Tópico Oficial Dúvidas RASPBERRY PI

casser

Power Member
O Raspberry Pi é um mini computador único. Apoiado por uma instituição sem fins lucrativos resulta da ideia de disponibilizar o computador mais pequeno e barato possível. Não podendo ter uma performance do outro mundo também não é esse o objectivo.

IMG_1945.jpg


A embalagem onde vem o Raspberry Pi. É muito mais pequena do que a embalagem. A espuma que protege a placa é bastante generosa.

IMG_1946.jpg


A caixa tem a documentação e o Raspberry Pi, que é protegido por cima e por baixo com espuma. Muito bem acondicionado.

IMG_1947.jpg


A documentação é constituída apenas por estas duas folhas.

IMG_1950.jpg



Pormenor da parte superior. Como é visível a motherboard é muito simples e o chip da Broadcom não tem qualquer sistema de arrefecimento. Para o poderem utilizar vão necessitar de algum equipamento que é fácil de encontrar. As dimensões são: 85.60mm x 53.98mm x 17mm. Os conectores tal como o SD saem ligeiramente do PCB. O peso fica-se pelas 45g. O modelo que apresentamos aqui é o modelo B. Difere do modelo A por ter uma porta Ethernet e mais uma porta USB. O preço é de 35 dólares em vez dos 25 dólares do Modelo A.

Vão precisar:
  • Teclado e rato USB.
  • Cartão SD. O cartão SD é onde vai estar a correr o sistema operativo. É recomendado um cartão SD de Classe 4 ou superior com pelo menos 4GB. Todos os cartões SD têm inscrito a Classe. Habitualmente vai de 4 a 10 sendo que quanto maior for o número mais rápido é o SD. A comunidade tem desenvolvido imagens de sistema operativo para este equipamento. Um bom local para começar a procurar é no próprio site do equipamento na secção de downloads. Neste momento há 3 versões de Linux sendo a recomendada a versão Debian. Têm no entanto também uma versão de Arch Linux para ARM e QtonPi. Pessoalmente desconhecia por completo a existência deste último.
  • Monitor ou televisor com saída HDMI ou adaptador a partir de uma porta DVI por exemplo.
  • Transformador micro USB com capacidade para no mínimo 700mA a 5V. Não tentem ligar o Raspberry Pi ligando a uma porta de outro computador ou a um Hub USB.
Raspi_Iso_Blue1.png


Imagem oficial com o esquema dos vários componentes e a sua identificação. A imagem é suficientemente explicita. Vamos olhar para o chip da Broadcom para compreender melhor do que este equipamento é capaz. O chip é Broadcom BCM2835. Contem um ARM1176JZFS que funciona a 700MHz e uma Videocore 4 GPU. O GPU é capaz de correr um vídeo com qualidade que se encontrar nos BluRay usando o codec H.264 até 40 MBits/s. Tem um core 3D que é acedido com as bibliotecas OpenGL ES2.0 e OpenVG.

IMG_1952.jpg


Parte inferior. Do lado esquerdo podem ver onde se encontra o SD card.

IMG_1953.jpg


Nesta imagem é bem visível como as portas USB, audio e RCA ficam saídas em relação ao PCB.

IMG_1955.jpg


Porta de rede e as duas portas USB.

IMG_1956.jpg


Pormenor da saída audio e RCA.

IMG_1958.jpg


A alimentação é feita pela porta micro USB.

IMG_1960.jpg



Saida HDMI. A escolha de HDMI é interessante porque permite ligar a qualquer monitor/televisor recente.


IMG_1961.jpg


Vista de cima. A sua dimensão é mesmo pequeno com: 85.60mm x 53.98mm x 17mm.

Pode olhar-se para o raspberry Pi e dizer que é um brinquedo muito barato e que é apenas uma motherboard com um processador, mas, a vantagem do preço baixo e a sua simplicidade permitem, por um lado perceber facilmente o seu funcionamento e por outro torna-o num dispositivo excelente para a educação e para múltiplos projectos diferentes entre os quais a de mediacenter bastante capaz.


Video
http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=pQ7N4rycsy4


Site oficial http://www.raspberrypi.org/

40 ideias para usar o Raspberry Pi.
 
Eu já tenho a minha por cá :-D

Infelizmente ainda não tive oportunidade de a testar conforme queria. Tem sido uma semana complicada...

O meu desafio final será soldar uns leds de infravermelhos e ligá-la ao televisor no quarto. Aí terá uma função dupla. Mediacenter com xbmc acedendo a um NAS na rede e controlo remoto/automático do ar condicionado e dos estores eléctricos através da emissão de comandos IR suportada por uma aplicação desenvolvida por mim.

33o44zr.jpg
 
Depois de uma semana com o Raspberry Pi posso deixar aqui alguns apontamentos:

O sistema é bastante exigente com a alimentação e com os cartões SD. Eu tinha para aqui material de 3ª que não funcionou. Uns SDs de 4Gb, class 4, da marca takeMS não arrancavam o sistema. Uns cabos mini USB manhosos também me atiravam a alimentação para baixo dos mínimos exigíveis. Recomendo a consulta do Wiki na página para se certificarem, pelo menos, que o SD que vão utilizar já teve o OK de alguém.

Depois do primeiro arranque em Debian convém fazer um "sudo dpkg-reconfigure keyboard-configuration" para passar o teclado para Português.

O IP é atribuído por DHCP logo no boot. Já testei com resultados positivos montar uma partição NTFS, o servidor VNC, gnome games, sabnzbd, samba... Tudo a funcionar como qualquer outro sistema linux. Fantástico para um dispositivo com estas características.

Quem espera usá-lo para internet browsing é melhor não ter grandes expectativas, por agora. O interface gráfico ainda não toma partido do GPU e por isso a abertura de páginas é um processo bastante penoso. Pela positiva, por esta altura, já começam a aparecer resultados das primeiras builds de OpenELEC e XBMC e têm sido bastante animadoras. A visualização em 1080p está a funcionar, bem como o acesso aos vídeos do YouTube.
 
Muito bom Marathonist, vai dando mais noticias.

E sim, para já o gpu ainda não esta ajudar o resto do sistema, mas assim que estiver vai ser bem melhor.
 
Usando uma porta USB comum ou uma fonte de alimentação dedicada?

A alimentação tem de ser dedicada. O sistema consome 700mA e as portas USB comuns estão definidas para fornecerem no máximo 500mA. Poderá funcionar mas não é, de todo, aconselhado.

Já experimentaste CentOS? pen bluetooth?

Ainda não experimentei bluetooth. CentOS penso que não estará disponível, pelo menos oficialmente, para processadores ARM.
 
Bem, eu estou a pensar comprar e o uso que pretendo dar é ligá-lo por HDMI à minha TV, utilizar rato e teclado sem fios através do usb, e por usb também colocar uma pen wireless.

Isto porque pretendo o Raspberry Pi, para fazer consultas na net, verificar o email, ir ao fórum, ver filmes e ouvir musica e quem sabe até jogar aqueles joguinhos de browser.

Que me dizem, é possível fazer tudo isto?

Cumprimentos
 
Atenção que devido à quantidade diminuta de RAM a performance dos browsers são miseráveis. Para isso aconselho outro género de soluções.
 
Alguem que ja tenha um bicho destes recomenda algum carregador que esteja a funcionar bem e que nao seja caro?

É que o meu raspi dura umas horas ate que se atrofia todo... as vezes ate começa a dar output em loop, sem parar de erro nas instruções.
Pelo que já li só pode ser problema na alimentação. O carregador que estou a usar é da samsung do meu galaxy gio, mas so dá ~700mAh, que
é o minimo mesmo para o RPi; o recomendado é uns 1000.

Cumps
 
Back
Topo