@Miguel_Pereira e
@Gandalf como estão esses woled?
Ora então, já tive oportunidade de usar o meu algum tempo. Tenho andado a jogar Expedition 33 que é um jogo que se adequado perfeitamente aos OLED (ambiente escuro, etc) e que fica perfeito em 32" 4K com a minha 4090.
Para contexto, eu venho de um excelente IPS LG 34PG950, um ecrã que era de topo em 2021 UW 3440x1440p quando foi lançado. Fazia 180hz e tinha excelente motion, brilho e cores, só o HDR é que era bem fraco apesar de ser HDR600 supostamente, logo já sabia que não ia ser uma diferença gigantesca tirando os pretos e um pouco melhor motion. O tamanho é muito semelhante, apenas 5% de diferença no real state, muda é o formato.
Não estou nada arrependido da troca, para o meu use case enquadra perfeitamente e é um bom upgrade. O que sobresai efectivamente são os pretos profundos no OLED e a motion basicamente perfeita. Pensei que ia notar mais diferença no salto de resolução para 4K mas ainda se nota. As cores, que era o que tinha "medo" por causa das reviews quando comparam com os QD-Oled, são excelentes. Não sei quão melhor possam ser, pelos menos em jogos e em videos, teria que ver lado a lado, mas dá para meter este ecrã saturado demais, não há qualquer falta de profundidade de cor.
Falando agora dos pontos negativos. O texto não é tão nitido como era no IPS. Não sei ao certo se tem a ver com a escala do windows (que continua com vários problemas) mas não tens uma experiência "4K" a nível texto. Serve perfeitamente, especialmente para mim que não uso aquele pc para trabalho ou coisas serias quase nunca, mas não o escolheria para usar o dia todo.
Também se nota bem o dirty screen efect nos cinzentos. este forum é um bom exemplo. Não é nada de muito especial, mas está lá. E também se nota um pouco o ABL a percorrer websites quando há variações grandes de cores claras/escuras. Novamente, não é nada de muito especial, mas está lá.
Também não sei se este ecrã tem brilho suficiente para ter uma experiencia excelente num local com muita luz natural. No meu caso não se aplica, mas pode aplicar-se a alguem.
Resumindo, é um ecrã fantastico e duvido que dê para fazer muito melhor que isto se o objectivo for para multimedia/gaming. Para trabalho de dia inteiro não seia a minha escolha.