Tópico Oficial de Teclados Mecânicos

@luissm3 A tua melhor alternativa, acho eu, é ires ao site alemão da keychron e comprares, por exemplo um Keychron V5 ou V6 (94€) versão ISO (ES por exemplo). No mesmo site também tens disponiveis keycaps com layout PT (40€) no entanto nenhuma dessas keycaps permite que a luz atravesse as legendas...portanto tem isso em consideração. No entanto eu acho que mesmo só com a luz do monitor consegues ver bem as legendas numas keycaps brancas com legendas escuras
 
Boas, já não vinha aqui algum tempo. Venho ver se consigo aqui ajudar alguma malta em algumas questões, vou tentar não puxar para o lado entusiasta do hobby dos teclados mecânicos. Vou tentar ir ao encontro dos vossos budgets sempre que for possível. Posso parecer bruto mas sou um fofo.

Vou começar por keycaps ISO PT. Aqui serve para todos os que querem ISO PT, keycaps ISO PT são o terror, infelizmente é a realidade que vivemos, somos um mercado pequeno e muito poucos querem saber, dito isto existem umas keycaps da glorious baratinhas e bem mázinhas, com shinethrough só mesmo as da ducky igualmente terriveis como as da glorious, depois algumas keycaps da marca traitors melhorzinhas mas o aspeto não é para todos, as Tai hao blue moon ISO PT que mais uma vez o estilo não é para todos, ou as keycaps da KPRepublic que basicamente tem de se comprar diversos kits dependendo do formato do teclado. Foram lançados agora á pouco tempo keycaps da Keychron ISO PT mas segundo o site só cobre 3 teclados deles, Q1(75%), Q2(65%) e K2(75% compacto). A Glorious está para lançar aqueles sets novos coloridos deles mas ainda não saiu nada.

Façam um favor a vocês próprios esqueçam keycaps iluminadas, arranjem um candeeiro, os vossos olhos agradecem.

Ora bem começo pelo @Maiqueke , se estás disposto a dar até 200 euros por um teclado e se não te importas que seja layout ANSI, está agora em pré-venda numa loja Belga, que infelizmente não posso dizer o nome, o telcado Monokei Standard, e por um TKL full build não existe melhor, podes pesquisar no site da marca do teclado e perceber as suas caracteristicas, mas resumidamente, modo wired e wireless, hotswapp, com opção de cherry mx reds, silent reds ou browns, gasket mount (para quem não sabe é o sistema de montagem, atualmente dos mais utilizados que ajuda muito no som e feeling da escrita).

@luissm3 , no teu caso não sei qual é o teu orçamento, tive que ir ver o teu historial todo de mensagens, mas se continuas com budget de 50 euros por um full size ISO PT não há milagres. Idealmente para ti pondo o budget de lado seria um keychron k4 e depois comprar umas keycaps á parte que para este teclado só mesmo as keycaps ISO PT KPRepublic. Mas para além de não teres depois backlight o teclado no final ia ficar á volta de 140/150 euros. Considera também por exemplo um TKL ou um 75% com um numpad á parte.

@Freeza! Keychron K2 + o set de keycaps ISO PT deles + um numpad á parte.

@paulofura infelizmente como vês a cima não existem keycaps desse perfil em ISO PT

@Marcacidos Keychron K2 + o set de keycaps ISO PT deles ou o K8 com um set da traitors

@Jerobond Experimentar é tramado, ou vais às lojas e experimentas os teclados em exposição ou então algum conhecido que tenha, ou então a parte mais divertida mas que dá mais trabalho e pode intimidar muita gente que é ir a um meeting de teclados mecânicos, agora isso mete bastante pesquisa para saberes quando é que vai acontecer algum. Agora visto que não gostas de ruído um teclado mecânico para ti tinha de ter silent switches, mas lá por serem silent não quer dizer que sejam assim tãaaao silenciosos. Os switches mais comuns que encontras nos teclados mecânicos standard são semi silenciosos, a meu ver usam-se bem em ambiente de escritório.

@joaom_13 atenção que o feeling que tu gostaste dos blues é super diferente de reds, estamos a falar de um switch com feedback tactil para um switch sem feedback.

Isto serve para todos agora, se procuram comprar apenas switches a China é a vossa melhor amiga (naquela loja onde vendem tudo). Procurem sempre pelos switches Gateron Pro. vêm com lube de fábrica e são baratos. A sério não comprem mesmo mais nada se não querem ter trabalho a lubrificar switches. 90 Gateron pro reds ou yellows custa-vos 27 euros free shipping sem alfândega e chega em 15 dias.

Um Abraço a Todos.

Edit: Esqueci-me de referenciar esta pérola, se gostarem do look vintage por favor pesquisem por "KBt RE: 68 Keyboard", está em pre-order numa loja alemã, custa 132 euros + 13 de shipping, full build 65% dual mode BT e Wired com gateron pros existe em ANSI e ISO DE


@ARPortugal

Desculpa lá, mas só estou a ver esta tua mensagem quase um ano depois 🤦‍♂️

Realcei no teu comentário a frase "Façam um favor a vocês próprios esqueçam keycaps iluminadas, arranjem um candeeiro, os vossos olhos agradecem."

Gostava que desenvolvesses. A razão pela qual procuro um retro iluminado é precisamente para ajudar, quando escurece e à noite. Apesar de ter o escritório iluminado, embora predominantemente por trás dos monitores com dois abajures, um na secretária e outro num dos móveis estante ao lado do piano, não tenho normalmente luz direta incidente no teclado. Tenho ainda um candeeiro de pé por trás de mim, que ligo quando necessito. Mas chateia um pouco com reflexos, principalmente em ambientes dark como é o caso deste fórum. Durante o dia não necessito, pois a janela virada a sul ilumina muito bem toda a sala.

Para ser sincero, nunca gostei de teclados iluminados, principalmente dos RGB que acho uma parolada de todo o tamanho e até disfuncional. Daí procurar teclados que permitam escolher apenas a iluminação das inscrições das teclas a branco.

Inicialmente estava inclinado para este Logitech, mas a qualidade é questionável e não existe ISO-PT.

715w%2BlPQviL._SL1500_.jpg



No entanto, também pondero a hipótese dum teclado com alto contraste deste tipo.

a92dae6d67772c23e0a6789a9e8a7244645badd0_1024_1024.jpeg


E se for Perfil MDA ASA ou XDA melhor.

276073553_512338613638107_719602319971655695_n.jpg




41xWYAoSk1L.jpg
A7WMD2208281C5254E1.jpg


s6ebs1LU9Qu2SHQFFXKZfVPiR9cGkFX1NUKagfzon6uwEqbZG0YzVOFLI7KUNbMQWBpKWfsbxvVoB8zBFof0O2pq9mB2UO7FMaihzfEMjpgonoyGkWNVP84n7vvPagn_hcU6vUao


my-11134211-23020-6giytqfrzznva1



Quanto ao orçamento, até já estou disposto a aumentar, desde que seja para algo que realmente justifique.

Neste momento estou a utilizar um Compaq que deve ter mais de 20 anos. É de guerra, robusto, pesa 1010g e apesar de ser de membrana continua a funcionar na perfeição e é agradável.

IMG_7255.JPG



A ideia de customizar o teclado, comprando uma base, os switchs e as keycaps em separado também não me desagrada.

Pelo que referes mandar vir da China switches Gateron Pro vale apena. E o resto? Que base comprar?

Na Varmilo é possível configurar um teclado com ISO PT, mas ainda não explorei a plataforma de configuração o suficiente. Em vários casos faltava-me sempre alguma coisa.

Agradeço sugestões de todos.

Obrigado.
 
Alguém que use o Armoury Grate da Asus me pode ajudar numa coisa que eu não estou a perceber porque sucede.
Eu tento mudar a cor do RGB em qualquer dos efeitos Aura lá presentes no software deles mas as alterações que falo nas cores aparecem no software mas as mesmas não são aplicadas no teclado fico sempre com os led a vermelho em todos os efeitos apenas alguns como a Onda varia as cores.

O Aura Creator também não estou a conseguir perceber como aquilo funciona...
O software deteta as memórias do pc que são RGB e dá para aplicar efeitos e cores mas nessa parte ao pressionar na memória lá no software ao inicio ainda consegui meter um efeito.

Mas agora também não consigo nada... Será que isso obriga a usar conta Asus para funcionar tudo? Tinha outro teclado Asus onde dava para mudar as cores mas nesta versão do Armoury não está a dar.

Tenho um Asus ClavMore II Wireless de momento.
Se alguém puder ajudar obrigado desde já.
 
@luissm3 lê o meu último post, acho que vai de encontro ao que procuras e não deve ultrapassar (não por muito) o teu budget
@p.miguel
Obrigado, já tinha estado no site da Keychron, mas não tinha visto o V5 e V6, por acaso parecem muito interessantes. Vou analisar melhor.
Achas que poderá ser uma boa escolha como base para futura customização? O sujeito do vídeo que eu coloquei utiliza um Duky Shine 7.
Tenho de ver vários vídeos dos Keychron, eles tem muita variedade. Julgo que até vendem apenas as bases "Barebones".
 
@luissm3 muito simples eu uso uma light bar no monitor para além das iluminação que tenho na divisão. Isto faz com que a minha area de trabalho esteja sempre iluminada, assim não tenho problemas de não ver bem o que se passa no teclado eu uso por exemplo um set de keycaps que é black on black e vejo na boa. Ter um sitio mal iluminado rebenta-te os olhos todos, por isso estas light bars ajudam muito. E sim foge dos Logitechs tens aqui muitos users a queixarem se
 
@p.miguel
Obrigado, já tinha estado no site da Keychron, mas não tinha visto o V5 e V6, por acaso parecem muito interessantes. Vou analisar melhor.
Achas que poderá ser uma boa escolha como base para futura customização? O sujeito do vídeo que eu coloquei utiliza um Duky Shine 7.
Tenho de ver vários vídeos dos Keychron, eles tem muita variedade. Julgo que até vendem apenas as bases "Barebones".

Afinal as Barebones para customização só em layout ANSI e ficavam bem em conta. Para o V6, 69€ se somar os 19€ dos switches blue ficava por 88€. Depois comprava as keycaps onde quisesse.

Com a versão completa do V6 ISO-ES fica por 92€ mas só tem opção de Red e Brown. Teria de somar mais os 19€. Se juntar as keycaps ISO-PT deles são mais 40€ ficava tudo por 151€. Mas não gostei das keycaps, se esta imagem for a real, não gosto das inscrições.

EDIT: Já percebi porque indicaste o site Alemão 🤦‍♂️ o espanhol não envia para cá. Sabes os custos de envio?

ISO-ANSI-Q3-Q4-Q6-K8-OEM-Dye-Sub-PBT-Keycap-Set-Retro-Color-Portuguese-Layout_1800x1800.jpg
 
@luissm3 não me recordo do valor mas é só simulares a compra que já ficas a saber. ANSI fica mais barato, sim, mas um dia teus requisitou era ser layout PT... Em ANSI não tens como ter o layout PT a 100%.
 
Pessoal comprei um RedDragon K530W Pro, existe algum local onde comprar keycaps para os simbolos PT-PT?? Estou com Layout ES nao tenho grande problema, mas se existir forma de alterar melhor.
 
@luissm3 muito simples eu uso uma light bar no monitor para além das iluminação que tenho na divisão. Isto faz com que a minha area de trabalho esteja sempre iluminada, assim não tenho problemas de não ver bem o que se passa no teclado eu uso por exemplo um set de keycaps que é black on black e vejo na boa. Ter um sitio mal iluminado rebenta-te os olhos todos, por isso estas light bars ajudam muito. E sim foge dos Logitechs tens aqui muitos users a queixarem se
No meu caso a light bar prejudica a situação. A secretária é glossy e reflete a luz. As teclas, por estarem muito polidas, espelham e fica bastante pior. A iluminação aqui não é má, podes ver na foto que coloquei acima, tirada sem flash. O teclado é que não ajuda 😁

@luissm3 não me recordo do valor mas é só simulares a compra que já ficas a saber. ANSI fica mais barato, sim, mas um dia teus requisitou era ser layout PT... Em ANSI não tens como ter o layout PT a 100%.
Pois, tem de ser ISO-PT. Não me imagino a utilizar outro formato. Possivelmente até me adaptaria, só experimentando. Desde que tenha as teclas principais como o "ç". Mas para testar tinha de ser num teclado muito baratinho.
keychon, podes ver o site alemão para teres envio a partir da europa MAS vai-te custar tanto, ou mais, como o teclado...
De que outro sitio poderia ser se não do Alemão? O Espanhol não tem envio. E de fora da EU deve ser pior.
Os preços do envio do site Alemão é como dizes, só o teclado e os switches lá vai o orçamento 😆

Custos%20envio%202.PNG


Os teclados da gmmk são fraquinhos, um keychron é melhor.

@luissm3 tu queres blue switches?
Tens estas também no site da keychron, as legendas são ligeiramente diferentes

Procurei informação sobre a diferença entre os gmmk e os keychron e encontrei estas opiniões contrárias.


De qualquer das formas não gostei lá muito dos barebones gmmk. Estou habituado a teclados tipo "canhão" robusto, que aguenta tudo. Este compaq é como uma rocha.

Quanto aos switches, sim queria Blue por ser mais indicado para datilografia (typist). Eu não ligo nada a jogos.

Já agora, qual a diferença para além do wireless entre o Keychron K10 Pro e o V6?

Quanto a essas keycap, já são melhores, mas ainda não são o que quero. Estão longe do que indiquei acima.

Pessoal comprei um RedDragon K530W Pro, existe algum local onde comprar keycaps para os simbolos PT-PT?? Estou com Layout ES nao tenho grande problema, mas se existir forma de alterar melhor.
O sujeito do vídeo neste meu post comprou na https://www.tai-hao.com/

Não sei se tem várias.
 
Última edição:
Lista de Keycaps ISO PT que se conseguem arranjar neste momento.
NOTA: Alguns sets da Keychron Out of stock mas penso que ele costumam repor.

Sets KAT - Podem vir alguns ainda em extras como o Kat Monochrome, nos sets Kat é ver se existe o Kit South que quase todos o têm.

KSvGaQF.png
 
Lista de Keycaps ISO PT que se conseguem arranjar neste momento.
NOTA: Alguns sets da Keychron Out of stock mas penso que ele costumam repor.

Sets KAT - Podem vir alguns ainda em extras como o Kat Monochrome, nos sets Kat é ver se existe o Kit South que quase todos o têm.

KSvGaQF.png
Muito obrigado pela lista ARPortugal, é muito útil. Uma coisa que não consegui perceber, as teclas Ducky são backlit? Na imagem parecem, mas nos websites onde estão à venda só dizem doubleshot pbt e não mencionam isso.
 
Muito obrigado pela lista ARPortugal, é muito útil. Uma coisa que não consegui perceber, as teclas Ducky são backlit? Na imagem parecem, mas nos websites onde estão à venda só dizem doubleshot pbt e não mencionam isso.
Dessa lista acho que as brancas e as pretas são, as outras parece-me que não
 
Lista de Keycaps ISO PT que se conseguem arranjar neste momento.
NOTA: Alguns sets da Keychron Out of stock mas penso que ele costumam repor.

Sets KAT - Podem vir alguns ainda em extras como o Kat Monochrome, nos sets Kat é ver se existe o Kit South que quase todos o têm.

KSvGaQF.png

Bom trabalho ARPortugal, obrigado.

Se tiveres alguma compilação equivalente de barebones/bases ISO tb dava jeito 😁
 
Inicio do Questionário
=============================================

1) Qual o orçamento?
150€
2) Quando vais comprar o material?
Assim que possivel
3) Que layout preferes (ter em conta que muitos teclados não existem em layout PT)?
Têm no comparador ZWAME os teclados existentes em Portugal.

a) PT

4) Que formato preferes?
a) Full ISO/ANSI

5) Que tipo de switches preferes?
a) Black
b) Brown
c) Blue
d) Red
e) Clear
f) Outro sem ser Cherry MX? Qual?

6) Qual a utilização a que se destinam esses componentes?
a) Gaming
b) Escrita

7) Extras (elimine o que não pretende)
a) Iluminação
c) Palm Rest
d) Design Gaming / Futurista
e) Design Sóbrio / Minimal

8) Vais comprar numa loja física (em que zona) ou online (ter em conta que em lojas físicas a escolha não é tão abrangente)?

Online
 
Layout PT só tens o que se vende nas lojas portuguesas, como é natural. Portanto é veres o que há por lá e que se enquadre naquilo que queres. Fora isso, é sempre possível comprar o teclado noutro layout ISO (ES, UK, Norde, DE, etc) e comprar keycaps PT à parte...mas isso já deve ultrapassar o teu budget para ter alguma coisa em condições
Estou interessado nessa opção: teclado ISO e comprar keycaps PT, por onde começar? Ah e como que o software/circuito reconhece IS PT?

PS: noob nos teclados
 
O layout é sempre definido no software que utilizava (Windows, mac, Linux, etc). Portanto qualquer teclado ISO vai funcionar da mesma maneira desde que, a nível do software, tenhas o layout PT selecionado. Um teclado ANSI só não funciona igual (com o layout PT no software) porque tens 2 teclas que não existem/estão num sítio diferente...porque de resto é tudo igual.
Assim sendo, teclados ISO, e sem gastar "muito", é veres a oferta que há da keychron e escolheres o layout que mais se adequa ao que procuras.
Dentro das diferentes gamas da keychron a ordem, de melhor para pior, é Q > V > K pro > K > C
 
Back
Topo