Tópico Oficial de Monitores (Recomendações na 1ª página)

@Kruder Sim, vais notar, sem duvida alguma.
Parece pouco, mas a diferença de 60 para os 75 notam-se e sentem-se na vista ;)
Fiz o teste no MGS5 que vem bloqueado a 60 e fazendo o hack para os 75 Hz notam-se bem o aumento de suavidade nos jogos ;)
 
Screen tearing só se elimina com freesync ou gsync, e isso depende do teu GPU (marca e modelo). Se fores AMD recente, a gama 2xMP68 da LG tem freesync, assim como um Samsung, S24F350FHU. Se tiveres nvidia recente, o gsync será um problema pois sai caríssimo. Gráficas antigas não suportam.

Se queres algo bom para desenrascar, os 24MP58 são bons, os 24MP47 também.
 
Não há monitores com HDR?

Haver acho que há, mas não temos acesso directo cá e são muito caros. HDR ainda vai demorar a entrar. O freesync demorou largos meses, HDR não será diferente, potencialmente até mais lento.

Pelo que estou a investigar, ainda só houve protótipos, e monitores a entregar 65-75% de HDR. Ainda não é uma tecnologia estável. Esperem mais um ano ou 2.
 
Street tambem andei a procura de um monitor com HDR para tirar melhor partido da One S mas infelizmente ainda é tudo muito vago neste campo.

Estás a usar um monitor na One S?

Haver acho que há, mas não temos acesso directo cá e são muito caros. HDR ainda vai demorar a entrar. O freesync demorou largos meses, HDR não será diferente, potencialmente até mais lento.

Pelo que estou a investigar, ainda só houve protótipos, e monitores a entregar 65-75% de HDR. Ainda não é uma tecnologia estável. Esperem mais um ano ou 2.

Estranho porque já há monitores com painel 10bit, isso é um dos requisitos principais para o HDR.

O problema é que estou a pensar na aquisição de um monitor para usar nas consolas novas que vão usar o 4k/HDR, portanto se comprar vai ser já.

Talvez depois troque de monitor se vier algum com hdr eventualmente.

É que tenho uma TV recente com 4k e HDR mas o tempo de resposta e inputlag não são grande espingarda.

@miguelbrazil, que recomendas de monitores 4k para gaming mas normais (as consolas não suportam resoluções wide) ?

Este Samsung pareceu-me muito bem com 1ms :

https://comparador.zwame.pt/produto/samsung-u28d590d/
 
Última edição:
Mas compraste mais por causa da imagem do monitor ser mais rápida que TV ? ou por causa de ser mais pequeno para transportar?

Já agora qual é o monitor que tens?
 
Última edição pelo moderador:
Já o tenho algum tempo(Asus mx279h), foi mais para andar no pc/ps4/xbox. Agora com a vinda da One S / PS4 pro ando a pensar trocá-lo ou esperar pelos monitores HDR/ou uma OLED aqui para casa (mas isto só para o ano se pensar nisso).
 
Última edição pelo moderador:
As oleds tem inputlag de 40ms, e o HDR ligado nas tvs aumenta um pouco o inputlag.

Leds arranja-se com 20ms, mas depois os tempos de resposta/motion blur andam na casa dos 15ms

O mal é esse...

Vais notar imenso já que usas o monitor para jogar há muito tempo.
 
Pois aí é que está, como gosto de dividir tarefas multi/single já noto um bocado por isso é que quando tinha a tv no quarto, optei pelo monitor!

BTW esse monitor que indicaste tem um bom feedback, vou andar de olho nele.
 
Maltinha, um pouco de atenção às quotes por favor, que sou eu que tenho de editar tudo :P

Estranho porque já há monitores com painel 10bit, isso é um dos requisitos principais para o HDR.

Este é o problema, não são só paineis de 10 bits, é bem mais que isso. São tecnologias de contraste e tudo mais. E a tecnologia de pixels e leds actual não consegue dar-te os contrastes que o HDR espera. Sim, tens 10 bits (que já os tens em monitores há mais tempo), mas não tens o resto. Não existe HDR verdadeiro ainda.

As oleds tem inputlag de 40ms, e o HDR ligado nas tvs aumenta um pouco o inputlag.

Leds arranja-se com 20ms, mas depois os tempos de resposta/motion blur andam na casa dos 15ms

Huh? Leds em monitor arranjam-se bem com 10ms tops (a maioria dos de 5ms fazem 10-11ms)... Sim, input lag incluído. Mesmo IPS conseguem input lags muito interessantes. Agora se falas de TV's... Mas também muitas vezes nas TV's, se activares os modos gaming, removes montes de electrónica do caminho do tratamento de imagem que baixa logo isto também. Já OLED ainda conheço pouco a oferta, mas vejo realmente input lags altos por aí... Vai ser complicado.
 
Esse Samsung de 28" que falei , é 1ms mas nos testes dá 15ms.

Podes me dizer o melhor monitor 4k, com o menor tempo de resposta e inputlag do mercado? não se arranja abaixo dos 10ms?

----------------

Sim, nas tvs tem game mode, mas há varios factores que mexem nisso:

HDR, 4k, efeitos de processamento

Por exemplo sem HDR, 4k e tudo desligado na tv ficas com o melhor inputlag/tempo de resposta

O problema é que usar a TV assim nem vale a pena usa-la.

E as consolas novas agora vão usar o HDR e 4k, arranjar uma TV que cumpra nesses 2 campos de inputlag e tempo de resposta com o 4k e HDR ligado torna-se uma tarefa quase impossivel.

As oled em tempo de resposta são impec, com 0.6ms , mas depois tens inputlag de 40ms

Os leds tem tempo de resposta na casa dos 15ms, e o melhor inputlag é de 20/30ms

O ideal era tempos de resposta no minimo de 10ms e inputlag baixo dos 20ms...
 
Última edição pelo moderador:
@StreeTunder se estás assim tão preocupado com o input lag no monitor, também devias estar na parte da consola e jogo. O monitor pouco acrescenta ao valor final.

Estou mais preocupado com o tempo de resposta (pixeis/motion blur) do ecrã do que o inputlag do comando.

Mas as duas coisas são muito importantes.

Bem, a malta do displaylag fala bem do PB287Q no que toca a input lag. 18ms no bottom, média de 11ms.
http://www.displaylag.com/asus-pb287q-review/

E vendo na tabela deles aqui:
http://www.displaylag.com/display-database/

Pesquisei e basicamente abaixo de 20ms o que tens é:
MG24UQ
PB287Q
UN65JU7500
60UH6550
UN65KS8500

E depois tens umas 5 ou 6 TV's da Samsung com 20ms de média.

Obrigado.

Mas esssa tabela é sobre o inputlag certo? não do tempo de resposta dos ecrãs?
 
Nesse caso não precisas de estar tão preocupado caso avances para um monitor. O problema é teres um com o que queres, o HDR. Acho que, nesta altura, simplesmente pode não haver o que queres.
O HDR está a começar a ser comercializado nas tv's há pouco tempo e com as consolas a apostarem nisso deve tem um boom. Mas nos monitores não esperes que seja o mesmo.
 
Back
Topo