1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. COVID-19 Mantenham-se seguros: Pratiquem distanciamento físico de 2 metros. Lavem as mãos. Fiquem em casa.
    Informação sobre COVID-19. Ajuda a combater o COVID-19 com o [email protected] e com o [email protected].
    Remover anúncio
  3. Encontrem os preços mais baratos dos componentes no Comparador ZWAME. Partilhem o link nas sugestões que apresentam.
    Remover anúncio

Tópico Oficial de Monitores

Discussão em 'Aquisições/Upgrades PC' iniciada por miguelbazil, 5 de Fevereiro de 2015. (Respostas: 15320; Visualizações: 1000721)

  1. askan7

    askan7 Power Member

    Estás a gostar? Eu entretanto já encontrei um bug no firmware. Estava a jogar apex e o jogo está mais pesado nesta season, notava bastante input lag quando o frame rate reduzia, resolvi desativar o adaptive sync e ficou bastante melhor. No entanto mesmo com adaptive sync desligado no OSD o gsync/adaptive sync volta a funcionar assim que reinicio o pc.

    Não é grande crise, já que dá para desligar por jogo/aplicação nos settings da nvidia, mas é curioso.
    Acabei por reduzir o jogo para 1080p assim já fica estável a 144fps, no entanto o jogo fica muito blurry.

    Estava a ver se me aguentava até saírem as gráficas novas, espero bem que não demore muito.
     
    Última edição: 25 de Março de 2020
  2. dead_mouse

    dead_mouse Power Member

    Bastante!
    Naquele teste dos black levels não sofre crush, vê-se o 2 e o 1 subtilmente, e não falo dos modos que parece que o gamma não tem nada a ver em que até o 1 salta, falo dos modos srgb e do gamer1 (gamma mode 2).
    Acho que tive sorte com o painel, é quase perfeito, as cores são muito boas.
    Acho a construção um pouco cheapo para o preço, mas nada que pareça comprometer.

    Estás a usar o driver? Tem 2 no site, usei o mais actual que não refere o modelo. Também desliguei o smart energy saving.

    Isso não pode ser problema desse jogo?
    Se fazes restart e o monitor retoma o adaptive sync se calhar tens a opção activada no control panel e é normal, não?
     
    Última edição: 25 de Março de 2020
  3. wowmiguelfcp

    wowmiguelfcp Power Member

    Malta que monitores recomendam com estas specs: FHD, volta dos 150€, 27" preferência, gaming e trabalho. Vi um BenQ GL2780 que acham dele?
     
  4. askan7

    askan7 Power Member

    Problema do jogo não. Já não é o primeiro jogo, nem o primeiro monitor que noto pior mouse movement com adaptive sync ligado quando o frame rate tem quedas.
    A maioria das pessoas nem vai notar isto, mas em jogos competitivos faz bastante diferença na minha opinião.
    Jogos casuais, mesmo Battlefield v continuo a usar adaptive sync. E se o apex estiver a 1080p também não mexe dos 144fps e aí também não faz diferença.

    Eu não uso driver nenhum. Quando reinício o PC o adaptive sync continua off no OSD, mas funciona na mesma, e no painel NVIDIA volta a aparecer a opção gsync.
     
    Última edição: 25 de Março de 2020
  5. giga.ultra

    giga.ultra Power Member

    Relativamente ao monitor e às tuas questões e a minha opinião de acordo com os meus olhos de leigo.
    Efectivamente para um IPS os ângulos de visão não são top mas mesmo assim melhor que o meu TN actual, ontem estava a ver um vídeo do Youtube num ângulo de 45º relativamente a ele e via-se bastante bem. Mas olhando de ladex, nota-se que a extremidade mais longe fica mais escura, embora para mim não é um problema porque 99% das vezes estou frontal relativamente ao monitor. Mas lá está ontem estava a ver esse vídeo e não estava frontal e via se bastante bem, as condições eram com luz natural, durante o dia e 100% de brilho.
    Relativamente aos pretos, para um IPS está bastante bom, não é um preto puro como um VA ou OLED mas bastante superior ao meu TN! Em certas reviews mencionaram que o constraste era bastante bom para um IPS e para o seu preço e confirmo. O branco parece-me normal. Em termos de cores parece-me relativamente uniforme, talvez a escurecer ligeiramente nas extremidades mas isso pode ser "golpe de vista".
    Eu uso exclusivamente na Xbox One X e não em PC, pelo que a experiência foi COD WWII e não notei blur (Overdrive strong e não notei ghosting). Apesar de estar configurado na Xbox 120Hz deduzo que não tenha jogos que o façam, devem andar nos 60Hz na melhor das hipóteses.

    Agora estou neste impasse porque o painel até é fixe, melhores cores que o meu TN (já era esperado embora o Asus pós calibração já tinha cores interessantes para um TN) e maior tamanho, sem pixéis mortos ou presos e quando dá imagens com cor está top visto que tem um boa uniformidade de cores. Agora os pretos, cinzentos ou cores muito escuras naquele canto inferior esquerdo a ficar amarelado é que me deixam insastifeito devido ao BLB porque quando compramos algo não queremos defeitos por muito que digam que faz parte da tecnologia e é sempre uma lotaria..

    Olhando para o mercado, amazons da vida e lojas pts vejo que não há muitas opções nesta gama de preços e até posso subir a parada mas ficar neste jogo de comprar, testar, devolver, até encontrar o painél "perfeito" não me entusiasma nada porque a probabilidade de ter o mesmo problema (BLB) ou pior é grande assim como não ter BLB e ter pixeis mortos ou presos ou problemas de uniformidade de cores.

    De momento tenho 2 monitores, uso o antigo TN de 24 para trabalhar, estou em teletrabalho, e o novo para jogar na Xbox encontrando-se em locais distintos. Ficar sem 1 monitor não dava muito jeito mas ao mesmo tempo aceitar um produto novo comprado com defeito.. sabem se isto é passível de ser tratado pela garantia? Julgo que não visto que isto deve-se ao processo de fabrico e só com novo painél/monitor..
     
  6. dead_mouse

    dead_mouse Power Member

    @wowmiguelfcp Esse monitor usa uma tela TN, tenta comprar um com uma tela IPS.
    Usa este site para consultar de repente que tipo de tela o monitor usa.

    @askan7 Pois, não sei, não tenho nenhuma experiência com esse aspecto do monitor... Vou ficar atento.

    Experimentei o doom eternal a 120fps colados com adaptive sync, à primeira vista até parece que os inimigos ficaram mais lentos tamanha é a capacidade de interpretar o movimento... xD

    @giga.ultra Nota-se que não estas satisfeito, para mim era só preciso isso para trocar.
    É verdade que é um componente mais lotaria que o habitual e também deves estar disposto a fazer o mínimo de concessões pois nenhuma tecnologia é perfeita, mas ainda nem uma troca fizes-te para já estares conformado que tens que ficar com esse...
    Pesquisa bem para ver até que ponto esse monitor no geral vai conseguir satisfazer as tuas exigências em termos visuais.
    Esquece mandar isso para reparação, vai ser mais tempo e arriscas-te a ficar igual...
     
    Última edição: 25 de Março de 2020
  7. giga.ultra

    giga.ultra Power Member

    Na realidade o monitor satisfaz as minhas exigências, apenas sou picuinhas nas coisas que compro, como todos o somos provavelmente, 80% das vezes nem noto só em situações de maiores escuridões, pretos, sendo um amarelado no canto. E sei que lá está..
    Logo à noite vou ver (porque durante o dia é muito mais difícil de se notar), jogar, ver conteúdo e decido-me.
    Mas agradeço o teu input.
     
  8. wowmiguelfcp

    wowmiguelfcp Power Member


    E que feedback dás deste:
    Lenovo D27-20
     
  9. dead_mouse

    dead_mouse Power Member

    Tem specs decentes, mas fico reticente com ser 1080p em 27" e já agora de não ter ajuste vertical.
    Mas não basta ter os specs, a implementação é tão ou mais importante, tens que ler reviews para formar uma opinião mais concreta.

    Aconselho-te a ver o final da primeira página deste tópico, tem lá sugestões para budgets como o teu colocadas por alguem que já gastou o tempo a pesquisar.

    Também podes ir ao google e clolocar "best monitor under 200" com ou sem "for photo", "for gaming", ...
     
    Última edição: 25 de Março de 2020
  10. askan7

    askan7 Power Member

    @dead_mouse Estive a testar e afinal acontece apenas quando dou power cycle ao monitor. Ou seja desligar e voltar a ligar da ficha. O adaptive sync diz que está OFF no OSD mas funciona e aparece no painel da nvidia a opção do gsync.

    Vou abrir ticket para corrigirem.
     
    Última edição: 25 de Março de 2020
  11. Boa tarde,


    Estou a meio do processo de decisão de componentes para uma futura build gaming e tenho uma dúvida sobre o monitor a comprar...
    Estive a ver e tenho 3 que me parecem interessantes mas não consigo decidir entre eles...
    As opções são:
    AOC 24G2U IPS FHD 144Hz FreeSync 1ms
    MSI Optix G24C4
    Asus VG248QZ

    O 1º é bastante elogiado pela questão preço qualidade sendo que é um IPS 144hz a um preço bastante atrativo.
    O 2º é curvo e tem um painel VA Samsung que é muito elogiado a nível de cores, sendo que já vi reviews a dizerem que não perde para certos painéis IPS
    O 3º pela "fama" mas é um painel TN...

    Alguma ajuda? :D
    Obrigado
     
  12. andre__pereira

    andre__pereira Power Member

    Da minha experiência: IPS sem dúvida.
     
  13. dvd.ribeiro

    dvd.ribeiro Power Member

    Viva ando a procura de um monitor, é para trabalhar, tenho um de 22" mas vou da lo a outra pessoa, parece me que podia gozar de mais um pouco de dimensão, estava a pensar 24" será suficiente? Queria um pouco mais, mas.nao muito mais, tenho receio que 27" seja demasiado...

    O que a acham deste:

    ASUS VS247NR
    VS247NR
     
  14. Miguel1994

    Miguel1994 Power Member

    Boas,

    Ando à procura de um monitor económico para ligar ao portátil e melhorar o conforto de utilização. Apenas para produtividade, idealmente com colunas integradas. Agradou-me o Benq GW2480E, pelo preço e por ter colunas integradas. Recomendariam? Qual a diferença entre o GW2480 e o GW2480E.

    Grato por qualquer ajuda.
     
  15. zendragon

    zendragon Power Member

    Com o mesmo painel tb há Acer Nitro VG240Y, Pixio PX247, Viewsonic VG2405, MSI G241, Asus vg249q. Alguns são sRGB (evitando saturação).

    Apareceu o 24g2 a 180$ e parecia chicha a mais, considerando o contraste e o resto. Contudo não vejo stock em lado nenhum e não se pode comprar o que não há. Já vi teorias que os primeiros foram escolhidos a dedo para as análises e que agora há alguns problemas de qualidade, por exemplo pixels mortos, BLB, IPSGlow, uniformidade da luminosidade. Tb há quem se queixe de ainda ver blur comparando com TN.

    Há ainda mais rápido mas mais caro os com painel AUO, VG259Q (há quem se queixe da "sharpness" do texto). Para rapidez o Acer XF250Q é barato para 240hz.


    O ideal seria os VA ganharem rapidez e perderem a curva.
     
  16. Alguém com feedback ou opiniões sobre o Dell U2518D?
    Já vi bastantes boas reviews mas também já vi alguns relatos mais informais (reddit, etc) sobre screen tearing e algumas más experiências. Pelo preço arranja-se melhor?
    Agrada-me a boa resolução em 25'' (vs 27''), já que não irei estar muito distante do ecrã.

    Tenho um questionário umas páginas atrás, mas o objetivo principal seria para trabalho (programação) e algum casual gaming (com uma GTX 1060 e sem intenção de trocar num futuro próximo).
     
  17. dvd.ribeiro

    dvd.ribeiro Power Member

    Última edição: 26 de Março de 2020
  18. d@niel

    [email protected] Power Member

    Devido à necessidade de trabalhar apartir de casa, adquiri dois AOC 24G2U5/BK (versão de 75hz), podia ter ido para outros ecrãs mais baratos, mas este é super completo (ajuste de altura, displayport, 2 hdmi, VGA, suporte VESA 100x100, hub USB 3.0). Para já, o feedback é bom, tenho é um dos ecrãs por VGA até que chegue um adaptador, pelo que a imagem entre os dois está ligeiramente diferente (por VGA tem aquele shadow tipico).
     
  19. famke

    famke Power Member

    Bom dia pretendo adquirir um monitor 144hz 1080p com freesync entre 24 e 27''. IPS, TN, VA...(creio IPS e VA serem melhores) ando confuso. Gostava de um monitor curvo.
    Andei a ver estes:

    Monitor Curvo MSI Optix G24C4 VA 23.6" FHD 16:9 144Hz FreeSync

    Monitor Curvo AOC G1 C24G1 VA 23.6" FHD 16:9 144Hz FreeSync

    Monitor Curvo AOC G1 C27G1 VA 27" FHD 16:9 144Hz FreeSync

    Obrigado desde já.

    Inicio do Questionário
    =============================================

    1) Qual o orçamento?

    2) Qual a utilização a que se destinam esses componentes?
    a) Gaming

    c) Filmes/Séries



    3) Gráfica actual? Gráfica Planeada?
    Sapphire Radeon 5600XT Pulse 6GB

    4) Tamanho do monitor (polegadas)?
    24 a 27'x

    5) Resolução pretendida (1080p, 1440p, 4k, Ultrawide)?
    1080p

    6) Taxa de atualização "Refresh Rate" ( 144Hz,)

    7) Que painel preferes?
    a) IPS/PLS/AHVA
    b)
    c) VA

    8) Opções de monitor pretendidas
    a) Ajuste de altura não importante
    b) Inclinação (Tilt) não importante
    c) Tipo de Portas (HDMI, DVI, Displayport, USB...)



    =============================================
    Fim do Questionário
    =============================================
     
  20. dead_mouse

    dead_mouse Power Member

    Ontem acho que passei tempo demais com o monitor novo, hoje ando frito dos olhos, ainda nem consegui regressar ao pc...
    Não sei se é uma fase de habituação ou se este monitor tem algum aspecto que não está a combinar comigo.
    Ver se testo 125% scaling, menos luminosidade e menos hz...