Tópico Oficial de Monitores (Recomendações na 1ª página)

4k 60hz não é problema com dp 1.2.
A hd630 também deve ter hdmi 2.0. Deve funcionar com dp e hdmi

Funcionar acredito que sim, a minha duvida e se a imagem nao acabara por arrastar, e o computador ficar mais lento. Acho que vai depender do uso que se der.

Nao tem HDMI, tem tres portas DP v1.2, que e mais vantajoso pois consegue-se maiores velocidades do que no HDMI que deveria ser a v1.4. Ha sempre a hipotese de fazer um Dual Setup com a opcao mais segura que usar full HD, em vez de usar um Widescreen.
 
Problemas com "image retention"/"burn in" em monitores não OLED, alguém tem? Deixei um AOC Q27P1 a sintonizar uns canais de satélite com umas barras gritantes de sinal e qualidade e passado no máximo uns 30 minutos voltei à sala e via-se claramento na barra de canais que é cinzenta persistência de imagem dessas barras. De manhã ainda tinha mas parece que a acção aleatória das séries infantis do "nickelodeon" acabou por limpar aquilo (knocks on wood)
Nem sabia que um painel IPS podia ter "image retention", muito menos por 15 ou 30 minutos de imagem.

É normal para paineis IPS com algum tempo. A boa noticia é que essa retencao acontece muito raramente (por norma) e em pouco tempo desaparece.
 
@Websync Com algum tempo em que sentido? O modelo é de 2019, mas comprei novo há menos de um ano e tem tido muito pouco uso até há cerca de um mês quando a TV Samsung com 4 anos avariou e passei a usar como TV. Tem trabalhado muitas mais horas do que dantes. Se fosse um desktop estático em display há anos, até compreendia, apesar de pensar que isso já não acontecia desde os primórdios dos LCD a preto e branco.
 
@Websync Com algum tempo em que sentido? O modelo é de 2019, mas comprei novo há menos de um ano e tem tido muito pouco uso até há cerca de um mês quando a TV Samsung com 4 anos avariou e passei a usar como TV. Tem trabalhado muitas mais horas do que dantes. Se fosse um desktop estático em display há anos, até compreendia, apesar de pensar que isso já não acontecia desde os primórdios dos LCD a preto e branco.

Esta descansado. É um problema que se manifesta muito raramente, eu já tive alguns painéis IPS e todos eventualmente começaram a ter esse problema mas é uma coisa muito rara, e quando acontece basta ligar/desligar o monitor ou simplesmente esperar algum tempo.
Não é como OLED onde o burn in pode ser permanente.
Também nunca me aconteceu quando eleres eram novos, por exemplo este ultrawide que tenho (sign) só começou a fazer isso depois de 5 anos e posso contar numa mão as vezes que aconteceu.
 
Estou a pensar adquirir o LG 27GP950 4k, alguém daqui o tem? A 699€ está interessante para as specs que tem.

Ando a pensar no mesmo… mas com o novo da Sony fiquei meio indeciso embora a escalada de preço já assuste mais…

Eu meu medo nesse monitor é o backlight bleed. O meu LG atual tem, e pelo que vi no Rting também foi um problema na unidade deles do 27GP950.
 
Última edição:
Ando a pensar no mesmo… mas com o jogo da Sony fiquei meio indeciso embora a escalada de preço já assuste mais…

Eu meu medo nesse monitor é o backlight bleed. O meu LG atual tem, e pelo que vi no Rting também foi um problema na unidade deles do 27GP950.
Que monitores não terão ou pelo menos mto pouco backlight bleed
 
Estou a pensar adquirir o LG 27GP950 4k, alguém daqui o tem? A 699€ está interessante para as specs que tem.
Esteve a 589 euros na amazon.es e em loja nacional à umas duas semanas atrás. A esse preço não tem concorrência. O meu tem pouco bleed e o único problema é de vez em quando a imagem piscar com o gsync activo. Desligando o gsync no driver da nvidia já não acontece. Entretanto actualizei o firmware para um de Abril deste ano e ainda não experimentei reactivar o gsync...
É surpreendemente pesado para um monitor de 27...
 
A não ser que vás para OLED e / ou um IPS / VA com várias zonas de iluminação (o que é, ou raro, ou muito caro e falham noutros pontos) não há como escapar a isso, eu tenho um IPS que sofre imenso disso e tenho que o correr a 15 de brilho, para o uso que lhe dou está impecável, trabalho e jogo nele tranquilamente, claro que nem todos gostam de jogar / trabalhar com o painel a 100nit de brilho.

Como já referi num outro tópico, actualmente o QA dos monitores e o respetivo preço está ridículo, então se vamos falar nos VA / OLED da Samsung, ish. Um bom IPS para trabalho é, na minha opinião, o único investimento que acho que apresenta um preço "justo", e, mesmo assim, os LG Ultrafine 5K estão a um preço para o abusado, são muito bons (tanto que é o painel que os Mac usam) mas também se arranja dois 27' 4K 60hz por 500 € (isto também da LG), é metade do preço do UltraFine e quase o dobro do ambiente de trabalho disponível.

O LG C2 42' 4K OLED 120hz 900€ ainda é um preço elevado, mas já é vastamente superior a muito do que está no mercado em termos de monitores, claro que peca pelo seu ABL, a ausência de camada antirreflexo (o que obriga a um maior cuidado na iluminação do local onde se instala) e o proprio tamanho que necessita que seja montado a um braço ou à parede, para além ter que se ter uma mesa muito funda, eu tenho uma com 1m de profundidade e talvez seria o suficiente, isto devidamente montado à parede e com cortinas novas e afins.. mas gosto muito de luz natural (e detesto artificial) que não, nunca irei usar uma TV (ou qualquer painel glossy) como monitor principal, não tendo uma janela directamente à frente do mesmo*.

Depois há o facto do 21:9 vs 16:9, confesso que se nota a falta, sim, dá para correr uma resolução 21:9 num 16:9, claro, e num OLED as barras pretas são, bem, mesmo pretas, e até dar um ar mais "cinemático" à coisa, mas aí já teria que estar mais próximo do painel e tenho-o a um 1.5m de distância (e isto no limite do que considero ser confortável usar o mesmo).

*Eu à noite uso o OLED com um pequeno candeeiro a iluminar a parede por detrás dele e só isso já é o suficiente para me iluminar a mim e a ver-me no ecrã, imagino como seria ter uma janela directamente à frente dele, ia ser giro :D Por outro lado dá para correr o mesmo com as luzes completamente desligadas, algo impensável no meu IPS.
 
Última edição:
Se comprarem esse monitor podem-nos ajudar: https://tropicalprice.com/product/B08VRW8V3T

Tens o Samsung LS28AG700NUXEN 599€ em PT tambem, mt similares.

Entre os dois ia para o LG sem pensar 2x. Melhor design, painel conhecido por ser de qualidade em termos de QC, acabamento semi-glossy.
OC 160hz, de 144 para 160hz é praticamente insignificante, mas mais é sempre melhor :D

Acabamento semi-glossy é menos grainy, imagem mais limpa, mas os reflexos são mais visíveis.
 
Última edição:
Alguém sabe se é possível arranjar o recente Samsung Odyssey Neo G7 em algum lado? Por cá ou em alguma loja estrangeira.

O mesmo para o Sony Inzone M9 (que está para sair dentro de alguns dias).

Não os encontro em quase lado nenhum.

Já percebi que, para o que eu pretendo, preciso mesmo de procurar um monitor com full array local dimming. Alguma outra alternativa que conheçam que seja 4k e tenha HDMI 2.1?
 
Recomendo que então esperes uns meses, estão para sair novos modelos de monitores, em resposta ao Alienware e o Neo G7, é uma questão de ver com que caraterísticas e valores, por norma não recomendo monitores gaming da Samsung, sobrevalorizados e o QA deixa imenso a desejar, o que não falta são relatos de monitores com defeitos de fábrica ou a morrerem no espaço de dois anos.

Se vais dar o valor que esses monitores pedem o melhor é esperar por algo que valha realmente o preço que pedem, eu compreendo o teu interesse, eu sei o que é de ir de um painel edge lit para um full array local dimming, mas escolhe algo realmente bom, o Sony M9 é medonho, a base é inútil e tem poucas zonas de iluminação para HDR a sério, e o Neo G7... é um Samsung, está tudo dito.

O LG C2 42' é a melhor escolha, tem um bom tamanho para ser usado como monitor principal, a base até é bastante discreta e prática, é 4K OLED 120hz e tem 4 portas HDMI 1.2, e está ao preço do M9 e muito mais barato que o G7, e se quiseres 21:9 podes correr uma resolução personalizada e dá-te o equivalente a um 34' 1600p 21:9, pondera isso.
 
Recomendo que então esperes uns meses, estão para sair novos modelos de monitores, em resposta ao Alienware e o Neo G7, é uma questão de ver com que caraterísticas e valores, por norma não recomendo monitores gaming da Samsung, sobrevalorizados e o QA deixa imenso a desejar, o que não falta são relatos de monitores com defeitos de fábrica ou a morrerem no espaço de dois anos.

Se vais dar o valor que esses monitores pedem o melhor é esperar por algo que valha realmente o preço que pedem, eu compreendo o teu interesse, eu sei o que é de ir de um painel edge lit para um full array local dimming, mas escolhe algo realmente bom, o Sony M9 é medonho, a base é inútil e tem poucas zonas de iluminação para HDR a sério, e o Neo G7... é um Samsung, está tudo dito.

O LG C2 42' é a melhor escolha, tem um bom tamanho para ser usado como monitor principal, a base até é bastante discreta e prática, é 4K OLED 120hz e tem 4 portas HDMI 1.2, e está ao preço do M9 e muito mais barato que o G7, e se quiseres 21:9 podes correr uma resolução personalizada e dá-te o equivalente a um 34' 1600p 21:9, pondera isso.

LG C2 42 é demasiado grande para o espaço que tenho. Já 32 é um esticar um pouco. 27/28 é ideal para mim, eu gosto da densidade de ppi e já uso um MacBook Pro 14 e o monitor serve apenas para estender o ambiente de trabalho e consumir conteúdos + jogar consolas.

É aí que o Sony Inzone M9 me parece interessante. Tem auto HDR com a PS5 (feature exclusiva) e sinceramente pelo que tenho visto em vídeos comparativos (Monitors Umboxed tem um video excelente de review e outro de comparação de FALD) a quantidade de zonas do Sony é adequada. Não é incrível mas é uma ordem de magnitude a mais vindo de um IPS sem nada.
Aliás eles até dizem que é o verdadeiro patamar mínimo para HDR.

Vi ontem o Sony por 770€ na amazon espanhola e estive quase a comprar. Infelizmente perdi a oportunidade, porque acho esse preço já bastante justo.

Sobre os Samsung li o mesmo que tu, mas mais por causa dos G9 etc. Nas reviews que vi os Neo G7 e G8 já não parecem ter tantos problemas de QA.

Anyway estou a sondar. Eu acho que não vou querer dar 1500€ para isto…
 
Recomendo que então esperes uns meses, estão para sair novos modelos de monitores, em resposta ao Alienware e o Neo G7, é uma questão de ver com que caraterísticas e valores, por norma não recomendo monitores gaming da Samsung, sobrevalorizados e o QA deixa imenso a desejar, o que não falta são relatos de monitores com defeitos de fábrica ou a morrerem no espaço de dois anos.

Se vais dar o valor que esses monitores pedem o melhor é esperar por algo que valha realmente o preço que pedem, eu compreendo o teu interesse, eu sei o que é de ir de um painel edge lit para um full array local dimming, mas escolhe algo realmente bom, o Sony M9 é medonho, a base é inútil e tem poucas zonas de iluminação para HDR a sério, e o Neo G7... é um Samsung, está tudo dito.

O LG C2 42' é a melhor escolha, tem um bom tamanho para ser usado como monitor principal, a base até é bastante discreta e prática, é 4K OLED 120hz e tem 4 portas HDMI 1.2, e está ao preço do M9 e muito mais barato que o G7, e se quiseres 21:9 podes correr uma resolução personalizada e dá-te o equivalente a um 34' 1600p 21:9, pondera isso.

Estive a tarde toda a pensar no que disseste e a pesquisar a viabilidade da C2.

É bem maior do que desejaria e vai acabar a fazer-me reorganizar todo o meu setup na secretária. Vou também ter de arranjar um adaptador DP para HDMI porque tenho uma Dock que é DP para ligar tudo com apenas um cabo Thunderbolt ao meu MacBook. E só vou poder tirar partido de 4k 60hz no computador.

Mas acho que vou para a C2.
 
Back
Topo