Tópico Oficial de Monitores (Recomendações na 1ª página)

Não tens de quê, 21:9 1080p vs 4K 16:9 é um tema que tenho vindo a ponderar, no meu caso é 21:9 29' vs 4K 43' mas recentemente adicionei a noção de um 16:9 1440p 27' à lista mas, infelizmente a LG não têm monitores nessa gama (fiquei fã da marca, acho que têm excelentes preços e dos melhores OSD que conheço), há um Asus... de 500 € e prateado, mania da ASUS de azeitar tudo..., e também tenho vindo a ponderar o salto para um televisor 4K 40' mas a falta de qualidade na montagem do backlight na maioria deles torna o uso do mesmo para tudo que não jogos apenas muito desconfortavel (ah, a LG tem um monitor 4K de 43'... que custa 900 €).

E já pensei nos monitores 34' 1440p 21:9, a evolução do meu actual... que custam 1200 €, é muito dificil mudar de monitor quando a base de comparação é um 21:9 1080p 75hz de 250 €, bastante complicado justificar dar o dobro dos € para 1440p 16:9 27' 75hz, ou pouco mais do triplo para mudar o anterior 75hz para 144hz... e nem falemos no modulo G-Sync....
 
Última edição:
Eu tenho um Asus VG248QE de 144 Hz de 24 polegadas painel TC não estou nada satisfeito com ele e a qualidade das cores e dos controles sobre aspectos como o contraste e brilho que quase tem que estar no max.

Por isto estou indecisivo se vou para um Dell IPS ou se vou para este modelo da Dell que é TC também:

- Dell S2716DG TN 27" QHD 16:9 144Hz G-SYNC

Este Dell passa dos 600 euros enqualto o Asus acima na altura em que o comprei uns anos atrás ficou-me pelos 300 e tal euros, acham que vale a pena a mudança do Asus para o Dell acima ou nem por isto? Isto para justificar um investimento de mais de 600 euros......
 
Paineis TN terão sempre o limite da qualidade da imagem e angulos de visão, eu não volto para um TN, tive o mesmo TN do @SuperLuis durante uma semana, não suportei o tamanho pequeno, as bordas agressivas, o OSD e, claro, as cores miseraveis.

Se o TN da DELL será superior? Bem ,é claramente maior, 1440p e com Gsync, por 600 € quase que ignorava o ser um TN mas só mesmo experimentando o monitor, a DELL é famosa por só lançar material de qualidade mas não sei o quão podem fazer com um TN, é uma questão de ver umas analises...

Dei uma olhadela e, não gostei, até sendo TN o painel parece ter uma boa qualidade de imagem, só que o OSD só tem quatro tipos de imagem, nada mais, nada de modos para Gaming / Uso normal, ajuste de niveis de pretos, etc., basicamente é para estar sempre num modo e acabou, o que é pena, mas também por 600 € não era compra que faria sem gostar 100 % do monitor, e não é o caso com este.
 
Última edição:
@Morais
Obrigado desde já pelo info, acho que pelo que dizes este Dell não justifica o gasto em relação a este Asus do qual já estou farto, não consigo um modo de imagem que me satisfaça e o seu OSD é tão fraquinho.

Que pensas deste Dell IPS na ordem dos 300 Euos?
Dell 25" U2515H UltraSharp 6ms IPS

É de 60 Hz mas sendo IPS são quase todos de 60 Hz havendo um ou outro de 75 Hz
 
Parece ser dos melhores em termos de qualidade, se é isso que procuras não vais ficar desiludido, embora 1440p para 25' parece ser um pouco agressivo, o texto deve ficar nativamente bastante pequeno, claro que se resolve com scaling, o que torna o texto muito mais limpo e detalhado, mas o resultado vai variar muito de utilizador para utilizador, há quem nem note problemas em usar scaling, há quem não o consiga usar (no Windows 10, isto é, em OSX já resolveram isso há anos).
 
Estou a bater com a cabeça na parede, tenho 400 € em vales que só dão numa loja e a selecção de monitores deles é frustrante, só têm os LG de baixa gama e o único aceitável para o que procuro é o ASUS MX27AQ que tem uma estrutura em cinzento que arruína tudo... o MG278Q seria uma excelente opção, além de 1440p é 144hz mas é TN, e a versão IPS custa mais 150 €, e a versão Gsync mais 150 em cima disso, é surreal como, por praticamente o mesmo preço, vende-se um IPS 60hz e um TN 144hz, ambos 27' 1440p.

Ser pobre é complicado...
 
Última edição pelo moderador:
Sim, mas iria de um IPS para um TN, fiz isso também com outro ASUS e não correu nada bem, eu bem queria aceitar esse monitor, são só + 100 €, o MX27AQ é que me está a roer a cabeça, não é que há uma versão preta dele, apenas é rara?
 
Sim, mas iria de um IPS para um TN, fiz isso também com outro ASUS e não correu nada bem, eu bem queria aceitar esse monitor, são só + 100 €, o MX27AQ é que me está a roer a cabeça, não é que há uma versão preta dele, apenas é rara?

A questão é: Esse Asus tem um melhor OSD com melhores opções do que o anterior Asus que é igual a este que tenho e que tu tiveste?

Um bom TN tem um bom OSD que te dá a liberdade de opções para um config de imagem aceitável. Se a loja tem o Asus ai á mostra brinca com o OSD dele, é o que eu faço em logas de grande superficie só para ver o que o OSD dele permite ou então procura na net por algo que te mostre todas as opções do OSD.

O problema dos IPS versus os jogos é serem 60 Hz se bem que muitos dão para OC até aos 75 Hz e mesmo 80 Hz mas nem todos dão para isto e depois a garantia pode ir á vida caso avarie e caso a marca veja que fizeste oc nele.

Acho que se jogas 144 Hz aproveita o potencia duma gráfica actual...... Imagina quem tenha um SLI de duas gráficas? Num monitor IPS fica limitado a 60 fps já que acima dos 60 por causa dos 60 Hz do monitor o resto das frames é "deitada ao lixo" dai que assim desta forma é chato.

Eu ia para esse Asus caso o OSD dele seja aceitável.

O que acham do monitor Samsung S24F350FHUX? o LG que me falaram não tem os encaixes para o meu suporte :/
Lg: Coreanos...... Se tiveres um problema com um LG activares a garantia é um sarilho.

Não conheço o outro monitor, tenta ver na net se achas algo que te mostre o config que o OSD dele te permite e decide se achas aceitável ou não.
 
@SuperLuis, não é grande coisa, são botões capacitivos, já resolveram o grande problema de não se fazer ideia de onde se estava a carregar, agora o ecrã apresenta uma legenda dos restantes botões, mas também ele está a competir com o meu LG que tem um joystick com dos melhores OSD do mercado.

Já o MG279Q usa um joystick e botões de acesso rápido, é 150 € mais caro mas é 144hz IPS, irei ver como este mês corre, se com os € que ponho sempre de lado ainda sobrar o suficiente pondero a compra, entretanto é estudar os efeitos de bloquear um jogo a um certo framerate para não ter a GTX 1070 a passar-se por completo de correr a 1440p 144hz :D
 
Última edição:
Bem estou a pensar em comprar um monitor novo para ligar o meu portátil visto que estou a pensar em vender a torre e vendia os 2 monitores de 21" que tenho e comprava um para substituir e so ter que ligar um monitor sempre que for com o pc para a universidade.
Agora a duvida fica entre comprar uma tv ou um monitor ultrawide, a tv dava jeito porque tenho sinal por perto da secretaria e assim tambem ficava para utilização de tv e não so como monitor.

O que recomendam entre tv/ultrawide por 400-500€ para utilizar principalmente o browser e programar.

EDIT: o meu portatil tem uma AMD R5 330M, não sei se faz grande diferença na escolha do monitor, porque acho que consegue fornecer até 4k por isso.

Cumprimentos
 
É muito circunstancial, uma TV 4K têm uma maior área de trabalho que um 21:9 1080p, não há duvida, mas duvido da facildade em passar muito tempo proximo de um televisor para ler texto, não possuem a mesma uniformidade de iluminação e modos de leitura que um monitor suporta, mas se o uso é para usar como Televisor e ler texto, bem... ai os tempos de resposta não contam para nada (a grande desvantagem de um televisor) se encontares um televisor que suporte uma ligação por chroma 4:4:4 para suportar a 100% o sinal 4K do PC e que consideres confortavel não vejo porque não, estamos a falar de um 4K 16:9 de 40' contra um 1080p 21:9 de 29'... mas duvido que encontres um Televisor que não te cegue os olhos de estares a ler texto nele por muito tempo...
 
Tambem estou na dúvida se os 40' não é demasiado grande.
Alguém aí que use uma televisão como monitor? Estava a pensar numa 32' curva de 4k
Quanto a monitores quanto fica um com essas definições?
 
Estive a "solidificar" a minha escolha do MG279Q, a ler analises e afins e até que ira avançar com a compra... e depois reparei no preço, está por volta de 600 €, por exemplo na *****, penso que é uma das lojas que posso mencionar, mas na loja em que ia comprar (ai está, 400 € em vales por umas horas extra que fiz em Agosto, digamos que acho que folguei um dia esse mês, se tanto...) esta a 690 €... eu pensei "Bem, querem ver que decidiram cobrar mais por todos os monitores?" e reparo no preço do MG278Q, idêntico à concorrencia, e o mesmo com outros monitores... até pensei "bem, quanto é que pedem pelo PG279Q? Se vão puxar pelo preço será no topo de gama", exactamente o mesmo preço...

Fui escolher o único monitor que está 90 € mais caro em comparação com a concorrência.
Espero tratar-se de um erro da página, já enviei mensagem no Facebook para esclarecer.

@AfonsooCosta, arranjas monitores baratos 4K... mas a 27' e nota-se um pouco que só sequer existem para dizer que "olha um monitor 4K", e 4K a 27' é muito agressivo, é claramente para se correr com o scaling do Windows 10 a 150% e, em jogos, acho que se tinha que colar a cabeça ao monitor para notar a diferença (contra 1440p, isto é).

@SuperLuis, é o 29UM57-P, é a primeira versão do 21:9 27' lançado pela LG, só com ligações HDMI (reza a lenda que dá para puxar o painel para 85hz via DVI nos modelos mais recentes), tanto quanto sei ainda usam o mesmo painel, só que agora com o suporte FreeSync e com uma base não tão medonha.


Actualização, recebi uma resposta via Facebook em relação ao preço, consideram que está correcto (também o que é que o pobre coitado mal pago que trata da página do FB ia dizer?) mas também me falou no "Politica de preço mínimo, se encontrar uma loja que venda o mesmo produto a 5km por menos dão a diferença", abro o Google Maps e cruzo uma das lojas deles com uma loja que eu sei que vende a 600 €, menos de 4km, mas duvido seriamente que aceitem a redução de 90 €, que diz logo nas condições "ah e tal mas não aceitamos que se a diferença foi prejudicial à loja" já enviei e-mail para me confirmarem o valor, é que só pode ser mesmo gralha que é o único monitor cujo preço não bate bem, e logo por mais 20 %.
 
Última edição:
@Morais acho que 27" é pequeno, visto que estou habituado a 2 monitores, passar para um de 27" fica um bocado pequeno xD

Eu não digo que o que quero tem que ser 4k, apenas tenho "medo" que compre por exemplo uma TV de 32" ou um monitor e depois se note os pixeis, mas possivelmente se for um 1440p não deve haver problema, o problema é que nem sei se isso existe em tv's.

Conseguem recomendar algum monitor de 32" pelos valores que pedi ou mais barato? Como disse a ideia é programar e andar pelo browser
 
Boas a todos! estou a pensar adquirir um monitor principalmente para gaming, estava em dúvida no Samsung CFG70.
Aceito qualquer tipo de sugestão.
Cumprimentos e obrigado.

=============================================
Inicio do Questionário
=============================================

1) Qual o orçamento?
+-300€

2) Quando vais comprar o material?
No fim desta semana

3) Qual a utilização a que se destinam esses componentes?
a) Gaming
b) Trabalho geral (programar)
c) Filmes/Séries


4) Gráfica actual? Gráfica Planeada?
Gigabyte GTX 1060 WF OC 6G

5) Tamanho do monitor (polegadas)?
24 no mínimo

6) Resolução pretendida?
1080p no mínimo

7) Que painel preferes?
a) IPS/PLS/AHVA
b) TN
c) VA


8) Opções de monitor pretendidas
c) Portas HDMI
d) Portas DVI
e) Portas DisplayPort


9) Vais comprar numa loja física (em que zona) ou online (ter em conta que em lojas físicas a escolha não é tão abrangente)?
Física - Leiria/Lisboa

=============================================
Fim do Questionário
=============================================
 
Back
Topo