tentar planear o meu próximo setup e vou substituir o meu monitor que é uma tv de 48” que está a dar problemas.
Ando interessado no LG 38GL950G para jogar e ver séries, mas não sei se será a melhor escolha para fotografia e desenho.
Será este a escolha acertada ou existe algo a rondar o mesmo valor que seja superior ?
 
Parece ser excelente monitor. Painel IPS UW, 175hz, resolução acima de 1440p

Para trabalho e jogos parece ser o ideal (talvez muito grande para certas pessoas), só ficava de pé atrás devido ao preço (que não faço ideia)
 
Só para eu tentar perceber se também será a melhor escolha para mim, preferes 1440p por alguma razão? O Warzone só vai ao máximo de 1040p.

De facto ainda não vi ninguém a jogar a 240 fps. Inclusive acompanho vários streamers que têm pc's diria que acima dos 2000€ e nenhum chega aos 200fps, contudo todos eles usam monitores de 240hz. Também estou a pensar numa perspetiva de futuro ou até noutros jogos: se 240hz não faz diferença no Warzone, pode fazer para outros jogos :)

Se mudares o render resolution para 130 ja consegues ver um 1440p simulado.
Fica mais definido do que com todos os restantes graficos no maximo!
 
@Net_Holer

Também estive a pesquisar monitores para a PS5 e escolhi estes dois monitores embora esteja muito mais inclinado para o VG289Q, em ambos põe de lado o HDR porque nunca será como nas tvs de +1000€, mas se vens de um TN como eu tudo o que vires a seguir nesta gama de monitores 4k mais barata será wow em termos de cores.
Pelo que vi o VG289Q já vem com uma boa calibração de fábrica se usares o "racing mode", até já encontrei uma calibração ligeira para melhorar a coisa com HDR ligado no entanto parece que não precisas de andar a mexer muito nas settings se não quiseres porque os ganhos segundo li são ligeiros e no fim depende sempre dos olhos de cada um.

Obrigado pelas recomendações a todos.

Estava a ver também o ASUS VG27WQ que parece ser o mesmo que o VG289Q, mas um pouco menor e mais barato. Será igual em termos de performance?
 
Obrigado pelas recomendações a todos.

Estava a ver também o ASUS VG27WQ que parece ser o mesmo que o VG289Q, mas um pouco menor e mais barato. Será igual em termos de performance?

Esse Asus é 1440p e a PS5 pelo que se sabe até agora não tem 1440p nativos portanto não olhes para monitores com essa resolução.
Como o @JoaoVaz19 disse olha apenas para monitores 4k 60Hz e IPS que tem melhores cores ou VA que tem melhores contrastes, pelo que tenho lido em monitores é melhor serem IPS.
 
Fotografia e desenho em monitor curvo...
Não sei se é boa ideia!

É exactamente aí que tenho dúvidas, principalmente em desenho. Mas o que é certo é que não me tenho dado mal com monitores curvos em fotografia, mas acho que este tem uma curva muito mais acentuada do que estou habituado.
O que ando a pensar é ter este para jogos e um plano para isso. Alguma recomendação ?

Parece ser excelente monitor. Painel IPS UW, 175hz, resolução acima de 1440p

Para trabalho e jogos parece ser o ideal (talvez muito grande para certas pessoas), só ficava de pé atrás devido ao preço (que não faço ideia)

Eu venho de uma televisão de 48” por isso não é grande para mim.
Já andava com ideia de ter dois monitores 38” um por cima de outro e estava a pensar em dois destes, mas acho que vou ter este para jogos se for realmente bom e outro para fotografia e desenho plano porque acho que o [mention]erdnagama [/mention] tem razão.

Fiquei um pouco de pé atrás porque preciso de 2 monitores e queria que fossem iguais, mas a questão da curvatura não deve de ser o ideal para desenho.
Obrigado pela ajuda! Baralhou um pouco mas felizmente expôs um erro no meu plano que tem de ser corrigido.
 
Eu venho de uma televisão de 48” por isso não é grande para mim.
Já andava com ideia de ter dois monitores 38” um por cima de outro e estava a pensar em dois destes, mas acho que vou ter este para jogos se for realmente bom e outro para fotografia e desenho plano porque acho que o [mention]erdnagama [/mention] tem razão.

Vê isto:

Parece ir de encontro ao que procuras.
Não faço ideia se está disponível no mercado, especialmente em Portugal, e muito menos a que preço.

EDIT: Está disponível por cerca de 1600€. É caro, mas como puseste em hipótese adquirir 2 monitores, o orçamento é capaz de ser suficiente.
 
Vê isto:

Parece ir de encontro ao que procuras.
Não faço ideia se está disponível no mercado, especialmente em Portugal, e muito menos a que preço.

EDIT: Está disponível por cerca de 1600€. É caro, mas como puseste em hipótese adquirir 2 monitores, o orçamento é capaz de ser suficiente.
Eu tenho um LCD de 32 enquanto espero pelo BF para compraru um monitor e acho grande demais. Mas obviamente que cada um terá as suas preferências.

Cheguei a ter uma SmartTV de 48', mas nunca experimentei no PC, mas 48 não será grande demais quando estamos tão perto?
 
Ui... que sarilho.
Eu uso um ultrawide de 34" e queria algo maior. Dois monitores, um por cima do outro já vi mas aquela quebra no meio nunca vai ficar bem. 48" de facto é capaz de ser muito grande mas se fosse mais barato não sei não.
É que os ultrawide de 49" não aumenta a resolução em altura só em largura. É algo a acompanhar.
Obrigado pela partilha @erdnagama.
 
Já usei um televisor como monitor, não o mantive devido à ausência de perfis distintos para cada tipo de uso, a ausencia do Variable Refresh Rate, mas o que me matou para mim não foi nada disso, foi o acabamento Glossy que tornava usar o mesmo num local minimamente iluminado uma dor de cabeça, bastava eu estar iluminado para me ver no ecrã, por isso é importante tomar isso em consideração, sendo um OLED não será necessário nenhuma iluminação exterior mas bastará a iluminação do próprio painel para seres reflectido no mesmo, há que tomar isso em consideração.

Agora uma, digamos, man-cave, com uma iluminação devidamente planeada e um painel com um bom acabamento contra reflexos? Nestes novos televisores que suportam Variable Refresh Rate (já não consigo "viver" sem isso num monitor) e que suportam 120hz (também já não consigo voltar a 60hz)? Acho que é uma excelente opção, de notar que terá que ser um modelo que permita bem ser montado na parede... ou que tenhas uma mesa bem, bem funda... isso e o ir de um UltraWide ou a ponderar ir para um Ultrawide?

A não ser que o UltraWide seja um dos novos 5K, um televisor OLED 4K (que cumpra todos os requisitos anteriores) é a escolha perfeita, na minha opinião, já o ser OLED já vale que mais a pena, nada de IPS Glow, nada de BlackLight Bleed, HDR nativo, não passar horas a ajudar o brilho do jogo e a ter que carregar filtros para alterar o contráste ou ter que estar a montar luzes por detrás no monitor para disfarçar o baixo contraste...

Agora, por esse preço? Ish, bem, verdade seja dita, esses televisores, especialmente com a analise do LTT, devem esgotar num instante.
 
A este preço resolve o problema. É como o Porsche 911. O problema fica logo resolvido. É vê-los a passar :D
No meu caso os 120Hz não se coloca porque a usar Mac nem sei o que isso é já que suporte que eu saiba é zero. E quem não sabe, é como quem não vê. Quando estamos habituados a algo voltar para pior é complicado.
Um meio termo de 42" poderia ser o melhor dos dois mundos.
É para ir acompanhando.
 
Uso Macs quase diáriamente apesar de pessoalmente não possuir nada da apple hoje em dia, e de facto os paineis que usam são sempre excepcionais, mas hoje em dia não oferecerem nada acima dos 60 Hz é uma falha, no meu ponto de vista.
Sim, não se joga em Macs, o input lag é algo completamente secundário para o que se faz num Mac, mas a fluidez mesmo em ambiente desktop é tão mas tão gratificante que não percebo porque não usam algo acima dos 60 Hz. A tecnologia está mais do que madura para oferecer a opção sem aumentar o preço.

Enfim, Applezices
 
Tenho uma dúvida.
Tenho uma Lg27ul550 w na caixa pra ligar futuramente à Xbox series x.
Se for jogar um jogo que rode em modo desempenho a 1440p ou 1080p a 120, o monitor acompanha os hz se baixar a resolução? Tenho de trocar a resolução no monitor e trocar o modo no jogo certo?
Como joguei sempre em TV ando a nora.
 
Não sei como é que a consola se liga ao monitor, sim, o monitor acompanha a alteração de 144hz para 60hz, mas de notar que um monitor não deve ir abaixo do valor estabelecido de fábrica, os ecrãs estão calibrados para estarem a correr ao valor máximo, reduzes esse valor e notas exageros / distorções do brilho da imagem, eu não posso / consigo jogar Bayonetta, por exemplo, porque o jogo está nativamente bloqueado a 60hz e isso resulta na imagem estar exageradamente clara e com as cores todas distorcidas.

Se a consola a correr a 60 frames por segundo mantem a tela a 144hz, está tudo bem.
 
Back
Topo