Tópico Oficial de Monitores (Recomendações na 1ª página)

Marketing, hoje dia só notas alguma lentidão na resposta a jogar num televisor, e mesmo ai... há quem jure que nota a diferença entre 1ms e 5ms mas depois são os mesmos que dizem que uma cadeira de gaming é "ergonomica", por isso...
 
Na primeira página tens muitos detalhes sobre tempo de resposta de pixels. Em essência, a frequência é demasiado baixa para esses ms terem um impacto real. Terias que ser muito sensível para isso acontecer. Existe quem o seja, mas são casos bem raros.
 
boa tarde gostava de saber se posso ter um monitor a 60hz e outro a 144hz, é que vou comprar um pc novo e queria comprar um monitor novo de 144hz mas em alguns forums vi que como são refresh rates diferentes não ia funcionar que ficavam os 2 a 60hz, outras pessoas a dizer que funciona sem problemas.
alguém que tenha este tipo de setup que me pode dizer-me se funciona com refreshs diferentes? é que há mesmo muita informação contraditória e não conheço quem use assim (que eu saiba) ou usam ultrawides ou só 144hz
 
Olá pessoal! Vamos lá ver se me conseguem ajudar aqui.

Trabalho muito em casa e preciso de um monitor maior que o meu de 22" actual para conseguir abrir vários documentos e trabalhar em autocad. Para além disso também jogo alguma coisa.

Ando à procura de um monitor maior (mínimo 27") e, de preferência, com 75Hz ou 144Hz.

Como não jogo profissionalmente, a latência não é um problema de maior, pelo que dispenso painéis TN. Estou virado para os IPS mas nunca vi um VA ao vivo (que eu saiba) para dizer se é pior ou melhor. Em princípio estarei sempre a trabalhar numa zona iluminada.

De acrescentar que por motivos de falta de espaço (fui expulso do escritório quando nasceu o segundo puto) tenho o pc na sala, numa zona dedicada, mas ainda assim na sala, pelo que teria que ser algo estético. Ou seja, evitar bezels enormes ou suportes que ocupem meio metro!

Também já pensei em ultrawides, mas nada me surge como apelativo.

Já percebi que o AOC de 31,5" QHD é uma boa compra e já o ando a namorar há uns meses (a versão IPS), mas acho o monitor muito pouco estético para se ter numa sala de estar.

Será que alguém tem ideias para algo tão específico?

Aqui fica o questionário preenchido.

===========================================
Inicio do Questionário
===========================================

1) Qual o orçamento?
Ando a ver se encontro opções, mas apontava para os 400€. Posso aumentar ligeiramente o orçamento caso valha a pena.

2) Quando vais comprar o material?
Nos próximos 3 meses.

3) Qual a utilização a que se destinam esses componentes?
Autocad, documentos abertos lado a lado para trabalho, jogo não competitivo


4) Gráfica actual? Gráfica Planeada?
GTX 1060 6gb (espero que chegue para o que quero...). No futuro talvez procure uma melhor no mercado de usados!

5) Tamanho do monitor (polegadas)?
27/32 (ou semelhante se for ultrawide)

6) Resolução pretendida?
QHD. Acho que é o aconselhável para estes tamanho. 4K a minha gráfica já não vai lá das perninhas...

7) Que painel preferes?
O que acharem melhor, mas apostava no IPS e não pretendia TN


===========================================
Fim do Questionário
===========================================
 
Boas pessoal, ando a namorar um ultra wide há uns tempos, o LG 34uc79 IPS 144hz, já li que o monitor apresenta alguns problemas, mas dizem que partes deles resolveu com um firmware. Pela Net encontram se muitas mixed reviews. Uns adoram outros trocam na primeira semana. Sei que o morais tem um, e pelo que vi não gostou muito dele, mas até 400€ para baixo o que aconselhou com estas características.

Tbm já vi o MSI mag 341CQ mas e VA e 1440, tendo eu uma 1060 6g, não sei se consigo jogar nesse resolucao, e gostava mesmo de um IPS pelas cores e picture quality. O que aconselham? Obrigado
 
1) Qual o orçamento disponível? Quando será feita a compra?

Pretendo gastar por volta de 300 euros

2) PC completo, upgrade ou apenas um/uns componentes?

Só o monitor

3) Qual a utilização a que se destina a compra?
a) Gaming

4) Daqui a quanto tempo pretendes fazer uma actualização?

Mais rápido possível

5) Como é composto o teu computador actual?
  • Processador: Intel Core i5 8400
  • Placa mãe: Asus Z270
  • Memória RAM: FURY HyperX Kingston 8Gb DDR4 2400Mhz
  • Placa Gráfica: Asus GTX 970
  • HDD/SSD: 1TB WD Blue 64Mb SATA 6Gb/s 7200rpm
  • Fonte (PSU): NOX Hummer 80 PLUS Bronze 650W
  • Monitor: Asus 24´
7) Características Gerais:

Estou a procura de um monitor qhd de 27´ ips para fazer de segundo monitor, mas não consigo perceber qual será a melhor escolha
 
@v3d3ta, analisar um monitor e qual o melhor para cada um vai depender imenso da nossa percepção e experiência, e foi o que aconteceu comigo, diria que a minha questão prendeu-se mais por ser 1080p e o monitor requer ajustes à imagem, devidamente calibrado (incluindo contraste e brilho) tem uma excelente imagem, actualizo então a minha análise dele, pelo preço não conheço melhor, é a melhor escolha para quem procura um Ultrawide para jogar, se daria mais uns 100 € e trocaria por um 1440p 27' 16:9 144hz freesync? Não, mas é diferente de não o recomendar, que até o recomendo, vivamente... a quem nunca tocou num 21:9 porque sei o que é jogar a 21:9. agora se desse para voltar a habituar-me a 16:9 a 100% mudava, claro, a resolução é maior e o suporte da mesma é nativo a todos os jogos (não é um problema muito actual mas ainda há um ou outro jogo que insiste em não correr bem a 21:9 especialmente se gostas de voltar a jogar jogos mais antigos), mas basta experimentar um jogo a 21:9 que já não se pode voltar atrás, mais depressa voltava para 60hz do que voltar para 16:9, isso e os jogos que não suportam bem 21:9 são poucos e há outras opções, em ultimo caso joga-se a 16:9, é como jogar a 16:9 num monitor 27' 1080p...

Diferenças entre 21:9 e 16:9 à parte, o Variable Refresh Rate do meu modelo tem uma manha, por cada sessão tenho que mudar o input de display port para um dos HDMI e, claro, voltar para o DP, é uma falha no firmware que não assume correctamente o freesync, é algo que acontecia mesmo num GPU AMD mas foi corrigido a nível de drivers por parte da AMD, por isso é mesmo do monitor, não de usar um GPU nvidia, perco 5 segundos, não me chateia nada mas há quem não goste. Tem 250 nit de brilho e não foi feito para estar nem a 50% dele (afoga um pouco as cores, por assim dizer), o painel IPS não perdoa em termos de IPS glow e backlight bleed, no entanto a calibração / imagem ideal pede o brilho a 15%, é como o tenho, não o recomendo a quem gosta de jogar com o brilho / contráste a 100%, eu entendo quem goste, tive um TN de 350 nit que tinha tudo colado no máximo, adorava a força das cores... e depois comprei um IPS e, lado a lado, o meu TN parecia que estava avariado... é tudo uma questão de percepção.

Posso dizer que, agora, não mudo este monitor, isto é, se tivesse dinheiro para actualizar o meu sistema e afins e tal... claro que mudava (mas estamos a falar de algo como 2500 €, por isso...), mas com o meu actual sistema o monitor está na resolução ideal para jogar quase tudo*, corro tudo a 100%, o freesync (devidamente ajustado ao nível do GPU com o guia que está no tópico respectivo e até já me repeti uma vezes em relação a tal aqui) faz-me correr qualquer jogo de 70 a 134 frames por segundo perfeitamente, não sinto nenhuma falha na suavidade, já a 1440p não seria bem o caso, ai tinha que mudar tudo de raiz.

Agora, não, isto não é focado para trabalho, isto é, nenhum monitor 1080p com mais de 24' é para trabalho, e ter um 34' a 1080p para trabalhar é desperdício de espaço de secretária, 1440p é muito superior em tudo que seja produtividade, nem que seja para aumentar a resolução do texto e o mesmo ser mais confortável de ser ler.

*Aqui temos que falar na questão do 21:9 e da resolução, a parte dos 21:9, como indiquei, é quase uma não questão para quem quer jogos actuais e algo mais chato para quem quer jogos antigos mas, visto que joguei Need for Speed Undeground 2 e o Spinter Cell a 21:9 em toda a sua gloria, nada como perder uns minutos no PC Gaming Wiki e WSGF e / ou ter já instalado o Flawless Widescreen e o Widescreen fixer não ajude (ambos até muito práticos até para quem têm um 16:9, há muito jogo que nem está bem ajustado para Widescreen), fora isso a questão da resolução baixa é notória na falta de detalhe no texto, é algo que é revelante em alguns jogos, tenho que confessar que há muito jogo, antigo e recente, que vêm com fontes de texto miseráveis e nesta resolução é uma dor de cabeça, o World of Warcraft é um deles (resolve-se rapidamente com modificações, sim, mas é de referir que, sem elas, o texto é mesmo miserável de ser ler), o Cities: Skylines é outro e outros RPGs e afins precisam de algum tipo de ajuste ao texto, seja à fonte ou ao tamanho, depois há a simples questão do detalhe da imagem em si a 1080p, 1440p é simplesmente superior em tudo, não há argumento a favor de 1080p, se vens de 1080p optimo, não vais notar nada, se vens de 1440p ou, pior, tens um televisor 4K ligado ao mesmo sistema, como eu... bem, digo-te que depois de jogar algo a 4K voltar a jogar a 1080p é assim, pois... é por isso que adorava mudar isto para 1440p.. ia dar perfeitamente para muito jogo antigo e e até actual mas já há muito jogo que, mesmo a 1080p anda a navegar nos 70 / 80 frames por segundo, fora o facto de um monitor desses custar mais do que dois salários mínimos nacionais...

Resumindo,

Se não estivesse habituado a 144hz teria ido para um 34' 1440p 60hz
Teria muito mais detalhe na imagem e correr 1440p a 60 frames é fácil.
Se não estivesse habituado a 21:9 teria ido para um 27' 1440p 144hz
Se não estivesse habituado a IPS teria ido para um TN 27' 1440p 144hz

Resta olhares para a tua experiência e escolher,

Se vens de 1440p então ir para 1080p é algo complicado, não o recomendo
Se vens de 60hz e não te importas de manter os 60hz então 1440p não é má ideia
Se vens de um TN / VA com muito brilho e tens isso no máximo... talvez não.
 
Última edição:
Obrigado morais pela tua óptima review e pelo tempo que tiveste, can't thank you enough. eu venho de um Samsung S23a700d e penso que será sempre um upgrade. Aguardo agora apenas por uma promo.
 
@v3d3ta, o LG3479-G, é para malta não muito exigente a meu ver, é por isso que me dou bem com ele. A minha experiência com ele tem mixed feelings. Jogar neste monitor para mim está optimo, a resolução não me afeta nada, grande parte deve-se ao facto de estar ainda bastante afastado do monitor. Tem um backlight bleed enorme, algo que consegues atenuar se tiveres leds ou uma fonte de luz atras do monitor. Não noto problema nenhum do que corre pela net, muito provavelmente devido ás minhas exigências, nem sequer ainda me dei ao trabalho de usar adaptive sync. Para trabalhar conteúdos com video fotografia, design é péssimo (tirando o tamanho), eu comprei o monitor novo por 397, uma promo de quase 50% do valor dele na altura e pensei porque não, este monitor vai servir muito mais para jogar do que trabalhar, e é essa a razão porque gosto bastante do monitor GAMING, agora quando tenho de trabalhar em design com ele é que penso: oh bolas, as cores não são nada porreiras, safo-me bem porque trabalho em Print, e a escolha de cores vem sempre através de catalogos impressos, por isso trabalho com referencias de cores e não com o que vejo no monitor.
 
@ARPortugal, experimenta ajustar isto,

Brightness 15 (sobe se tiveres uma fonte de luz directa, para mim é o valor perfeito para não notar nenhum sangramento de luz)
Contrast 70 (mais do que isso as cores começam a fundir-se, não vejo vantagens em tal)
Shaprness 50 (é o valor neutro, para jogar há quem ponha a 40, ajuda a disfarçar o aliasing)
Black Stabilizer 50 (é o valor neutro, também demorei a compreender isso, sobe se gostas de pretos profundos)

Red 46
Green 45
Blue 56


estes valores é que são interessantes, como podes ver o monitor não tem bons auzis de fábrica
e aplica este perfil ICC que irá consideravelmente melhorar as cores e contraste em Windows 10.

De resto recomendo que experimentes usar o ReShade, bem, recomendo-o a todas as pessoas.
Mas é uma questão puramente pessoal, eu gosto de cores vivas e pretos profundos nos meus jogos e o ReShade dá-me isso.
 
@Morais, esse perfil ICC, foi logo das primeiras coisas que fiz quando comprei o monitor, nota-se diferenças, mas ainda assim não é o ideal para trabalhar. Não sei agora que definições tenho, mas vou experimentar as tuas para perceber se noto melhorias, como tens dedicado muito mais tempo a dar retoques no monitor. O ReShade não conhecia, vou experimentar também. Thanks
 
já cá canta

GO9z6uc.jpg
 
boas pessoal,

estou a pensar comprar um monitor e precisava de uma ajuda vossa para escolher o mesmo.

===========================================
Inicio do Questionário
===========================================

1) Qual o orçamento?
Até 300€

2) Quando vais comprar o material?
Nos próximos dias/semanas.

3) Qual a utilização a que se destinam esses componentes?
Gaming

4) Gráfica actual? Gráfica Planeada?
Nvidia Gforce GTX 1060

5) Tamanho do monitor (polegadas)?
27"

6) Resolução pretendida?
>= 1920×1080p

7) Que painel preferes?
IPS


8) Opções de monitor pretendidas
Portas HDMI
Freesync
144Hz
1Ms tempo de resposta

===========================================
Fim do Questionário
===========================================

Estou indeciso entre algumas marcas , AOC (mas já ouvi dizer que os contrastes deixam muito a desejar) , MSi , ASUS.

Agradeço desde ja a vossa ajuda
 
bons dias malta precisava de um feedback vosso em relação a um monitor que vi hoje em promoção
Monitor Gaming Curvo Samsung QLED WQHD Clean Design CH711 - 32''
o monitor será maioritariamente para o meu filho jogar fortnite e csgo
Tenho um i5-8400 2.80GHz 16G de RAM e uma ROG GTX 1070 será que compensa visto estar a 279 euros ...
andava a pensar num monitor de 27" e QHD
um muito obrigado desde já por a vossa ajuda

PS de monitores não percebo nada
 
Última edição:
Boas estou a precisar de um novo para gaming. A diferença do preço entre o LG 24MP59G-P e o Acer Nitro VG240Y é praticamente nula. Alguma diferença assim "drastica" ou posso simplesmente optar pelo que goste mais do aspecto?

Edit: Há prai 1-2 anos cheguei a comprar um Asus VX239H para um familiar. Ainda vale o preço ou seria melhor optar por um dos sugeridos na 1ª pagina? E já agora o Dell S2415H encontra-se abaixo de 150€ não sei se foi engano a postar na 1ª página ou se então é um "achado" :D
 
Última edição:
4) Gráfica actual? Gráfica Planeada?
Nvidia Gforce GTX 1060

5) Tamanho do monitor (polegadas)?
27"

6) Resolução pretendida?
>= 1920×1080p

7) Que painel preferes?
IPS


8) Opções de monitor pretendidas
Portas HDMI
Freesync
144Hz
1Ms tempo de resposta
1º - não há monitores IPS com 1ms de tempo de resposta. Escolhes uma coisa, sacrificas a outra.
2º - Freesync só funciona em gráficas NVIDIA por Displayport, duvido que vás usar as portas HDMI a não ser que seja para ligar consolas.
3º - Até 300€ o único IPS que vejo acima de 25" é o AOC Q3279VWFD8 que é de 32", de 27" não encontras nada.

Monitor Gaming Curvo Samsung QLED WQHD Clean Design CH711 - 32''
o monitor será maioritariamente para o meu filho jogar fortnite e csgo
Tenho um i5-8400 2.80GHz 16G de RAM e uma ROG GTX 1070 será que compensa visto estar a 279 euros ...
andava a pensar num monitor de 27" e QHD
um muito obrigado desde já por a vossa ajuda
Não me parece que seja um monitor adequado para um rapaz jogar e-sports.
Escolhe um dos monitores 24" 1080p de 144hertz da primeira página. Tens o LG24GM79, se quiseres curvo, o MSI MAG241C ou o AOC 24G1.
Não te esqueças é depois de ativar os 144hertz do monitor no windows.
Boas estou a precisar de um novo para gaming. A diferença do preço entre o LG 24MP59G-P e o Acer Nitro VG240Y é praticamente nula. Alguma diferença assim "drastica" ou posso simplesmente optar pelo que goste mais do aspecto?

Edit: Há prai 1-2 anos cheguei a comprar um Asus VX239H para um familiar. Ainda vale o preço ou seria melhor optar por um dos sugeridos na 1ª pagina? E já agora o Dell S2415H encontra-se abaixo de 150€ não sei se foi engano a postar na 1ª página ou se então é um "achado" :D
Vai pelo aspeto, quanto ao Asus, já não é tão apelativo porque não tem freesync, e há monitores mais recentes com painéis IPS mais recentes e com menos bezels. Quanto ao Dell, pelos vistos caiu bastante de preço, acho que ainda estava nas recomendações quando este tópico foi criado! Mas também já não é tão competitivo pela mesma razão que o Asus. A não ser que querias mesmo a cobertura glossy...
 
Back
Topo