Tópico Oficial de Monitores (Recomendações na 1ª página)

Para um monitor de 27" (ou mais), que seja 4k (o mais próximo possível dos 5K dos iMac), que monitor aconselham? Li no fórum que só compensa de 32" para cima para ver boa resolução dos pixeis (4K). Fiquei um pouco confuso com isso.
 
O 27UD59 é fantástico para esse tipo de utilização e com uma relação preço vs performance mesmo muito boa. Só é "pena" (para alguns, não tanto para outros!) não ser glossy como os da Apple :) Eu pessoalmente gosto muito de glossy, mas compreendo quem não aprecie.
 
Tenho uma questão sobre o meu Dell IPS que tem apenas alguns meses de vida. Ele por defeito é de 60 Hz e eu fiz um OC subindo aos poucos os Hz até chegar aquilo que ele dá mo máximo em OC sem problemas: 75Hz.

Mas o que acontece é que ás vezes o screen do monitor, ou a jogar um jogo ou mesmo no desktop do Windows sem fazer nada, fica todo preto sem imagem durante uns poucos segundos até voltar a ter imagem e isso sem qualquer informação presente no screen tipo Out of signal.

Agora que devo fazer? Se insistir em continuar nos 75 Hz isso pode avariar o Dell?

Eu tenho um DELL P2414H 60HZ nos 76Hz já a uns anos.
A situação de ele ficar preto por uns 2 segundos tambem me acontece mas um bocado à sorte, pode estar mais de uma mes sem acontecer mas depois acontece duas vezes num dia.
Cheguei a por nos 60Hz por causa disso mas continuou igual, ou seja o dano já está feito.
O meu conselho é continuar a tirar o melhor rendimento dele enquanto dura.
 
Voltei a por em 60 Hz o Dell.
Nem a 70 hz estabilizava.

Funciona bem melhor a 60 Hz, mesmo a jogar jogos, nem a 70 e nem a 75 Hz tem um comportamento estável e estava a acontecer outros problemas de imagem.

Por isso não vale a pena tentar...
Fica melhor assim.

Obrigado a todos pela ajuda.
 
Estou a precisar de monitor novo. E de gpu, mas isso é outro tópico.

As specs que encaixam no que pretendia:
27',1440p, 100hz ou mais, Free Sync, IPS

O que encaixava no que pretendo seria o Asus MG279Q [IPS, 1440P, 144hz], mas não é barato apesar de ser um monitor que está no mercado já à algum tempo.
Do que vi, existem outros 2 monitores com o mesmo painel/características, acho que um AOC e um Eizo.
O AOC duvido do controlo de qualidade, mas mesmo que não duvidasse também já não se encontra à venda (ou então era outra marca e estou a confundir).
O Eizo custa praí o mesmo que dois Asus MG279Q. Um balúrdio.

Até ia para um ultrawide, mas é para fazer algum trabalho em cad e tenho duvidas se me habituarei a monitor curvo para tal (linhas curvas). E num ultrawide de 29' a 'altura' corresponde +/- a um monitor 16:9 de 24' e um ultrawide de 34' +/- a um de 27', certo?
Isto porque um ultrawide com resolução de 2560x1080 parece-me que só 29', monitor ultrawide maior com essa resolução deve ficar com ppi muito baixo e não ser grande coisa.


Será que existe outros com specs aproximadas ao Asus MG279Q que não tenha visto, mas um pouco mais barato?
É que mesmo algo tipo IPS, 70-100Hz, 27' IPS 1440p acho que não há nada.
Provavelmente vou ficar por painel VA e/ou menos de 100hz - mas queria mesmo mais que 60hz.
 
Boas Pessoal vou oferecer um Setup ao Meu Filho, não percebo grande coisa, Ele gostava de um Monitor 4K com 1Ms tempo de resposta e.t.c Obrigado desde já a quem ajudar ...

1) Qual o orçamento?

500 Euros Máximo

2) Quando vais comprar o material?
Inicio de Fevereiro

3) Qual a utilização a que se destinam esses componentes?
Gaming
Trabalho geral (escrever, programar, office...)
Filmes/Séries

4) Gráfica actual? Gráfica Planeada?
Asus 1080TI Oc

5) Tamanho do monitor (polegadas)?
No Minimo 27

6) Resolução pretendida?

4K

Portas HDMI
 
Boa noite a todos,
Estou indeciso entre dois monitores:
- BenQ PD3200Q (Monitor VA / Res. 2560×1440)
- LG 34WK650-W (Monitor IPS / Res. 2560x1080)

A utilização é para trabalhos de design e multimedia. O budget é limitado e gostaria de um monitor 32 ou 34. A minha questão relativamente ao modelo BenQ é o facto de este ser VA. Obrigado pela ajuda que possam dar.
 
Eu como já disse atrás tinha feito reset ao OC no Dell e colocado em 60 Hz que é o que ele usa por defeito.
Mas o problema da imagem ficar preta por uns segundos e voltar ao normal continuava na mesma!

Após pesquisar por aqui no fórum vi pessoas com problemas parecidos e uma das causas podia ser da gráfica em si. Eu tinha mudado há pouco tempo duma 970 para uma GTX 1070 por isso fiz testes para tirar as duvidas.

- Liguei via HDMI a outro monitor, o meu antigo Asus 144 Hz, mas o problema nele nunca acontecia dai que cheguei á conclusão que não era da gráfica em si.

Resolvi ligar o Dell via DisplayPort a mini-DisplayPort para ver o que sucedia..

- A primeira coisa que notei foi a que fora do Windows não tinha imagem tal e qual como acontecia na outra gráfica com essa ligação...
Entrava no Windows e tinha ligação lá dentro e imagem.

E com esta ligação esse problema da imagem ficar preta por segundos nunca mais aconteceu.
Lembrei-me que antes por causa da entrada HDMI que não funcionava na 970 tinha a ligação via DVI a HDMI por uma cabo conversor no qual ligava o cabo HDMI a ele e não tinha problemas algunes assim desta forma no Dell.

Os problemas eram mesmo directamente da porta HDMI á porta HDMI do monitor: porta da gráfica para a do monitor.

Fui testar um cabo conversor de Displayport a HDMI e o cabo funcionava bem mas não tinha sinal se liga-se o cabo ao contrário por isso o cabo era apenas de sentido único: Displayport da gráfica a HDMI no monitor. Assim também não tinha o tal problema da imagem ficar preta por segundos.

Depois montei de novo o cabo DisplayPort a Mini-displayPort e coloquei de novo a configuração do monitor nesta ligação...

E do nada o monitor passou a dar imagem fora da windows nesta ligação!!!!! Mas que raios.....

Não percebo o que se passa com este Dell.... A qualidade de imagem e desempenho deste monitor IPS em 60 Hz é fantástica...
Basta dizer que o Asus 144 Hz que foi dos primeiros modelos da Asus a 60 Hz é horrível: os jogos parecem que tem fps muito baixos tal os breaks que dão e soluços..... E a qualidade das cores do Asus é horrível também seja em 60 Hz ou 144 Hz e não consigo de forma alguma obter uma calibragem que me satisfaça.

O Dell é 5 estrelas nesse aspecto. Nem noto qualquer diferença em nenhum jogo entra 60 Hz nele e 144 Hz no Asus e nem noutro monitor mais moderno que um amigo me emprestou para testar.

E atenção que noutros IPSs mais baratos já se nota diferenças entre os 60 Hz-75 Hz e os 140 Hz+ de outros monitores portanto isso varia conforme os modelos e marcas e o preço acho eu.

Já que o Dell tem umas 3 ligações Dis+çayPort, sendo uma Mini-DisplayPort, vou continuar na DisplayPort já que parece que já consegui obter imagem no Dell fora do Windows, espero que seja mesmo para durar sem outras chatices.
Para o Asus 144 Hz não volto já que tudo nele é bem pior em relação ao Dell IPS mas também é dos primeiros modelos 144 Hz da Asus já com 5 anos portanto agora eles tem melhor que isto certamente.
 
Olá @maia_cbr ! Quando referiste trabalhos de design, inclinei-me imediatamente para IPS... penso que será vantajoso no teu caso porque tem uma reprodução de cores mais fiel que VA. Boas compras!

Desde já obrigado. Pois de facto a minha questão residia mesmo no VA vs. IPS. Mas este monitor da BenQ a própria marca “apelida” os mesmos de próprios para designers. O monitor da LG tenho receio de um monitor de 34’’ com uma resolucao baixa (2560x1080).
 
@maia_cbr compreendo o teu "dilema", mas posso-te assegurar que um painel VA nunca terá uma reprodução de cores tão fiel como IPS. Eu pessaalmente prefiro a tecnologia VA, mas eu não trabalho com cores! Torna-se complicado recomendar esse tipo de ecrã para trabalhos de design gráfico. Extremamente arriscado, e nós aqui temos de ter noção das recomendações que fazemos para que o cliente não compre o produto errado para si!

Seria o mesmo que eu recomendar um ecrã IPS ou VA para alguém que quer jogar torneios de Counter Strike ou Overwatch. Não é a opção mais indicada, apesar de funcionar.
 
@maia_cbr compreendo o teu "dilema", mas posso-te assegurar que um painel VA nunca terá uma reprodução de cores tão fiel como IPS. Eu pessaalmente prefiro a tecnologia VA, mas eu não trabalho com cores! Torna-se complicado recomendar esse tipo de ecrã para trabalhos de design gráfico. Extremamente arriscado, e nós aqui temos de ter noção das recomendações que fazemos para que o cliente não compre o produto errado para si!

Seria o mesmo que eu recomendar um ecrã IPS ou VA para alguém que quer jogar torneios de Counter Strike ou Overwatch. Não é a opção mais indicada, apesar de funcionar.

@Daniel_1110 obrigado pela dica que sem duvida irei ter em conta. Vou então virar-me para a opção da LG, o 34wk650-w. Tens alguma noção se será uma boa opção sendo um monitor de 34’’ e uma resolução de 2560x1080? Obrigado
 
Estava a ver esse LG, e isso é um monitor de 400€... Não precisas de pagar tanto para algo bom em termos de cores e resolução 1440p. Não tinha ainda noção disto, mas descobri que realmente a AOC fez uma alteração num dos monitores deles para IPS, e que parece ter valido a pena.
Monitor
Review

Para o preço, e as review, isto é claramente uma aposta interessante para ti @maia_cbr .

EDIT: Adicionei aos recomendados.
 
Estava a ver esse LG, e isso é um monitor de 400€... Não precisas de pagar tanto para algo bom em termos de cores e resolução 1440p. Não tinha ainda noção disto, mas descobri que realmente a AOC fez uma alteração num dos monitores deles para IPS, e que parece ter valido a pena.
Monitor
Review

Para o preço, e as review, isto é claramente uma aposta interessante para ti @maia_cbr .

EDIT: Adicionei aos recomendados.

@miguelbazil obrigago pela opinião e gostei dessa opção. Apenas tem um senão, não ter suporte vesa. :/ Outra questão é desconhecer por completo a qualidade dos produtos AOC.
 
Vê a review, não interessa a marca, interessa o modelo. Os paineis vêm todos dos mesmos sítios, só há uns 2 ou 3 produtores de paineis, portanto a base é toda igual. O que depois interessa, é o que cada marca faz com os paineis. e a review fala bem desse que sugeri, desde que adaptes um par de opções. Claro que pronto, se precisas mesmo de VESA, tem de se ver outra coisa.
 
Back
Topo