1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Discussão Tópico Oficial dos Firmwares Alternativos

Discussão em 'Dúvidas e Suporte—Internet, Redes, Segurança' iniciada por mauro1855, 3 de Dezembro de 2012. (Respostas: 0; Visualizações: 515)

  1. mauro1855

    mauro1855 I'm cool cuz I Fold

    Boas Pessoal.

    Há muitos tópicos aqui no fórum com dúvidas e problemas relaccionados, mas acho que não há nenhum tópico onde facto se possa discutir estes assuntos, pelo que decidi criar um.

    Trata-se de um local para se discutir firmwares alternativos para equipamentos de rede.

    Os mais conhecidos são o DD-WRT e o Tomato, embora exista mais uma mão cheia de firmwares alternativos pela internet, alguns mais gerais (como o DD-WRT, o Tomato, o openWRT) e outros mais específicos para determinada utilização (como por exemplo o HotSpotWRT).


    Se calhar começava por vos contar a minha experiência:

    Após vários anos com um já desactualizado Linksys WRT160N que sempre utilizei com o firmware do fabricante, decidi arriscar e flashar o router com o DD-WRT, seguindo todas as instruções e curioso para saber que opções ia "desbloquear".
    Após umas 2 ou 3 horas a ler cuidadosamente os vários posts e announcements de leitura recomendada no site e forum e wiki do DD-WRT, decidi arriscar, e consegui fazê-lo - em cerca de 10 minutos estava feito.
    Uma passagem pelas várias opções disponíveis revelam que aquilo tem de facto muitas muitas opções interessantes.

    Acontece que quando se começa de facto a explorar as opções, percebe-se que o firmware está cheio de bugs: desde funcionalidades que não funcionam ou que funcionam mal até erros simplesmente parvos. Uma das situações mais parvas está por exemplo no PortForward: sempre que adiciono um novo registo, este aparenta ficar lá mas aparece completamente em branco (não consigo assim verificar se ficou mesmo registado ou não).
    o UPnP ao menos parece funcionar bem: é o que me safa.

    Fiquei até às 4h da manhã nesse dia a tentar meter a funcionar umas opções de HotSpot que existe no firmware, mas o resultado foi completamente nulo.

    Mesmo no forum do DD-WRT, dizem: "Na segurança do Wireless, usem apenas ou WEP ou WPA2-AES - as restantes opções não funcionam" -> Então, não funcionam? Mas isto faz algum sentido?


    Enfim, fiquei extremamente desiludido. Não vou mudar agora (até porque para voltar a flashar isto com o firmware original tinha de pesquisar bastante e com um bocado de azar ainda brickava o router), reparem que não fiquei mais mal servido do que estava (apesar do firmware da LinkSys ser bastante competente já de fábrica, mas se pudesse voltar atrás provavelmente tinha ficado quieto.




    E vocês, que experiência têm com o DD-WRT? É impressão minha, ou a altura em que o DD-WRT era verdadeiramente bom já passou?
    Ou terei tido simplesmente azar pelo router que tenho (que apesar de ser suportado pelo DD-WRT, parece ser pouco utilizado)?

    Cumps
     

Partilhar esta Página