Não é uma grande asneira, mas o sRGB na verdade é o principal espaço de cor para digital, embora também se use para print. A questão é que imagina, metes um código #225050 num design. 225050 é 225050 em todo o lado. Mas se tiveres um ecrã 100% sRGB e calibrado, a cor que tu vês no teu ecrã é 99% de certeza a cor correcta, enquanto em ecrãs que não sejam 100% sRGB ou calibrados a cor pode bater ao lado.Minha utilização estará a 100% no digital, não vou ter pedidos para fazer design e depois imprimir, numa questão de calibrar para ter uma melhor associação à cor, daí não ter a necessidade de estar a calibrar as cores do ecrã.
Diga me se estou a dizer uma grande asneira pf...
Claro que nos ecrãs das outras pessoas é "random", uns vão ver azul, outros verde, porque pouca gente tem ecrãs calibrados (e muitos do que têm é porque calhou comprarem um modelo calibrado mas nem repararam). Mas pelo menos tu sabes o que é que entregaste ao cliente.
Por outro lado, se os clientes te entregarem paletes de cores fixas em código, então é irrelevante. A cor é o que estiver no código.
Mas isso é normal. Nenhum software, nem nenhuma driver sabe que cor é que realmente está a sair do ecrã, a menos que estejam a receber a informação de um colorimetro colocado no ecrã. Por isso é que quem faz trabalho onde cor é crítico não pode usar ecrãs que só simulam sRGB por software, têm que ter mesmo modos sRGB (não me perguntes como funciona) e permitir calibração. É uma das diferenças no que toca a cores entre o BenQ EW3280U e o BenQ PD3200U.Quanto ao ajustes de cores, na minha opinião (já perdi muitas horas com muita frustração à mistura a tentar minimizar o problema) não satisfaz. Minimiza o problema mas não o resolve.