Tópico Oficial de Teclados Mecânicos

Para mim, mais que angled, era ser em vermelho.
Eu gostava que o set tivesse vindo com uma spacebar extra em vermelho por acaso (da mesma cor do Enter e do Esc). Mas nope, não veio com nenhuma spacebar de outra cor, só veio com outra cinza em 7u.
Mas cada vez gosto mais de perfil SA. Pergunto-me se isto também será agradável de usar num teclado com MX Blues.
 
90 switches - 25€
87 blank DSA caps (pbt) - 20eur (se quiseres os alphas com os símbolos +30eur)
essa mesma case é 30eur
pro micro arranjas por 5€
uns fios arranjas localmente numa drogaria por uns 5€
E fazes uma coisa destas:
HAX2aLN.jpg

RVjdjnb.jpg


E se quiseres poupar na case, vais cá localmente comprar 2 placas de acrílico por 10€, desenhas os cortes no Corel Draw e mandas cortar isso a laser por uns 5€. Depois é só montar e soldar. Tudo depende o quanto te queres d€dicar.

Até parece fácil. Não é preciso soldar nada e o PCB?
 
Esse da foto não é assim tão simples quanto isso. Quer dizer, até pode ser mas precisas de ter experiência em soltar e fazer código.
Se fores fazer um teclado às peças e não tiveres um pcb do tamanho do teclado (já com o encaixe para os switches serem soldados e também já com resistências), o pro micro vai fazer de pcb e depois vais ter de fazer uma 'grelha' com os switches. Numa direção (o da foto está por linhas) colocas as resistências a ligar cada switch e na outra direção (colunas) colocas um simples fio a ligar cada switch. Depois, no fim das linhas e colunas soldas outro fio que vai também ser soldado no pro micro. Depois é fazer o código para bater certo com a tua grelha.
Isto é apenas um esboço do que precisas de fazer, está pouco detalhado. No deskthority tens algumas threads onde explicam isto muito melhor e é só seguir os vários passos. Qualquer duvida também te ajudam lá.
Foi assim que adaptei um switch tester da NPKC para numpad.
 
@whitelines precisas de soldar e o Pro Micro faz de pcb.
Esse da foto mostrei só como exemplo, para se perceber a ideia do que o @ArKanToS001 queria. O que ele queria era o XD75 e o código disso está na rep do QMK, portanto nem precisa de programar nada, apenas flashar o Pro Micro. Tudo se torna mais fácil depois de veres várias dezenas de build logs de outros membros nos sítios que mencionei acima. Portanto como disse, precisas de fazer o trabalho de casa e teres vontade de aprender. Se não se sabe soldar é um bom projecto para começar a saber e digo já que não é nada doutro mundo.
@estrangeiro14 esse exemplo que fizeste é muito bom e ilustra bem a ideia. Tal como dizes o que não falta é membros na comunidade que podem ajudar no discord, gitter, foruns, reddit etc. O que não falta também são desenhos de plates, caixas 3D open source. Com uma boa pesquisa e sem medo de experimentar tudo torna-se mais simples.

@estrangeiro14 esse numpad que fizeste tem muito bom aspecto !
 
Última edição:
@dezigner drugs tenho de transmitir esses elogios todos ao meu irmão, ele é que tratou da solda :P
Ele já tinha experiência em soldar e eu não, assim acabou por me ajudar enquanto eu ia tratando do código para o pro micro. Na altura não procurei a ver se já havia algo que pudesse adaptar para isto, fiz tudo do zero. Mas assim também acabei por explorar um bocado uma programação diferente (licenciado em informática) e até que gostei (menos a parte de mandar vir um novo pro micro a pensar que tinha um estragado, quando o problema era não usar o sudo no início do comando :facepalm:). Também foi da maneira que consegui fazer uma layer no numpad (ao clicar no num lock) um pouco diferente do habitual que me dá mais jeito.
 
QMK tem uma boa documentação e há muita malta que nunca programou na vida e safou-se bem. Sim, parece-me ter feito um bom trabalho, os cabos bem organizados, tudo clean.
 
Back 2 b̶a̶s̶i̶c̶s̶ Blues. :)

THg4TpB.jpg


A Leopold ainda nunca me falhou. Eles têm os teclados com melhores stabs cherry do mercado.
Os stabilizers nunca vêm rattly e a precisar de lube como acontece com muitos teclados de outras marcas (*cough* Vortex *cough*).
Impecável!
 
Esse Leopold é sem duvida sexy que se farta, mesmo o layout gosto muito mais que o Vortex, esse esquema de cores é lindo, isso é o que eu chamo eye candy.
 
Obrigado. :)
Sim, eu também gosto muito da solidez e simplicidade dos teclados da Leopold.

E ele ainda fica mais bonito com um custom set da GMK ou algo em perfil DSA ou SA.
Estes teclados ficam bem com qualquer coisa. ;)
 
Back 2 b̶a̶s̶i̶c̶s̶ Blues. :)

THg4TpB.jpg


A Leopold ainda nunca me falhou. Eles têm os teclados com melhores stabs cherry do mercado.
Os stabilizers nunca vêm rattly e a precisar de lube como acontece com muitos teclados de outras marcas (*cough* Vortex *cough*).
Impecável!

Estes refreshes da Leopold devem ser os melhores teclados mecânicos non custom actualmente disponíveis no mercado. Crazy good bang for the buck.
 
Experimentei meter-lhe um set dos meus para ver como ficava.
Cada vez me convenço mais de que os teclados pequenos (40%, 60%, 65%, 75%...) jogam bem com qualquer keyset que tu lhes metas em cima.

h94Lpft.jpg


GMK Plum
 
Alguém sabe se na zona de Lisboa há alguma loja que tenha teclados com os vários switches Cherry em exposição? Gostaria de perceber bem a diferença e experimentar ao vivo, antes de tomar uma decisão.
 
Back
Topo