Tópico Oficial de Monitores (Recomendações na 1ª página)

Mandei vir um Dell S2522HG que encontrei na amazon warehouse por um preço que me pareceu bom (sub 200€). Used-Like New.

Vamos lá ver como corre 😬


Estive muito indeciso entre este e o Benq EX2510/EX2510S, acabei por escolher o Dell pelos 240Hz, brilho adicional e total ausência de suporte HDR e modo black frame insertion. Coisas que tenho zero interesse, especialmente nos monitores a rondar estes valores.

Corrijam-me se estiver errado, mas este Benq supostamente tem 350/400nits de brilho. Este valor só é possível de alcançar em HDR, com HDR desligado o brilho máximo ronda os 250/300nits, uma grande diferença...
HDR400 nem é propriamente HDR, traz os problemas todos com o W10/W11 e conteúdos HDR, e limita fortemente o brilho quando HDR está desligado, passa-se o mesmo com a maioria dos modelos nesta gama de preços. Talvez pelos ratings de energia?
 
Última edição:

Ainda só usei umas horas mas estou bastante satisfeito.

+ Praticamente 0 backlight bleed, boa montagem e qualidade de construção.
+ Ótimo suporte, e quantidade de portas.
+ Bom OSD, fácil de aceder e usar, com praticamente todas as funções necessárias, modos gaming, black equalizer, modos trabalho/proteção olhos e 3 atalhos personalizáveis.
+ Super rápido! O meu main é um 38GN950 e este será um monitor para outro PC. Mas depois de me habituar ao nano-IPS do LG quase todos os outros IPS pareciam blurry em movimento. Com estes novos fast-IPS já não. Muito contente com a resposta e velocidade do monitor. (Jogo CS desde o 1.5 e praticamente só FPS).
+ Bom preço (ao que eu apanhei, um warehouse deal na Amazon), mas parece-me ser uma boa escolha até aos 250€ ou até um pouco mais.
+ Brilho, deve ser dos que tem mais nits nesta gama de preços. E não confio nos monitores HDR, o brilho especificado muitas vezes é a taxa máxima com HDR ativo. Desativando o HDR ficam muito menos brilhantes. Este não tem HDR e faz sem dificuldade perto dos 400nits indicados e é o suficiente para usar em ambiente bem iluminado. A cobertura do ecrã também ajuda muito a evitar reflexos.


- O IPS glow é mesmo muito pronunciado, especialmente numa sala com pouca luz ou à noite. É um dos trade-offs dos IPS, especialmente dos fast-IPS. A cobertura do ecrã não ajuda muito quando não há reflexos a evitar...
- Cores são OK, contraste medíocre.

Não tenho grande referência de comparação com outros 24" que tenha experimentado em pessoa nesta gama de preços portanto your mileage may vary.

Qualquer dúvida pergunta.
 
Última edição:
Alguém mais aqui gostaria que fizessem monitores 1440p 24-25"? Para mim é o tamanho perfeito, mas infelizmente não existe em 1440p...

Continuo sem perceber a malta que adora ecrãs gigantes, acham isso confortável??
Em certos jogos sem FOV slider até motion sick fico, e sinto que os meus olhos/cerébro é o bottleneck e não consegue acompanhar. 27" é mesmo o limite e mesmo assim em alguns jogos requer ajustes.
No outro dia voltei ao league of legends e achei injogavel em 27", tive que reduzir para 24" black bars(o meu monitor tem uma opção). Imagino que jogos com FOV baixos e bloqueados seja igual.
 
Última edição:
Como assim? Eu tenho 1 de 24' 1440p e outro de 27' e sim tbm prefiro o de 24 mas a qualidade de imagem é melhor no de 27'

27" é um pouco grande em algumas situações. 24-25" é o tamanho perfeito e não existe 1440p 24-25" high refresh (240hz+)...
 
Última edição:
Alguém mais aqui gostaria que fizessem monitores 1440p 24-25"? Para mim é o tamanho perfeito, mas infelizmente não existe em 1440p...

Continuo sem perceber a malta que adora ecrãs gigantes, acham isso confortável??
Em certos jogos sem FOV slider até motion sick fico, e sinto que os meus olhos/cerébro é o bottleneck e não consegue acompanhar. 27" é mesmo o limite e mesmo assim em alguns jogos requer ajustes.
No outro dia voltei ao league of legends e achei injogavel em 27", tive que reduzir para 24" black bars(o meu monitor tem uma opção). Imagino que jogos com FOV baixos e bloqueados seja igual.

Não há mercado para correr uma tela de 1440p a 24', já monitores 24' não são um mercado que renda, eles já atingiram o "ponto certo" a 1080p há imensos anos, e, sim, 24' é mesmo muito pequeno para a maioria das pessoas, eu até tenho um 34' e acho que podia ser um pouco maior para certo tipo de jogos. Quanto ao motion sickness, isso está relacionado com o FOV em que corres os jogos e a distância a que estás do ecrã, quanto mais próximo maior deve ser o FOV e quanto mais longe menor deve ser, é por isso que os jogos de consola têm, por defeito, FOV baixos, porque espera-se que sejam jogados numa TV a um minimo de um metro de distancia.
 
Não há mercado para correr uma tela de 1440p a 24', já monitores 24' não são um mercado que renda, eles já atingiram o "ponto certo" a 1080p há imensos anos, e, sim, 24' é mesmo muito pequeno para a maioria das pessoas, eu até tenho um 34' e acho que podia ser um pouco maior para certo tipo de jogos. Quanto ao motion sickness, isso está relacionado com o FOV em que corres os jogos e a distância a que estás do ecrã, quanto mais próximo maior deve ser o FOV e quanto mais longe menor deve ser, é por isso que os jogos de consola têm, por defeito, FOV baixos, porque espera-se que sejam jogados numa TV a um minimo de um metro de distancia.

Sim depende do tipo de jogos e tipo de jogador. Eu não era capaz de usar nada acima de 27", se já sinto 27" um pouco grande por vezes... A sensação é que os olhos são demasiado lentos a olhar em relação há velocidade que jogo. Olhos não acompanham, se é que me faço entender.

Em jogos com FOV alto (110 no apex) não é problema, mas também sinto que não conseguia jogar com maior. Mas num league of legends por exemplo é impossível jogar 27" fullscreen. E eu nem jogo muito perto, cerca de 60cm.
 
Última edição:
Não tenho experiência em 240hz mas a ciência é que o salto de 60hz para 144hz é vastamente superior ao salto de 144hz para 240hz, há ganhos, claro, maior suavidade sem duvida mas isso também requer um CPU considerável (mais do que um GPU até, em certas situações), não o recomendo porque os preços de monitores 240hz estão parvos, prefiro um 1440p 144hz a um 1080p 240hz, por exemplo.
 
Não tenho experiência em 240hz mas a ciência é que o salto de 60hz para 144hz é vastamente superior ao salto de 144hz para 240hz, há ganhos, claro, maior suavidade sem duvida mas isso também requer um CPU considerável (mais do que um GPU até, em certas situações), não o recomendo porque os preços de monitores 240hz estão parvos, prefiro um 1440p 144hz a um 1080p 240hz, por exemplo.

São opiniões. Sinceramente apenas para jogar/multimídia preferia 1080p 240hz a 1440p 144hz. CPU considerável? Nem por isso, um 5600x, 8700k/10600k são mais que suficientes, então com tuned memory...

1440p é excelente no desktop, muito mais espaço de trabalho, texto/ui, tudo mais sharp.
 
Boas,

Vou agora adquirir um monitor entre 27" a 29", a ideia é ligar uma Xbox One X e também um portátil Asus com gráfica 3050.

Como a Xbox é 4K penso que o melhor será um IPS 4k, a Xbox é 60hz mas o portátil penso que dá mais.

Vi o LG 27GN950 B

Será bom para conjugar o PC e Xbox ou há melhor ?

Obrigado
 
Boas,

Vou agora adquirir um monitor entre 27" a 29", a ideia é ligar uma Xbox One X e também um portátil Asus com gráfica 3050.

Como a Xbox é 4K penso que o melhor será um IPS 4k, a Xbox é 60hz mas o portátil penso que dá mais.

Vi o LG 27GN950 B

Será bom para conjugar o PC e Xbox ou há melhor ?

Obrigado

 
Como a Xbox é 4K penso que o melhor será um IPS 4k, a Xbox é 60hz mas o portátil penso que dá mais.

Vi o LG 27GN950 B
Não sei para que é que queres um 4k 144hz se nem a consola nem o portátil te vão permitir jogar jogos acima de 60fps em 99.9% dos casos...
Mais vale poupares e ir para um 4k60 IPS tens recomendações na 1ª página
 
Back
Topo