Tópico Oficial de Monitores (Recomendações na 1ª página)

Isso só se vé mesmo em fotos o olho humano não consegue filtrar esse bleeding assim, todos tem bleeding o meu também mas eu não noto nada a não ser com o fundo completamente preto no canto inferior direito como no teu nota-se um pouco de bleeding, mas isso não acontece em jogos ou filmes ou a trabalhar.

Podes sempre tentar devolver e comprar um painel ips mais caro, duvido que vás encontrar sem bleeding assim no teste da maquina fotográfica.
 
Pois, a minha gráfica não suporta freesync, pensei que dava para ter os 75hz mesmo assim.

Acham este painel aceitável? Ao vivo não é assim, nem parecido, mas em fundos negros noto mais claridade naquela zona inferior direita.

Em principio vou devolver

P9oyQGe.jpg
O backlight bleed é mesmo uma lotaria e quase todos têm sempre um pouco pelo menos.
Quanto aos 75hz penso que é possível nesse monitor fazendo overclock pelo painel de controlo da nvidia.
 
Pois, a minha gráfica não suporta freesync, pensei que dava para ter os 75hz mesmo assim.

Acham este painel aceitável? Ao vivo não é assim, nem parecido, mas em fundos negros noto mais claridade naquela zona inferior direita.

Em principio vou devolver

P9oyQGe.jpg

Basta criares resolução personalizada no painel nvidia para ter os 75hz. O monitor está bom, todos os ips tem ips glow.

Esse parece ter um pouco de backlight bleed no canto inferior direito, para veres se é backlight bleed ou ips glow basta te afastares do monitor, se continuares a ver é backlight bleed.
 
Basta criares resolução personalizada no painel nvidia para ter os 75hz. O monitor está bom, todos os ips tem ips glow.

Esse parece ter um pouco de backlight bleed no canto inferior direito, para veres se é backlight bleed ou ips glow basta te afastares do monitor, se continuares a ver é backlight bleed.

Se calhar não dá pra fazer isso por estar ligado a um portátil?

Diz-me que estas definições excedem a largura de banda, ou algo do género.

UnFZVxy.jpg


O backlight bleed é mesmo uma lotaria e quase todos têm sempre um pouco pelo menos.
Quanto aos 75hz penso que é possível nesse monitor fazendo overclock pelo painel de controlo da nvidia.

Se tirares uma foto ao teu com fundo preto, a imagem que tens é parecida?

É que mesmo durante o dia, nota-se que naquele canto tem mais luz que o normal. Não é muito, mas ao saber que está lá, estou sempre a reparar.
O meu velhinho Samsung syncmaster de 21' ligado por VGA não tinha nada disto.
 
Se calhar não dá pra fazer isso por estar ligado a um portátil?
Modelo do portátil? Supondo que estejas a ligar por HDMI, a versão que o teu portátil tem pode ser mais antiga e com isso não ter largura de banda suficiente para os 75Hz. Vê se encontras isso nas especificações detalhadas do portátil.
O meu velhinho Samsung syncmaster de 21' ligado por VGA não tinha nada disto.
Sendo velhinho, quase de certeza que era um painel TN e logo aí não vais ter o problema do IPS Glow. Backlight bleed também não devias ter pois é um monitor mais pequeno e assim torna-se mais fácil isolar bem as arestas do monitor.
 
Pois os antigos LCD não tem ips glow, depois esses samsumg tem bezels que são do tamanho do mundo e isso ajuda a esconder ou minimizar o problema do bleed.
 
Boas,

Comprei há 2 dias o monitor LG 22MP58VQ-P e reparei que nas bordas do monitor tem uns 5mm de ecrã completamente preto. Já pesquisei sobre como tirar estas bordas e aproveitar o ecrã a 100%, mas não encontrei nada, nem nas definições do monitor nem no painel de controlo da placa gráfica.
Por isso, estou a pensar trocar pelo LG 23MP48HQ-P. Alguém sabe se este modelo também tem as bordas negras que o LG 22MP58VQ-P apresenta? Obrigado.
 
Sim monitores sem bezels vais sempre ver esses 5mm de boardas e ainda bem, imagina em termos físicos como é que isso era possível e os possíveis problemas de os pixéis acederem até ás bordas, o que acontece nos monitores com bezels normais de 1cm ou 2cm é que não se vé porque fica por baixo do bezel.
 
Sim monitores sem bezels vais sempre ver esses 5mm de boardas e ainda bem, imagina em termos físicos como é que isso era possível e os possíveis problemas de os pixéis acederem até ás bordas, o que acontece nos monitores com bezels normais de 1cm ou 2cm é que não se vé porque fica por baixo do bezel.

Sinceramente, não percebo nada de bezels. Só sei que o meu monitor antigo HP w1907v não tinha nenhumas bordas e a imagem preenchia totalmente o ecrã. Mas, pelo que afirmas, os monitores mais recentes têm todos este problema, certo? Então não vale a pena trocar...
 
Boas,

Comprei há 2 dias o monitor LG 22MP58VQ-P e reparei que nas bordas do monitor tem uns 5mm de ecrã completamente preto. Já pesquisei sobre como tirar estas bordas e aproveitar o ecrã a 100%, mas não encontrei nada, nem nas definições do monitor nem no painel de controlo da placa gráfica.
Por isso, estou a pensar trocar pelo LG 23MP48HQ-P. Alguém sabe se este modelo também tem as bordas negras que o LG 22MP58VQ-P apresenta? Obrigado.

Foi um dos motivos de não o comprar, fica horrível. Puxando a brasa à minha sardinha, recomendava que comprasses o LG 24MP68VQ, só tem borda em baixo e não tem esse gap.

Sim monitores sem bezels vais sempre ver esses 5mm de boardas e ainda bem, imagina em termos físicos como é que isso era possível e os possíveis problemas de os pixéis acederem até ás bordas, o que acontece nos monitores com bezels normais de 1cm ou 2cm é que não se vé porque fica por baixo do bezel.

Ele estava-se a referir que o ecrã dele tem uma borda de pelo menos meio centímetro depois das bezels exteriores.
Ou seja, tem as bezels em plástico, e por dentro onde fica o ecrã ainda te mais uma borda preta.
 
Modelo do portátil? Supondo que estejas a ligar por HDMI, a versão que o teu portátil tem pode ser mais antiga e com isso não ter largura de banda suficiente para os 75Hz. Vê se encontras isso nas especificações detalhadas do portátil.

Sendo velhinho, quase de certeza que era um painel TN e logo aí não vais ter o problema do IPS Glow. Backlight bleed também não devias ter pois é um monitor mais pequeno e assim torna-se mais fácil isolar bem as arestas do monitor.

O modelo é o que está no meu perfil.

Sobre o backlight bleed, a loja das amazónias deu-me três opções: devolver o ecrã, trocar por outro (enviam-me um novo e depois devolvo este) ou darem-me um refund de 25% do valor que paguei.
Ainda tenho um mês para pensar, logo vejo o que faço.

Pois os antigos LCD não tem ips glow, depois esses samsumg tem bezels que são do tamanho do mundo e isso ajuda a esconder ou minimizar o problema do bleed.

As bordas são do mesmo tamanho que a maior parte dos monitores atuais, tirando os deste género com a frame mínima.
 
E sabes se o LG 23MP48HP-P também tem bordas pretas dentro do ecrã? Em termos de orçamento, fica-me mais em conta do que o LG 24MP68VQ. ;)
O hp 24w está a bom preço(~125€) na maioria dos locais e a nível de bordas é porreiro mas é preciso que tenha na loja onde compraste o teu.

Boas, gostava de saber a vossa opinião em relação a saber se é de aproveitar esta promoção para este monitor da AOC?

Consigo melhor por valor identico ou até aos €200 no máximo?

Obrigado

https://comparador.zwame.pt/produto...-hd-mva-preto-prateado-monitor-de-ecra-plano/

O monitor tem specs bastante interessantes para o preço. Apenas punha de lado se fosse para uso em edição de imagem e video a nível mais profissional por ser um VA. Se for para gaming casual, ver filmes e uso normal parece-me ótima compra.

Pois, a minha gráfica não suporta freesync, pensei que dava para ter os 75hz mesmo assim.

Acham este painel aceitável? Ao vivo não é assim, nem parecido, mas em fundos negros noto mais claridade naquela zona inferior direita.

Em principio vou devolver

P9oyQGe.jpg

Pois..Esse teste da fotografia não é muito fiável. Quanto muito tenta tirar a foto mais afastado do monitor senão vais ter sempre esses efeitos pronunciados. Faz um teste na prática para ti mesmo..Se em filmes/jogos em que há cenários mais escuros te incomoda a quantidade de bleeding, devolve.

No meu fica assim a foto mas na pratica so tem mais notável no canto inferior direito e um pco no superior direito(onde tem luz amarelada) e não me chega a incomodar muito. No resto é residual.
O teste é manhoso. se tentares mexer a maquina ou fazer um video vais ver essas machas a moverem-se de uma forma que não ves a olho nu.

https://drive.google.com/open?id=1TINPNLD44AzcgNMdTZGWVeIB6N6V7jnk


open
 
Última edição pelo moderador:
É como disse, a olho nu não tem nada a ver com aquilo, nem sequer parecido. Só em fundos pretos é que há uma ligeira diferença naquele canto.
Aqui no fórum praticamente nem se nota, mas por exemplo no youtube tenho um tema preto, e naquele canto nota-se mais luz.

Pelo que andei a ver isto é bastante normal nos ecrãs IPS, e infelizmente nem é só nos mais baratos. Ainda há mesmo muito a melhor nestas tecnologias.
Daqui a uns anos vamos olhar para estes ecrãs como olhamos agora para CRT's. Aliás, queriam muitos IPS atuais ter os pretos e tempos de resposta de um bom CRT.
 
Ainda há mesmo muito a melhor nestas tecnologias.
Os problemas de IPS Glow e backlight bleed já não são nada recentes nos monitores IPS e, tirando o backlight bleed que pode ser atenuado com uma boa construção da montagem do monitor, IPS Glow é um problema inerente à tecnologia. O que podes fazer, caso tenhas paciência para isso, é ir trocando até teres uma unidade com isso no mínimo.
Aliás, queriam muitos IPS atuais ter os pretos e tempos de resposta de um bom CRT.
Não, não queriam. Neste momento, se queres bons pretos vais para um painel TN. Se queres baixo input lag (diferente de tempo de resposta) vais para um TN. Os IPS têm as suas vantagens e são boas escolhas quando usados nessas vantagens.
Se quiseres estas vantagens todas juntas vais ter de esperar pelo amadurecimento da tecnologia OLED em monitores..

@Dizplay usa o multi quote quando queres responder a mais do que uma mensagem.
 
Assim de repente do que vi o 27ud88-w tem melhores cores(99% srgb vs 72%) e brightness. Tem também mais possibilidades de calibração integradas no OSD para além das diferenças que falaste.

É que eu comprei 27UD88-W e, para 590€... As cores são giras e a connectividade USB-C também. Mas de resto, esperava muito melhor qualidade. Não fiquei satisfeito, muito sinceramente.

Eu tenho um Dell XPS 9360 (Portátil) e o ecrã deste é um espectacular (3200x1800 IPS). Eu espero no mínimo algo com esta qualidade de pretos, de bleed (quase não existe), etc... Nem que seja um ecrã glossy.

Há alguma solução identica ao ecrã do meu Dell, 2K ou 4K, 27"+, DisplayPort? (Não preciso do táctil)
 
Última edição:
É que eu comprei 27UD88-W e, para 590€... As cores são giras e a connectividade USB-C também. Mas de resto, esperava muito melhor qualidade. Não fiquei satisfeito, muito sinceramente.

Eu tenho um Dell XPS 9360 (Portátil) e o ecrã deste é um espectacular (3200x1800 IPS). Eu espero no mínimo algo com esta qualidade de pretos, de bleed (quase não existe), etc... Nem que seja um ecrã glossy.

Há alguma solução identica ao ecrã do meu Dell, 2K ou 4K, 27"+, DisplayPort? (Não preciso do táctil)

No que diz respeito ao bleed,quanto maior o tamanho, maior possibilidade de ter backlight bleed pronunciado. Depois é uma questão de sorte pq, como tem sido dito nos posts atrás, é um problema inerente a este tipo de tecnologia (IPS).

O monitor do teu portátil é de 13.3' e tem altíssima resolução para o tamanho q possui, é normal que sintas mais qualidade nos pretos talvez pela concentração de pixeis, para além disso a Dell é famosa nos ecrãs. No LG pode ser só uma questão de calibrares e pelo que vi tens imensas opções avançadas de calibraçãod no teu monitor. Não estou a defender o modelo em questão pq não conheço pessoalmente e o teu pode até ter algum defeito inclusivé, mas vê isso pq pod resolver facilmente a tua insatisfação.

Quanto a alternativas não te sei dizer pq não estou a ver bem qual o teu nível de exigência, mas se gostaste do ecra do teu portátil, explora os monitores desktop da dell que são bastante conhecidos por ter ótimos paineis e boa calibração de fábrica, são é mais caros que os LG.
 
Back
Topo