Tópico Oficial de Monitores (Recomendações na 1ª página)

@Prado89 @CountMeIn, os LG UltraGear são muito bons, sim, mas também há a questão de qual a vossa experiência com monitores e o uso que lhe vão dar, por exemplo o G32QC está a 320 €, a título pessoal acho a sua base completamente medonha e massiva e, mesmo assim, o monitor baloiça imenso, e não piada nenhuma à curva 1500R nem acho o painel VA nada de especial, preferindo sempre um IPS pela sua maior uniformidade de iluminação e cores..

Dito isto, há quem adore painéis VA e não veja mal nenhum com uma curva 1500R, chegando ao ponto de já não tolerar monitores planos.. dai estar a apresentar como sugestão, VA tem sempre a vantagem de lidar melhor com zonas escuras onde há mais detalhe e de ser uma melhor escolha para quem goste de jogar à noite / com pouco iluminação (em relação ao ter que descer os estores.. bem, é suposto, um monitor não pode levar com luz directa, é possível balançar isso escolhendo um painel com um brilho elevado ou com uma camada agressiva de tratamento anti-reflexo e / ou correr o mesmo a 100%, mas isso dá cabo das cores num IPS, já um VA tolera bem isso e até ajuda a mitigar várias desvantagens como a péssima uniformidade de brancos / cinzentos com o brilho baixo.

A questão aqui é, gastar 450 € e ir para um bom IPS ou gastar 320 € e ir para um VA e, bem... há uma razão porque um custa 450 € e outro 320 €, no entanto também há o LG 27GN800-B a 350 €, é basicamente a antiga versão do 27GL83A-B sem altura ajustavel, visto que por 50 € já se compra um bom braço e é muito mais prático ter um monitor num bom braço, especialmente para quem problemas de espaço na mesa, até não é uma má escolha de todo.. só que vejo que só está a esse preço numa loja com a qual estou prestes a entrar em litígio devido.. a um monitor, mas sendo um IPS LG acho que até é seguro fazer lá a compra, se possível recomendava irem mesmo à loja e pediram para ligar o monitor, só mesmo para testar se sofre de Backlight Bleed agressivo ou algo semelhante, que se mal saia da loja acabou, não há devoluções.. mesmo se o encomendarem online, enfim..

Sim, há outros modelos e outras marcas, a título pessoal sou LG IPS all the way, mas o G32QC é uma boa opção para o preço, é o que é.. desde que não vos calhe em casa com o painel partido.. mas do pouco que vi até que não é mau de todo e a curva é parva para 27' mas não é muito exagerada nesse tamanho (isso a anda a sair muito painel VA pela curva porque é "imersivo" e o raio que é imersivo, painéis VA saem com curvas agressivas porque têm péssimos ângulos de visão e a única forma de mitigar isso é curvando o painel, imersivo o.. enfim), se possível vão à loja levantar o monitor e peçam para o testar, embora a loja em particular não tenha nada contra a devolução de monitores adquiridos online.. por isso há sempre a sua segurança ai.

De resto há que notar que tenho vindo a compreender que isto de "ser muito bom para gaming" ou "ter excelentes contrastes" ou "excelente brilho" é extremamente circunstancial, um monitor com 350nit de brilho nada adianta se o vão usar num local bem iluminado onde nunca irá passar dos 15% de brilho em trabalho ou uns 60% em jogos (brilho elevado distorce o contraste e causa cansaço), o mesmo quase que se pode dizer do contraste, os VA acusam 3000:1 que é muito bom e realmente nota-se um aumento de detalhe em zonas mais escuras mas não é aquela experiência de "é como ter uma TV como monitor", não é, ganha-se mais um pouco de detalhe em certas zonas mas também sacrifica-se bastante em outros aspectos, como arrastamento de pretos, perda de luminosidade nos cantos e maus ângulos de visão, os últimos pontos não interessam nada se vão passar o tempo a jogar, agora se vão trabalhar (e com fundos brancos) ai a narrativa já muda.

Dito isto IPS vai oferecer IPS Glow e Blacklight Bleed, mas para quem ficou a arder 500 € num VA, posso-vos dizer que nunca mais irei por as mãos num VA, aqui só entram IPS e acabou, os VA apresentam uma imagem nada uniforme, estou a arrastar uma tela com um fundo branco e o tom do branco vai mudando, os cantos perdem detalhe e as cores são.. muito estranhas, não nego serem excelentes para jogar, não me importava nada de ter um VA para jogar e um IPS para trabalhar mas um VA para trabalhar? Nem morto..

Ao ponto de que vou livrar-me to tal peso motor do VA, nem que tenha que o vender com 100 € de prejuizo, é esse ao ponto que detestei a experiência de um VA, vou pagar para não o ter que usar, prefiro um IPS 34' 1080p 144hz com arrastamento da imagem a um VA 34' 1440p 144hz que até que tem uma imagem bastante suave...


Resumindo, o LG 27GN800-B é uma boa escolha, comprem um braço e a questão está resolvida, vão para o G32QC se vão exclusivamente usar o mesmo para jogar. e se toleram todas as desvantagens de que um painel VA tem. e ah, e não esperem grande coisa do VRR, com a minha RTX 3070 todos os jogos abaixo de 60 frames resultaram na perda de imagem durante dois segundos no intervalo de uns 30 a 30 segundos e há vários relatos de que o monitor cintila de caraças em vários jogos mesmo acima dos 60 frames, no meu caso ele desliga-se por completo (a loja não considerou isso avaria, o "monitor está a trabalhar correctamente").

Originalmente teria dito para comprar o monitor online e pedir a devolução se não estiverem satisfeitos visto estar abrangido pela lei mas... aparentemente as lojas Portuguesas não gostam de seguir a lei Portuguesa.. sempre se possível comprem da Amazon, sempre, sempre da Amazon, lojas Portuguesas apenas em último caso.


Obrigado pela análise Morais, para mim monitores curvos estão fora de questão, já joguei nuns 2 ou 3 e não me consigo habituar à diferente profundidade.
Além disso trabalho bastante no monitor e prefiro também ter um plano para isso.
Como referes, a maioria dos VA são curvos para atenuar os problemas que têm e para mim IPS é muito bom (a minha namorada tem um Optix G271 que apesar de não ser nada de outro mundo, tem umas cores muito nítidas e que aprecio bem mais do que o meu velhinho TN. Por outro lado esses LG dão para ajustar e virar o ecrã o que pode dar bastante jeito.


Relativamente aos diferentes LG, esse que referes encontro por 359 em loja nacional.
Por mais 40€ (o valor do braço que referes) tenho um dos outros 3 que têm altura ajustável e pelo que percebi o painel é ligeiramente superior. Para mim o Braço está fora de questão porque a minha secretária é de vidro fininho e a parede não é para esburacar! :D
Tenho andado de olho em alguns com as mesmas características de outras marcas: ASUS VG27AQ p. ex, mas pelo que tenho lido os LG são sempre ligeiramente superiores, e a diferença de preço não é assim tão grande.
Como também não tenho urgência na compra, vou aguardar mais uns meses a ver se aparecem melhores oportunidades, senão no início do verão compro um dos 3 LGs a 400€ ;)
 
@Prado89 @CountMeIn

A questão aqui é, gastar 450 € e ir para um bom IPS ou gastar 320 € e ir para um VA e, bem... há uma razão porque um custa 450 € e outro 320 €, no entanto também há o LG 27GN800-B a 350 €, é basicamente a antiga versão do 27GL83A-B sem altura ajustavel, visto que por 50 € já se compra um bom braço e é muito mais prático ter um monitor num bom braço, especialmente para quem problemas de espaço na mesa, até não é uma má escolha de todo.. só que vejo que só está a esse preço numa loja com a qual estou prestes a entrar em litígio devido.. a um monitor, mas sendo um IPS LG acho que até é seguro fazer lá a compra, se possível recomendava irem mesmo à loja e pediram para ligar o monitor, só mesmo para testar se sofre de Backlight Bleed agressivo ou algo semelhante, que se mal saia da loja acabou, não há devoluções.. mesmo se o encomendarem online, enfim..

Resumindo, o LG 27GN800-B é uma boa escolha, comprem um braço e a questão está resolvida, vão para o G32QC se vão exclusivamente usar o mesmo para jogar. e se toleram todas as desvantagens de que um painel VA tem. e ah, e não esperem grande coisa do VRR, com a minha RTX 3070 todos os jogos abaixo de 60 frames resultaram na perda de imagem durante dois segundos no intervalo de uns 30 a 30 segundos e há vários relatos de que o monitor cintila de caraças em vários jogos mesmo acima dos 60 frames, no meu caso ele desliga-se por completo (a loja não considerou isso avaria, o "monitor está a trabalhar correctamente").

Originalmente teria dito para comprar o monitor online e pedir a devolução se não estiverem satisfeitos visto estar abrangido pela lei mas... aparentemente as lojas Portuguesas não gostam de seguir a lei Portuguesa.. sempre se possível comprem da Amazon, sempre, sempre da Amazon, lojas Portuguesas apenas em último caso.
O LG 27GN800-B que mencionas não tem um painel diferente do 27GN850? Foi o que tenho visto... Realmente o pé não me faz confusão, pois a ideia é espeta-lo num braço, mas não queria um painel inferior ao GN850.
 
Pelo se pode compreender pelo reddit e afins é que estão a usar um painel da primeira geração dos Ultragear, a RTINGS fez uma analise a ele a semana passada "The LG 27GN800-B is a great gaming monitor from LG's UltraGear lineup. It's very similar to the LG 27GN850-B with a nearly identical panel but a much cheaper stand, so don't expect much ergonomic adjustability. When it comes to gaming, it delivers exceptionally smooth motion thanks to its fast response time and 144Hz refresh rate. It also has low input lag and variable refresh rate (VRR) support. Like other IPS panels, it has a low contrast ratio that makes blacks look gray in the dark, but on the upside, its viewing angles are wide enough to easily share content on your screen. Glare shouldn't be an issue either since it gets quite bright and has great reflection handling. While it has a wide HDR color gamut and delivers an okay HDR experience, it doesn't get bright enough to make highlights truly pop. On the upside, it has a fantastic color gamut in SDR."

Mais um caso de contraste vs tempo de resposta e habitual caso dos LG a sofrer de BLB, de notar que o BLB é testado com o brilho a 100% e é de se esperar em tudo que seja IPS e é uma lotaria, diria que depende mais da forma que foi transportado do que foi fabricado, mas um bom QA e qualidade de fabrico ajuda, mas se vais jogar com o brilho baixo e numa zona bem iluminada, não vejo porque não..

De notar que o marketing de "melhor para gaming" refere-se ao tempo de resposta, não qualidade de imagem, e pede a alguêm que te empreste um spyder para calibrar isso, quem me "segue" neste tópico vai lembrar-se do esgotamento nervoso que tive quando recebi este LG, 500€ na altura, com uma cores miseráveis, até o troquei* por um dia por um ASUS 27' 1440p 144hz, o topo de gama da altura.. veio com BLB tão agressivo que até os cantos do painel estavam amarelos.. por isso BLB num IPS é basicamente uma garantia.. só depois de muito calibrar e ajustar é que comecei a adorar o LG, por isso é fundamental que seja calibrado..


*Uma das razões pela qual digo sempre que escolher um monitor depende muito da nossa percepção, passei de um 29' para este 34', ambos a 1080p, por isso perdi clareza para ganhar tamanho literal e tempo de resposta, de 75hz para 144hz e para usar VRR, o 29' na altura não tinha esse suporte nem a nvidia suportava freesync, tive que passar por um IPS 27' 1440p para compreender que o BLB e IPS Glow faz parte de ser IPS, tanto que o meu até estava muito bom nesse sentido, e tive que ir para um VA para compreender que a diferença de contraste de IPS para VA nota-se, sim, mas não ao ponto de uma TV 4K, que também tive como monitor durante uns dias, olha que ai só não a mantive porque.. era uma TV 4K, elas não costumam vir com tratamentos anti-reflexo, e bolas como se notava isso.. para não falar na falta de opções e ajustes que se esperava de um monitor e o modo para PC daquele modelo fazia algo de muito estranho com as cores.. ou era só mesmo o facto de ser outro painel VA da Samsung.. (a Gigabyte usa paineis VA da Samsung, dai ter mencionado isso).

E, muito mais recentemente, também descobri que 1440p a 34' é muito porreiro mas não é aquele nível de "ah, com este monitor o texto vai ser super nítido", não, não vai, é muito mais nítido, sim, mas nada de transcendente, já em jogos, sim, é mesmo muito, muito porreiro mas não é aquele impacto de 4K e o preço de um bom IPS 1440p 144hz é simplesmente ridículo, ai está, 90% do pessoal pode discordar de mim mas, a uma certa distancia, 1080p dá perfeitamente para jogar, de notar que neste momento estou a olhar para este monitor e estou a um bom.. deixa cá usar uma fita métrica, 80cm, estou a 80cm do monitor, um bocadinho diferente de quem está a uns 25cm.. nesses ultimos realmente acredito que 1080p seja muito pouco e que uma curva de 1500R seja realmente imersiva e prática.. apenas não é o meu caso.

Volto a dizer, 1440p é um mimo mas só se tiverem bases de comparação e / ou jogarem muito próximos do monitor, eu tenho uma TV 4K e já tive uns quantos monitores 1440p, por isso sei o que "estou a perder", o detalhe nas armas, por exemplo, aí é que notei logo a diferença, ou no detalhe de objectos mais distantes, se vou continuar a procurar um novo monitor? Nem por isso, agora só procuro um monitor novo quando 600 € for mesmo aquela coisa que possa gastar sem ter ataques de panico a pensar se o monitor vem rachado ou não :D

E tenho que comprar um spyder antes de comprar o monitor, isso é mais do que garantido.

(ah, já estou mais calmo porque a loja aceitou a devolução do monitor :D)
 
Última edição:
@Morais. Ainda bem que te conseguiste safar do "manchado" ;P
Vi que brevemente vai sair novidades, (penso que ja tinha mencionado) no campo UW IPS mas nao sei como se vao comportar.. mas da para ir juntando ate la ;)
 
@VrumVrum, é uma questão de ver o que vem aí, por acaso acabei de sair de um tópico do reddit sobre painel VA, tenho lido imenso sobre os painéis VA da Samsung serem assim para o muito maus, não bem em termos de qualidade no primeiro dia que os tens mas sim por morrerem passado uns meses ou só um par de anos depois, há vários relatos da primeira geração dos G7 e afins a irem ter com o Senhor após um par de anos, também leio bastante que "para VA é ir LG", e a oferta ai também é consideravel, mas são muitos modelos com poucas análises e não tão virados para gaming, se bem que há um 34' 1440p VA 100hz.. o 35WN75C-B 550 €, naa.. não é pelo 100hz que a minha RTX 3070 corre bem a 1440p mas não tão bem.. é por ser outro VA*

*Ainda não sei se a minha experiência engloba os VA no geral ou apenas os VA da Samsung são mesmo muito maus.. que tudo o que falam contra VA eu não notei nada, agora o que notei foi o que ninguém fala, que é correr os painéis para trabalho em níveis de brilho baixo e com fundos brancos e cinzentos.. meh..
 
Boa tarde. Podem dar-me uma noção da qualidade do som em monitores com colunas integradas? Passo a explicar: tenho uma TV led Toshiba FHD de 24" de 2012 numa sala pequena e gostava de arranjar algo maior e mais recente. Já lá tive um led de 32" emprestado e é muito grande dada a distância para o sofá. Pensei num de 28" mas já não se encontra com FHD. Suponho que dirão que com essas dimensões não fará grande diferença entre 720p e 1080p mas queria tentar manter essa característica. É usada para TV e gaming (PS4). Lembrei-me de usar um monitor de PC FHD de 28" com colunas integradas mas não sei se o som será satisfatório. Obrigado.
 
Espera por mais opiniões mas eu nunca ouvi nenhum monitor com boa qualidade. Por mais baratas que sejam as colunas externas que ligues ao monitor acho que vai ser superior.
 
Boa tarde. Podem dar-me uma noção da qualidade do som em monitores com colunas integradas? Passo a explicar: tenho uma TV led Toshiba FHD de 24" de 2012 numa sala pequena e gostava de arranjar algo maior e mais recente. Já lá tive um led de 32" emprestado e é muito grande dada a distância para o sofá. Pensei num de 28" mas já não se encontra com FHD. Suponho que dirão que com essas dimensões não fará grande diferença entre 720p e 1080p mas queria tentar manter essa característica. É usada para TV e gaming (PS4). Lembrei-me de usar um monitor de PC FHD de 28" com colunas integradas mas não sei se o som será satisfatório. Obrigado.

Pela minha experiência, o som de colunas de monitores é sempre algo fraco. Para ouvir durante 10minutos a ver um video de youtube ou assim ainda se tolera. Pessoalmente, não consigo ver uma serie ou um filme com som de monitor. Nem com som de portátil.

Mas o que eu acho fraco tu podes achar aceitável. De qualquer das formas, com + 10 ou 15euros já compras umas colunas externas que podes ligar por mini jack ao monitor ou à fonte do sinal e resolver o problema.
 
Já dei esta opinião no passado a outra pessoas. Escolhe o monitor que melhor te serve do ponto de vista do painel e ignora o facto de ter colunas ou não. São sempre tão fracas que mais vale contar com a necessidade de ter umas colunas dedicadas.
 
Boa tarde. Podem dar-me uma noção da qualidade do som em monitores com colunas integradas? Passo a explicar: tenho uma TV led Toshiba FHD de 24" de 2012 numa sala pequena e gostava de arranjar algo maior e mais recente. Já lá tive um led de 32" emprestado e é muito grande dada a distância para o sofá. Pensei num de 28" mas já não se encontra com FHD. Suponho que dirão que com essas dimensões não fará grande diferença entre 720p e 1080p mas queria tentar manter essa característica. É usada para TV e gaming (PS4). Lembrei-me de usar um monitor de PC FHD de 28" com colunas integradas mas não sei se o som será satisfatório. Obrigado.
De 0 a 10? -1
 
Som em monitores, não, não e não.. até em TVs acho que é um belo não, mas em monitores pior é, compras umas boas colunas da Edifier por uns 50 € e fica o caso resolvido, ou se quiseres mesmo som de qualidade sobe para uns 150 €, mas ai já é mesmo qualidade de estúdio. Bem, até aquelas colunas de 30 € da Logitech que até vem com um subwoofer são melhores que colunas de um monitor.
 
Som em monitores, não, não e não.. até em TVs acho que é um belo não, mas em monitores pior é, compras umas boas colunas da Edifier por uns 50 € e fica o caso resolvido, ou se quiseres mesmo som de qualidade sobe para uns 150 €, mas ai já é mesmo qualidade de estúdio. Bem, até aquelas colunas de 30 € da Logitech que até vem com um subwoofer são melhores que colunas de um monitor.
Onde estão a esse preço 50 euros?
 
Tens as minhas, R980T, estão um pouco mais caras de que quando as comprei, se soubesse tinha dado mais 100 € e subido para umas R1580MB, o que ando à procura e parece que não se faz, são colunas centrais (isto é, uma só coluna), só queria mesmo uma para ter debaixo do monitor para os vocais, mas só se vendem a preços parvos para sistemas de audio para TV..
 
Obrigado a todos pelas respostas. Então, olhando para a resolução, acham que não me arrependerei de largar o Toshiba de 2012 FHD e trocar por um led HD recente?
 
Nao sei qual e a fonte que vais usar, nem a distancia, mas tenho ideia que andavam por ai uns monitores da samsung, 28" 4k e nao eram caros .. pode ser eventualemnte uma opcao tambem.
 
Boas pessoal, alguem me pode dar uma ajudinha? Ja nao olho pa monitores ha anos.

=============================================
Inicio do Questionário
=============================================

1) Qual o orçamento? 300


2) Qual a utilização a que se destinam esses componentes?

a) Gaming - 30%
b) Trabalho geral (escrever, programar, office...) - 70%
e) All around (mistura de todos os anteriores, especificar peso de cada um)


3) Gráfica actual? Gráfica Planeada?
gtx 960, planeio fazer upgrade quando estiverem em stock pa uma gtx 3060ti


4) Tamanho do monitor (polegadas)?
idealmente 27

5) Resolução pretendida (1080p, 1440p, 4k, Ultrawide)?
idealmente 1440p

6) Taxa de atualização "Refresh Rate" (60Hz, 100Hz, 144Hz, 240Hz)

144hz

7) Que painel preferes?
a) IPS

8) Opções de monitor pretendidas
a) Ajuste de altura (essencial pa mim, porque tenho isto por baixo da tv e quando quero usar so o monitor chagava o acima)


=============================================
Fim do Questionário
=============================================
 
Bem, até aquelas colunas de 30 € da Logitech que até vem com um subwoofer são melhores que colunas de um monitor.
Honestamente até as logitech z120 de 20€ sem subwoofer são muito melhores do que a maioria das colunas de monitores. Até umas colunas da Trust de 10€ devem ser melhores.

@32sthide Tens recomendações na 1ª página, por pouco mais de 300€ tens os VA QHD 144hz, se quiseres IPS vais ter que gastar bastante mais, tens o Gigabyte M27Q nos mais baratos mas o controlo de qualidade parece ser algo fraco..
 
Boas pessoal, alguem me pode dar uma ajudinha? Ja nao olho pa monitores ha anos.

=============================================
Inicio do Questionário
=============================================

1) Qual o orçamento? 300


2) Qual a utilização a que se destinam esses componentes?

a) Gaming - 30%
b) Trabalho geral (escrever, programar, office...) - 70%
e) All around (mistura de todos os anteriores, especificar peso de cada um)


3) Gráfica actual? Gráfica Planeada?
gtx 960, planeio fazer upgrade quando estiverem em stock pa uma gtx 3060ti


4) Tamanho do monitor (polegadas)?
idealmente 27

5) Resolução pretendida (1080p, 1440p, 4k, Ultrawide)?
idealmente 1440p

6) Taxa de atualização "Refresh Rate" (60Hz, 100Hz, 144Hz, 240Hz)

144hz

7) Que painel preferes?
a) IPS

8) Opções de monitor pretendidas
a) Ajuste de altura (essencial pa mim, porque tenho isto por baixo da tv e quando quero usar so o monitor chagava o acima)


=============================================
Fim do Questionário
=============================================


Boas, estou como tu a precisar de um 27" IPS 1ms 144hz com 1440p e de todo o lado que li, os melhores são os LG (27GN850-B, 27GL83A-B e 27GL850-B) que são um bocadito caros mas às vezes aparecem a 400€.
Se tiveres possibilidade de certeza que ficas bem servido com um dos 3, eu estou à espera de comprar um desses 3 tambem.


Deixo aí a minha mensagem a outro membro.
Tenho utilização parecida com a tua e estas 3 opções surgiram como as melhores (bem como o 27GN800-B), dá uma olhada umas páginas para trás que tens esta discussão.
 
Back
Topo