Tópico Oficial de Teclados Mecânicos

=============================================
Inicio do Questionário
=============================================

1) Qual o orçamento?
40/50€

2) Quando vais comprar o material?
Dentro de 1 mês

3) Que layout preferes (ter em conta que muitos teclados não existem em layout PT)?
Têm no comparador ZWAME os teclados existentes em Portugal.

a) PT

4) Que formato preferes?
a) Full ISO/ANSI

5) Que tipo de switches preferes?
Quero algo silencioso (ou pelo menos, não muito barulhento), pelo que vejo as Red e as Brown cumprem isto?


6) Qual a utilização a que se destinam esses componentes?
a) Gaming (casual)
b) Escrita

7) Extras (elimine o que não pretende)
a) Iluminação
e) Design Sóbrio / Minimal

8) Vais comprar numa loja física (em que zona) ou online (ter em conta que em lojas físicas a escolha não é tão abrangente)?
Estou a namorar o COOLER MASTER SK652 a 33€ em loja nacional e com entrega grátis na minha zona (Açores), que acham?

=============================================
Fim do Questionário
=============================================

Acho que o mais recomendado nesta gama de preços é o Krom KErnel
 
=============================================
Inicio do Questionário
=============================================

1) Qual o orçamento?
100€

2) Quando vais comprar o material?
Esta semana
Vi estes:

Xtrfy K3 RGB
Xtrfy Gaming K2 RGB
Corsair K70 RGB MK.2 (este é um pouco acima do orçamento)
HyperX Alloy Origins Core RGB


3) Que layout preferes (ter em conta que muitos teclados não existem em layout PT)?
Têm no comparador ZWAME os teclados existentes em Portugal.

a) PT


4) Que formato preferes?
a) Full ISO/ANSI


5) Que tipo de switches preferes?
Não sei

6) Qual a utilização a que se destinam esses componentes?
a) Gaming 40%
b) Escrita (Office) 10%
c) Adobe 40%
c) Programação 10%

7) Extras (elimine o que não pretende)
a) Iluminação
d) Design Gaming
e) Design Sóbrio / Minimal

8) Vais comprar numa loja física (em que zona) ou online (ter em conta que em lojas físicas a escolha não é tão abrangente)?

Online


=============================================
Fim do Questionário
=============================================
 
Bem o meu masterkeys lite do nada e ao fim de 5 anos resolveu dar de si. Estou a ponderar um mecanico. Não estou nada a par de teclados mas gostei bastante do masterkeys. Tactil e bastante confortavel tanto a jogar como a trabalhar. Portanto até 70€ o que se arranja? Já vi que sugerem muito o Krom Kluster, mas do que vi do teclado falta o numpad e a mim dá-me jeito para atalhos.

=============================================
Inicio do Questionário
=============================================

1) Qual o orçamento?
70€ mas se for menos melhor

2) Qual a utilização a que se destina o teclado?
a) Gaming
b) Escrita
d) Programas do tipo photoshop, autocad e modelação 3D

3) Que características procuras no teclado? (apagar as que não forem necessárias)
c) Teclado numérico
d) Teclas de Média dedicadas

Nota: Se não pretenderem um teclado mecânico, o questionário termina aqui. Caso pretendam um teclado mecânico, continuem a preencher o questionário

4) Que layout preferes (ter em conta que muitos teclados não existem em layout PT)?

Têm no comparador ZWAME os teclados existentes em Portugal.
a) PT

5) Que formato preferes?
a) Full ISO/ANSI

6) Que tipo de switches preferes?
a) Black
b) Brown
c) Blue
d) Red
e) Clear
f) Outro sem ser Cherry MX? Qual?

7) Extras (elimine o que não pretende)
a) Iluminação
b) Portas USB
c) Palm Rest
d) Design Gaming / Futurista

8) Vais comprar numa loja física (em que zona) ou online (ter em conta que em lojas físicas a escolha não é tão abrangente)?
Fisica por ser mais rápido
=============================================
Fim do Questionário
=============================================

Edit:
Enganei-me, não era o Kluster, mas sim o Krom Kernel e este tem numpad. Não sei porque mas no google só aparecia a versão mais pequena. O problema é que não gostei do design propriamente dito. Preferia algo preto e que não se destaque muito. Entretanto também tive a dar uma vista de olhos e até aos ~70€ encontrei:

  • Cooler Master SK652 por 33€
  • Krom Kernel por 50€
  • AOC GK500 por 80€
  • Logitech G512 Lightsync Carbon por 80€
 
Última edição:
=============================================
Inicio do Questionário
=============================================

1) Qual o orçamento?
100€

2) Quando vais comprar o material?
Esta semana
Vi estes:

Xtrfy K3 RGB
Xtrfy Gaming K2 RGB
Corsair K70 RGB MK.2 (este é um pouco acima do orçamento)
HyperX Alloy Origins Core RGB


3) Que layout preferes (ter em conta que muitos teclados não existem em layout PT)?
Têm no comparador ZWAME os teclados existentes em Portugal.

a) PT


4) Que formato preferes?
a) Full ISO/ANSI


5) Que tipo de switches preferes?
Não sei

6) Qual a utilização a que se destinam esses componentes?
a) Gaming 40%
b) Escrita (Office) 10%
c) Adobe 40%
c) Programação 10%

7) Extras (elimine o que não pretende)
a) Iluminação
d) Design Gaming
e) Design Sóbrio / Minimal

8) Vais comprar numa loja física (em que zona) ou online (ter em conta que em lojas físicas a escolha não é tão abrangente)?

Online


=============================================
Fim do Questionário
=============================================


Estive a ver o Logitech G512 Carbon RGB PT GX Brown Switches.
Que me dizem sobre este?
Estou mais interessado nas teclas GX Red mas não encotro à venda em versão PT.
 
Estava a pensar mandar vir um K2 ou um K6, estando até mais virado para um K6.
Porém, e não querendo saber das keycaps pois escrevo sem olhar para o teclado, este em específico não tem as teclas a que estamos habituados após o L - ç, º e ~ -> https://www.keychron.com/collection...ss-mechanical-keyboard?variant=31441087037529 .

Na realidade, só tem espaço para 2 teclas. Quem tem um K6, como é que funciona?
Será maioritariamente para trabalho, e o teclado no Windows será o PT-PT. No entanto, a escrever, preciso dessas duas teclas.

Tenho de mandar vir um ISO específico, ou o K6 normal serve? A diferença pelo que percebo está nas Keycaps, certo?
Se sim, se calhar tenho de me preocupar com elas :bounce:

Obrigado.
 
Não são as keycaps que ditam o que é escrito, o Windows não sabe se tens um Ç ou um A lá "estampado". Se meteres o Windows como PT-PT o Ç vai continuar a ser ao lado do L, mesmo que na keycap em si tenha outra coisa. Como referiste bem só há espaço para 2 teclas entre o L e o enter no layout ANSI pelo que o ~ ^ passa para a fila de cima no lugar do \ |, logo acima do enter. As outras teclas específicas do layout PT mantêm-se no mesmo sítio mesmo que na keycap diga outra coisa. Só perdes é a tecla de <> uma vez que não há espaço para ela mas deves conseguir dar remap a isso para uma combinação com FN (mas não sei como funciona o software da keychron neste aspeto)
 
Não são as keycaps que ditam o que é escrito, o Windows não sabe se tens um Ç ou um A lá "estampado". Se meteres o Windows como PT-PT o Ç vai continuar a ser ao lado do L, mesmo que na keycap em si tenha outra coisa. Como referiste bem só há espaço para 2 teclas entre o L e o enter no layout ANSI pelo que o ~ ^ passa para a fila de cima no lugar do \ |, logo acima do enter. As outras teclas específicas do layout PT mantêm-se no mesmo sítio mesmo que na keycap diga outra coisa. Só perdes é a tecla de <> uma vez que não há espaço para ela mas deves conseguir dar remap a isso para uma combinação com FN (mas não sei como funciona o software da keychron neste aspeto)

Então a melhor opção, para manter as teclas todas (ignorando as Keycaps que pouco olho para o teclado) estas opções são melhores (Nordic ISO):

https://www.keychron.com/collection...reless-mechanical-keyboard-nordic-iso-layout#
https://www.keychron.com/collection...2-wireless-mechanical-keyboard-nordic-layout#

Assim mantenho as teclas na mesma posição (não as keycaps) e posso usar tudo normalmente, sem grandes preocupações em layouts e combinações de teclas, certo? A pergunta é talvez meio óbvia e estou a responder a mim próprio, mas prefiro fazê-la para não me enganar e depois me arrepender :D
 
Sim, qualquer layout ISO vai te permitir ter tudo exatamente no mesmo sítio se não considerares as legendas das keycaps.
Layout ANSI introduz a diferença do ~ ^ estar na fila de cima e não ter o <> a não ser por remap mas isto é algo a que te habituais facilmente também...eu agora engano-me é a colocar o ~ nos layouts ISO...vou à fila de cima e acabo por carregar no enter
 
Tenho um teclado Ozone strike x30 tem switches vermelhos, alguma recomendação de compra de teclas (caps) , as que tenho já se partiram 3 e o plastico parece estar a estragar (qualidade fraca). (comprei umas universais transparentes, para substituir algumas , o material é melhor mas não tem nada escrito.
 
Alguém pode informar se os switches mecânicos fabricados pela Asus são bons? tipo este: ROG NX Red, penso que seja esse o nome correto.

Eu estou interessado num modelo de teclados deles que é wireless, dá para ligar via cabo USB-C que também carrega a bateria dele, em que é possível retirar o Numpad ou mudar o mesmo para o lado esquerdo do teclado e que tem 4 teclas para macros e uma roda para regular o volume do som.

O teclado é um pouco caro, passa um pouco dos 200 Euros, não sei se vale a pena ou não mas pelo que vi dizem que é muito bom nas review do mesmo mas pode haver review de teclados que podem iludir.

Qual é o feedback que tem sobre esses switches mecânicos da Asus e sobre esse teclado em questão?
 
Para a malta que usa Coiled cables, alguma recomendação? Os da cablemod parecem-me demasiado caros (cerca de 50€). Andava à procura de algo até 30€.
 
Os switches mecânicos da Asus rog rx não são compat´ compatíveis com nenhum keycap destinado aos Chherry MX-
Eu comprei a versão wireless do teclado da Asus com os novos switches deles e são excelentes mais os caps que estão colocados neles. São optical por isso e, teoria duram mais tempo que os Cherry MB.

Mas o maior problema será se quiser um kit de caps para eles terei que os comprar à Asus não sei se eles autorizam o seu fabrico por outros fabricantes mas não devem autorizar isso uma vez que os caps são para switches que só são usados nos teclados deles.

Até dava para usar um switche com um dedo sem ter um cap nele porque ele é redondo e grande à volta não tem aquele pequeno apoio para colocar um cap como no caso dos Cherry.

O teclado é Wireless logo dá-me bastante mais jeito e pode-se encaixar o numpad no lado direito ou esquerdo ou andar sem o numpad ficando assim transformado em tkl o teclado.

Por defeito o numpad não vem montado no teclado mas a montagem é muito simples e fácil.

Tal como sucede com a Logitech a partir de agora todos os teclados da Asus vem com esse switche novo com versões red, blue e Brown e não sei se com mais outras versões.

O que uso é red e é muito confortável a usar tanto a jogar como a escrever parece ter menos pressão que os Cherry MX equivalentes e fazem muito menos barulho que eles.
Os preços dos teclados é que são mais elevados para já, não sei se com o tempo os preços serão mais baixos mas acho que os Logitech também estão caros com o switche deles que também é fabricado por eles.
 
Os switches mecânicos da Asus rog rx não são compat´ compatíveis com nenhum keycap destinado aos Chherry MX-
Eu comprei a versão wireless do teclado da Asus com os novos switches deles e são excelentes mais os caps que estão colocados neles. São optical por isso e, teoria duram mais tempo que os Cherry MB.

Mas o maior problema será se quiser um kit de caps para eles terei que os comprar à Asus não sei se eles autorizam o seu fabrico por outros fabricantes mas não devem autorizar isso uma vez que os caps são para switches que só são usados nos teclados deles.

Até dava para usar um switche com um dedo sem ter um cap nele porque ele é redondo e grande à volta não tem aquele pequeno apoio para colocar um cap como no caso dos Cherry.

O teclado é Wireless logo dá-me bastante mais jeito e pode-se encaixar o numpad no lado direito ou esquerdo ou andar sem o numpad ficando assim transformado em tkl o teclado.

Por defeito o numpad não vem montado no teclado mas a montagem é muito simples e fácil.

Tal como sucede com a Logitech a partir de agora todos os teclados da Asus vem com esse switche novo com versões red, blue e Brown e não sei se com mais outras versões.

O que uso é red e é muito confortável a usar tanto a jogar como a escrever parece ter menos pressão que os Cherry MX equivalentes e fazem muito menos barulho que eles.
Os preços dos teclados é que são mais elevados para já, não sei se com o tempo os preços serão mais baixos mas acho que os Logitech também estão caros com o switche deles que também é fabricado por eles.

Eu estou tentado a comprar o ASUS Rog Strix Scope Rx (ótico), não uso o numpad todos os dias mas às vezes dá-me jeito. Está na Worten a 107€.
 
Eu estou tentado a comprar o ASUS Rog Strix Scope Rx (ótico), não uso o numpad todos os dias mas às vezes dá-me jeito. Está na Worten a 107€.
Há reviews em vídeo que te dão uma ideia geral sobre o teclado em si.
Não sei o que esse que pensas comprar te oferece em termos de funcionalidades tipo macros, se queres ter macros tens que ver se ele as suporta mas em principio deve permitir as macros.

O software que a Asus usa, Armory G., é igual para todos os teclados mas basicamente isso é para os efeitos do rgb ou para criar efeitos novos como Aura Creator e para criar macros mais complexas.

Pessoalmente não o uso prefiro usar a tecla FN combinada com outras para outras configurações que queria ter ao nível do rgb e dá para criar macros On the fly.

A Asus tem uma ferramenta que remove esse software todo para quem não o quiser usar mais. Para uprages de firmware é preciso o software mas se o teclado funcionar bem não vale a pena estar a mudar a firmware dele.

Como disse atrás gosto bastante da sensação de escrita com esses switches novos deles, uso os red como já disse atrás mais adequados para jogar mas dá para escrever bem com eles.

A verão wireless que dá para por e tirar o numpad, como referi no outro post, é o dobro desse preço logo é bem cara mas à fabricantes como a Corsair que tem modelos ainda mais caros só não sei se são modulares acerca de dar ou não para se tirar o numpad.

Uma coisa, o que agora vai estar na moda são teclados que podes trocar os switches com uma pequena ferramenta que vem com o teclado basta puxar o switche para fora e meter o novo.

Acho que os novos Ducky One 3 que chegam dia 12 estão ao nível desse preço e dão para trocar os switches. Mas são Cherry MX logo se procuras uma nova experiência em switches só com a Asus ou Logitech.

Mas trocar por outro kit de Cherry Mx é capaz de ser mais caro que o teclado tens é uma enorme variedade de switches mais rascos a preços mais baixos mas não te devem durar muito tempo.

Mas a troca de switches é uma coisa, agora se a board do teclado avariar ai já não vale a pena tentar trocar isso.
 
Comprei esse Ducky com mx brown a semana passada e estou satisfeito.
Vem com algumas teclas extra e troquei o space e o enter pra não ter um ar tão "gaming".
Não sei se vou dar uso ao hot swappable... É sempre uma vantagem mas se calhar preferia preferia poupar umas dezenas de euros nisso.
 
Back
Topo