Tópico Oficial de Monitores (Recomendações na 1ª página)

Ou muito me engano ou a maior parte dos jogos podem ser obrigados a correrem seja em que rácio for. Há sites e fóruns exclusivamente dedicados a ultra/widescreen gaming. Joguei muito tempo em setup triple-screen.
32:9 é um formato brutal, esteticamente e até funcionalmente.
 
O gajo é que disse no vídeo que 32:9 era uma porcaria, que já era dificil os jogos suportarem 21:9, então 32:9 ainda mais dificil, por isso "não comprem este monitor que não presta". Foi o que o gajo disse, não sou eu que o digo.

Eu continuo a querer 49" 32:9 😅

A vasta maioria suporta 21:9 e a maioria (que eu jogue) suporta 32:9

Ou muito me engano ou a maior parte dos jogos podem ser obrigados a correrem seja em que rácio for. Há sites e fóruns exclusivamente dedicados a ultra/widescreen gaming. Joguei muito tempo em setup triple-screen.
32:9 é um formato brutal, esteticamente e até funcionalmente.

Infelizmente existem jogos que funciona, mas para pior.

Aliens Fireteam, a 32:9 ele faz algum zoom (nao muito) prencher a tela, perco um pouco de fov vertical.
Time Wasters, se meter full screen ele oblitera competamente o fov vertical, sou obrigado a jogar em janela em 21:9. com um software externo consigo meter a janela como se fosse full screen (ficando com as barras pretas)
 
Boas pessoal, precisava aqui de uma ajuda vossa, o meu miúdo mis velho faz anos agora no principio do mês e eu queria lhe oferecer um monitor de prenda, para substituir o velho dele, queria uma coisa que já desse para uns anitos, será para trabalhos de escola e também para jogar, seria algo até aos 350/380€ a 144Hz e 1440p, tenho algo em vista assim mas aceito as vossas opiniões.

Asus VG27AQZ
LG 27GN800-B
BenQ EX2780Q
Asus TUF Gaming VG289Q

Qual destes o mais aceitável, ou existem opções melhores dentro destes preços?
 
comprei um lg 24gn650 recondicionado ha um mes numa loj a espanhola de componentes por 120€, estou bastante satisfeito com o monitor, chegou como novo com as peliculas todas ainda no monitor das melhores compras que fiz nos ultimos tempos.
 
O último é 4k60hz, diferente do resto. Quanto ao resto sem saber preços não te sei dizer se valem a pena ou não.
Com esse orçamento provavelmente ia para um HP X27Q (IPS 165hz) ou um LG27GP850 se estiver abaixo dos 350€
Enganei-me a juntar esse 4k, nem reparei.
O LG está um pouco acima dos 350€ pelo que tenho visto, o HP está a volta dos 310€,, a minha ideia era dar até 380€, por um 1440p de 27", acho que 32" já é muito grande para jogar, mas seria bom para os trabalhos da escola.
 
Última edição:
Boas pessoal, precisava aqui de uma ajuda vossa, o meu miúdo mis velho faz anos agora no principio do mês e eu queria lhe oferecer um monitor de prenda, para substituir o velho dele, queria uma coisa que já desse para uns anitos, será para trabalhos de escola e também para jogar, seria algo até aos 350/380€ a 144Hz e 1440p, tenho algo em vista assim mas aceito as vossas opiniões.

Asus VG27AQZ
LG 27GN800-B
BenQ EX2780Q
Asus TUF Gaming VG289Q

Qual destes o mais aceitável, ou existem opções melhores dentro destes preços?

Esse ASUS está a 280€ na amazon.es salvo erro. Pelo que estou a ver de preços é de longe o melhor preço/qualidade neste momento.

Mas qualquer um desses 3 primeiros será bom para o que pretendes, acrescentando ainda o HP que aí falaram ou o gigabyte m27q (normalmente mais caro que os restantes).
 
Bem, “perdi a cabeça” e comprei um Samsung Odyssey G9 de 49”. Aproveitei a campanha sem iva, e ficou por 812,99€, o que acho que é um achado.

Este monitor está nos comparadores a 959€ no mínimo, e na Amazon.es a 1320€. Ficou mais barato até que o preço nos usados.
 
Bem, “perdi a cabeça” e comprei um Samsung Odyssey G9 de 49”. Aproveitei a campanha sem iva, e ficou por 812,99€, o que acho que é um achado.

Este monitor está nos comparadores a 959€ no mínimo, e na Amazon.es a 1320€. Ficou mais barato até que o preço nos usados.

Mesmo assim muito caro para o que é, e os problemas que tem.
Só espero que a loja tenha uma boa politica de garantia. Eu só arriscava num monitor samsung VA na amazon.

Nunca percebi os 32:9, para multitasking sai mais barato comprar monitores secundários. E para gaming há opções que oferecem uma experiencia muito melhor por menos dinheiro dependendo do tipo de gamer.

Com esse dinheiro compras um bom monitor 1440p240hz ou 4k 144hz 16:9 e sobra! Por pouco mais tens monitores bem melhores, LG OLED 240hz/odyssey g7, asus 1440p 360hz.
 
Última edição:
Mesmo assim muito caro para o que é, e os problemas que tem.
Só espero que a loja tenha uma boa politica de garantia. Eu só arriscava num monitor samsung VA na amazon.

Nunca percebi os 32:9, para multitasking sai mais barato comprar monitores secundários. E para gaming há opções que oferecem uma experiencia muito melhor por menos dinheiro dependendo do tipo de gamer.

Com esse dinheiro compras um bom monitor 1440p240hz ou 4k 144hz 16:9 e sobra! Por pouco mais tens monitores bem melhores, LG OLED 240hz/odyssey g7, asus 1440p 360hz.
Os problemas têm sido resolvidos nas atualizações de firmware mais recentes. Com o firmware mais recente, instalando os drivers da Samsung (em vez dos prefefinidos do Windows), e com um cabo DisplayPort 1.4 certificado, basicamente resolve 99% dos problemas que se lê por aí.


Em relação ao tipo de painel ser VA, a Samsung tem tido excelentes resultados com os seus novos paineis, ao ponto destes terem melhores tempos de resposta que os IPS, basicamente sem black smearing ou overshoot.

motion-blur-120-large.jpg


Os 32:9 são bons para uma questão de imersão nos jogos que oferecem essa opção. E eu jogo muito sim racing, o que é onde estes monitores brilham, para quem não quer optar por triple screens.


Para multitasking, basicamente são 2 ecrãs 27” 1440p 240hz lado a lado. Mas sem bezel no meio. Se comprasse esses dois separadamente, não iria ficar assim tao mais baratos.

Ainda pensei comprar o Neo G7 (32”, 4k, 165hz, FALD). Mas é mais caro e sinceramente não ia ganhar grande coisa em termos de experiência em relação ao meu monitor atual (Dell 27” 1440p IPS 165hz). Ok, é 4k. Mas acho que a densidade de pixeis de 1440p nestes tamanhos é boa o suficiente, não ia ganhar muito a passar para 4k.

Quanto aos Oled, não quero um oled num monitor, por melhor que seja o contraste e qualidade de imagem. O burn-in é inevitável. Os dados dos testes preliminares da rtings nos novos QD-Oled são um bocado preocupantes, especialmente em utilização de monitor em que existem elementos estáticos durante anos de utilização.
 
Última edição:
Os problemas têm sido resolvidos nas atualizações de firmware mais recentes. Com o firmware mais recente, instalando os drivers da Samsung (em vez dos prefefinidos do Windows), e com um cabo DisplayPort 1.4 certificado, basicamente resolve 99% dos problemas que se lê por aí.
Estou na ideia que o ultimo firmware tem mais de 1 ano, o que a meu ver é preocupante e não sei até que ponto a última versão lançada realmente resolve 99% dos problemas.

Com esse dinheiro compras um bom monitor 1440p240hz ou 4k 144hz 16:9 e sobra!
Qual é a lógica de comparar 1 monitor 16:9 com um 1 monitor 32:9 (que é como se fossem 2 monitores 16:9 lado a lado)?
 
Estou na ideia que o ultimo firmware tem mais de 1 ano, o que a meu ver é preocupante e não sei até que ponto a última versão lançada realmente resolve 99% dos problemas.


Qual é a lógica de comparar 1 monitor 16:9 com um 1 monitor 32:9 (que é como se fossem 2 monitores 16:9 lado a lado)?
Eu nos últimos dias tenho vasculhado a internet a pesquisar e daquilo que tenho lido, muitas vezes os problemas que as pessoas referem são devidos a não atualizar o firmware, não instalar os drivers, e usar o cabo de origem em vez de um cabo DisplayPort 1.4 VESA Certified. Isso resolve as questões de scanlines e flickering.

Uma outra questão é o HDR no Windows, que por vezes pode causar artefactos, devido ao local dimming. Isso tem mais a ver com a péssima implementação do HDR no Windows. A melhor opção é ativar o HDR apenas para jogar e ver conteúdo, e desligar para utilização geral/produtividade. No Windows 11 pode-se ligar/desligar o HDR com o atalho Win+Alt+B.
 
Os problemas a que me estava a referir são de hardware e não de firmware, os painéis VA da Samsung avariam muito.
Para sim racing um qd-oled 34" 21:9 ou mesmo um monitor 4k maior, tipo 32" é melhor opção a meu ver. O burn in com algum cuidado não é assim tão problemático, ainda por cima com os 3 anos de garantia.
 
Dizer que a samsung tem tido excelentes resultados com os seus painéis é ignorar a roleta russa que cada um dos seus monitores VA é dentro do mesmo segmento. De qualquer maneira não existem monitores perfeitos e com a falta de opçoes no nosso fica difícil gerir.
 
Última edição:
Bem, “perdi a cabeça” e comprei um Samsung Odyssey G9 de 49”. Aproveitei a campanha sem iva, e ficou por 812,99€, o que acho que é um achado.

Este monitor está nos comparadores a 959€ no mínimo, e na Amazon.es a 1320€. Ficou mais barato até que o preço nos usados.
É uma bela compra. Em produtividade é fenomenal e para jogos já falámos há uns posts atrás. Muitos dão para dar a volta.
Eu fui por um 48 Oled, mas esse estava em 2º lugar. Se não fosse a diferença de preço na altura não sei se teria comprado o Oled.

Askan, até pode sair mais barato comprar 3 monitores, mas não tem comparação nenhuma teres três monitores que tens de andar a ligar e desligar, ter duas molduras no meio do campo de visão e depois ter jogos cujo suporte para multi-monitor não é razoável ou mesmo não existente. Dois monitores nem é opção. Ter a moldura mesmo ali no meio só me faria sentido se apenas jogasse simuladores F1. Até pareceria um Halo.

Discordo completamente no que dizes se ser melhor 21:9 para sim racing. O que dá imersão é o ângulo de visão horizontal e não o vertical. Nos simuladores (e na vida real) as faixas horizontais inferior e superior estão tapadas com elementos maioritariamente estáticos e até costumam ser numa cor escura, que é mesmo para nem distrair e te concentrares no que é realmente importante.
Para teres a mesma imersão com um 16:9 terias de avançar para um 55" ou 65". Falar de 32" e imersão na mesma frase não faz muito sentido. Eu por vezes jogo simuladores num projetor de 130" e se metesse uma faixa preta em cima e em baixo não me faria grande diferença. O que realmente importa é aquela faixa central onde tens a pista.

Para sim-racing, melhor que o G9 só se for um triplo 55 (para quem tem dinheiro e espaço) e acima disto só um setup VR, que para mim fica num nível completamente à parte no que toca a imersão.
 
Que é o setup que eu tinha antes 27 + 34UW + 27. Um G9 seria a evolução natural.
O vTuga que faça uns vídeos disso a funcionar com um simulador para a malta ver.
 
Back
Topo