Tópico Oficial de Monitores (Recomendações na 1ª página)

Bom dia,
Estou com uma dúvida para colocar 3 monitores em modo retrato, ao alto, lado a lado.
Posso ligar às 3 por cabo hdmi a um minipc ou haverá algo dedicado?
Alguma opinião ou dica para procurar?
Obrigado

Última edição:
Boa tarde a todos,

Ajudem-me por favor :

1) Qual o orçamento?
1000 - 1500, pode ultrapassar se justificar

2) Quando vais comprar o material?
Agora

3) Qual a utilização a que se destinam esses componentes?

Estou permanentemente em teletrabalho, e sempre com o computador pessoal e o portatil da empresa ligado.
Uso no minimo 2 monitores de 27'' simultaneamente, seja para trabalhar no portatil, seja para, no computador pessoal jogar e ter outras janelas abertas.
Pretendo usar os mesmos perifericos (monitor, teclado, rato) para o meu PC pessoal e para o portatil da empresa.

O portatil da empresa é o ponto mais complicado :
- tem usb-c e actualmente já ligo um monitor por lá, mas não pode receber dados via usb (segurança da empresa) - o Asus Smart KVM parece muito engraçado mas morre aqui.
- não é possivel aceder via rdp (como faria à uns anos a partir do meu computador pessoal).
- possivelmente vai impedir a instalação de qualquer software necessario para o monitor.

Neste momento uso um switch kvm externo ligado ao computador + portatil e a 2 monitores de 27'' (mais teclado e rato)
Portanto, uso sempre o mesmo teclado e rato, e ou tenho os 2 monitores a funcionar com o computador ou com o portatil. para mudar carrego no botao do switch.
Funciona mas não é para mim a solução ideal e queria evoluir para algo como :

1 monitor ultrawide 49'' 5120x1440 1ms ou menos pois gosto de jogar de x em quando (especificações minimas) - este monitor iria substituir os dois 27'' actuais
Tem de ter KVM integrado, e é aqui que tenho as maiores duvidas :
Vejo monitores que tem botao fisico para fazer o switch, mas o botao parece estar sempre em locais pouco praticos (e eu estou constantemente a fazer o switch).
Pretendo fazer o swith por uma shortcut do teclado. Tenho visto soluções mas parecem sempre obrigar a instalar software, o que é problematico/impeditivo pois não o posso fazer no portatil da empresa.
Penso que não seria nada do outro mundo, sem programas a correr nos computadores (principalmente no portatil), o monitor interceptar uma tecla e fazer o switch, mas se calhar estou a falar do que não sei e é algo do outro mundo ...

Para alem disto tudo, pnp seria 1 must (estar ligado ao pessoal e ter uma pequena janela só a receber do portatil)

Alguns modelos que tenho visto online :
GIGABYTE AORUS CO49DQ
ASUS ROG Strix XG49WCR

mas as duvidas sao muitas e comprar, não fazer o que preciso, devolver um mono destes é complicado.

4) Tamanho do monitor (polegadas)?
49''

5) Resolução pretendida?
5120x1440 minimo

6) Que painel preferes?
sem preferencia.

7) Opções de monitor pretendidas
KVM (enfase)

8) Vais comprar numa loja física (em que zona) ou online (ter em conta que em lojas físicas a escolha não é tão abrangente)?
indiferente

Se venceram esta wall text e me poderem ajudar .... agradeço muito !!
Abraço

@lacrau72 já viste o Dell U4025QW. Também tem KVM, mas eu não estou dentro do assunto e não está à venda diretamente pela Amazon, nem em nenhum parceiro nosso no Comparador ZWAME. Tens aqui a review dele: https://www.rtings.com/monitor/reviews/dell/u4025qw. A resolução é de 5120x2160 pixels. Ganhas imenso em altura. Atenção é se o portátil suporta o monitor.

Eu tenho receio de monitores OLED. Pelo que vi pelo menos a tua primeira escolha é OLED.

@Metro muito obrigado pela resposta e levantas-te 1 ponto q ainda nem me tinha ocorrido, sobre a resolução q o portatil suporta
É 1 Lenovo T14, e pela info que encontrei, para os monitores externos suporta HDMI 4096x2304 e USB-C 4096x2304
Portanto, usando 1 saida não suporta 5120x1440.
Tb não me agrada muito ter oled no monitor e imaginar a barrinha do windows marcada para todo o sempre ....

Uma solução q me ocorreu e estou agora a procurar é usando um monitor com KVM integrada que tenha HDMI+HDMI+USB_C :

KVM-lado-a ligação por HDMI ao computador pessoal (onde nao tenho problemas de resoluçao). ligada tb por usb-a para teclado+rato
KVM-lado-b fazer a divisão do monitor em 2 e do lado direito receber o sinal do portatil via usb-c 2560x1440 (mais teclado/rato) e do lado esquerdo receber um 2ºsinal tb do portatil via HDMI 2560x1440

Que o portatil permite ter 2 monitores externos a 2560x1440 eu sei, pois é a minha situação actual.

O Dell que falas-te parece-me porreiro, mas nao para jogar (q uso qd me ligo ao pc de casa).
Tb pelo que encontrei, para configurar a KVM necessita de instalar o utilitario deles, o q é 1 problema no portatil.

Obrigado !!
Continuo a minha busca :)

@Metro

Acabei por ir para o LG 49WQ95C-W, essencialmente por ser IPS e 144Hz (e eu querer mesmo os 49'')
A KVM até funciona bem, com o problema (já esperado) q obriga a carregar no botao do monitor para fazer o switch. Ainda estive de volta do NirSoft mas pelo q leio os monitores actuais já não estao a suportar DDC/CI, este pelo menos não aceita os comandos.
Para já satisfeito (eu não sou um entendido nem um purista no tema).

Abraço.

Qual o orçamento?

600€

2) Quando vais comprar o material?

Até dia 4/08

3) Qual a utilização a que se destinam esses componentes?

a) Gaming

c) Filmes/Séries

Essencialmente gaming

4) Tamanho do monitor (polegadas)? Gostava de um com um ecrã grande, de boa resolução. Maior que 27".

5) Resolução pretendida?

1920x1080 acho, não percebo qual a melhor opção.

6) Que painel preferes?

a) IPS/PLS/AHVA

b) TN

c) VA

Não sei(não entendo muito deste assunto)

7) Opções de monitor pretendidas

a) Ajuste de altura / Tilt

b) Portas USB

c) Portas HDMI

d) Portas DVI

e) Portas DisplayPort

f) Colunas de Som integradas

g) Outros (especificar)

Ajuste de altura/tilt e portas HDMI

8) Vais comprar numa loja física (em que zona) ou online (ter em conta que em lojas físicas a escolha não é tão abrangente)? É me indiferente, zona do Porto.

Tem que ter em conta a quantidade de luz pois vai estar perto de uma janela onde está sempre a bater o sol, vou jogar bastante horas numa PS5 também tem de ter em conta a performance do monitor. Tinha uma questão, pois o monitor vai ser colocado no meu quarto e não tenho cabo de antena, mas tenho WiFi normal e funciona bem, a algum problema e por um monitor neste sítio? Não sei se é uma pergunta estúpida mas como não percebo nada achei melhor inquirir.

Tem que ter em conta a quantidade de luz pois vai estar perto de uma janela onde está sempre a bater o sol,
Provavelmente será melhor optares por uma TV com alto brilho do que um monitor, que não costumam ter altos níveis de brilho máximo.
vou jogar bastante horas numa PS5 também tem de ter em conta a performance do monitor.
OK se é só para PS5, vai para uma TV 4k. Não sei o espaço que tens mas de 40" talvez.
pois o monitor vai ser colocado no meu quarto e não tenho cabo de antena, mas tenho WiFi normal e funciona bem, a algum problema e por um monitor neste sítio?
A antena não serve para nada se não queres ver tv e os monitores nem têm sítio para meteres a antena. Só precisas do cabo de HDMI e do cabo de energia.

Viva malta, espero que estejam bem.
Preciso de renovar o meu setup e vou começar pelo monitor, atualmente tenho um de 23"

1) Qual o orçamento?

300 Euros. Posso esticar caso tenha alguma feature que de jeito.

2) Qual a utilização a que se destinam esses componentes?
b) Trabalho geral (programar)

3) Gráfica actual? Gráfica Planeada?
Sem grafica. Talvez num futuro monte um PC, e jogue algo, mas será algo esporádico

4) Tamanho do monitor em polegadas?
Gostaria de experimentar os ultrawide para ganhar alguma verticalidade, mas principalmente linha horizontal. A ideia seria ter 3 programas abertos, lado a lado, não faco ideia se os monitores atuais ja vem preparados para isto

5) Resolução pretendida (1080p, 1440p, 4k, Ultrawide)?
Ultrawide

6) Taxa de atualização "Refresh Rate" pretendida?
b) 144-180 Hz ??

7) Que tipo de painel preferes?
a) IPS Penso que IPS seja o melhor para o meu tipo de uso, certo?

8) Opções de monitor pretendidas (Apagar as que não forem necessárias)
a) Ajuste de altura
b) Ajuste de Inclinação (Tilt)
d) Porta específica (ex: USB-C com power delivery) - Isto era top, mas nao acredito que encontre com o meu price range
f) USB para carregar perifericos dava jeito, mas nao e um must

Fica ai um exemplo do que andava a ver: aoc-cu34g2x-bk-34

Obrigado!

Boas pessoal gostava de ter a vossa opinião para a compra de um monitor para o meu filho. É para a PS5 e jogos online como fortnite....cod....não percebo e não sei o mais indicado.
Vi esta promoção que gostava de saber a vossa opinião está a 179€

Monitor Gaming Curvo Samsung Odyssey G5 LS27CG552 | 27'' | QHD | 165 Hz​

Obrigado a todos.

1) Qual o orçamento?
Á volta dos 230 €

a) Gaming PS5
c) Filmes/Séries

nao sei, o mais indicado para a ps5 e orçamento

Não sei, o mais indicado para ps5 e orçamento

6) Taxa de atualização "Refresh Rate" pretendida?
Nao sei....

a) 60-75 Hz
b) 144-180 Hz
c) 240 Hz
d) 360 Hz

Nao sei....

a) IPS
b) TN
c) VA

=============================================

Última edição:
Boa tarde,

Preciso de uma ajuda quanto a um novo monitor e estou um pouco perdido.
Diria que os pontos principais são, o budget em loja "portuguesa", o tamanho do ecrã e, se possível, USB-C com power delivery, o resto não tenho bem preferência nem sei o que melhor se adequa para o portátil e objetivo (trabalho)

Inicio do Questionário

1) Qual o orçamento?
cerca de 300€, com uma restrição, apenas posso comprar em lojas com representação em Portugal

b) Trabalho geral (escrever, programar, office...)

3) Tamanho do monitor em polegadas?
27"

4) Resolução pretendida (1080p, 1440p, 4k, Ultrawide)?
Não faço ideia, estava a apontar para 4k mas se ficar bem servido com outra opção, deixo ao vosso critério.
O computador a utilizar é um MacBook Pro de 2023

5) Taxa de atualização "Refresh Rate" pretendida?
Também não tenho preferência/conhecimento.

6) Que tipo de painel preferes?
a) IPS

7) Opções de monitor pretendidas (Apagar as que não forem necessárias)
Gostava mesmo de ter USB-C com power delivery, caso seja possível.
Ter ajuste em altura também pode ser interessante mas não obrigatório porque posso optar por um braço/suporte externo.

Fim do Questionário

Já li por aqui falarem do LG 27UP85NP-W com essas características mas atualmente o valor está mais elevado ou até se encontra esgotado.
Também vi o LG 27UP550P-W que se encontra dentro do valor e que me parece ter características semelhantes mas não entendi a diferença para o UP85NP.

Obrigado

Inicio do Questionário

1) Qual o orçamento?
400 - 500 €

a) Gaming
b) Trabalho geral (escrever, programar, office...)

3) Gráfica actual? Gráfica Planeada?
Rtx 3070 mas futuramente darei upgrade

28 0ara uma secretária parece me o ideal mas poderia considerar 32.

4k

6) Taxa de atualização "Refresh Rate" pretendida
b) 144-180 Hz

a) IPS

8) Opções de monitor pretendidas (Apagar as que não forem necessárias)

Tinha um Samsung de 28 4k mas avariou...

Encontro o G7 Odyssey a 400€... Mas fiquei escaldado com a Samsung... Há também o gigabyte M28U que é parecido ao G7 mas está mais caro.

Já li por aqui falarem do LG 27UP85NP-W com essas características mas atualmente o valor está mais elevado ou até se encontra esgotado.
Também vi o LG 27UP550P-W que se encontra dentro do valor e que me parece ter características semelhantes mas não entendi a diferença para o UP85NP.
Tens o primeiro LG agora a ~300€. Abaixo disso, provavelmente só o Koorui 27N7U.

Obrigado!

e quanto ao Samsung Viewfinity S8 (S27A800UJP)? Há uma versão com PD 90w e dentro destes valores mas não há grandes reviews sobre ele
A ~250€, parece-me bem face às outras duas opções (já que se encontra por cá), embora não seja HDR 400.
Vê também o LS32B800PXUXEN. Sai um pouco do que queres (32"; ~330€, infelizmente apenas numa loja), mas à partida fará render mais o 4K.

Alguém já encontrou reviews deste monitor:

Monitor LG UltraGear 27GS75Q-B 27" LED IPS QHD 200Hz FreeSync ?​

Queria um com 240hz 1440p mas ainda estão muito caros. Não sei se estes 200hz são “reais”. Não encontro informação sobre a refresh rate compliance deste monitor. Ja se encontra por 222€.

Back