Tópico Oficial de Teclados Mecânicos

Ah isso tem nome? Como jornalista mal de mim se não o fosse também mas nem sabia que isso tinha um nome.

Provavelmente ficarias espantado se soubesses o quão raro isso é na realidade. Ser capaz de escrever sem olhar mesmo para o teclado é, na realidade, uma habilidade algo rara, mesmo em meios de maior escrita. Trabalho numa empresa que lida com programação, e olha que são bem poucos os que seriam capazes de pegar no meu Pok3r e usá-lo.
 
Boa noite,

Vou comprar o meu primeiro teclado mecânico. Gostava de optar pelo formato TKL. Na margem dos 100 euros estou interessado no Ozone Strike Battle Spectra Red-PT e no Logitech G PRO US. Tenciono comprar o rato G502 para fazer conjunto. Vi as opções mais económicas no *****..., mas a oferta é tanta que fiquei baralhado. Preciso de ajuda. Obrigado
 
@RSC very nice ! foi o Anthony Ooi que te o montou pelo que estou a ver. Porque não montaste tu próprio ?

Foi sim, é um tipo impecável. Bem, a minha lógica foi: se vou gastar ~500€ num teclado, ao menos que seja para ficar tudo impecável. E a verdade é que ele dá uma atenção extraordinária a todos os detalhes. Fiquei tão bem impressionado que já lhe disse que vai ser ele a construir o meu custom 40% no início de 2018.
 
bolas, com 500 euros comprava uma gráfica nova XD

e será que sou o único que não compreende a practicalidade (ou falta dela) de teclados com falta de teclas? (o numpad ainda compreendo, agora sem a barra dos F's, ou dos numeros)
 
Damn, ~500€? Que dor! Admito que invejo bastante, porque te permite ter algo completamente customizado, mas é um valor estupidamente elevado.

It's a very expensive hobby. O "pior" é que o que começou por ser apenas uma procura de um keycap set para o meu Ducky Mini, neste momento já vai quase em $1K...

@RSC O que achas desses Zealios 62g ?

Estou a gostar muito. Eu sempre fui fã de lineares e até ao último minuto estive entre Zealios 62/65g ou silent MX Reds, mas não me arrependo minimamente. São extremamente macios e o tactile bump, para mim, está perfeito. Mas confesso que estou com muita curiosidade de experimentar Tealios.

bolas, com 500 euros comprava uma gráfica nova XD

e será que sou o único que não compreende a practicalidade (ou falta dela) de teclados com falta de teclas? (o numpad ainda compreendo, agora sem a barra dos F's, ou dos numeros)

Em tudo o que diz respeito a tecnologia, custom e barato são conceitos que não andam de braço dado, é o que é.

Quanto à practicalidade, bem, depende do prisma. Além de ser uma questão de hábito, a mim, por exemplo, um teclado reduzido é algo que me poupa muito espaço na mesa e ter todas as teclas ao alcance dos dedos sem ter de mover os braços também é algo que depois de teres, dificilmente abdicas. Também pode ser defendido o caso de que, hoje em dia, a maioria das pessoas normalmente não usa a F row (que também pode ser acedida facilmente pressionado FN + numeral), logo não é algo muito necessário. E, apesar de estar em japonês, a fila dos números está lá toda, fisicamente.

E atenção que isto não é, de todo, o layout mais pequeno que encontras. Há teclados com layout 40% e até 30%...

PS: Uma coisa muito porreira deste "hobby" é que te obriga a esperar pelas coisas. Só para teres uma ideia, esta aventura começou a 17 de Agosto, só recebi o teclado na última segunda-feira, dia 13 de Novembro. O próximo, o tal 40%, só tenho a caixa pronta em Março/Abril de 2018 e o set de caps só começa a ser enviado em Maio de 2018. Depois ainda é preciso ser montado, enviado dos Estados Unidos para cá, alfândega, etc.. It's a labour of patience.
 
Última edição:
a falta da fila dos numeros estava-me a referir ao ires comprar o 40% (isto como exemplo)
como pc gamer (e jogador de guild wars 2) não ter os numeros e a f row dá cabo de mim XD

felizmente o meu teclado de 20 euros dá para o gasto XD. apesar de achar o shine 6 white edition lindo, dar 180 euros por um teclado é algo impensável (imagino 500)
 
It's a very expensive hobby.
Bastante mesmo, ainda hoje ando a chorar porque queria mesmo um de buckling springs e um topre, mas não consigo dar tanto dinheiro por eles. Mas lá que quero, quero, e nunca pagaria menos de 600€ pelos 2.

O "pior" é que o que começou por ser apenas uma procura de um keycap set para o meu Ducky Mini, neste momento já vai quase em $1K...
Isto parece uma premissa à lá "Kummar and Harold go to white castle". Só querias um set, mas as coisas foram-se dando. Pensar positivo, o resultado final está muito bom mesmo.
 
1) Qual o orçamento disponível? Quando será feita a compra?
~50€ / Assim que encontrar algo que goste



2) PC completo, upgrade ou apenas um/uns componentes?
Um componente



3) Qual a utilização a que se destina a compra? (apagar o que não se pretende e, no caso de uso variado, indicar a percentagem de relevância)
Uso generalizado. Gaming (nada competitivo, apenas para distracção), Programação, Processamento de texto (Word), Chats, etc. Vou escrever nele mais do que jogar. Não serei o único a usá-lo.


4) Daqui a quanto tempo pretendes fazer uma actualização?
Sem opinião.



5) Como é composto o teu computador actual? (Para os utilizadores terem uma ideia do teu sistema ou se há algo que se deva aproveitar)
Sem opinião.



6) Vais fazer Overclock?
Sem opinião.



7) Compra em loja física ou online? (Atenção que não se podem mencionar lojas não patrocinadoras)
Tanto faz. Pode ser em 2ª mão.



8) Vais pedir para montar o PC na loja?
Sem opinião.



9) Características Gerais:
Indica o que pretendes comprar, mesmo que seja em traços gerais (como indicado entre parênteses; caso não se saiba, simplesmente colocar "não sei"; caso não seja necessário ou seja upgrade, apagar o que não interessa).

Sem opinião.


10) Precisas de alguma porta ou comunicação especial, caso se aplique (ex: Wireless)?
Sem opinião.



11) Precisas de sistema operativo (caso se aplique)?
Sem opinião.



12) Contexto, comentários adicionais.

Preciso de substituir o meu teclado que me acompanha há quase 18 anos.

É um Genius KWD-910 (curiosos podem pesquisar), porta-se lindamente e adoro feel do bater das teclas dele.
Infelizmente é branco (na altura os periféricos faziam-se muito em tons de branco/champanhe) e está já bastante sujo e amarelado, com mau aspecto.
Ando ha uns tempos para o trocar mas sempre que experimento teclados em loja (daqueles que dá para tocar e experimentar) nunca fico satisfeito com o toque que dão e assim tenho estado a arrastar a troca.

Procuro algo que:
- O bater da tecla não seja "denso", que é algo que noto nos teclados tipo HP/Logitech que se vê aí nas lojas, as teclas parece que têm um movimento ascendente e descendente "viscoso"
- Tenha um aspecto "clássico". Não quero um teclado cheio de cores e aspectos vanguardistas. Vai ficar ao lado de um rato SS Kinzu V3 preto e de um monitor com frame mate.
- Cor preta.
- Teclado completo (com numpad)
- Layout PT (must have!)
- Não seja ruidoso (que não tenha daquele som tipo Cherry MX Blue)
- Backlight/LEDs não são necessários (tenho ambiente sempre iluminado, não quero distracções e não olho para o teclado para escrever). Se tiver, tem de ser possível desligar.
- Ter (ou poder colocar) descanso para os pulsos seria positivo.
Daquilo que encontrei, os mais adequados em teoria (não consegui ainda teclar em nenhum) são:
- Steelseries G6V2
- Coolermaster Masterkeys Lite L
 
@doors1991 Eu estou preso a ISO (já tentei ANSI e não me consigo adaptar, são demasiados anos de ISO, para não falar que ANSI não tem optimização nenhuma para acentuação; é possível usar, mas é sempre mais chato que a praticalidade do ISO-PT). Só por aí, teria de ir provavelmente por um Realforce 105U/UB ou então pelos 88U/UB. Já considerei os ISO japoneses, mas a barra de espaços pequena penso que me daria problemas, por me obrigar a alterar bastante a posição do pulso para lá chegar com o polegar. Mas o valor não seriam 300€, tens razão, mais pelos 250€ (com portes), um 105 ou 88 custa 210£ + portes, portanto...

Mas depois em buckling spring estava a pensar nos F62 e F77. se fores a ver, eles custam 325 a 400$ + portes e provavelmente alfândega. Daí que 600€ pelos 2 seria sempre uma estimativa por baixo ;)

Ah, e pormenor, os 250€ pelos realforce seriam a base, sem custom key sets e assim... :D
 
Não é dificuldade, é optimização. Eu sei perfeitamente das combinações de teclas que existem para acentuar (já foi discutido antes no tópico). Não é tão bom, confortável, ou eficiente como ter teclas dedicadas em ISO, para não falar dos muitos anos de habituação a este esquema. A conclusão que cheguei foi que simplesmente não vale o esforço de refazer 18 anos de habituação a ISO. Ainda considerei ANSI no trabalho por causa da programação, mas o ganho de acesso aos []{} não me justificou quando experimentei, especialmente porque nem cá me safo de usar acentuação por questões acessórias. A realidade é simples, a jogar não interessa muito o facto de ser ANSI ou ISO, é mesmo a escrever. E para a quantidade de escrita em português que faço, acabo sempre a ter algum proveito da eficiência de ISO juntamente com o hábito de muitos anos.

E nota, não estou a falar de 1 ou 2 semanas, estamos a falar de 1 mês e meio de tentativa de habituação. Ao fim desse tempo, simplesmente não tinha ganho conforto a escrever em ANSI, com acentuação.

Se alguma vez decidir que quero ir para um país anglófono, sou capaz de mudar para ANSI. Enquanto precisar de acentuação, é para esquecer.
 
A posição do til irrita-me de morte (e consequentemente o `), assim como passar o ^ para shift+6 nunca funcionou bem para mim (não sei explicar porquê, não conseguia fazê-lo de forma rápida e confortável ao fim daquele tempo todo). Acho que os únicos que para mim estava OK era o ç, porque fazer 'c era algo que consegui adaptar num piscar de olhos, e o ´ porque estava próximo da zona original em ISO.

Ainda tentei meter formato ISO em cima de ANSI, mas perder os <> era fatal, e passava o tempo a enganar-me, e em vez de carregar bem no enter, metia um til, ou quando queria meter um til, fazia enter... Simplesmente não estava a dar.

EDIT: uma coisa que me apercebi, é que a tecla \| é uma tecla que me irrita de usar, mesmo em ISO. Nem tanto pelo \, que é só lá ir clicar, mas fazer shift+\ para fazer o | é bastante desconfortável se usares apenas uma mão (que é um dos meus grandes hábitos, e devido à configuração que tenho no Pok3r, é uma obrigatoriedade). O Backspace é mais usável por, primeiro, não requer combinações com shift, e depois, é uma tecla maior, é-me mais fácil de aceder com o anelar. Suponho que o que safa a tecla \| é usar mesmo pouco as barras.

Nunca tinha considerado isto.
 
Última edição:
no windows ponho teclado PT e
quando carrego na tecla que tem ;, faz me um ç
na tecla que tem ]} faz me um ´
na tecla que tem \ faz me um ~

expliquei me bem?

EDIT: O ^ é so fazer shift na mesma tecla do ~

EDIT2: ah ja percebi o problema.. usar teclado ANSI com layout ansi lixa te acentuaçao e usar ansi com layout ISO lixa te os <>

pois quanto a isso nao ha solucao infelizmente :(
 
Back
Topo