Tópico Oficial de Teclados Mecânicos

Ele quer layout PT.
E eu queria ter um rabo jeitoso e mamas mas a minha mãe fez-me rapaz. :D
Eu pessoalmente não abdico de uma bottom row standard para poder trocar de keysets nos teclados (ainda por cima sabendo que uma grande maioria dos teclados mecânicos à venda no mercado, tanto cá como fora, vêm com caps de bosta) mas pronto, prioridades...

O layout não é aquele "big-deal" tão grande como muita gente o faz parecer. ISO-UK ou ISO-ES são relativamente parecidos com o layout PT, a facilidade de habituação é enorme.
Não compreendo o estigma de tanta gente quanto a isto, mas pronto tenho de respeitar.
 
Master keys pro s cumpre os requisites todos é só mesmo esperar por software decente que esta prometido pelo que ouvi dizer...Tenho interesse em comprar keycaps relembro!
 
Não compreendo o estigma de tanta gente quanto a isto, mas pronto tenho de respeitar.
E há muita gente que não compreende o teu fascínio por essas keys flashy que são desconfortáveis só de ver, mas... Gostos meu caro. Não te esqueças que nem toda a gente se consegue adaptar a tudo. Eu tentei ANSI por 3 semanas e não deu. C'est la vie.
 
Eles esquecem-se que há quem use teclados para escrever e não apenas para jogar. Para quem escreveu com layout português uma vida inteira, não é fácil. Um QUERTZ, só aquele Z ali trocado com o Y já me frustra imenso, é normal que muita gente valorize o layout que está habituado e que torna a vida mais produtiva. Quem trabalha em redes e tem de introduzir muitos IPs ao longo do dia também irá dizer que um TKL não serve, não dá...

Eu entendo o que @Rikardo91 quer dizer, existe escolha, existe oferta. Mas isso é mais verdade para os States/Canadá/UK. Para nós, quem valoriza de facto a cedilha, a acentuação e conforto da habituação, temos poucas opções mesmo.
 
Última edição pelo moderador:
Lá está, para mim tanto me faz que eu até me habituo rápido, agora a minha mãe que também usa o pc , não é facil para ela utilizar um teclado diferente na acentuação! , dai a preferência pelo layout PT, e dar 120€ por um teclado e depois ainda andar a comprar mais coisas para ele já fica dispendioso para mim
 
Ontem comprei o strafe rgb red, achei muito leve e barulhento, hoje fui trocar pelo strafe silent, adoro os switchs são silenciosos e a sensação de escrita é muito boa mas infelizmente não reparei que o teclado era UK, quando cheguei a casa é que reparei nisso....segunda feira lá vou eu voltar à loja.. Ainda por cima não devolvem o dinheiro, têm alguma sugestão para mim?
 
E há muita gente que não compreende o teu fascínio por essas keys flashy que são desconfortáveis só de ver, mas... Gostos meu caro. Não te esqueças que nem toda a gente se consegue adaptar a tudo. Eu tentei ANSI por 3 semanas e não deu. C'est la vie.

Eu não teria respondido melhor.
A maior parte das pessoas que vem para aqui comprar um teclado mecânico só sabe as diferenças entre os vários tipos de switch (e muitas vezes, nem isso).
Não sabem, nem tem de saber, a anatomia de um teclado mecânico ou a lista indeterminável de siglas que se usa por aqui.

Já agora, tenho um Asus Echelon e estou com dificuldades em arranjar um substituto. Procuro algo com RGB, switch red/brown, layout PT, tamanho 100% e com poucos azeites. Parece que ainda vou ter de esperar algum tempo. O ideal era lançarem o MasterKeys Pro L em PT.
 
E há muita gente que não compreende o teu fascínio por essas keys flashy que são desconfortáveis só de ver, mas... Gostos meu caro. Não te esqueças que nem toda a gente se consegue adaptar a tudo. Eu tentei ANSI por 3 semanas e não deu. C'est la vie.
Por falar nessas "keys flashy" (artisans) eu honestamente já começo a perder o interesse nelas... estou a pensar vender algumas e talvez comprar um teclado novo com Clears ou um Novatouch.
Gostava de experimentar Topre switches mas as boards com Topre são demasiado caras para a minha carteira por isso só me resta o Novatouch que sempre tem um preço de venda mais baixo que o "Topre verdadeiro".

A tua impressão/opinião sobre o Novatouch mantém-se Miguel? Achas que o teclado vale o investimento?
Admito que aqueles sliders Cherry compatible são uma grande vantagem para mim porque permitem trocar de keysets com alguma facilidade. E o teclado é TKL que é o meu form factor de eleição.

De 1 a 10 que nota darias actualmente ao teclado?

Eu não teria respondido melhor.
A maior parte das pessoas que vem para aqui comprar um teclado mecânico só sabe as diferenças entre os vários tipos de switch (e muitas vezes, nem isso).
Não sabem, nem tem de saber, a anatomia de um teclado mecânico ou a lista indeterminável de siglas que se usa por aqui.

Já agora, tenho um Asus Echelon e estou com dificuldades em arranjar um substituto. Procuro algo com RGB, switch red/brown, layout PT, tamanho 100% e com poucos azeites. Parece que ainda vou ter de esperar algum tempo. O ideal era lançarem o MasterKeys Pro L em PT.
Os teclados da Corsair não são maus e usam todos Cherry MX (geralmente disponíveis em Reds e Browns precisamente). O Strafe RGB já existe em layout PT, penso que saiu no mercado recentemente. Se procuras algo mais na onda do K70 então talvez a Corsair decida lançar as novas fornadas dos K70 (LUX) em layout ISO-PT também... nunca se sabe.

Entre um Corsair e um G.Skill (ambos RGB) eu ia para um teclado da Corsair por dois pontos a favor/vantagens em relação à G.Skill, estética / design do teclado e software.
Os teclados da Corsair têm uma iluminação brilhante e bem conseguida e penso que o software deles ainda não foi igualado por ninguém em termos de profundidade de possibilidades/configuração.
 
Ontem comprei o strafe rgb red, achei muito leve e barulhento, hoje fui trocar pelo strafe silent, adoro os switchs são silenciosos e a sensação de escrita é muito boa mas infelizmente não reparei que o teclado era UK, quando cheguei a casa é que reparei nisso....segunda feira lá vou eu voltar à loja.. Ainda por cima não devolvem o dinheiro, têm alguma sugestão para mim?
A sugestão é que estudes bem as coisas antes de comprar. Estares constantemente a devolver cenas só vai fazer com que um de nós receba algum já aberto por ti e a preço de novo. É chato. Certamente também não gostavas :)
Comprar algo e não ter reparado no layout é comprar com a desatenção maxima.
 
@Vicente_J Obrigado pela "ajuda"... Eu sei muito bem disso, achas que gosto de passar a vida em Lisboa.. Eu moro em Cascais, ir para o centro de Lisboa não é tarefa fácil e também não gosto de andar a trocar cenas, desculpa lá se não reparei no layout e a loja quando me recomendou também não frisou esse ponto....
 
Por falar nessas "keys flashy" (artisans) eu honestamente já começo a perder o interesse nelas... estou a pensar vender algumas e talvez comprar um teclado novo com Clears ou um Novatouch.
AH! KNEW IT! Eu sei que algumas até têm a sua piada, e não recuso isso, mas acho que não daria o preço que pedem por elas. Ainda por cima tens de ganhar em concurso o direito de as ter... No thanks :P

o "Topre verdadeiro".
Ui, não entremos por esse caminho, ainda que lá fora isso seja uma "guerra", cá até é pacífico. Eu mantenho a minha posição, são topre, o switch tem a mesma construção, só muda o casing, portanto são tecnicamente topre. Agora, pode haver quem não goste do feeling destes, mas isso é como em tudo... Gostos.

A tua impressão/opinião sobre o Novatouch mantém-se Miguel? Achas que o teclado vale o investimento?
(...)
De 1 a 10 que nota darias actualmente ao teclado?

A minha opinião mantém-se, aliás, eu agora para as traduções troco sempre para ele. Gosto muito dos blues, mas reconheço que a escrever, os topre são melhores. E como estes do novatouch têm aquele rattle, até compensa um pouco a cena de serem menos barulhentos que os blues.
Para jogar, não lhes dou mais que um 6.5/10 sinceramente. A cena de não poder apoiar lá os dedos sem os activar não me dá jeitinho nenhum. Especialmente com o wasd, direcção errada por uma activação fácil... meh.
Para escrever é claramente 10/10 para mim, está acima dos blues, ainda que por pouco. Mas o conforto man, o conforto...
 
Obrigado pelo feedback @miguelbazil! :whistle:
A minha ideia é comprar outro teclado para uso exclusivo em browsing e algum trabalho e não para gaming. Para os jogos tenho o Masterkeys Pro S c/ Browns que tem um switch mais leve e menos táctil.

Gostava muito de experimentar Trope (adoro MX Blues na escrita, Topre seria o passo seguinte). Vou considerar o Novatouch... mas para mim convinha-me mais arranjar um em ANSI (devido a disponibilidade extra de keysets).
 
Diz-se que tem boa build quality, tal qual o 6Gv1, e sempre tem aquela "vantagem" de vir em ISO-PT, I guess (o que continua a ser raro de achar por cá).

then again, um teclado com bigass enter + shift 1.75u não devia ser considerado ISO sequer!


...Para quem escreveu com layout português uma vida inteira, não é fácil. Um QUERTZ, só aquele Z ali trocado com o Y já me frustra imenso, é normal que muita gente valorize o layout que está habituado e que torna a vida mais produtiva.

se escreves assim há tanto tempo, não csgues fazer touchtype?! @@ sinceramente fico impressionado com a quantidade de "entusiastas IT" q por aqui andam, q ainda devem escrever no teclado como a avozinha lol (eu só faço ~50wpm, mas escrevo praticamente sem olhar pro teclado)
 
Há entusiastas IT e gente de IT de todos os tipos por aqui, de certeza. Mas é normal que nem todos sejam iguais, uns vão escrever depressa, outros digitam IP'S depressa, outros fazem ambas s coisas normalmente mas são rapidíssimos a jogar.
É como tudo, gera necessidades diferentes.
Eu, por exemplo, não percebo como é que se passa sem um numpad. Ganhas espaço para o rato que está a ter cada vez menos utilização salvo gaming.
O mesmo pessoal que passa bem sem numpad não percebe a minha relutância em ter algo sem ser Full ISO PT. :)
O que eu queria em termos de opções se surgisse abaixo dos 200€, comprava. Mas pelos vistos para as marcas não faz sentido pelo volume de mercado.
Gostava que o marketeer da CM me viesse explicar porque fazem layout PT num teclado como o Masterkeys PRO S , que ainda é mais mercado de nicho dentro do nicho dos mecânicos, e não o fazem para o PRO L, que é um teclado mecânico perfeitamente normal. Mas é tudo menos custos, porque o custo é criar "maquinaria" e eles já a tem do PRO S.
É garantido que vendiam muito mais. Para mim é birra.
 
@k-otic isso é algo que tens de perguntar a alguém da CM. Mas eu também estranhei um pouco terem feito uns quantos Pro S em ISO-PT e nenhum Pro L ainda por cima se tivermos em conta que continua a existir muita malta por cá que dá preferência a fullsize (não é o meu caso, mas compreendo os motivos).
 
@Rikardo91 Pois é... não encontro lógica sequer. O que vende mais são fullsizes, nem é discutível. E digo-te, nem hesitava, comprava logo.
Agora, se as caps tem qualidade, pouco me importa, importa sim é a motherboard, o casing. caps mudam-se e apesar de dar uso intensivo aos meus teclados, só quando elas tivessem os cherrys de fora é que mudaria... :P
Um Pro L iso PT está muito próximo do meu ideal.
 
Back
Topo