Tópico Oficial de Teclados Mecânicos

Pode ser que sempre se consiga afinal arranjar algum layout PT em PBT. Quando tiver novidades aviso.

Eu sou dos que não precisa do numpad para nada mas compreendo quem precisa. Desde que se tenha um set completo de keycaps a coisa resolve-se. O problema é quem gosta da moda dos teclados iluminados que imagino que não vão ficar bem servidos com as keycaps.
 
then again, um teclado com bigass enter + shift 1.75u não devia ser considerado ISO sequer!
se escreves assim há tanto tempo, não csgues fazer touchtype?! @@ sinceramente fico impressionado com a quantidade de "entusiastas IT" q por aqui andam, q ainda devem escrever no teclado como a avozinha lol (eu só faço ~50wpm, mas escrevo praticamente sem olhar pro teclado)

Se touchtype for escrever sem olhar é precisamente esse o problema. Eu escrevo sem olhar, estou já de tal maneira habituado que o teclado é tipo uma extensão da mão, se mudarem uma tecla é complicado. Eu estou na Suiça e cá usam-se QWERTZ, só isso deixa-me frustrado porque mesmo indo com isso em mente de antemão acabo sempre porque teclar como se o Y estivesse no sítio que é normal para mim estar. Não é incomum pessoas de IT que vão trabalhar para fora do país levarem para as empresas os próprios teclados, mesmo para Inglaterra onde é QWERTY como o nosso. E 50 wpm é bem bom, eu também devo rondar esses valores.
 
Se já tens um layout decorado na memória, então o mais difícil está feito. Basta alteraras o layout do teclado no windows para esse e faz touch type o dia todo sem qualquer problema.
Eu comprei um Poker 2 com layout nas caps DE mas no windows defini PT, é como se tivesse caps com layout PT.
 
Se touchtype for escrever sem olhar

Na mouche. Mas como foi dito, é só ires à lingua do windows, e configurares a língua do teclado com PT-PT e já podes usar qualquer ISO como se fosse PT. Eu compro teclados ISO-UK e escrevo como se fosse um teclado tuga. A mesma coisa com o meu Poker 3 até. Se fores a ver as fotos anteriores, não tenho teclas para formato PT, mas escrevo com teclado configurado para Portugal, e é exactamente a mesma coisa.
 
@k-otic desculpa, pensei que estivesses a fazer uma pergunta geral e nao que fosse especifica ao 6Gv2 :/ sim ja foi a umas paginas atras mas ainda nao tinha tido tempo de ver :p

E hoje chegou me o premio de um pequeno concurso de um jogo online, o resultado foi eu ganhar um HHKB pro 2 + Audio Technica ATH M50X + amplificador FIO + microfone generico.

Ficam aqui fotos do unboxing to HHKB :D vai ficar em testes nas minhas maos por uma semana, depois vou decidir me se vou ficar com ele ou vende-lo para dar a oportunidade a alguem na Europa de ter o teclado com um desconto significativo e novo :)

R6yj7t2.jpg

GYqp3cU.jpg

rm2SfMf.jpg

D3oIWnu.jpg

8pb2cUo.jpg
 
Só eu é que não ganho mais nada para além de artisans em concursos/giveaways... :(:D

Esse HHKB é lindo... já me deixás-te a babar por ele. Damn you @lolpes!

Tenho uma board com MX Blues, outra com Browns, e tenho outro teclado com Gateron Greens para vir em meados de Setembro. Topre seria o próximo passo... tenho uma vontade GIGANTE em experimentar Topre switches. 60%'s não são exactamente a minha onda, mas era capaz de me mandar de cabeça para esse HHKB Pro 2 sem pensar duas vezes.
 
Última edição pelo moderador:
Se touchtype for escrever sem olhar é precisamente esse o problema. Eu escrevo sem olhar, estou já de tal maneira habituado que o teclado é tipo uma extensão da mão, se mudarem uma tecla é complicado. Eu estou na Suiça e cá usam-se QWERTZ, só isso deixa-me frustrado porque mesmo indo com isso em mente de antemão acabo sempre porque teclar como se o Y estivesse no sítio que é normal para mim estar.

o @estrangeiro14 e o @miguelbazil já disseram tudo.

as caps são apenas legendas, o q conta é o q está definido no Windows para fazer touchtype ;)
 
@Rikardo91 es um azarado tu realmente :P E nao quis roubar a spotlight ao Andysun que tambem adquiriu recentemente o seu HHKB pro 2 e ja la meteu uma spacebar pbt e tudo :D

Vou ficar a testa-lo durante uma semana, depois logo me decido, mas a regra de momento e que se vem um teclado, entao outro tera de sair xD
 
Última edição pelo moderador:
Hehe, fazes bem. Até pode ser que realmente gostes dele e queiras ficar com o teclado.
Deves ter tantos por aí que volta e meia lá tens de ir vendendo alguns lol. :D

O Ergodox também é bem giro, mas aquele layout...
 
O ergodox tem um layout que so comeca a fazer sentido quando o usas :p para quem usa um teclado normalmente, olha para aquilo e ate assusta, mas o facto de Teres as maos afastadas, naturalmente te ajustas, agora so mesmo experimentando e que percebes :p

Sim tenho demais ate xD a razao para vender e que nao consigo experimenta los a todos em tempo util, por isso mais vale ir deixando uns ir embora :p entre sexta e ontem, foram embora 1 teclado e 2 keysets, mas ja confirmei que vem em breve o KMAC (ETA 2 semanas) por isso um dos que tenho vai embora. mas Estou a tentar que nao seja o dox porque curto mesmo daquilo so que ficando o dox e o hhkb, implica que grande parte da minha colecao se torne obsoleta xD
 
Então, aí só tens de decidir se queres material de colecionador, ou se não faz sentido. Eu no meu entender não faz sentido ficar para colecionar, há muita gente por aí que pode dar bom uso ao material. E depois, estás a atingir o teu end game @lolpes :D
 
Eu nunca quis ter material na prateleira xD mas foi uma consquencia inevitavel do hobby ahah Sim isto atingindo o end game creio que posso finalmente livrar me do "entulho" :p
 
Por incrivel que pareca, so tenho um TKL, e foi o que ofereci ao meu irmao, um CODE com greens xD O meu primeiro TKL puro (sem contar com o RS84) vai ser mesmo o KMAC :p e board com clears so tinha o RS, de momento, tenho boards com gateron blues, gateron reds, gateron browns, e mx blacks. a minha colecao consiste muito mais em keysets do que em teclados para ja xD tambem tenho uns por fazer, as pcbs dos hyper do 7bit, do qual so construi hypermicro para descobrir que a pcb tem defeitos :(
 
@lolpes
Keyseyts em PT (pelo menos um) fico na fila.

@Rikardo91 se os portes das coisas não ficassem tão caras tinha todo o gosto em te mandar o NovaTouch para testares e dares o teu veredicto. Eu nunca toquem num Topre verdadeiro. Apenas toquei em 3 teclados mecânicos diferentes.
 
Se bem me lembro, sets pt tenho 3, um deles e um cherry thin pbt lasered, outro e o set do olivetti WS que desmontei, e outro e um set azerty PT de uma maquina triumph adler, nenhum dos 3 esta correntemente a ser usado xD mas ao mesmo tempo, nenhum dos 3 te garantia compatibilidade a 100% com um teclado normal sem um set de mods para completar :P Manda me uma pm se quiseres para discutirmos melhor isso.
 
Eu agradeço imenso a disponibilidade @Metro, mas não vale a pena teres esse trabalho. :)
Assim que me desfizer das artisans todas que tenho à venda (4 já voaram) vou começar a pensar no próximo teclado que quero comprar...
 
@lolpes se estás a falar daquele que eu encontro lá ele não tem os requisitos que procuro numa board. Não tem Clears mas sim vintage Blacks, tem uma bottom row complicada para se arranjar keycaps e o preço é demasiado alto para aquilo que pretendo gastar. Eu procuro um teclado mais simples (de preferência um TKL sem iluminação e com Clears).

Não tenho grande interesse em "custom boards" tbh. Procuro por algo na onda de um KÛL ES-87, um Ducky, um WASD ou mesmo um Novatouch (caso me decida ou arranje um bom deal num NT).

Mas agradeço a partilha hehe. :P
 
Hum e pena nao teres dito isso mais cedo, tinha te conseguido arranjar um CODE com clears por 90$ :/ Espero que consigas encontrar entretanto um TKL de jeito, mas se tiveres possibilidade, arranjar um com winkeyless layout :D
 
Back
Topo