Tópico Oficial de Teclados Mecânicos

Boas , pretendo trocar o meu Motospeed Inflictor CK104 // Red Switch já com 3 anos que está apresentar problemas

Opções que mais gostei :
Logitech G413
Logitech G512
Cooler Master CK550 RGB Gateron Red PT



1) Qual o orçamento?

80 - 120

2) Quando vais comprar o material?
Próximo mês

3) Que layout preferes?

PT-PT - ANSI ou PT-PT - ISO


4) Que formato preferes?
Full Size

5) Que tipo de switches preferes?
MX Brown / MX Red

6) Qual a utilização a que se destinam esses componentes?
Redacção de documentos e Gaming

7) Extras (elimine o que não pretende)


Vais comprar numa loja física (em que zona) ou online ?
Física e online

O meu teclado foi a vida de vez ... Estou comprador de um novo teclado mecânico , os que mais me chamaram atenção foram :

Logitech G512 Carbon RGB PT GX Brown Switches
Ozone Strike Pro Spectra RGB PT Cherry MX Red

Que sugerem ?
 
Afinal o teclado já chegou! Estou impressionado, da China a Portugal em apenas 8 dias uteis é muito bom!

Subscrevo o que o @White_Spot disse, é realmente algo barulhento e vai demorar a habituar um pouco (ainda por cima é o meu primeiro teclado mecânico).
O meu modelo é em preto, e também com switch brown.
As posições das teclas é realmente um desafio, não tanto os símbolos que lá estão desenhados, porque isso não ligo. Digo mesmo o local, em especial a tecla do ~^ e o Shift direito (o qual estava habituado a carregar com o mindinho, e agora se o faço carrego na seta para cima.

É pesado, parece-me ter uma construção sólida e resistente.
Tem uma excelente aderência á superfície, não deslisa enquanto se usa.

Aos donos do BW-KB1, na página do teclado além do software tem também um patch. Já alguém o instalou?
 
Em relação ao barulho dos teclados não há milagres como é óbvio. Ou se vai para switches silent, ou se faz mod. O som de um teclado mecânico pode ser alterado de várias formas e depende também de algumas condições.

- A mais fácil de fazer é simplesmente usar um deskmat com 3/4mm de espessura. Isto reduz logo a ressonância que a board faz na superfície, muitos de nós usamos secretárias do Ikea como a Linnmon que é feita de material rasco e meio oca.

- Outra relativamente fácil é colocar espuma entre a case e a pcb. há quem use a própria espuma das embalagens, ou espuma eva, ou mesmo aquele material que usamos para forrar prateleiras. isto reduz o som oco da board.

- Depois dependendo da board, se for hotswap é fácil, agora se as switches forem soldadas já é mais complicado visto a tarefa de desoldar precisar de alguma skill e material em condições (eu aprendi isto da pior maneira). Que é lubrificar as switches e estabilizadores, reduzes logo o som metálico da mola da switch da barra metálica do estabilizador, e também o "scratch" da switch. Este mod para além do som muda o feeling do teclado também. (isto é aquele mod que para quem foi para um board ultra budget gasta mais em material do que na própria board :facepalm:)

Concluindo, não vai passar a ser silencioso, mas passas a ter no geral um som mais agradável.
 
Em relação ao barulho dos teclados não há milagres como é óbvio. Ou se vai para switches silent, ou se faz mod. O som de um teclado mecânico pode ser alterado de várias formas e depende também de algumas condições.

- A mais fácil de fazer é simplesmente usar um deskmat com 3/4mm de espessura. Isto reduz logo a ressonância que a board faz na superfície, muitos de nós usamos secretárias do Ikea como a Linnmon que é feita de material rasco e meio oca.

- Outra relativamente fácil é colocar espuma entre a case e a pcb. há quem use a própria espuma das embalagens, ou espuma eva, ou mesmo aquele material que usamos para forrar prateleiras. isto reduz o som oco da board.

- Depois dependendo da board, se for hotswap é fácil, agora se as switches forem soldadas já é mais complicado visto a tarefa de desoldar precisar de alguma skill e material em condições (eu aprendi isto da pior maneira). Que é lubrificar as switches e estabilizadores, reduzes logo o som metálico da mola da switch da barra metálica do estabilizador, e também o "scratch" da switch. Este mod para além do som muda o feeling do teclado também. (isto é aquele mod que para quem foi para um board ultra budget gasta mais em material do que na própria board :facepalm:)

Concluindo, não vai passar a ser silencioso, mas passas a ter no geral um som mais agradável.
Entendo o que dizes da secretaria e confirmo. Não é do IKEA, mas é um tampo de contraplacado ranhoso que piora o som.
E não me queixo quanto a fazer barulho, até é algo agradável e traz memórias muito giras de teclados antigos. Mas concordo que podia ser um som mais agradável. Vou tentar fazer o que sugeres.

Quanto a ideia de colocar a espuma entre a case e a PCB, isso envolve tirar todas as teclas, desmontar o teclado e separar a placa. É isso? Não sei se arrisco já numa coisa nova :D
 
Entendo o que dizes da secretaria e confirmo. Não é do IKEA, mas é um tampo de contraplacado ranhoso que piora o som.
E não me queixo quanto a fazer barulho, até é algo agradável e traz memórias muito giras de teclados antigos. Mas concordo que podia ser um som mais agradável. Vou tentar fazer o que sugeres.

Quanto a ideia de colocar a espuma entre a case e a PCB, isso envolve tirar todas as teclas, desmontar o teclado e separar a placa. É isso? Não sei se arrisco já numa coisa nova :D

Epah sim, faz só se te sentires confiante na tarefa. Até porque podes não gostar do resultado final. Para além de que recebeste o teclado mesmo agora.

Mas de futuro se quiseres fazer, aqui fica.

O Blitzwolf deve ser muito idêntico ao Anne Pro 2, por isso será algo assim:

Tens de perceber mais ou menos onde ficam os parafusos, e retiras as keycaps que os escondem:
No meu caso são 6 keycaps
dqwxPkL.jpg


Depois a plate e pcb saiem da case, mas muito cuidado, porque deves ter algo parecido com isto, que é a bateria colada na case com um cabo a ligar a pcb.
tkHttzn.jpg


Com muito cuidado desencaixas o conector.
adZlsiN.jpg


assim podes por a pcb de parte e ficas com total acesso á case.
xBxe2lv.jpg


depois é uma questão de encher a case com espuma, sempre um pouco abaixo das pernas dos parafusos, para não ficarem a fazer pressão sobre a pcb.
yyIBI5q.jpg


Podes por uma peça inteira, onde fazes um recorte para a zona da bateria e para a zona da ligação usb c e furas na parte das pernas onde ficam os parafusos. ou então cortas peças mais pequenas ,e se for do gênero desta case, pões dentro desses rectângulos.
 
Muito obrigado @ARPortugal , ajuda muito pratica e fácil de entender! :clap:

Vou realmente adiar por uns tempos e começar por primeiro arranjar um tapete para o teclado e rato. Já era algo que precisava, e assim sempre poupo um pouco o tampo que também não é lá muito resistente...

edit: agora que o estou a usar num ambiente mais calmo, noto que há uma tecla particularmente irritante que é o backspace. Curiosamente é a única onde carrego e faz um barulho metálico.. porque será?
 
Última edição:
Afinal o teclado já chegou! Estou impressionado, da China a Portugal em apenas 8 dias uteis é muito bom!

...

Aos donos do BW-KB1, na página do teclado além do software tem também um patch. Já alguém o instalou?

Excelente. Chegou mesmo rápido. Devemos ter tido sorte e apanhamos o "avião" na hora certa lol.

O patch instalei e não sei o que mudou sinceramente. O software é tão "despido" que não notei nada. Haaa e o instalar o patch é outra coisa engraçada pois para além de estar em Chinês não diz nada. É clicar no suposto botão do OK e assim que a barra de progresso acabar está feito. Não se fecha sozinho, não diz nada.

Já agora sobre o Backspace... noto que faz mais barulho mas deve ser por ser uma tecla maior.

Epah sim, faz só se te sentires confiante na tarefa. Até porque podes não gostar do resultado final. Para além de que recebeste o teclado mesmo agora.

Mas de futuro se quiseres fazer, aqui fica.

O Blitzwolf deve ser muito idêntico ao Anne Pro 2, por isso será algo assim:

Tens de perceber mais ou menos onde ficam os parafusos, e retiras as keycaps que os escondem:
No meu caso são 6 keycaps
dqwxPkL.jpg


Depois a plate e pcb saiem da case, mas muito cuidado, porque deves ter algo parecido com isto, que é a bateria colada na case com um cabo a ligar a pcb.
tkHttzn.jpg


Com muito cuidado desencaixas o conector.
adZlsiN.jpg


assim podes por a pcb de parte e ficas com total acesso á case.
xBxe2lv.jpg


depois é uma questão de encher a case com espuma, sempre um pouco abaixo das pernas dos parafusos, para não ficarem a fazer pressão sobre a pcb.
yyIBI5q.jpg


Podes por uma peça inteira, onde fazes um recorte para a zona da bateria e para a zona da ligação usb c e furas na parte das pernas onde ficam os parafusos. ou então cortas peças mais pequenas ,e se for do gênero desta case, pões dentro desses rectângulos.

Muito obrigado por essas dicas. Daqui a mais alguns "dias" irei testar a coisa para ver se torna a coisa menos barulhenta.
 
Excelente. Chegou mesmo rápido. Devemos ter tido sorte e apanhamos o "avião" na hora certa lol.

O patch instalei e não sei o que mudou sinceramente. O software é tão "despido" que não notei nada. Haaa e o instalar o patch é outra coisa engraçada pois para além de estar em Chinês não diz nada. É clicar no suposto botão do OK e assim que a barra de progresso acabar está feito. Não se fecha sozinho, não diz nada.

Já agora sobre o Backspace... noto que faz mais barulho mas deve ser por ser uma tecla maior.



Muito obrigado por essas dicas. Daqui a mais alguns "dias" irei testar a coisa para ver se torna a coisa menos barulhenta.
Depois quando fizeres testes ou mods partilha por aqui, pode ser que ganhe coragem de fazer o mesmo! hehe
 
Olá!

Ando à procura de um teclado novo.
Uso MacBook Pro ha various anos, mas este ultimo teclado aliado a agora ter que programar com ele, obriga-me a comprar uma coisa como deve ser.

Pelo que vi o que queria mesmo era um Keychron K2 V2, mas não só está esgotado como não parece ter uma versão para PT.

=============================================
Inicio do Questionário
=============================================

1) Qual o orçamento?

150€

2) Quando vais comprar o material?

Não queria esperar mais de um mês

3) Que layout preferes (ter em conta que muitos teclados não existem em layout PT)?
Têm no comparador ZWAME os teclados existentes em Portugal.
a) PT

4) Que formato preferes?
b) Tenkeyless (60%, 75%, 80%)
(fora com o numpad, e também pode não ter as F)

5) Que tipo de switches preferes?

d) Red, mas não obrigatoriamente da Cherry

6) Qual a utilização a que se destinam esses componentes?
a) Gaming
c) Programação


7) Extras (elimine o que não pretende)
a) Iluminação
d) Design Futurista
e) Design Sóbrio / Minimal
BLUETOOTH obrigatório

8) Vais comprar numa loja física (em que zona) ou online (ter em conta que em lojas físicas a escolha não é tão abrangente)?
qualquer lado

=============================================
Fim do Questionário
=============================================
 
@jotajota91 com layout PT e bluetooth não sei. Se não te importares de comprar as teclas aparte, ou de estas ficarem noutra linguagem, podes tentar ver se o Keychron está disponível noutra loja.

Uma alternativa interessante, como layout semelhante mas um pouco mais cara é o Vortex Tab75. Existem versões ISO, apesar de não serem PT.
 
@jotajota91 com layout PT e bluetooth não sei. Se não te importares de comprar as teclas aparte, ou de estas ficarem noutra linguagem, podes tentar ver se o Keychron está disponível noutra loja.

Uma alternativa interessante, como layout semelhante mas um pouco mais cara é o Vortex Tab75. Existem versões ISO, apesar de não serem PT.

O Keychron parece ter uma versão ISO mas tal como o original está esgotado no site deles e amazon Espanha não tem. Nem sei se enviam para Portugal e já dentro da europa para não levar com uma taxa alfandegária jeitosa em cima.

Eu não me importo que seja venha com teclado ISO e depois mude as keycap para PT PT, o meu problema está mesmo em encontrar exatamente as peças certas a comprar. Quais são as lojas/sites de confiança?

Esse Vortex Tab75 parece engraçado também, mas só vejo versão ANSI e esgotado. Em que lojas recomendas comprar?
 
@jotajota91 Tenta procurar em lojas europeias especializadas em teclados mecânicos. Modelos ISO acabam por ser encontradas mais frequentemente por esses sítios. Infelizmente não te posso sugerir lojas por causa das regras do fórum, mas não são muito difíceis de encontrar no Google.

Existem algumas lojas dessas na Europa, no Reino Unido, Alemanha e por aí. Não garanto que tenham stock, mas é uma questão de ires vendo. Anda muita coisa esgotada ultimamente.
 
Viva. Vou montar um segundo desktop e como tal preciso de teclado.

Tenho um Loogitech G413, que diferenças para o G512?
O G413 está a uns 40€ mais barato, faço upgrade no setup principal ou adquiro o segundo?

Se me puderem deixar outras sugestões para análise, agradecia.
Gosto mesmo do design do G413, pequeno, ergonômico, minimalista.
Dou preferência a layout ISO e obrigatoriamente com o numpad (é este o nome que se dá aos números do lado direito? :biglaugh:).

Obrigado.
 
Acabei por comprar o Ducky One 2 Horizon e realmente é uma diferença brutal e foi de fácil adaptação.
Só não curti foi o facto das letras serem essencialmente da cor das keys...
50HQ1Vi

50HQ1Vi.jpg

Talvez nesta foto não pareça tão mau mas no escuro ou com a sombra do meu corpo no ecrã, fica impossível de se ver alguma coisa.
Se fosse amarelo com o é nas keys mais escuras, teria sido melhor...
 
Eu acho que nesses teclados eles devem usar legendas de boa qualidade para os modifiers e e legendas de qualidade inferior para as outra.
Provavelmente por só fazerem essas especificamente para aqui para Portugal, onde o mercado deles não deve ser assim tão grande.

O Ducky One 2 Skyline que eu vi tinha o mesmo problema.
 
Depois quando fizeres testes ou mods partilha por aqui, pode ser que ganhe coragem de fazer o mesmo! hehe

Já ando a pensar mandar vir outro Blitzwolf BW-KB1 mas agora em preto para mim, só que a ideia será mesmo modificá-lo logo. Gostei do aspecto deste conjunto de keycaps da Varmilo que vi algures e quiçá queria "montar" algo similar (preto/cinza escuro - vermelho).

red-and-grey.jpg


Alguém conhece algum teclado que tenha este tipo de look e que não custe uma fortuna (vá acima dos 150€)?
 
Back
Topo