Tópico Oficial Dúvidas RASPBERRY PI

Tenho um Raspberry Pi encostado. Primeiro modelo. Gostaria de conectar um HDD externo para que, com a devida permissão, eu e a minha mulher tivéssemos acesso a fotos e outros conteúdos.

O problema é que o HDD não é portatil, tem que se ligar à corrente. Gostaria que ele ligasse com a nossa permissão.

Algums tutorial simples que torne isto possivel?

tens varias maneiras de o fazer, uma destas serve bem https://pimylifeup.com/raspberry-pi-nas/
mas um rpi tem uma performance usb ...má, funciona mas nao vai ser nada rapido.
 
Ora a ver se me dão o vosso input sobre isto.
Tenho um SanDisk Ultra de 8GB no meu rPi2.
Embora faça outras coisas ocasionalmente, a maioria do tempo está a servir de VPN server e HTTP server.
Vale a pena actualizar o microSD para algo mais rápido ou os ganhos de desempenho para essa utilização vão ser marginais?
 
Boas pessoal, gostaria de saber a que uso vocês dão ao vosso rpi?
Gostava de comprar um mas não vejo necessidade tendo em conta que tenho um computador.
 
  • Controlar um telescópio
  • Controlar uma impresora 3D
  • Receptor de sinais de satélites metereologicos
  • Sistema de vídeo vigilância / gestor de rede.
Uns rpi, outros nanopi
 
  • Tenho um RPi1 a fazer de pihole
  • Não é meu, mas controlo um RPi3+ com pihole mais openvpn
  • Tenho um RPi4 4GB que serve mais para experiências e testes. Já teve desktops, já teve distros server ARM 64 bit, já testei Wireguard nele, agora está a correr Boinc
  • Um dia talvez monte um cluster com vários RPis
 
O meu RPi4 4GB para já está a com o home assistant instalado (hass.io), já que estou a apostar muito em IOT.
Os use cases que já teve:
- Já o usei com o raspbian para testar as capacidades de desktop (em caso de estar em movimento e precisar de um PC);
- Já o usei como terminal client. O Objectivo era ter um servidor com windows instalado (no meu caso, uma VM num homelab), e usar o RPi como ponto de entrada para remote desktop connection. Isto foi engraçado, porque permitiu testar até que ponto seria viável usar um Desktop (em vez de vários), e usar vários RPis para acessos remotos em simultâneo a esse mesmo PC (imagina 4 pessoas em casa, e usares um PC para todos eles, em simultâneo. Representaria uma poupança significativa).

Neste momento, com o hassio, tenho lá (além do hassio claro), vários containers de docker, que inclui VPN server (wireguard), Firewall, adBlocker, servidor de Network UPS, NextCloud, etc.

Há inúmeros unse-cases.
Cheers
 
Já o usei como terminal client. O Objectivo era ter um servidor com windows instalado (no meu caso, uma VM num homelab), e usar o RPi como ponto de entrada para remote desktop connection. Isto foi engraçado, porque permitiu testar até que ponto seria viável usar um Desktop (em vez de vários), e usar vários RPis para acessos remotos em simultâneo a esse mesmo PC (imagina 4 pessoas em casa, e usares um PC para todos eles, em simultâneo. Representaria uma poupança significativa)

E é viável ou engasga-se?
 
experimentei este client Com 2 RPis, mais um Laptop Windows 10 a aceder por RDP ao servidor, não houve grandes problemas.
Não testei fora da rede (envolveria VPN e penso que nos RPis com o client que mendionei em cima, não é suportado encapsulamento por VPN), mas assumindo que cada ligação de rede gasta, em média 4Mbps, não antevejo problemas.
 
O meu RPi4 4GB para já está a com o home assistant instalado (hass.io), já que estou a apostar muito em IOT.
Os use cases que já teve:
- Já o usei com o raspbian para testar as capacidades de desktop (em caso de estar em movimento e precisar de um PC);
- Já o usei como terminal client. O Objectivo era ter um servidor com windows instalado (no meu caso, uma VM num homelab), e usar o RPi como ponto de entrada para remote desktop connection. Isto foi engraçado, porque permitiu testar até que ponto seria viável usar um Desktop (em vez de vários), e usar vários RPis para acessos remotos em simultâneo a esse mesmo PC (imagina 4 pessoas em casa, e usares um PC para todos eles, em simultâneo. Representaria uma poupança significativa).

Neste momento, com o hassio, tenho lá (além do hassio claro), vários containers de docker, que inclui VPN server (wireguard), Firewall, adBlocker, servidor de Network UPS, NextCloud, etc.

Há inúmeros unse-cases.
Cheers

Tens isso com Raspbian (hassio) ?
Como lida com isso tudo ?
Acedes de fora ao Hassio através do Wireguard ?
 
Tens isso com Raspbian (hassio) ?
Como lida com isso tudo ?
Acedes de fora ao Hassio através do Wireguard ?

Dando mais detalhe, o meu hassio actualmente tem isto (add-ons, que são docker containers):
- AdGuard Home;
- Bitwarden RS;
- Bookstack (Um motor de wiki para documentação interna);
- Grafana;
- InfluxDB;
- MariaDB;
- phpMyAdmin;
- MosquittoBroker;
- Network UPS Tools;
- Nginx Proxy Manager;
- Node-RED;
- Portainer (para gerir os containers de Docker);
- SSH & Web Terminal;
- TasmoAdmin;
- VisualStudio Code;
- Wireguard;

Depois, à parte dos add-ons, uso estes dockers containers:
- NextCloudPi

Já tive pfSense, mas é demasiado pesado (mesmo com 4GB de RAM), e removi. Entretanto como queria também adBlock, instalei o AdGuard Home, que também já tem firewall, mas não me debrucei muito sobre essa vertente (ainda). Uma vez que já tenho configurado no router o IP do raspberry pi como DNS server, será uma questão de perder algum tempo para configurar a parte de Firewall (nem sequer olhei para isso ainda).

Com as coisas como estão, tenho cerca de 1.8GB/ 2GB de RAM ocupados, o que é bastante aceitável com isto tudo. o CPU anda na casa dos 5 a 7% quando está idle.
Tenho é de meter um cooler. Os heatsinks não chegam quando preciso de puxar um pouco mais pelo RPi.

Ligo sempre o Wireguard primeiro, e depois é que acedo ao RPi. Não o tenho exposto à net directamente. Terei de o fazer um dia quando comprar um Google Home Mini :)

EDIT: Afinal o AdGuard Home para o Hassio (add-on) não tem firewall. Resumindo: Não tenho software firewall actualmente.

EDIT2:
Decidi abrir o Hassio ao mundo (portas 80 e 443), tirando partido do nginx proxy manager. Está a funcionar bem, e consigo "canalizar" trafego de URLs específicos que chegam ao nginx proxy manager directamente para docker containers específicos.
O Nginx, internamente, trata de encaminhar tráfego entre a porta 443 (ou 80) para a porta do docker container em questão. Permite forçar certificados SSL do let's encrypt, além de permitir também proteger acessos com "HTTP auth".

Isto cria possibilidades para instalar vários outros aplicativos que dependam de internet para funcionarem:
YOURLS

É um URL Shortener. Portanto, deixo de usar o ***** (por exemplo) para passar a usar um serviço self hosted.
So far, so good.

Estou muito satisfeito com o RPi4. é uma pequena grande máquina, realmente.
 
Última edição:
Malta comprei um rpi4 4gb estou a pensar usá-lo como torrentbox mais ou menos parecido com isto:

A minha dúvida é saber se há vantagens em fazer este tipo de projectos com aplicações em docker containers. Vejo que a malta começa a usar cada vez mais docker no Raspberry Pi. Gostava de entender porquê.
 
Neste momento tenho o Pi4 de 4gb com pihole, e encaminho os PCs que quero para ele.. arranca com o kodi, disco de 8tb ligado para multimedia com o transmission a bombar

Tenho uma fanshim instalada, arranca aos 65graus e desliga quando atinge os 45
 
Malta perdi as minhas listas do pihole, con tantos rpis em casa enganei me na máquina ao fazer backups/restauros.

Alguem quer partilhar? Tinha umas listas que praticamente substituía o ublock.
 
Back
Topo