Tópico Oficial de Monitores (Recomendações na 1ª página)

Pessoal qual o melhor monitor IPS 1080p 24" que recomendam até 200€ para gaming?

O AOC 24G2ZE/BK que ainda ontem tava sub-200 na amazon.es.

Pessoal, que acham do LG 27GP850-B vs SAMSUNG ODYSSEY G5 S27AG500NU?

Esse G5 teve imenso tempo a 280€ numa loja PT e já estou arrependido de não o ter comprado. O LG acho que é ligeiramente melhor mas é raro apanhar abaixo de 350...
 
Tenho o meu LG34 850-B vendido.

Mandei vir um Gigabyte M32UC. Vamos ver.
Eu tenho o Gigabyte M32U. Comparação entre os dois da Rtings: M32U vs M32UC
O M32UC é 4K 160hz VA curvo, o M32U é 4K 144hz IPS plano.

O M32U é belo monitor, o termo de comparação não é o melhor - um monitor AOC 32' 1440p 75hz de gama mais baixa, mas o Gigabyte é notoriamente outra coisa.
Como uso CAD não queria num monitor curvo, e também 4K 144hz já é a esticar para a minha GTX3090, a diferença para fazer os 4K 160hz já é assunto para uma GTX4090.

Infelizmente o tempo para jogos no desktop tem sido pouco, e tenho que reorganizar o escritório, mas conto dar uso mais a sério quando sair o Diablo IV.. :)
 
Última edição:
Esse G5 teve imenso tempo a 280€ numa loja PT e já estou arrependido de não o ter comprado. O LG acho que é ligeiramente melhor mas é raro apanhar abaixo de 350...
Pois eu tenho o LG encomendado por 300e mas vai demorar o restock. Estava a ver alternativas e o G5 consigo por 310e no imediato. Estou indeciso...
 
Eu tenho o Gigabyte M32U. Comparação entre os dois da Rtings: M32U vs M32UC
O M32UC é 4K 160hz VA curvo, o M32U é 4K 144hz IPS plano.

O M32U é belo monitor, o termo de comparação não é o melhor - um monitor AOC 32' 1440p 75hz de gama mais baixa, mas o Gigabyte é notoriamente outra coisa.
Como uso CAD não queria num monitor curvo, e também 4K 144hz já é a esticar para a minha GTX3090, a diferença para fazer os 4K 160hz já é assunto para uma GTX4090.

Infelizmente o tempo para jogos no desktop tem sido pouco, e tenho que reorganizar o escritório, mas conto dar uso mais a sério quando sair o Diablo IV.. :)

Acho que me precipitei.

O monitor ainda não chegou, mas ontem estive a experimentar a Xbox na Samsung M8 (painel VA) da minha mulher e fiquei um bocado assustado com as cores deslavadas. Sei que poderá não ser comparável, mas não curti muito do que vi....

Sendo um monitor "barato" e vindo do LG34 GN850 estou com medo de dar um salto grande para trás em termos de cores. Vamos a ver.

Se não gostar, tenho estes na mira:

- Philips Momentum 5000 27M1F5800 (Nano-IPS, HDR600)

- Sony INZONE M9 (IPS, HDR600)

 
Estranho achares que tem cores desveladas. Podem ser mais exagerados ou menos fieis, mas um VA razoável não devera ter problemas nesse campo.
Eu com um VG27W estou encantado.
Tem outros defeitos, mas para jogos SP, o que jogo quase exclusivamente, é excelente.
 
É um pouco complicado escolher monitor.

Por exemplo no orçamento que andava, de uns 1000€, a escolha é tão alargada e existem tantos e tantos parâmetros que é muito dificil escolher.

Por exemplo, terei feito má escolha em passar de um Nano-IPS para VA? E se fosse um IPS? É que não há uma resposta conclusiva.

Por exemplo tenho uma Samsung 65" Q85R com painel VA e não sinto nada das fraquezas das cores dos angulos e não sei quê que é normalmente algo apontado aos painéis VA. Em termos de cor é tudo muito vivo e o HDR é excelente. Mas lá está, é uma TV.

Olhando para monitores, parece que tudo isto cai em terra. Do que percebi, IPS tem cores fixes e Nano-IPS consegue ter ainda cores mais saturadas. Mas também já li que VA tem também boas cores.

Há uns anos atrás um gajo dava 400€ ou 500€ e ficava com um monitor top.

Hoje sinto que mesmo a dar 1000€ por um 27"/32" 4K 144hz é uma compra de média gama e que fica algo a desejar (nomeadamente no HDR). Basta ler reviews no RTings (e acreditem, eu lambi N modelos) que há sempre tantos pontos fracos como fortes... e mesmo a dar 1000€ ou mais!!!

Depois temos o absurdo que é aquele ROG 32" QX que custa apenas 4000€, mas esse pelos vistos até o HDR já faz direito. Mas lá está, para ter algo equiparável a uma TV é preciso deixar 4000€.

Estranho achares que tem cores desveladas. Podem ser mais exagerados ou menos fieis, mas um VA razoável não devera ter problemas nesse campo.
Eu com um VG27W estou encantado.
Tem outros defeitos, mas para jogos SP, o que jogo quase exclusivamente, é excelente.

Tem a ver com o que estás habituado. Eu vinha de um monitor de topo. Do que estou a ver, esse VG27W não é nada famoso.
 
Tem a ver com o que estás habituado. Eu vinha de um monitor de topo. Do que estou a ver, esse VG27W não é nada famoso.

Completamente de acordo.
O monitor é de entrada de gama, só frisei a questão do painel VA, que me parece dentro do valor do monitor, um ponto positivo.
E monitores OLED, está fora de questão?
São poucos ainda e caros, mas na casa dos 1000€ já conseguem.
 
Os monitores OLED são para €squ€c€r. Ainda por cima são QHD que é algo que eu já tive e não gostaria de voltar "atrás".

No limite tinha vindo para aqui uma LG C2, mas como começam nos 42", ficaria demasiado grande.

A questão é que acabei por comprar este, que foi "barato" (para 4K 144hz ~580€) pois não conseguia arranjar justificação para gastar o dobro por monitores que também acabavam por falhar no HDR e noutras coisas.

Entretanto o monitor chegou, daqui a nada monto e depois digo coisas.

No limite vou para o Philips, que por ser Nano-IPS deve ser aproximado ao que estava habituado. No entanto, o Sony até é dos que está melhor considerado em HDR (apesar de não se comparar a OLED ou TV).
 
Última edição:
É um pouco complicado escolher monitor.

Por exemplo no orçamento que andava, de uns 1000€, a escolha é tão alargada e existem tantos e tantos parâmetros que é muito dificil escolher.

Por exemplo, terei feito má escolha em passar de um Nano-IPS para VA? E se fosse um IPS? É que não há uma resposta conclusiva.

Por exemplo tenho uma Samsung 65" Q85R com painel VA e não sinto nada das fraquezas das cores dos angulos e não sei quê que é normalmente algo apontado aos painéis VA. Em termos de cor é tudo muito vivo e o HDR é excelente. Mas lá está, é uma TV.

Olhando para monitores, parece que tudo isto cai em terra. Do que percebi, IPS tem cores fixes e Nano-IPS consegue ter ainda cores mais saturadas. Mas também já li que VA tem também boas cores.

Há uns anos atrás um gajo dava 400€ ou 500€ e ficava com um monitor top.

Hoje sinto que mesmo a dar 1000€ por um 27"/32" 4K 144hz é uma compra de média gama e que fica algo a desejar (nomeadamente no HDR). Basta ler reviews no RTings (e acreditem, eu lambi N modelos) que há sempre tantos pontos fracos como fortes... e mesmo a dar 1000€ ou mais!!!

Depois temos o absurdo que é aquele ROG 32" QX que custa apenas 4000€, mas esse pelos vistos até o HDR já faz direito. Mas lá está, para ter algo equiparável a uma TV é preciso deixar 4000€.



Tem a ver com o que estás habituado. Eu vinha de um monitor de topo. Do que estou a ver, esse VG27W não é nada famoso.

Até 1000€ vê o da Sony Inzone 4k que as vezes costuma estar a esse preço.

Edit: já vi que já o andas a seguir
 
Pois eu tenho o LG encomendado por 300e mas vai demorar o restock. Estava a ver alternativas e o G5 consigo por 310e no imediato. Estou indeciso...

Vê bem features e assim, porque sinceramente nestes valores pelo que percebo é tudo relativamente semelhante. O LG deve ser melhor mas nada por aí além.
 
O monitor é porreiro. Tem boas cores. Para o preço, parece-me porreiro.

Infelizmente o modo HDR é muito escuro/deslavado e não dá para mexer nas settings. Só mesmo em SDR é que dá para configurar. :cwm3:

Resumindo e tendo em conta as já prováveis dezenas de horas e múltiplos modelos vistos, é que o HDR é mesmo o calcanhar de aquiles dos monitores. Em termos de resposta, cores, etc... nestas gamas de preço está tudo "lá em cima" mas em HDR..... Não vale a pena os certified HDR 400, 600, 1000, etc.....

Se não tiver uma tecnologia que vá quase pixel a pixel (OLED 💋) ou por zonas (tipo Mini-Led Local Dimming) o que vai acontecer é que o monitor não consegue controlar bem onde meter a luminosidade.

Daí que OLED, no tipico video da vela a arder no escuro, como consegue controlar pixel a pixel a cor/luminosidade consegue meter o ecrã todo totalmente preto e só iluminar a zona da vela. Num ecrã normal, com HDR e sem este tipo de controlo, o que acontece é que ilumina a vela e todo o ecrã ao mesmo tempo (tudo à volta não fica preto).

Entretanto, dentro dos 1000€, aquele que me parece o mais equilibrado em tudo, incluíndo HDR, é este:

https://www.samsung.com/us/computin...5hz-1ms-curved-gaming-monitor-ls32bg752nnxgo/

Review RTINGS: https://www.rtings.com/monitor/reviews/samsung/odyssey-neo-g7-s32bg75

Trás 1196 zonas Mini-Led, ou seja, o ecrã está dividido nestas zonas onde consegue dar ou diminuir luminosidade consoante necessidade:

ApJEk7D.png


Não é perfeito como OLED, nem as zonas são muitas, mas pelo menos já não é tão mau como monitores "HDR" normais (e igualmente caríssimos) e conseguirá controlar muito melhor onde puxar realmente a luminosidade (no sol, na vela, etc...) sem estragar tudo à volta.
 
Última edição:
O AOC 24G2ZE/BK que ainda ontem tava sub-200 na amazon.es.



Esse G5 teve imenso tempo a 280€ numa loja PT e já estou arrependido de não o ter comprado. O LG acho que é ligeiramente melhor mas é raro apanhar abaixo de 350...

Eu comprei o G5 diretamente na samsung que vende online para PT a 299€
 
O monitor é porreiro. Tem boas cores. Para o preço, parece-me porreiro.

Infelizmente o modo HDR é muito escuro/deslavado e não dá para mexer nas settings. Só mesmo em SDR é que dá para configurar. :cwm3:

Resumindo e tendo em conta as já prováveis dezenas de horas e múltiplos modelos vistos, é que o HDR é mesmo o calcanhar de aquiles dos monitores. Em termos de resposta, cores, etc... nestas gamas de preço está tudo "lá em cima" mas em HDR..... Não vale a pena os certified HDR 400, 600, 1000, etc.....

È por ai sim.
Por outro lado HDR também ainda tem uma implentaçao muito sofrível em jogos, pelo menos no PC.
De qualquer forma é possível nesse monitor tentar ter uma imagem melhor em HDR, convém que uses windows 11, e se tiveres um gráfica AMD mexer nas settins da cor ajuda também.
Nunca será uma experiência real de HDR, e depende dos jogos, mas poderá ser possível melhorar esse aspeto deslavado, coisa que acontecia no meu chamiço, mas que melhorou muito com uns ajustes, mas não há ilusões, será sempre uma experiência coxa.

È esperar que os OLED apresentem mais opções, ou caso não possas esperar ir para uma das que sugeres.
 
Para quem tem monitores lg, vocês costumam usar o super resolution? Parece que com isto ligado as letras ficam piores mas as imagens têm mais detalhe, por isso não sei se deixo ligado ou não.
 
Boas pessoal,

Preciso de um monitor 27" 2k para maioritariamente trabalho (desenvolvimento de software) e de vez em quando ver uns filmezitos e uns joguitos não muito exigentes... O que recomendam na ordem dos 250-300€?

Neste momento tenho duas hipóteses em cima de mesa:

AOC Q27P2Q

Dell S2721DS

 
O monitor é porreiro. Tem boas cores. Para o preço, parece-me porreiro.

Infelizmente o modo HDR é muito escuro/deslavado e não dá para mexer nas settings. Só mesmo em SDR é que dá para configurar. :cwm3:

Resumindo e tendo em conta as já prováveis dezenas de horas e múltiplos modelos vistos, é que o HDR é mesmo o calcanhar de aquiles dos monitores. Em termos de resposta, cores, etc... nestas gamas de preço está tudo "lá em cima" mas em HDR..... Não vale a pena os certified HDR 400, 600, 1000, etc.....

Se não tiver uma tecnologia que vá quase pixel a pixel (OLED [emoji182]) ou por zonas (tipo Mini-Led Local Dimming) o que vai acontecer é que o monitor não consegue controlar bem onde meter a luminosidade.

Daí que OLED, no tipico video da vela a arder no escuro, como consegue controlar pixel a pixel a cor/luminosidade consegue meter o ecrã todo totalmente preto e só iluminar a zona da vela. Num ecrã normal, com HDR e sem este tipo de controlo, o que acontece é que ilumina a vela e todo o ecrã ao mesmo tempo (tudo à volta não fica preto).

Entretanto, dentro dos 1000€, aquele que me parece o mais equilibrado em tudo, incluíndo HDR, é este:

https://www.samsung.com/us/computin...5hz-1ms-curved-gaming-monitor-ls32bg752nnxgo/

Review RTINGS: https://www.rtings.com/monitor/reviews/samsung/odyssey-neo-g7-s32bg75

Trás 1196 zonas Mini-Led, ou seja, o ecrã está dividido nestas zonas onde consegue dar ou diminuir luminosidade consoante necessidade:

ApJEk7D.png


Não é perfeito como OLED, nem as zonas são muitas, mas pelo menos já não é tão mau como monitores "HDR" normais (e igualmente caríssimos) e conseguirá controlar muito melhor onde puxar realmente a luminosidade (no sol, na vela, etc...) sem estragar tudo à volta.

O Samsung é conhecido por ter péssimo QA. E é bastante curvado, coisa que não será do gosto de muitos.

Eu estive para comprar esse e acabei por deixar por terra.
 
Back
Topo