1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. COVID-19 Mantenham-se seguros: Pratiquem distanciamento físico de 2 metros. Lavem as mãos. Usem máscara.
    Informação sobre COVID-19. Ajuda a combater o COVID-19 com o [email protected] e com o [email protected].
    Remover anúncio

Topico Oficial duvidas RASPBERRY PI

Discussão em 'Desktops' iniciada por casser, 13 de Maio de 2011. (Respostas: 4027; Visualizações: 357479)

1. YoZ

YoZ Power Member

Não, antes pelo contrario.

2. dblaster7

dblaster7 Power Member

Eu tenho um pi4 com vpn para ter o pihole num click mas o ideal é ter um router com o DNS apontado para o pi. Com o pi zero também deve correr bem sem o vpn server :)

3. labfreak

labfreak Power Member

Neste momento tenho o Pi4 de 4gb com pihole, e encaminho os PCs que quero para ele.. arranca com o kodi, disco de 8tb ligado para multimedia com o transmission a bombar

Tenho uma fanshim instalada, arranca aos 65graus e desliga quando atinge os 45

4. rjSampaio

rjSampaio Power Member

Malta perdi as minhas listas do pihole, con tantos rpis em casa enganei me na máquina ao fazer backups/restauros.

Alguem quer partilhar? Tinha umas listas que praticamente substituía o ublock.

5. prbrandao

prbrandao Power Member

Boas pessoal! Ando a pensar em comprar um Pi 4 de 4GB para utilizar em casa como desktop.. para andar no Firefox a ver yotube, google docs e pouco mais. O que vos parece o desempenho? Estava a pensar utilizar o Raspberry Pi OS.

Obrigado

6. JackFlash

JackFlash Colaborador
    Staff Member

Experimentei o meu rpi4 4GB, com o Raspberry Pi OS, como desktop por algumas horas, só por curiosidade.
    Não se safou nada mal e fiquei positivamente surpreendido, mas não o utilizei tempo suficiente nesta função para te dar uma opnião mais concreta.

A nova de versão de 8GB talvez seja uma aposta mais segura para o que pretendes, pelo menos vai-te permitir correr mais aplicações simultaneamente e ter mais páginas webs abertas.

Última edição: 1 de Junho de 2020
  7. prbrandao

prbrandao Power Member

Obrigado.. a minha dúvida é mesmo se tem performance suficiente para ver, por exemplo, Youtube a 1080p (já sei que se pode desactivar os 60fps) e se no google docs a performance é boa.. fora isso, para o dia a dia, não utilizo muito mais

8. JackFlash

JackFlash Colaborador
    Staff Member

@prbrandao fiquei mais curioso e estive a ver alguns videos e parece que de facto pode haver alguns problemas a 1080p e em que recomendam alguma forma de cooling, seja passiva (apenas dissipador) ou activa (fan):

Contudo vi algumas recomendações com RaspEX OS (baseado no Raspbian ou Raspberry PI OS) e RaspEX Kodi OS que me pareceram bastante interessantes e em que os vídeos pareciam bem fluidos embora sem certezas do 1080p:

Exemplo com Youtube ao minuto 5:20.

Fiquei com vontade de fazer mais alguns testes com o meu rpi4 4GB, mas não estou com muito tempo esta semana, para além de estar montado no meu DonkeyCar ...

9. prbrandao

prbrandao Power Member

Sim, eu também andei a ver a questão do cooling.. avançando para um, tinha pensado fazer o overclock para os 2,1 e a gpu para os 750, mas com uma ventoinha (active cooling).

Minha dúvida é mesmo o uso dia a dia.. porque há muitos vídeos, mas poucos a retratar um uso normal, do dia a dia. Já percebi que com o Raspberry OS a versão de 4GB chega perfeitamente.

Obrigado!

10. JackFlash

JackFlash Colaborador
    Staff Member

@prbrandao sem certezas, mas diria que para uso do dia a dia não deverás ter quaisquer problemas, seja em navegação web ou google docs. O Raspberry OS também vem com LibreOffice, caso isso seja uma opção para ti.

Neste video parece que se safa perfeitamente bem em Office Online e Google Docs:

11. prbrandao

prbrandao Power Member

Estou mesmo tentado a comprar um.. ainda ando a checkar..

12. prbrandao

prbrandao Power Member

Ele funciona com rato e teclado sem fios? Com um dongle USB para cada um deles..

13. rjSampaio

rjSampaio Power Member

Naturalmente, hoje em dia a não ser que o equipamento não o standard HID por algum motivo muito estranho, qualquer rato/teclado funciona.

14. JackFlash

JackFlash Colaborador
    Staff Member

@prbrandao tal como o @rjSampaio diz, deve funcionar com qualquer rato/teclado, com ou sem fios.

15. prbrandao

prbrandao Power Member

tks.. era mais porque vi em alguns sitios que o primeiro boot tinha de ser ligado por usb..

desculpem la as pgtas todas, mas como ainda fica ali nos 100€ (pi, cartao sd, carregador, cabo hdmi, etc) quero ter mm a certeza que serve para o que quero..

16. prbrandao

prbrandao Power Member

Obrigado

17. JackFlash

JackFlash Colaborador
    Staff Member

Certamente já deves ter visto, mas não te esqueças que o rpi4 tem ligação micro HDMI.

Tal como disse, fiquei curioso e em princípio vou fazer uns testes este fim de semana.
    Depois deixo aqui feedback.

Última edição: 5 de Junho de 2020
  18. prbrandao

prbrandao Power Member

Sim, eu vi que é micro hdmi.. era esse o cabo que falava :)

Eu vou aguardar pelos resultados desses testes antes de decidir.

Obrigado

19. JackFlash

JackFlash Colaborador
    Staff Member

Depois de alguns testes, com o Raspberry Pi OS e um SD SanDisk Extreme de 32 GB, infelizmente tenho a dizer que foram inconclusivos pelo facto de não ter um carregador / fonte adequado.

Uma vez que meu Raspberry Pi está a ser utilizado para o controlo de um Donkey Car, não comprei o respectivo carregado de 5V / 3A, pois não me fazia falta, já que está a ser alimentado por um power bank e que é suficiente.

Resumo:
    - Inicialmente estava a usar como fonte uma extensão elétrica com portas USB e não correu bem. Arrastava-se e o SO queixou-se de falta de corrente.
    - Mudei para um carregador Samsung 5V / 2A e a coisa melhorou bastante, deu para correr videos 1080p no youtube e fazer uma utilização mais normal (Libre Office e Google Docs), mas ainda assim algo lento e que não me agradou.
    - Depois resolvi mudar os periféricos para um teclado e rato simples sem LEDS, já que estava a usar teclado gaming retro iluminado e rato gaming com alguns leds. Desliguei também o wi-fi e liguei-me por cabo ethernet. A coisa melhorou ainda mais, mas ainda assim não posso dizer que estava totalmente satisfeito com a fluidez da coisa, mas se calhar ultimamente estou mal habituado com o meu atual portátil.

Conclusão:
    - A muito provável falta de energia fornecida ao RPI4 afetou a performance do mesmo, por isso ao mudar de carregador e mudar para periféricos menos consumidores a coisa melhorou.
    - Fiquei desiludido e com estes testes muito provavelmente não usaria o Raspberry Pi como PC básico.

Futuro:
    - Já encomendei o carregador oficial do Raspberry PI 4 e na próxima semana conto fazer mais uns testes.
    - Ainda estou a decidir se compro este cooler: https://tropicalprice.com/product/B07V35V1CH
    - Para além do youtube, conto testar Netflix e Amazon Prime.

P.S. Um rato wireless que testei funcionou sem problemas.

Última edição: 8 de Junho de 2020
  20. prbrandao

prbrandao Power Member

Top, muito obrigado!!

Eu estava a contar fazer overclock ao Pi e usar o carregador original deles, para não ter problemas de falta de potência durante a utilização.

Sendo assim, vou aguardar pelo update com a nova fonte de alimentação :D

Muito obrigado, mesmo!