Tópico Oficial de Monitores (Recomendações na 1ª página)

Minha utilização estará a 100% no digital, não vou ter pedidos para fazer design e depois imprimir, numa questão de calibrar para ter uma melhor associação à cor, daí não ter a necessidade de estar a calibrar as cores do ecrã.

Diga me se estou a dizer uma grande asneira pf...
Não é uma grande asneira, mas o sRGB na verdade é o principal espaço de cor para digital, embora também se use para print. A questão é que imagina, metes um código #225050 num design. 225050 é 225050 em todo o lado. Mas se tiveres um ecrã 100% sRGB e calibrado, a cor que tu vês no teu ecrã é 99% de certeza a cor correcta, enquanto em ecrãs que não sejam 100% sRGB ou calibrados a cor pode bater ao lado.
Claro que nos ecrãs das outras pessoas é "random", uns vão ver azul, outros verde, porque pouca gente tem ecrãs calibrados (e muitos do que têm é porque calhou comprarem um modelo calibrado mas nem repararam). Mas pelo menos tu sabes o que é que entregaste ao cliente.

Por outro lado, se os clientes te entregarem paletes de cores fixas em código, então é irrelevante. A cor é o que estiver no código.

Quanto ao ajustes de cores, na minha opinião (já perdi muitas horas com muita frustração à mistura a tentar minimizar o problema) não satisfaz. Minimiza o problema mas não o resolve.
Mas isso é normal. Nenhum software, nem nenhuma driver sabe que cor é que realmente está a sair do ecrã, a menos que estejam a receber a informação de um colorimetro colocado no ecrã. Por isso é que quem faz trabalho onde cor é crítico não pode usar ecrãs que só simulam sRGB por software, têm que ter mesmo modos sRGB (não me perguntes como funciona) e permitir calibração. É uma das diferenças no que toca a cores entre o BenQ EW3280U e o BenQ PD3200U.
 
Mas isso é normal. Nenhum software, nem nenhuma driver sabe que cor é que realmente está a sair do ecrã, a menos que estejam a receber a informação de um colorimetro colocado no ecrã. Por isso é que quem faz trabalho onde cor é crítico não pode usar ecrãs que só simulam sRGB por software, têm que ter mesmo modos sRGB (não me perguntes como funciona) e permitir calibração. É uma das diferenças no que toca a cores entre o BenQ EW3280U e o BenQ PD3200U.

Obrigado pela resposta.

Sim eu sei disso, nem estou há procura de 100% fidelidade na reprodução de cores, não uso o PC para editar imagem ou video, não é importante ser rigoroso.
Mas em ambiente windows, e muitos outros, as cores ficam muitíssimo saturadas, especialmente nos vermelhos, de uma forma que para mim está tão fora da realidade que me incomoda.

O tal software faz toda a diferença na medida em que no meu monitor, que tem um painel LG Nano IPS, é excelente em toda a linha excepto neste capítulo porque não tem o tal modo sRGB. Pelo menos por esta via a aproximação há realidade é muito muito maior e chega para o que faço.
 
O que acham deste monitor para segundo monitor?
BlitzWolf BW-GM2 27" (2K,VA, 144hz, 2ms, 100% SRGB) por 160€.
O que me deixa de pé atrás é ter apenas 260cd/m2 e como o meu monitor principal é o gigabyte m27q (350cd/m2) será que a diferença será muito grande? Em termos de qualidade de imagem será muito inferior?

Obrigado desde já
 
Bem ainda não há Samsung G5, continua em processamento, amanha já vejo se espero ou peço para cancelar, depois da peixeirada que conto fazer.
Tenho pena de ter não comprado o G5 curvo, vamos ver se volta aos 200€
 
O que acham deste monitor para segundo monitor?
BlitzWolf BW-GM2 27" (2K,VA, 144hz, 2ms, 100% SRGB) por 160€.
O que me deixa de pé atrás é ter apenas 260cd/m2 e como o meu monitor principal é o gigabyte m27q (350cd/m2) será que a diferença será muito grande? Em termos de qualidade de imagem será muito inferior?

Obrigado desde já
Alguém consegue dar uma opinião? Também fiquei curioso, pois tem aparecido muita coisa desta marca.
 
Alguém consegue dar uma opinião? Também fiquei curioso, pois tem aparecido muita coisa desta marca.

O meu palpite é que será bastante a diferença. Podes é calibrar o pior para ficar semelhante ao gigabyte mas como em brilho e cores há uns diferença substancial, terás que limitar o gigabyte para ficarem no mínimo semelhantes...
 
@Shadow_ tens neste momento na Amazon.de o MSI Creator 32" 4K por 690€ e o PD3200 abaixo dos 600€ na Amazon FR.

De resto, quem quiser, a Amazon.fr e Amazon.de têm vários ecrãs gaming, como por exemplo o Samsung G7 a 550€.
Muito obrigado.

Desconhecia o MSI Creator 32 e parece muito interessante.

Acho que só tenho de convencer a minha mulher a aparecer com um monitor de 32 em casa :D
 
Para o pessoal do G5, mandei email à Samsung a perguntar sobre o monitor. Responderam que está "em preparação" e que ainda a transportadora ainda não tinha ordem de entrega, assim que fosse enviado que me contactavam.... Ao menos não falaram em falta de stock e reembolso xD
 
Bom dia
Já algum tempo que ando a procura de um monitor 34 polegadas para gaming estava a espera que o monitor Asus TUF Gaming VG34VQL1B entra-se em promoção no entanto hoje vi este monitor Monitor Gigabyte M34WQ-EK entre os dois qual é melhor para gaming?

São paineis diferentes. Eu tenho o Asus e gosto muito dele. Esse GB tem pinta, por ser IPS, e todos os beneficios e problemas que acarretam.
Mas um IPS por 450€ até marchava e considero melhor que o Asus, dado o painel IPS ser considerado melhor para jogar, perdendo no contraste e nos pretos (se for algo que te faça realmente diferença).
 
Para o pessoal do G5, mandei email à Samsung a perguntar sobre o monitor. Responderam que está "em preparação" e que ainda a transportadora ainda não tinha ordem de entrega, assim que fosse enviado que me contactavam.... Ao menos não falaram em falta de stock e reembolso xD

Devem estar à espera de reposição de stock, é um monitor recente, o stock vai ser reposto eventualmente. Mas apesar de não te terem falado em falta de stock, tem todo o ar disso. A reposição demora porque a logistica mundial está virada de pernas para o ar, mas é ter paciência porque eventualmente chega às tuas mãos.
 
São paineis diferentes. Eu tenho o Asus e gosto muito dele. Esse GB tem pinta, por ser IPS, e todos os beneficios e problemas que acarretam.
Mas um IPS por 450€ até marchava e considero melhor que o Asus, dado o painel IPS ser considerado melhor para jogar, perdendo no contraste e nos pretos (se for algo que te faça realmente diferença).
O problema que reparei foi o GB ser plano n ter curvatura num monitor com 34 polegadas não será pouco chato
 
Bem, recebi uns dias antes o gigabyte M27Q da Amazon e tive azar. Tem uma linha de pixels com defeito que não mostram a cor que deviam.
Pena porque o monitor parece fantástico. Brilho, cores e resposta muito bom.
E a questão de ser BRG não notei qualquer blur em texto, se não soubesse passava bem por RGB.

Agora aguardar por mail da Amazon pra ver se posso devolver este após receber outro pra não estar uma semana á espera!
 
Bem, recebi uns dias antes o gigabyte M27Q da Amazon e tive azar. Tem uma linha de pixels com defeito que não mostram a cor que deviam.
Pena porque o monitor parece fantástico. Brilho, cores e resposta muito bom.
E a questão de ser BRG não notei qualquer blur em texto, se não soubesse passava bem por RGB.

Agora aguardar por mail da Amazon pra ver se posso devolver este após receber outro pra não estar uma semana á espera!
Boas,

Sim, podes manter o monitor até receberes o próximo. Em vez do mail, usa o live chat, é bem mais rapido para qualquer coisa, é só chegar lá, dizer que tem defeito e queres substituir e eles enviam outro assim que possivel.

Cumps, Wolf
 
Obrigado Wolf. Isto mesmo com a Amazon espanhola?
Sim, o live chat é super rapido, pedes ao agente que preferes falar antes em Ingles (falo por mim), eles transferem para um agente que fala Ingles e depois é so dizeres que tem defect e o que pretendes (manter o que tens até receberes o substituto), os portes eles pagam depois de enviares o recibo para o mail que eles te irao fornecer, simples.

Eu infelizmente já vou pro terceiro PG279QM, duas unidades com dead pixel, devo ter um azar dos diabos :/ Tou nisto desde que encomendei em Agosto, recebi o primeiro em 9 de Nov (por ser super dificil de conseguir um. Infelizmente um dead pixel aparece passado 4h), o segundo chegou dia 17 de Nov (nem sei como), passado 4h e meia um dead pixel apareceu e agora o terceiro, chega para dia 14 de Dez... Só vai para trás quando o outro chega.

Cumps, Wolf
 
Back
Topo