Tópico Oficial de Teclados Mecânicos

O que achamos do Ducky ONE PBT Layout PT? Ainda não vi feedback nenhum acerca dele, é a board do one original?

Para mim, a cumprir com o que queria (ISO PT, Cherry MX Brown, sem iluminação) em:
  • "sobriedade" de design
  • qualidade-preço
  • construção

Em termos de gosto pessoal, era este ou o CoolerMaster Masterkeys Pro L White, mas como o uso no trabalho e dispenso Leds, acho top. Não tem software maricas, mas também como o uso para trabalho, tem o essencial, e programo uma ou outra macro, que mais uso;

Houve aí uns Masterkeys com problemas em algumas teclas relatados aqui no fórum, penso que era wobble ou o espaço barulhento. Tenho a dizer que o meu, zero disso.
Tão satisfeito que devo ir para um Ducky para casa, mas se em promoção com LED's (se não, sem eles, não é deal breaker) porque por lá dou um uso mais abrangente e lá jogo uma vez por outra.
Uso a iluminação consoante o que estou a fazer e muitas vezes não tenho luz a incidir sobre a secretária. Não que não faça touch-type, mas de certa forma, ajuda a orientar melhor.
 
Boas pessoal

Brevemente irei adquirir o meu primeiro teclado mecânico. Tenho 2 em vista, mas não queria avançar sem ouvir a vossa opinião que é mais informada que a minha.

Aqui vai o questionário


1) Qual o orçamento?
100/120

2) Quando vais comprar o material?
Assim que decidir

3) Que layout preferes (ter em conta que muitos teclados não existem em layout PT)?
Têm no comparador ZWAME os teclados existentes em Portugal.

a) quero layout PT

4) Que formato preferes?
a) Full ISO

5) Que tipo de switches preferes?

Não sei. Penso que reds/browns sejam os mais silenciosos
O barulho é o mais relevante

6) Qual a utilização a que se destinam esses componentes?
a) Gaming
b) Escrita

7) Extras (elimine o que não pretende)
a) Iluminação - Sim, obrigatório por usá-lo muitas das vezes à noite
b) Portas USB - indiferente, se tiver é um extra
c) Palm Resto - indiferente, se tiver melhor
f) O-Rings (adquiridos à parte) - já tenho

8) Vais comprar numa loja física (em que zona) ou online (ter em conta que em lojas físicas a escolha não é tão abrangente)?
Indiferente, onde for mais barato


Como já disse o principal é ter um teclado que faça pouco barulho. Os que tenho em vista são
Cooler Master MasterKeys MK750 PT RGB CHERRY MX BROWN ao preço de 120€
O outro teclado é
G.Skill KM780 RGB CHERRY MX BROWN usado mas com pouco menos de ano e meio de garantia a 100€

Quais são as vossas opiniões/sugestões? Relembro que o barulho é um factor importante

Desde já obrigado
 
Última edição:
Boas pessoal

Brevemente irei adquirir o meu primeiro teclado mecânico. Tenho 2 em vista, mas não queria avançar sem ouvir a vossa opinião que é mais informada que a minha.

Aqui vai o questionário


1) Qual o orçamento?
100/120

2) Quando vais comprar o material?
Assim que decidir

3) Que layout preferes (ter em conta que muitos teclados não existem em layout PT)?
Têm no comparador ZWAME os teclados existentes em Portugal.

a) quero layout PT

4) Que formato preferes?
a) Full ISO

5) Que tipo de switches preferes?

Não sei. Penso que reds/browns sejam os mais silenciosos
O barulho é o mais relevante

6) Qual a utilização a que se destinam esses componentes?
a) Gaming
b) Escrita

7) Extras (elimine o que não pretende)
a) Iluminação - Sim, obrigatório por usá-lo muitas das vezes à noite
b) Portas USB - indiferente, se tiver é um extra
c) Palm Resto - indiferente, se tiver melhor
f) O-Rings (adquiridos à parte) - já tenho

8) Vais comprar numa loja física (em que zona) ou online (ter em conta que em lojas físicas a escolha não é tão abrangente)?
Indiferente, onde for mais barato


Como já disse o principal é ter um teclado que faça pouco barulho. Os que tenho em vista são
Cooler Master MasterKeys MK750 PT RGB CHERRY MX BROWN ao preço de 120€
O outro teclado é
G.Skill KM780 RGB CHERRY MX BROWN usado mas com pouco menos de ano e meio de garantia a 100€

Quais são as vossas opiniões/sugestões? Relembro que o barulho é um factor importante

Desde já obrigado
CM todos os dias... É um melhores teclado, e a tua melhor opção.
Até pelo look, (super azeiteiro), o segundo fica fora de questão para mim, mas gostos são gostos xD
 
O teclado da Cooler Master já não encontro ao preço que tinha indicado. Só o encontro a 135€. O G.SKILL compro a 90€ com ano e meio de garantia.
Seja que vale a diferença de preço?... Ainda são 45 de diferença...
 
O teclado da Cooler Master já não encontro ao preço que tinha indicado. Só o encontro a 135€. O G.SKILL compro a 90€ com ano e meio de garantia.
Seja que vale a diferença de preço?... Ainda são 45 de diferença...
Isso só tu podes responder.....
Para mim sim, valia a diferença, mas porque não gosto nada do g.skill e não o queria por dinheiro algum xD
Agora se pretendes um teclado mecânico "sólido", com switch cherry mx, e não queres saber do aspecto....... It's your call :-)
 
Eu estou indeciso simplesmente pq nunca tive nenhum teclado mecânico. Além disso, como referi no questionário, não sei bem o barulho que fazem, até pq o "silêncio" é das coisas que procuro num teclado mecânico
 
Sim, eu sei, disso.
Para silêncio, o ideal seria um de membrana.
No entanto há alguns que são mais barulhentos do que outros, como é o caso dos blues...
 
O que tenho visto é que os switches clears são mais silenciosos, mas nunca experimentei...
Mas uma vez experimentei um Logitech que não era mecânico, já não me lembro do nome, que gostei bastante do toque e era silencioso, mas também era perto de 150€...
 
A minha dúvida estava mesmo entre os dois teclados, um pq é novo e tinha-o visto a 120€ (Cooler Master MK750) o outro pq parece ser bastante robusto e custa 90€, usado (G.SKILL KM780)

O cooler Master tem palm rest e é um modelo muito mais recente, o outro acaba por ficar bastante mais barato, tem teclas extra para substituir se quiser (coisa que não acho necessário até) e parece ser mais.robusto....

Qual recomendam?
 
Preciso da vossa ajuda aqui numa questão, estou prestes a cometer a loucura de mandar vir um Realforce 87UW 45g e possivelmente vender o CM qck Tk mx red e o Tada68 gat blue. Isto porque procuro algo mais silencioso (a Maria está farta de me ouvir à noite no Tada) e porque após alguma reflexão Realforce foi o que mais me chamou.

HHKB já descartei porque lhe faltam teclas xD e dos restantes penso que este seja o "melhor".

45g > 55g porque realmente sempre adorei a diferença no peso inferior das teclas e faz-me zero confusão os miss clicks que às vezes acontecem, a jogar sinto cada grama de diferença e os tendões agradecem.

Acham uma decisão "decente" para os meus requisitos ou sugerem algo diferente? Em que lojas procurar?

Edit. Queria também comprar o-rings onde compram e aconselham algum tipo em específico?

@Rikardo91 chamado à recepção.
 
Última edição:
estou prestes a cometer a loucura de mandar vir um Realforce 87UW 45g

Holy *****, quanto vais dar por ele? Eu ando há um ano a moer exactamente nisso, mas não seria para jogar, seria mesmo para o emprego, escrever à grande. E eu seria mesmo ou o 88UB ou o 105UB porque ISO. E não mandei vir porque 250€ custam a dar por um teclado, até para mim.

Se queres topre, é definitivamente dos melhores (a meu ver claro). O HHKB tem um feel muito fixe também, mas entendo a lógica. Se não te importas com os missclick, então tens o maior problema resolvido a jogar. Quanto a barulho... Pah, sofre a meu ver o mesmo problema dos mecânicos em geral, se fizeres bottom out, vai-se ouvir bem, não há volta a dar. Se não fizeres, acho que funciona como teclado mais silencioso. Não tem o barulho de upstroke como os novatouch, portanto devem ser decentemente silenciosos. Mas podes esperar pelo rick para veres o que ele acha.
 
Preciso da vossa ajuda aqui numa questão, estou prestes a cometer a loucura de mandar vir um Realforce 87UW 45g e possivelmente vender o CM qck Tk mx red e o Tada68 gat blue. Isto porque procuro algo mais silencioso (a Maria está farta de me ouvir à noite no Tada) e porque após alguma reflexão Realforce foi o que mais me chamou.

HHKB já descartei porque lhe faltam teclas xD e dos restantes penso que este seja o "melhor".

45g > 55g porque realmente sempre adorei a diferença no peso inferior das teclas e faz-me zero confusão os miss clicks que às vezes acontecem, a jogar sinto cada grama de diferença e os tendões agradecem.

Acham uma decisão "decente" para os meus requisitos ou sugerem algo diferente? Em que lojas procurar?

Edit. Queria também comprar o-rings onde compram e aconselham algum tipo em específico?

@Rikardo91 chamado à recepção.
É um teclado bastante sólido, eu tive um RF 87UB 45g uniforme (modelo em preto) e recomendo a alguém que procure um TKL Topre. Como alternativas tens também os Leopold FC660C (65%) e FC980C (Fullsize com layout 1800) os dois também com 45g uniform.
Qualquer uma destas boards é sólida. Eu tive um Leo FC660C, depois um RF 87UB e mais tarde um Novatouch. Todos eles são bons teclados mas os Novatouch têm stabilizers mais rattly/mushy.
Também considero que Topre OG (sliders pretos) tenha melhor feeling e qualidade do que Topre com sliders MX compatible (Novatouch sliders, JTK etc...).

Quanto à questão dos o-rings... tanto quanto sei, para instalares landing pads/hyperspheres/o-rings num teclado com Topre switches tu tens sempre de abrir o teclado e fazer a instalação deles nos sliders, ou seja, tens de abrir o teclado e remover os sliders das cases do switches para lhes meteres os rings.
Não é um processo tão intuitivo, rápido ou simples como meter o-rings num teclado com Cherry MX (ou clones) em que basta remover as caps e colocar os rings nas caps e fica feito.
Abrir o teclado para este efeito provavelmente vai invalidar a garantia (não tenho a certeza disto, tenta informar-te com a marca), logo isto também será algo a ter em conta.
Demora algum tempo, mas não é difícil de fazer se seguires um guia (existem vários guias na net sobre como meter rings em Topre ou como lubrificar switches Topre).

Deixo aqui um vídeo de alguém que fez um pequeno tutorial que mostra como colocar Hypersphere rings num CM Novatouch (o processo é basicamente o mesmo em qualquer teclado Topre, a única diferença será o método de abertura de cada teclado).

 
Última edição:
Back
Topo