Tópico Oficial de Teclados Mecânicos

Boas, já não vinha aqui algum tempo. Venho ver se consigo aqui ajudar alguma malta em algumas questões, vou tentar não puxar para o lado entusiasta do hobby dos teclados mecânicos. Vou tentar ir ao encontro dos vossos budgets sempre que for possível. Posso parecer bruto mas sou um fofo.

Vou começar por keycaps ISO PT. Aqui serve para todos os que querem ISO PT, keycaps ISO PT são o terror, infelizmente é a realidade que vivemos, somos um mercado pequeno e muito poucos querem saber, dito isto existem umas keycaps da glorious baratinhas e bem mázinhas, com shinethrough só mesmo as da ducky igualmente terriveis como as da glorious, depois algumas keycaps da marca traitors melhorzinhas mas o aspeto não é para todos, as Tai hao blue moon ISO PT que mais uma vez o estilo não é para todos, ou as keycaps da KPRepublic que basicamente tem de se comprar diversos kits dependendo do formato do teclado. Foram lançados agora á pouco tempo keycaps da Keychron ISO PT mas segundo o site só cobre 3 teclados deles, Q1(75%), Q2(65%) e K2(75% compacto). A Glorious está para lançar aqueles sets novos coloridos deles mas ainda não saiu nada.

Façam um favor a vocês próprios esqueçam keycaps iluminadas, arranjem um candeeiro, os vossos olhos agradecem.

Ora bem começo pelo @Maiqueke , se estás disposto a dar até 200 euros por um teclado e se não te importas que seja layout ANSI, está agora em pré-venda numa loja Belga, que infelizmente não posso dizer o nome, o telcado Monokei Standard, e por um TKL full build não existe melhor, podes pesquisar no site da marca do teclado e perceber as suas caracteristicas, mas resumidamente, modo wired e wireless, hotswapp, com opção de cherry mx reds, silent reds ou browns, gasket mount (para quem não sabe é o sistema de montagem, atualmente dos mais utilizados que ajuda muito no som e feeling da escrita).

@luissm3 , no teu caso não sei qual é o teu orçamento, tive que ir ver o teu historial todo de mensagens, mas se continuas com budget de 50 euros por um full size ISO PT não há milagres. Idealmente para ti pondo o budget de lado seria um keychron k4 e depois comprar umas keycaps á parte que para este teclado só mesmo as keycaps ISO PT KPRepublic. Mas para além de não teres depois backlight o teclado no final ia ficar á volta de 140/150 euros. Considera também por exemplo um TKL ou um 75% com um numpad á parte.

@Freeza! Keychron K2 + o set de keycaps ISO PT deles + um numpad á parte.

@paulofura infelizmente como vês a cima não existem keycaps desse perfil em ISO PT

@Marcacidos Keychron K2 + o set de keycaps ISO PT deles ou o K8 com um set da traitors

@Jerobond Experimentar é tramado, ou vais às lojas e experimentas os teclados em exposição ou então algum conhecido que tenha, ou então a parte mais divertida mas que dá mais trabalho e pode intimidar muita gente que é ir a um meeting de teclados mecânicos, agora isso mete bastante pesquisa para saberes quando é que vai acontecer algum. Agora visto que não gostas de ruído um teclado mecânico para ti tinha de ter silent switches, mas lá por serem silent não quer dizer que sejam assim tãaaao silenciosos. Os switches mais comuns que encontras nos teclados mecânicos standard são semi silenciosos, a meu ver usam-se bem em ambiente de escritório.

@joaom_13 atenção que o feeling que tu gostaste dos blues é super diferente de reds, estamos a falar de um switch com feedback tactil para um switch sem feedback.

Isto serve para todos agora, se procuram comprar apenas switches a China é a vossa melhor amiga (naquela loja onde vendem tudo). Procurem sempre pelos switches Gateron Pro. vêm com lube de fábrica e são baratos. A sério não comprem mesmo mais nada se não querem ter trabalho a lubrificar switches. 90 Gateron pro reds ou yellows custa-vos 27 euros free shipping sem alfândega e chega em 15 dias.

Um Abraço a Todos.

Edit: Esqueci-me de referenciar esta pérola, se gostarem do look vintage por favor pesquisem por "KBt RE: 68 Keyboard", está em pre-order numa loja alemã, custa 132 euros + 13 de shipping, full build 65% dual mode BT e Wired com gateron pros existe em ANSI e ISO DE
Muito Obrigado 🙏

@ARPortugal antes demais, obrigado pela resposta. Eu vivo nas ilhas, logo como compreendes a oferta é limitada em muitos sentidos, logo experimentar teclados mecânicos não seria fácil.

Como queria algo sem fios e sem investir muito, acabei por comprar este modelo com switchs vermelhos (estava indeciso relativamente aos castanhos), vai ser uma experiência...
Depois dá o teu feedback em relação a esse teclado se faz favor 😄
 
Boas, já não vinha aqui algum tempo. Venho ver se consigo aqui ajudar alguma malta em algumas questões, vou tentar não puxar para o lado entusiasta do hobby dos teclados mecânicos. Vou tentar ir ao encontro dos vossos budgets sempre que for possível. Posso parecer bruto mas sou um fofo.

Vou começar por keycaps ISO PT. Aqui serve para todos os que querem ISO PT, keycaps ISO PT são o terror, infelizmente é a realidade que vivemos, somos um mercado pequeno e muito poucos querem saber, dito isto existem umas keycaps da glorious baratinhas e bem mázinhas, com shinethrough só mesmo as da ducky igualmente terriveis como as da glorious, depois algumas keycaps da marca traitors melhorzinhas mas o aspeto não é para todos, as Tai hao blue moon ISO PT que mais uma vez o estilo não é para todos, ou as keycaps da KPRepublic que basicamente tem de se comprar diversos kits dependendo do formato do teclado. Foram lançados agora á pouco tempo keycaps da Keychron ISO PT mas segundo o site só cobre 3 teclados deles, Q1(75%), Q2(65%) e K2(75% compacto). A Glorious está para lançar aqueles sets novos coloridos deles mas ainda não saiu nada.

Façam um favor a vocês próprios esqueçam keycaps iluminadas, arranjem um candeeiro, os vossos olhos agradecem.

Ora bem começo pelo @Maiqueke , se estás disposto a dar até 200 euros por um teclado e se não te importas que seja layout ANSI, está agora em pré-venda numa loja Belga, que infelizmente não posso dizer o nome, o telcado Monokei Standard, e por um TKL full build não existe melhor, podes pesquisar no site da marca do teclado e perceber as suas caracteristicas, mas resumidamente, modo wired e wireless, hotswapp, com opção de cherry mx reds, silent reds ou browns, gasket mount (para quem não sabe é o sistema de montagem, atualmente dos mais utilizados que ajuda muito no som e feeling da escrita).

@luissm3 , no teu caso não sei qual é o teu orçamento, tive que ir ver o teu historial todo de mensagens, mas se continuas com budget de 50 euros por um full size ISO PT não há milagres. Idealmente para ti pondo o budget de lado seria um keychron k4 e depois comprar umas keycaps á parte que para este teclado só mesmo as keycaps ISO PT KPRepublic. Mas para além de não teres depois backlight o teclado no final ia ficar á volta de 140/150 euros. Considera também por exemplo um TKL ou um 75% com um numpad á parte.

@Freeza! Keychron K2 + o set de keycaps ISO PT deles + um numpad á parte.

@paulofura infelizmente como vês a cima não existem keycaps desse perfil em ISO PT

@Marcacidos Keychron K2 + o set de keycaps ISO PT deles ou o K8 com um set da traitors

@Jerobond Experimentar é tramado, ou vais às lojas e experimentas os teclados em exposição ou então algum conhecido que tenha, ou então a parte mais divertida mas que dá mais trabalho e pode intimidar muita gente que é ir a um meeting de teclados mecânicos, agora isso mete bastante pesquisa para saberes quando é que vai acontecer algum. Agora visto que não gostas de ruído um teclado mecânico para ti tinha de ter silent switches, mas lá por serem silent não quer dizer que sejam assim tãaaao silenciosos. Os switches mais comuns que encontras nos teclados mecânicos standard são semi silenciosos, a meu ver usam-se bem em ambiente de escritório.

@joaom_13 atenção que o feeling que tu gostaste dos blues é super diferente de reds, estamos a falar de um switch com feedback tactil para um switch sem feedback.

Isto serve para todos agora, se procuram comprar apenas switches a China é a vossa melhor amiga (naquela loja onde vendem tudo). Procurem sempre pelos switches Gateron Pro. vêm com lube de fábrica e são baratos. A sério não comprem mesmo mais nada se não querem ter trabalho a lubrificar switches. 90 Gateron pro reds ou yellows custa-vos 27 euros free shipping sem alfândega e chega em 15 dias.

Um Abraço a Todos.

Edit: Esqueci-me de referenciar esta pérola, se gostarem do look vintage por favor pesquisem por "KBt RE: 68 Keyboard", está em pre-order numa loja alemã, custa 132 euros + 13 de shipping, full build 65% dual mode BT e Wired com gateron pros existe em ANSI e ISO DE
Muito obrigado pela partilha. Uma questão uma vez que também gostava de ter keycaps ISO PT mas já percebi pelo teu post que não vale muito a pena. Existe alguma coisa de jeito/melhorzinha que os keycaps que mencionaste mas layout nordic ISO? Pelo que vi as alterações são mínimas e não me importaria de ir para uma opção dessas caso a qualidade justificasse relativamente aos ISO PT. Obrigado mais uma vez.
 
@marcioquental a questão também se prende pelo teu budget, quanto é que querias gastar?
Em termos de ISO por ordem o mais fácil de arranjar é UK e DE. Existem dois sets da Kbdfans ISO nordic, mas terias de mandar vir daquela loja online grande da china. Existe uma loja sueca com alguns sets da Tai-hao. A glorious também tem aqueles sets coloridos nordic. Agora isto tudo vai ter exatamente a mesma qualidade que encontras para ISO PT, tens é mais variedade de cores. Existem uns sets de keycaps da marca shenpo que custam por volta dos 40 euros pbt dye sub muito bom, infelizmente só cobrem um semi ISO UK. Existem outras opções mas vai tudo para a casa dos 100 euros.

Agora a questão de se vale a pena ou não depende sempre da tua exigencia, acho que para colocar num teclado de marca gaming não compensa gastar balurdios em keycaps. A não ser que não gostes mesmo de nenhuma das opções da keychron, traitors tai-hao ou kprepublic é que considerava outras coisas.
 
@Kayvlim eu diria para experimentares um teclado com Cherry MX Silent Red.
Não vou dizer que é silencioso, porque acho que não há nenhum mecânico que se possa chamar silencioso, mas é do mais silencioso que deves conseguir.

A minha esposa é o avaliador, já que costuma ser bastante picuinhas com os "barulhos" dos teclados 😄, e com o meu Cherry GN80-3000N RGB TKL ainda não se queixou.

Edit:
Caso o teclado Cherry te interesse e caso o layout não seja muito relevante, consegues nas Amazons:
- versão TKL: ~75-90 €
- versão Full: ~100-110 €
 
Última edição:
Realmente silencioso só se tivesses como switches Silent Alpacas lubrificados, o que é tramado visto que cada switch custa 0,675€, ou seja 50 paus só em switches para um 65%. A seguir a isso só se fosses para um HHKB TYPE S, com switches topre, mas são caros também 300 paus, costumam haver bons deals entre os 150 e 180 em segunda mão.

Depois resta-te como já disseram gateron ou mx silent reds, black ou browns.

MONOKEI Standard MX Silent Red 129 euros em pre-order, entrega prevista para 22 Novembro, se não te importares de esperar e de ter layout ANSI.

Se não um keychron com silent switches, mas se tiver mesmo de de ser ISO PT, talvez um dos novos duckys com silent reds.
 
Boas malta, estou a pensar em trocar o meu Ducky One RGB por algo mais pequeno. Ainda estou um pouco indeciso entre TKL ou 75%.
Queria comprar utilizando benefícios da empresa onde trabalho e por isso estou um bocado limitado na escolha de lojas - a loja tem que passar fatura com NIF. Já me foi confirmado que posso comprar em qualquer loja nacional e em qualquer amazon europeia.

Neste momento ando a olhar para o Ducky One 3 TKL - agora que tem hot-swap parece bastante interessante!

Também ando a olhar para o GMMK Pro.

Ando indeciso.

@ARPortugal esse MONOKEI Standard tem bastante bom aspecto.
 
@MAntunes um GMMK Pro é o melhor que podes comprar em Portugal, montei um para um amigo e embora tenha ali algumas coisas que eu ache que deviam ter sido melhoradas antes de ter vindo cá para fora, de certeza que não te irá desiludir. Montei um com silent switches (gateron silent blacks, lubed e filmed), usei os estabilizadores que vêm com ele, que são considerados bastante maus, mas se souberes o que estás a fazer é tranquilo eu não tive stress em trabalha-los. As keycaps usámos as da KPrepublic.

Expericência de escrita é bastante firme, aquilo tem foam por todo lado e a plate e a pcb tem acho que são 14 parafusos por isso aquilo não mexe. No final embora eu não ache nada de extraordinário para um custom o meu amigo ficou super contente.

Agora por favor não dês os 199 que pedem por ele, está super desajustado o valor, mesmo em promo acho demasiado, para mim é um teclado para uns 135.

As tuas condições é que não te vão ajudar muito, porque ficas preso a keycaps e switches que as lojas portuguesas te oferecem. E Depois devido ao layout do GMMK PRO não tens nenhum set ISO PT compativel porque nenhum trás o shit direito que este precisa.

Cenas com empresas, IVAs, etc é fugir de customs, segue para um prebuilt.
 
Cenas com empresas, IVAs, etc é fugir de customs, segue para um prebuilt.
Verdade, daí não querer "inventar" muito.
Ando de olho, como já disse, no Ducky One 3 TKL, no One 3 SF, no Miya Pro (embora este último não tenha hot-swap).
Pena não haver lojas nacionais nem amazons a vender Varmilo ou Leopold, nem que tivessem layout ANSI...
 
Última edição:
Verdade, daí não querer "inventar" muito.
Ando de olho, como já disse, no Ducky One 3 TKL, no One 3 SF, no Miya Pro (embora este último não tenha hot-swap).
Pena não haver lojas nacionais nem amazons a vender Varmilo ou Leopold, nem que tivessem layout ANSI...

E nunca vai haver, não há interesse suficiente para as lojas nacionais investirem nisso, se for preciso entre amazons ainda encontras um ou outro leopold, mas provavelmente ao dobro do preço.
 
1) Qual o orçamento?
Até 150€.


2) Quando vais comprar o material?
Comecei a ver teclados mecânicos recentemente e não tenho pressa em adquirir o material.

3) Que layout preferes (ter em conta que muitos teclados não existem em layout PT)?
Têm no comparador ZWAME os teclados existentes em Portugal.

O ideal seria layout PT mas acho que me não me incomoda muito se for layout UK ou Nordic

4) Que formato preferes?
Tenkeyless 75% ou 80%

5) Que tipo de switches preferes?
Não percebendo muito do tema ainda e estava a pensar em adquirir os brown pois parece ser o intermédio entre red e blue. Basicamente gosto de sentir as teclas quando estou a teclar e o barulho não me incomoda desde que não seja exagerado

6) Qual a utilização a que se destinam esses componentes?
Programação

7) Extras (elimine o que não pretende)
Preferência que seja 100% compatível com mac pois apenas vou utilizá-lo em mac. Quando digo 100% compatível refiro-me às teclas F fazerem a acção multimedia correspondente no mac. Por exemplo, F1 diminuir luminosidade, F2 aumentar, etc.

8) Vais comprar numa loja física (em que zona) ou online (ter em conta que em lojas físicas a escolha não é tão abrangente)?
Possivelmente irei comprar online pois as escolhas em lojas físicas PT não são muitas.

Reparei que devia ter respondido primeiro com este questionário, por isso deixo aqui em reposta ao meu próprio comentário o questionário preenchido.

Uma vez mais, obrigado a todos pela partilha de opiniões e experiências.
@ARPortugal uma vez mais obrigado pelo teu feedback. Este foi o meu post quando encontrei este fórum. Infelizmente nunca cheguei a ter grande feedback relativamente ao que escrevi mas depois de ler alguns comentários teus fiquei com algumas luzes. Obrigado
 
Eles falam em PBT porque realmente são em PBT e também no 2 já o eram, mas não no mercado PT. Se comprares um ducky com layout ANSI-US (por exemplo, há outros) aí sim, vem com keycaps PBT

Compreendido. Fiquei extremamente triste agora. Eu tenho um 2 SF e queria comprar as teclas em PBT mas está complicado.

@MAntunes sry my bad.
 
Isto agora com o 3SF ter caps PBT, será mais fácil comprar layout PT com teclas PBT ?
Sim vai ser possível arranjar o one 3 SF com teclas PBT e layout PT-ISO. Muitas lojas têm o One3 SF em ABS mas acreditem que vai chegar a versão em PBT. A previsão é para final deste ano, e vão ser espalhados pelas lojas de informática mais conhecidas em Portugal.
 
Back
Topo