Tópico Oficial de Monitores (Recomendações na 1ª página)

Devo comprar em breve um monitor para secretária mas não tenho grande conhecimento do mercado nem do que até poderá ser melhor para mim. Não queria gastar muito além dos 150€.


No trabalho uso um Asus VS228 - 21.5”, Full HD (1080p) 1920 x 1080 e gosto do monitor mas gostava de experimentar um tamanho maior, talvez até 27”. Penso quem mais que isso também é exagero.

Vou usá-lo principalmente para internet. Nada de filmes, gaming ou edição de vídeo/fotos que justifique um monitor com características para tal, penso eu.


Gostaria que fosse grande e tivesse resolução suficiente para fazer multitasking, pelo menos com duas janelas. E esteticamente com bordas finas.


Tenho algumas dúvidas:

- Ultrawide: da vossa experiência, aconselham? Qual é a grande diferença no quotidiano em relação aos “normais”? Tendo em conta que só devo jogar FM e ver vídeos no Youtube, o formato 21:9 é aconselhado ou nem por isso? Eu gosto do formato mas como nunca utilizei não sei se haverá alguma coisa que não conheço e que possa fazer a diferença pela negativa;

- Colunas: faz sentido comprar um com colunas embutidas? Há monitores por menos de 200€ com boas colunas ou faz mais sentido pensar em colunas à parte? Uma coisa que me deixa de pé atrás é que, com o meu portátil, já testei em vários monitores e TV e nunca consegui fazer com que o som saísse a partir dos monitores. E já testei mil e uma coisas. Tenho receio de comprar um monitor com colunas e depois acabar por não as conseguir usar.


Que aconselham? Por exemplo, vi o LG 25UM58-P que parece cumprir todos os requisitos (excepto colunas). É boa opção ou aconselham outra?

Abraço.
 
@Tommy, para o teu uso recomendo que fiques por um bom monitor 16:9, não que 21:9 não seja bom, muito pelo contrário, apenas que não ias tirar proveito dele para o uso que indicas e um bom 16:9 custa bastante menos do que um bom 21:9, quanto ás colunas vai depender imenso do teu gosto e uso que vais dar, por menos de 50€ consegues comprar umas Edifer muito boas (há modelos mais caros, com a respectiva superior qualidade de som mas ai já estamos a falar de colunas de estúdio, não algo para apenas ver vídeos do Youtube), não falo em colunas 5.1 por ai já estamos a falar de um uso muito especifico e cabos (oh meus Deus, tantos cabos....), o melhor compromisso é gastar razoavelmente bem em colunas e bastante em auscultadores, a não ser que tenhas um bom quarto / sala bem sonorizado e nada de vizinhos para poderes investir numas colunas "com alma" o melhor é sempre investir bem em auscultadores, sistemas de som são daqueles investimentos que duram uma vida inteira, ainda hoje anda-se a comprar amplificadores e colunas dos anos 70, por isso...
 
@Tommy, para o teu uso recomendo que fiques por um bom monitor 16:9, não que 21:9 não seja bom, muito pelo contrário, apenas que não ias tirar proveito dele para o uso que indicas e um bom 16:9 custa bastante menos do que um bom 21:9, quanto ás colunas vai depender imenso do teu gosto e uso que vais dar, por menos de 50€ consegues comprar umas Edifer muito boas (há modelos mais caros, com a respectiva superior qualidade de som mas ai já estamos a falar de colunas de estúdio, não algo para apenas ver vídeos do Youtube), não falo em colunas 5.1 por ai já estamos a falar de um uso muito especifico e cabos (oh meus Deus, tantos cabos....), o melhor compromisso é gastar razoavelmente bem em colunas e bastante em auscultadores, a não ser que tenhas um bom quarto / sala bem sonorizado e nada de vizinhos para poderes investir numas colunas "com alma" o melhor é sempre investir bem em auscultadores, sistemas de som são daqueles investimentos que duram uma vida inteira, ainda hoje anda-se a comprar amplificadores e colunas dos anos 70, por isso...

Obrigado pela resposta.

Com um 16:9 de 24" consigo tirar fazer bem o multitasking com 2 janelas, por exemplo?

Quanto às colunas, um dos motivos de pensar num monitor já com colunas seria também evitar essa confusão de fios :-D
Não preciso de nada muito potente mas queria algo com bom som.
 
Isso não tem nada a ver com o monitor. Toda a gente pode escolher 4K nos vídeos que têm 4K independentemente da resolução do seu monitor.
Os vídeos que andas a tentar ver não devem ter 4K.
 
Boas pessoal, comprei o Acer Nitro VG240Ybmiix, liguei-o á corrente e ao pc por hdmi e... nada o ecrã não liga nem dá qulalquer tipo de sinal (nem a luz de standby liga), ou me está a escapar qualquer coisa ou o monitor veio avariado? (já experimentei usar noutras tomadas e inclusive liga-lo á minha ps4)
 
o que dizem deste monitor?
LG 27MP59G-P IPS 27" FHD 16:9 75Hz

vai ser para jogar Rocket League no PC e ir alternando com a ps4 para o FIFA (com amigos) .. não tenho pc que aguente os 144hz por isso os 75 já será muito bom ( se a gtx 660 nao chegar (no rocket faço sempre 60fps nao experimentei ainda 75) sou capaz de arranjar uma amd em segunda Mao barata que chegue la)
 
Boas. Um amigo meu vai comprar um monitor, já anda há mais de uma semana a estudar o assunto, e parece que se decidiu por este: Monitor Curvo MSI Optix MAG27CQ VA 27" QHD 16:9 144Hz FreeSync.

Numa loja nacional consegue-o a 469 euros. Vai usá-lo essencialmente para gaming (PC), uma larga gama de jogos: WOW, Overwatch, e também dos jogos mais recentes e pesados.

Queria só saber, daqui da malta entendida, se acham que é uma boa compra! Ou, na mesma gama de preço, consegue-se algo melhor?

Obrigado
 
Um painel curvo de 27' com um brilho máximo de 250, VA 1440p 144hz FreeSync? Mas quem é que devide desperdiçar o contráste de um pianel VA com apenas 250 de brilho... ainda por cima curvo? A custar... 300€ até olhava duas vezes, se tivesse Gsync a 450€? Seria algo a ponderar... não, não seria, tenho um monitor de 34' e acho a curva parva, agora num de 27'? So se o teu amigo for daqueles que joga colado ao monitor, eu cá jogo a mais de 1m de distancia, nem pensar em ter algo tão pequeno curvo... e por esse preço?

Compreendo que um Gsync seja mais caro e a parvoice dos curvos parece ser a nova moda, mas a dar tanto por um monitor... isso é quase o que dei pelo meu 34' 1080p 144hz IPS...

Bem, fora a curvatura tecnicamente não é mau de todo, e 1440p 144hz são muito caros no geral, agora resta saber se ele tem um GPU AMD e é bom que seja ao nivel de uma Vega, é que nem uma GTX 1080 consegue puxar muito jogo recente a 1440p, isto é, não ao ponto de dar uso aos 144hz, digo-te já que o World of Warcraft só cortando em bastantes opções num sistema mais modesto, agora num mais recente e de media-alta gama já é diferente... mas aquela curva e só 250 de brilho? Pode ser que num VA a precepção seja diferente mas o meu IPS tem esses 250 e, epah... não, tanto não que já me passou a pica dos 144hz que muito provavelmente irei vender este e ir para o de 1440p 75hz, só tem 300 de brilho contra os 400 dos topo de gama, é verdade, mas prefiro um painel com maior qualidade de imagem a um mais rápido (isso e boa sorte a correr jogos acima dos 75 a 1440p com a minha 1070, ou o equivalente AMD que eventualmente irei adquirir para dar uso a FreeSync quando a AMD atinar e lançar GPUs que não sejam riduculamenre caros para o rendimento que apresentam, a sério... 650€ por um GPU?)

Se ele não tiver nada contra a curvatura e jogue num quarto com uma boa iluminação, nada de focos de luz a direccionados para o ecrã e uma boa luz por detrás dele? Pelo preço, 1440p 144hz? Não vejo mais barato, recomendação extra se o GPU dele já for uma AMD.
 
Última edição:
Um painel curvo de 27' com um brilho máximo de 250, VA 1440p 144hz FreeSync? Mas quem é que devide desperdiçar o contráste de um pianel VA com apenas 250 de brilho... ainda por cima curvo? A custar... 300€ até olhava duas vezes, se tivesse Gsync a 450€? Seria algo a ponderar... não, não seria, tenho um monitor de 34' e acho a curva parva, agora num de 27'? So se o teu amigo for daqueles que joga colado ao monitor, eu cá jogo a mais de 1m de distancia, nem pensar em ter algo tão pequeno curvo... e por esse preço?

Compreendo que um Gsync seja mais caro e a parvoice dos curvos parece ser a nova moda, mas a dar tanto por um monitor... isso é quase o que dei pelo meu 34' 1080p 144hz IPS...

Bem, fora a curvatura tecnicamente não é mau de todo, e 1440p 144hz são muito caros no geral, agora resta saber se ele tem um GPU AMD e é bom que seja ao nivel de uma Vega, é que nem uma GTX 1080 consegue puxar muito jogo recente a 1440p, isto é, não ao ponto de dar uso aos 144hz, digo-te já que o World of Warcraft só cortando em bastantes opções num sistema mais modesto, agora num mais recente e de media-alta gama já é diferente... mas aquela curva e só 250 de brilho? Pode ser que num VA a precepção seja diferente mas o meu IPS tem esses 250 e, epah... não, tanto não que já me passou a pica dos 144hz que muito provavelmente irei vender este e ir para o de 1440p 75hz, só tem 300 de brilho contra os 400 dos topo de gama, é verdade, mas prefiro um painel com maior qualidade de imagem a um mais rápido (isso e boa sorte a correr jogos acima dos 75 a 1440p com a minha 1070, ou o equivalente AMD que eventualmente irei adquirir para dar uso a FreeSync quando a AMD atinar e lançar GPUs que não sejam riduculamenre caros para o rendimento que apresentam, a sério... 650€ por um GPU?)

Se ele não tiver nada contra a curvatura e jogue num quarto com uma boa iluminação, nada de focos de luz a direccionados para o ecrã e uma boa luz por detrás dele? Pelo preço, 1440p 144hz? Não vejo mais barato, recomendação extra se o GPU dele já for uma AMD.
Ele tem uma 1080ti e um bom processador (não sei qual é ao certo, mas é recente). Tem um bom pc.

Ele joga de tudo um pouco, não se foca num jogo apenas. Vai variando, depende das semanas ahah.

Os g-sync são sempre mais caros, não me parece que fosse valer a pena dar mais uma(s) centena(s) por um com g-sync.

Eu só perguntei porque, para mim que não sei como está o mundo dos monitores, 470 euros é muito dinheiro e poderiam haver outras opções no mercado que fossem melhores (na mesma gama de preços).
Ele queria pelo menos 144hz e acima de full hd, pelo que os 144hz 1440p são o “ideal” no momento. Não queria necessariamente curvo, mas este MSI traz “tudo” o que ele queria, e pronto, é curvo.
Outro que ele viu foi um da AlienWare, mas 24”, flat, mas só 1080p. Como ele queria algo já melhorzito, está para escolher o da MSI.

Ele joga numa secretária, suponho que a menos de um metro do monitor.
 
@Fibrix numa loja bem conhecida nacional é o monitor mais barato com essas specs. Mais barato arranjas mas é em promoções.
Portanto ou esperas e andas à "caça" ou força nesse MSI que ficas bem servido
 
Back
Topo