Tópico Oficial de Monitores (Recomendações na 1ª página)

Respondendo a mim próprio :-D e caso alguém tenha a mesma dúvida que eu:

Acho que este 24G2U está no limite da qualidade. Se tivesse optado pelo 27G2U estaria certamente arrependido.

Em caso de dúvida, escolham 24" 1080p.
Ninguém te respondeu mas basta ver por páginas anteriores, semana sim semana não há pessoal a perguntar 24" ou 27" a 1080p e a resposta é sempre a mesma: depende de cada um mas 24" é mais seguro se não houver possibilidade de experimentar um de 27"

De qualquer modo fizeste uma boa compra.
 
Listado por vendedores externos que querem fazer negócio fora da plataforma para burlarem os clientes? :P

O valor para esse monitor novo nas amazonias nunca esteve abaixo dos ~450e.
Está agora na amazon.fr em torno desse valor. :)
 
Listado por vendedores externos que querem fazer negócio fora da plataforma para burlarem os clientes? :P

O valor para esse monitor novo nas amazonias nunca esteve abaixo dos ~450e.
Está agora na amazon.fr em torno desse valor. :)

Esteve a 300-350€ em vários lojas portuguesas durante 24h...
Os vendedores externos da amazon com preços demasiado baixos são quase sempre scam, normalmente até dizem para contactar antes de comprar :rrotflm:
 
1) Qual o orçamento?
300~

Tenho este debaixo de olho: https://comparador.zwame.pt/produto/31782711/monitor-pc-27-8221-samsung-lc43j890dkuxen-curvo-gaming

2) Qual a utilização a que se destinam esses componentes?
a) Gaming
c) Filmes/Séries
d) Edição de imagem/vídeo


3) Gráfica actual?
1080TI

4) Tamanho do monitor (polegadas)?
27

5) Resolução pretendida (1080p, 1440p, 4k, Ultrawide)?
1440p

6) Taxa de atualização "Refresh Rate" (60Hz, 100Hz, 144Hz, 240Hz)
100-144

7) Que painel preferes?
Sem preferencia

8) Opções de monitor pretendidas
a) Ajuste de altura -> Não obrigatório
b) Inclinação (Tilt)
 
Última edição:
Tenho andado a acompanhar vários monitores e tenho reparado como os preços têm subido e a disponibilidade diminuído, em alguns casos estão mesmo indisponíveis.

Ainda bem que puxei o gatilho na semana passada.... Já recebi um 27gl850. :)
 
Última edição:
Claramente tive bastante mais sorte com o monitor Asus enquanto que este AOC bem piorzinho nesse aspecto.
Agora estou na dúvida.. como foi compra online posso devolver sem dar justificações.. mas trocar não vai dar porque a loja já não tem mais stock, esgotou e comprar outro igual é voltar à lotaria e correr o risco de ainda ter pior! Paguei 239€.

Quem comprou este modelo em 24 ou 27, que sorte tiveram com backlight bleed?

Se fosse convosco ficariam com o monitor ou devolviam?

Devolvia claro, francamente pelo que escreves pareces não satisfeito, e isso é o que interessa. Nos EUA falavam de 180$ de preço nas reviews e agora nem stock há em lado nenhum, e com os problemas da epidemia a produção deve estar em baixa. Não encomendaria pois os poucos que houver certamente serão os devolvidos, com mais defeitos ou com pior lotaria de painel.
Lá por ter sido tão gabado não quer dizer que seja a melhor opção. Duvido que o preço baixe tão cedo, há mais com o mesmo painel (pelos vistos mais fraco) e vão sair mais painéis, alguns de 240hz.

Que achaste do monitor quanto aos angulos de visão (review apontou como fraco para IPS), satisfeito? Preto é cinzento? Branco é tipo lâmpada ligada? Notas zero blur num jogo como o csgo?

Tens outra opção, comprar outro e devolver o pior depois da comparação.
 
=============================================
Inicio do Questionário
=============================================

1) Qual o orçamento?

300 euros

2) Qual a utilização a que se destinam esses componentes?

Trabalho geral (escrever, programar, internet) - 80%
Gaming - 20%

3) Gráfica actual? Gráfica Planeada?

MacBook Pro - Intel UHD Graphics 630
GTX 1060

4) Tamanho do monitor (polegadas)?

24’’-27’’. Tenho espaço na secretaria por isso 27’’ não seria mau. Mas irei usar o MacBook como segundo monitor por isso se encontrar algo bem melhor mais pequeno que 27’’ faz sentido também.


5) Resolução pretendida (1080p, 1440p, 4k, Ultrawide)?


Não irei estar muito distante do monitor e sinto que em 27'' 1080p me iria incomodar eventualmente.
Também acho pelo que tenho lido que para um uso forte em leitura 1440p seja mais adequado que 1080p mas corrijam-me pf se estiver errado. É certo que 1080 me permitiria usar mais tempo a gráfica para jogos recentes mas a prioridade tem que ser a leitura/produtividade.


6) Taxa de atualização "Refresh Rate" (60Hz, 100Hz, 144Hz, 240Hz)


Se 144Hz fosse possível, porque não?
Mas dada a prioridade do monitor (trabalho) não penso que seja um grande fator.

7) Que painel preferes?

IPS/PLS/AHVA será o mais adequado para trabalho do que sei?

=============================================
Fim do Questionário
=============================================

Algumas ideias que fui vendo:

Dell UltraSharp U2518D
Asus PB278QV
Lenovo ThinkVision P27h-10
 
Última edição:
Tenho andado a acompanhar vários monitores e tenho reparado como os preços têm subido e a disponibilidade diminuído, em alguns casos estão mesmo indisponíveis.

Ainda bem que puxei o gatilho na semana passada.... Já recebi um 27gl850. :)

Estás a gostar? Eu entretanto já encontrei um bug no firmware. Estava a jogar apex e o jogo está mais pesado nesta season, notava bastante input lag quando o frame rate reduzia, resolvi desativar o adaptive sync e ficou bastante melhor. No entanto mesmo com adaptive sync desligado no OSD o gsync/adaptive sync volta a funcionar assim que reinicio o pc.

Não é grande crise, já que dá para desligar por jogo/aplicação nos settings da nvidia, mas é curioso.
Acabei por reduzir o jogo para 1080p assim já fica estável a 144fps, no entanto o jogo fica muito blurry.

Estava a ver se me aguentava até saírem as gráficas novas, espero bem que não demore muito.
 
Última edição:
Bastante!
Naquele teste dos black levels não sofre crush, vê-se o 2 e o 1 subtilmente, e não falo dos modos que parece que o gamma não tem nada a ver em que até o 1 salta, falo dos modos srgb e do gamer1 (gamma mode 2).
Acho que tive sorte com o painel, é quase perfeito, as cores são muito boas.
Acho a construção um pouco cheapo para o preço, mas nada que pareça comprometer.

Estás a usar o driver? Tem 2 no site, usei o mais actual que não refere o modelo. Também desliguei o smart energy saving.

Isso não pode ser problema desse jogo?
Se fazes restart e o monitor retoma o adaptive sync se calhar tens a opção activada no control panel e é normal, não?
 
Última edição:
Bastante!
Naquele teste dos black levels não sofre crush, vê-se o 2 e o 1 subtilmente, e não falo dos modos que parece que o gamma não tem nada a ver em que até o 1 salta, falo dos modos srgb e do gamer1 (gamma mode 2).
Acho que tive sorte com o painel, é quase perfeito, as cores são muito boas.
Acho a construção um pouco cheapo para o preço, mas nada que pareça comprometer.

Estás a usar o driver? Tem 2 no site, usei o mais actual que não refere o modelo. Também desliguei o smart energy saving.

Isso não pode ser problema desse jogo?
Se fazes restart e o monitor retoma o adaptive sync se calhar tens a opção activada no control panel e é normal, não?

Problema do jogo não. Já não é o primeiro jogo, nem o primeiro monitor que noto pior mouse movement com adaptive sync ligado quando o frame rate tem quedas.
A maioria das pessoas nem vai notar isto, mas em jogos competitivos faz bastante diferença na minha opinião.
Jogos casuais, mesmo Battlefield v continuo a usar adaptive sync. E se o apex estiver a 1080p também não mexe dos 144fps e aí também não faz diferença.

Eu não uso driver nenhum. Quando reinício o PC o adaptive sync continua off no OSD, mas funciona na mesma, e no painel NVIDIA volta a aparecer a opção gsync.
 
Última edição:
Devolvia claro, francamente pelo que escreves pareces não satisfeito, e isso é o que interessa. Nos EUA falavam de 180$ de preço nas reviews e agora nem stock há em lado nenhum, e com os problemas da epidemia a produção deve estar em baixa. Não encomendaria pois os poucos que houver certamente serão os devolvidos, com mais defeitos ou com pior lotaria de painel.
Lá por ter sido tão gabado não quer dizer que seja a melhor opção. Duvido que o preço baixe tão cedo, há mais com o mesmo painel (pelos vistos mais fraco) e vão sair mais painéis, alguns de 240hz.

Que achaste do monitor quanto aos angulos de visão (review apontou como fraco para IPS), satisfeito? Preto é cinzento? Branco é tipo lâmpada ligada? Notas zero blur num jogo como o csgo?

Tens outra opção, comprar outro e devolver o pior depois da comparação.

Relativamente ao monitor e às tuas questões e a minha opinião de acordo com os meus olhos de leigo.
Efectivamente para um IPS os ângulos de visão não são top mas mesmo assim melhor que o meu TN actual, ontem estava a ver um vídeo do Youtube num ângulo de 45º relativamente a ele e via-se bastante bem. Mas olhando de ladex, nota-se que a extremidade mais longe fica mais escura, embora para mim não é um problema porque 99% das vezes estou frontal relativamente ao monitor. Mas lá está ontem estava a ver esse vídeo e não estava frontal e via se bastante bem, as condições eram com luz natural, durante o dia e 100% de brilho.
Relativamente aos pretos, para um IPS está bastante bom, não é um preto puro como um VA ou OLED mas bastante superior ao meu TN! Em certas reviews mencionaram que o constraste era bastante bom para um IPS e para o seu preço e confirmo. O branco parece-me normal. Em termos de cores parece-me relativamente uniforme, talvez a escurecer ligeiramente nas extremidades mas isso pode ser "golpe de vista".
Eu uso exclusivamente na Xbox One X e não em PC, pelo que a experiência foi COD WWII e não notei blur (Overdrive strong e não notei ghosting). Apesar de estar configurado na Xbox 120Hz deduzo que não tenha jogos que o façam, devem andar nos 60Hz na melhor das hipóteses.

Agora estou neste impasse porque o painel até é fixe, melhores cores que o meu TN (já era esperado embora o Asus pós calibração já tinha cores interessantes para um TN) e maior tamanho, sem pixéis mortos ou presos e quando dá imagens com cor está top visto que tem um boa uniformidade de cores. Agora os pretos, cinzentos ou cores muito escuras naquele canto inferior esquerdo a ficar amarelado é que me deixam insastifeito devido ao BLB porque quando compramos algo não queremos defeitos por muito que digam que faz parte da tecnologia e é sempre uma lotaria..

Olhando para o mercado, amazons da vida e lojas pts vejo que não há muitas opções nesta gama de preços e até posso subir a parada mas ficar neste jogo de comprar, testar, devolver, até encontrar o painél "perfeito" não me entusiasma nada porque a probabilidade de ter o mesmo problema (BLB) ou pior é grande assim como não ter BLB e ter pixeis mortos ou presos ou problemas de uniformidade de cores.

De momento tenho 2 monitores, uso o antigo TN de 24 para trabalhar, estou em teletrabalho, e o novo para jogar na Xbox encontrando-se em locais distintos. Ficar sem 1 monitor não dava muito jeito mas ao mesmo tempo aceitar um produto novo comprado com defeito.. sabem se isto é passível de ser tratado pela garantia? Julgo que não visto que isto deve-se ao processo de fabrico e só com novo painél/monitor..
 
@wowmiguelfcp Esse monitor usa uma tela TN, tenta comprar um com uma tela IPS.
Usa este site para consultar de repente que tipo de tela o monitor usa.

@askan7 Pois, não sei, não tenho nenhuma experiência com esse aspecto do monitor... Vou ficar atento.

Experimentei o doom eternal a 120fps colados com adaptive sync, à primeira vista até parece que os inimigos ficaram mais lentos tamanha é a capacidade de interpretar o movimento... xD

@giga.ultra Nota-se que não estas satisfeito, para mim era só preciso isso para trocar.
É verdade que é um componente mais lotaria que o habitual e também deves estar disposto a fazer o mínimo de concessões pois nenhuma tecnologia é perfeita, mas ainda nem uma troca fizes-te para já estares conformado que tens que ficar com esse...
Pesquisa bem para ver até que ponto esse monitor no geral vai conseguir satisfazer as tuas exigências em termos visuais.
Esquece mandar isso para reparação, vai ser mais tempo e arriscas-te a ficar igual...
 
Última edição:
@giga.ultra Nota-se que não estas satisfeito, para mim era só preciso isso para trocar.
É verdade que é um componente mais lotaria que o habitual e também deves estar disposto a fazer o mínimo de concessões pois nenhuma tecnologia é perfeita, mas ainda nem uma troca fizes-te para já estares conformado que tens que ficar com esse...
Pesquisa bem para ver até que ponto esse monitor no geral vai conseguir satisfazer as tuas exigências em termos visuais.
Esquece mandar isso para reparação, vai ser mais tempo e arriscas-te a ficar igual...

Na realidade o monitor satisfaz as minhas exigências, apenas sou picuinhas nas coisas que compro, como todos o somos provavelmente, 80% das vezes nem noto só em situações de maiores escuridões, pretos, sendo um amarelado no canto. E sei que lá está..
Logo à noite vou ver (porque durante o dia é muito mais difícil de se notar), jogar, ver conteúdo e decido-me.
Mas agradeço o teu input.
 
Back
Topo