Tópico Oficial de Monitores (Recomendações na 1ª página)

Queria IPS e jogar... Não a alto nível... Acham que safa? TN aquelas cores dão ranso

Não faz diferença. VA ips ou TN. O input lag que é o que dá vantagem competitiva e não varia com o tipo de painel.

A vantagem do TN é apenas os tempos de resposta, o que significa que tens menos ghosting e a imagem é LIGEIRAMENTE mais definida em movimento. Só vejo a diferença entre o meu c24fg73(va) e um vg248q (tn) em testes e em certas transições mais escuras.

VA smearing no meu c24fg73 só ocorre de preto 0-5 a cizento até 110. Se o preto for acima de 5 já não tem qualquer arrastemento, e isto é muito fácil de evitar em jogos competitivos, até porque eu aumento sempre o brilho nesses jogos de modo a ver melhor nas sombras, o preto mais preto fica bem acima de 5 nesta situação.
Tens ai a opinião e testes de alguem que joga quake a alto nivel.
 
Última edição:
Boas, precisava da ajuda do pessoal mais entendido em monitores.

Para já ainda quero decidir que tipo de monitor comprar, e só depois irei ver qual o orçamento disponível, sendo que no máximo será 600€, limite esse que pode descer conforme a decisão do tipo de monitor que poderei vir a comprar.

O meu actual monitor é um benq rl2455hm, que é bom, mas os angulos de visão não são os ideais, como jogo maioritariamente na consola, tanto estou encostado à cadeira, como apoio os braços na secretário, e as cores vão se alterando.
Em principio vou vendê-lo a um familiar que necessita de um monitor maior do que o que tem actualmente.

O meu uso do monitor é cerca de 60% para jogar ps4, e 40% para o pc, no qual não jogo (salvo muito raras excepções). O meu uso do pc é consumo de multimédia (youtube, netflix), trabalho (documentos de word e excel, e desenho 3d) e navegar na internet.
Neste momento não tenho placa gráfica dedicada no pc, e a comprar ou será uma gtx 660ti, que posso vir a incluir no negócio de venda do meu actual pc.

Neste momento estou inclinado para comprar um monitor de 27" (nunca maior, pois o espaço não o permite).
Agora começam as minhas dúvidas. Será que vale a pena já um grande investimento, já a pensar na próxima geração de consolas(ps5, tenho a ps4 standard, e não tenciono comprar a pro)?
Ou será melhor comprar um monitor 1080p e depois mais tarde (talvez dentro de 2 ou 3 anos) faça upgrade para um monitor mais condizente com as futuras consolas)?

Para já estou mais inclinado para apostar num fullHD, e nesse caso, o orçamento seria de 300€ ou um pouco mais se as melhorias o justificassem.
 
@hug0b0ss cuidado com essas recomendações. O OP disse que só usa o monitor para jogar quando está na consola. Neste caso, de que lhe serve estar a comprar um monitor de 144Hz se nunca vai conseguir aproveitar isso?

@riefs acho que não me engano mas ainda não se sabe nada da PS5. Estares a tentar comprar um monitor a pensar nisso não é melhor solução. Facilmente ficas com o plano furado.
No teu caso, e vendo que preferes um monitor de 27'', acho que podias ir por um 1080p. Assim não precisas de gastar muito dinheiro e então quando tivesses a PS5 investias a sério no monitor para ela. O mais barato que tens que costuma ser recomendado é este Asus.

No entanto, antes da compra, recomendo que tentes ver um numa loja em exposição ou algum amigo que tenha um. Por ser de 27'' e 1080p, podes vir a notar alguma pixelização na imagem. Se isso não for problema para ti, até por poderes usar o monitor a uma distância maior que o normal, então ficavas com um monitor de transição até saberes o que contar com a PS5.

Se não quiseres, também já tens ofertas no mercado de monitores de 27'', 4k e IPS*. Muito provavelmente vais é ter de subir o scaling no Windows de modo a não ficares com os ícones e tudo mais muito pequeno.

*IPS é a sigla que mais te interessa ver na descrição do monitor, é isso que te vai dar a melhor representação de cores.
 
@estrangeiro14 Obrigado pela resposta.

Também me parece melhor opção optar por um bom fullhd, porque neste momento, nem o pc nem a ps4 estão prontos para 4k. E daqui a 2 ou 3 anos já deva conseguir comprar um bom monitor 4k talvez com verdadeiro HDR.
Para fullhd, tendo em conta as condições que referi antes, achas em asus a melhor opção? em termos de ligações não é o ideal para mim, pois queria usar dvi para ligar o pc, e gostaria de ter 2 hdmi (embora não seja obrigatório), pois também tenho a ps3 ligada (embora seja cada vez mais raro a sua utilização, e provavelmente daqui a uma ou duas semanas já a devo encostar).
 
@estrangeiro14 mais uma vez obrigado.
Se puderes dar mais alguma sugestão agradecia. Ao trocar quero notar melhorias, que deverão ser visíveis pois vou passar de um tn para ips.
O meu orçamento é por volta dos 300, posso acrescentar algo mais se justificado, mas claro, quanto menos melhor.
 
@hug0b0ss cuidado com essas recomendações. O OP disse que só usa o monitor para jogar quando está na consola. Neste caso, de que lhe serve estar a comprar um monitor de 144Hz se nunca vai conseguir aproveitar isso?

@riefs acho que não me engano mas ainda não se sabe nada da PS5. Estares a tentar comprar um monitor a pensar nisso não é melhor solução. Facilmente ficas com o plano furado.
No teu caso, e vendo que preferes um monitor de 27'', acho que podias ir por um 1080p. Assim não precisas de gastar muito dinheiro e então quando tivesses a PS5 investias a sério no monitor para ela. O mais barato que tens que costuma ser recomendado é este Asus.

No entanto, antes da compra, recomendo que tentes ver um numa loja em exposição ou algum amigo que tenha um. Por ser de 27'' e 1080p, podes vir a notar alguma pixelização na imagem. Se isso não for problema para ti, até por poderes usar o monitor a uma distância maior que o normal, então ficavas com um monitor de transição até saberes o que contar com a PS5.

Se não quiseres, também já tens ofertas no mercado de monitores de 27'', 4k e IPS*. Muito provavelmente vais é ter de subir o scaling no Windows de modo a não ficares com os ícones e tudo mais muito pequeno.

*IPS é a sigla que mais te interessa ver na descrição do monitor, é isso que te vai dar a melhor representação de cores.

Que recomendação é que eu fiz?
Se foi o Asus foi para o user com a GTX1060 com o nome Gil.als
 
Última edição:
Foi me sugerido aqui num tópico a aquisição do monitor "LG Ultrawide 25'' 25UM58-P".
Como é ultrawide dá para ter "2 monitores", nomeadamente uma janela ao lado da outra, o que me dará bastante jeito.
Mas visto que o monitor tem 2 entradas HDMI, dá para ter 2 pcs ligados simultaneamente, 1 em cada janela?
 
@riefs a pesquisa não está fácil. Não há muita oferta de monitores de 27'' e 1080p (percebe-se, neste tamanho já convém ter uma resolução maior).
Do que pesquisei, os que me parecem melhores são estes: LG 27MP59G, Asus MX279H ou MX239H e Dell P2717H.
Penso que nenhum dos que deixei tem DVI e ainda 2 HDMI. Na pesquisa que fiz nunca encontrei esse cenário (vais ter de deixar a PS3 de lado mais cedo :P). A ligação do pc tem mesmo de ser DVI ou pode ser DisplayPort?


@jcsantosx para teres 2 pc's (ou pc e consola), o monitor tem de suportar Picture in Picture (PIP). O ser ultrawide não permite logo fazer isso.
O que os ultrawide permitem fazer facilmente, em relação aos monitores 16:9, é teres 2 janelas abertas lado a lado mas sempre da mesma fonte.
E já agora, se queres ir para um monitor ultrawide, não vás para esse LG. A altura dele é pouca, nunca vi ao vivo mas quase de certeza que fica bastante esquisito. O mínimo recomendado é um ultrawide de 29'', onde a altura do monitor vai ser a mesma de um 16:9 de 23''.

Edit: correção
 
Última edição:
@estrangeiro14 Obrigado.

Neste momento o meu pc não displayport, mas poderia sempre utilizar um adaptador, ou então optar por ficar com a gráfica do meu familiar que irá ficar com o monitor.
Vou analisar esses modelos. Mas o segundo asus que mandaste é de 23".
 
Pois é :facepalm: até tem isso no nome e mesmo assim não reparei. Já corrigi essa parte do post.
O adaptador para DP só é preciso caso não vás para o Asus, pois este tem 2 HDMI.
 
4k depende se queres manter ou não os 144Hz. Atualmente não tens monitores 4k e acima dos 100Hz.
Se fores para 4k, não te esqueças que isso vai exigir bastante do teu sistema.
Sobre esse AOC, já tens feedback dele neste tópico. Faz uma pesquisa no search que encontras isso num instante.
 
Back
Topo