Tópico Oficial de Monitores (Recomendações na 1ª página)

Marcas diferentes, configurações diferentes. Sem reviews, é difícil, e muitas vezes, as reviews como vêm de gente diferente, nem sempre permitem comparar em termos de "é melhor?". Eu repito, para quem quer um monitor completo e bem calibrado, a gama ultrasharp da Dell é a solução, até porque têm a calibração E um braço com muitas opções para o meteres à altura e rotação que queres.
 
A Hardware.Info tem review dos dois. Assim à primeira vista diria que estão a usar o mesmo painel. Os dois têm calibrações muito decentes nas unidades testadas, mas acho que nenhum vem calibrado de fábrica por isso vai sempre depender da unidade. De resto é tudo muito parecido.
O BenQ tem mais inputs, não sei se precisas de alguma em particular. De resto têm as mesmas opções ergonómicas e são duas marcas de qualidade. Acho que a escolha se resume ao preço.

@Rafx depois diz o que achaste do monitor. É uma opção muito interessante.
 
Marcas diferentes, configurações diferentes. Sem reviews, é difícil, e muitas vezes, as reviews como vêm de gente diferente, nem sempre permitem comparar em termos de "é melhor?". Eu repito, para quem quer um monitor completo e bem calibrado, a gama ultrasharp da Dell é a solução, até porque têm a calibração E um braço com muitas opções para o meteres à altura e rotação que queres.

Como disse, a ideia é usar como segundo monitor de um iMac, retina, e uma coisa que me incomodava noutro monitor era a falta de sharpness nas fontes (posso postar uma foto caso pretendam ver), daí estar neste momento indeciso entre o P2418D (2K) e o U2417H (Full HD). Será que o ganho na resolução compensará ? A diferença são 30€ a mais pela versão 2K.

Em termos de braço e rotação, penso que ambas as opções serão equivalentes.

A Hardware.Info tem review dos dois. Assim à primeira vista diria que estão a usar o mesmo painel. Os dois têm calibrações muito decentes nas unidades testadas, mas acho que nenhum vem calibrado de fábrica por isso vai sempre depender da unidade. De resto é tudo muito parecido.
O BenQ tem mais inputs, não sei se precisas de alguma em particular. De resto têm as mesmas opções ergonómicas e são duas marcas de qualidade. Acho que a escolha se resume ao preço.

Sendo um segundo monitor, só precisa de suportar HDMI :) Não tenho necessidade de mais. Pela diferença de preço entre o BenQ e o Dell (versões 2K - sensivelmente 9€) prefiro o Dell, até porque já estou habituado e penso que tanto ao nível de suporte como de qualidade, o Dell será sempre superior.

A duvida está mesmo no que referi acima.

Obrigado a ambos pela ajuda.
 
Sim, a diferença nota-se bem. É um bump de mais de 70% em número de pixeis e de mais de 30% em densidade de pixeis. Vai pelo Dell, certamente ficas satisfeito.
 
Boas, podem-me ajudar a escolher um monitor?

1) Qual o orçamento?

~200€

2) Quando vais comprar o material?
Jan/Fev

3) Qual a utilização a que se destinam esses componentes?
a) Gaming [40%]
b) Trabalho geral (escrever, programar, office...) [20%]
c) Filmes/Séries [30%]
d) Edição de imagem/vídeo [10%]
e) All around (mistura de todos os anteriores, especificar peso de cada um)


4) Gráfica actual? Gráfica Planeada?
GTX 1060 6GB



5) Tamanho do monitor (polegadas)?
24' ou 27'



6) Resolução pretendida?

FHD

7) Que painel preferes?
a) IPS/PLS/AHVA


8) Opções de monitor pretendidas
c) Portas HDMI

Preferia que fosse borderless.

Desde já obrigado! o/
 
Já chegou o monitor.
Para já apenas aspetos positivos, muito boa qualidade de imagem e esteticamente estava com algum receio de ele ser “não tao bonito” mas surpreendeu-me bastante. Com linhas bastante simples e a base em aço escovado da-lhe um toque muito porreiro.

Excelente dica aqui do fórum. Obrigado
 
Última edição:
Já chegou o monitor.
Para já apenas aspetos positivos, muito boa qualidade de imagem e esteticamente estava com algum receio de ele ser “não tao bonito” mas surpreendeu-me bastante. Com linhas bastante simples e a base em aço escovado da-lhe um toque muito porreiro.
Excelente dica aqui do fórum. Obrigado
O meu AOC Q3279VWFD8 IPS também chegou hoje. :)
Isto é enorme. :D

Para já parece excelente compra.
Nenhum problema de pixels, tudo a funcionar direitinho. Ainda nem tirei plásticos para ligar e ver se estava tudo bem, porque se não tivesse ia recambiado para trás - mas não tem problemas, está 5*.
1440p 75Hz a funcionar bem. Em termos de dpi, vindo de 1080p em 24' é o que estou habituado, mas agora com tudo em maior: ecrã bem maior, resolução/espaço de 'trabalho' maior.


Unicos pontos negativos:
Num ponto ou outro percebe-se que é monitor relativamente barato.
O parafuso que liga a base ao pé do monitor é complicado para apertar.
E é chato a falta de regulação em altura.


Mas no geral até tem aspecto agradável, simples mas agradável.


Tenho que ir experimentar uns jogos nisto.
 
Em termos de robustez não é de facto do melhor, mas penso que cumpre (e bem) pelo preço que custa.

O parafuso também tive problemas, mas dps percebi que aquilo tem de encaixar bem com duas saliências que lá estão, apenas quando aquilo encaixa bem é que o parafuso aperta-se sem qualquer problema. Mas ainda deu luta para perceber.

Já testei uns videos 4k (só naquela) do youtube e estou de facto surpreendido com a qualidade para um monitor desta gama de preço.

Segundo pesquisei este monitor dá para colocar num suporte VESA, mas tem de se desmontar a parte da base. Um dia quem sabe se não o farei...
 
Última edição pelo moderador:
@maia_cbr
Até podes experimentar, melhor ainda, videos 8K no youtube.
Tipo este em NY:

Ou este no Japão:
:wink:

Mas deve ser preciso uma boa ligação à net para ver youtube 8K.


Para o custo, o monitor em termos de imagem é excelente.
A não haver problemas, já tenho bom monitor até haver monitor oled/microled 32' 4K, 120hz assim baratinho também.

Já tinha visto que havia um adaptador para VESA e em principio vou esperar mais um bocado, para ver se o monitor continua sem problemas, mas daqui a umas semanas sou capaz de mandar vir o adaptador VESA e um braço para meter o monitor agarrado à secretária.
A base em si até tem bom aspecto mas depois o pé entre monitor/base visto de trás já não gosto tanto e vê-se a traseira do monitor sempre que se entra no 'escritório'. Com o monitor agarrado a um braço decente acho que fica com melhor aspecto, além de permitir regular a altura, que até dá jeito se me quiser afastar um pouco da secretária e sentar mais junto ao chão, nuns pufes, com mais 1 ou 2 pessoas para jogar com comando.
 
@maia_cbr
Até podes experimentar, melhor ainda, videos 8K no youtube.
Tipo este em NY:

Ou este no Japão:
:wink:

Mas deve ser preciso uma boa ligação à net para ver youtube 8K.


Para o custo, o monitor em termos de imagem é excelente.
A não haver problemas, já tenho bom monitor até haver monitor oled/microled 32' 4K, 120hz assim baratinho também.

Já tinha visto que havia um adaptador para VESA e em principio vou esperar mais um bocado, para ver se o monitor continua sem problemas, mas daqui a umas semanas sou capaz de mandar vir o adaptador VESA e um braço para meter o monitor agarrado à secretária.
A base em si até tem bom aspecto mas depois o pé entre monitor/base visto de trás já não gosto tanto e vê-se a traseira do monitor sempre que se entra no 'escritório'. Com o monitor agarrado a um braço decente acho que fica com melhor aspecto, além de permitir regular a altura, que até dá jeito se me quiser afastar um pouco da secretária e sentar mais junto ao chão, nuns pufes, com mais 1 ou 2 pessoas para jogar com comando.

Bem o meu PC até se borrou quando meti o primeiro video em 8k. LOL

Aquilo que falava: https://tropicalprice.com/product/B074JSJSF3

71zI1pZUbsL.jpg


81B%2B0HgAQmL._SY879_.jpg
 
@maia_cbr
Eu avisei que o video 8k era pesado e exigia boa ligação à net. :)
Também se o cpu/gpu for um pouco mais antigo pode não conseguir fazer decode como deve ser de video com bitrate tão elevado, e daí empancar.

Pois, eu já tinha visto que os adaptadores VESA eram assim. Que o pé ficava lá.
Como disse vou esperar mais um pouco, e se não houver problemas com o monitor mando vir um coiso desses e um braço para agarrar à secretária. Depois passado mais algum tempo sou capaz de meter o disco de mini-rebarbadora na Dremel e cortar o pé do monitor rente ao adaptador VESA. Aí é que fica como deve ser. :D


É bom ver que as reviews estão de acordo com o monitor em geral. É isso que interessa. Agora é ir apreciando e usando.
Agora é procurar um gpu para 'isto'. A velha r9 290 já está velha e cansada para andar a rodar em 1440p..
No entanto assim que liguei o monitor, tanto por hdmi como por display port, activou o FreeSync. Os 75Hz é que foi necessário na primeira vez ir às definições de visualização do windows activar, mas isto é relacionado com o windows ter como padrão os 60Hz, não com o monitor.

O monitor, na curta utilização, pareceu muito bom, olhando ao preço parece fantástico mesmo um monitor IPS com estas características.
Além de vídeo para procurar por dead pixels, não fiz mais testes mas mesmo a nível de uniformidade do painel parece estar bem, estava à espera - pelo preço e por uma review ou outra - de pior.


Muito recomendado.
monitor 32', IPS, 75Hz, 1440p, Free Sync, ao 'desbarato', sem problemas no ecrã.
O mais próximo de BB - 'Bom e Barato' no que a monitores diz respeito.


Se houver algum problema com o mesmo, venho cá reportar.
 
@miguelbazil
Já resolvi o problema.

Vega 64
:)

É para jogar a 1440p entre 55-75fps durante um bom tempo.
Faço um undervolt + oc às memórias e siga,..


Quando vi tinham em stock 8. Comprei não muito depois já tinham vendido 2, ficou a sobrar 5, e agora já só têm 2 em stock.
A bom preço elas vendem bem. :)
 
Back
Topo