Topico Oficial duvidas RASPBERRY PI

WindWalker

Power Member
Estive a fazer uns testes de temperatura com e sem dissipador num Raspberry Pi 3 Model B+ e deixo aqui uma compilação dos resultados. O dissipador tem 2cm de lado (comprimento/largura) e 1cm de altura e foi colado com cola 704 de silicone. Os testes executados são os deste tutorial, foram feitos com a caixa fechada e a temperatura ambiente era de 20-21ºC.

5 min de teste:
MysFvCG.png

10 min de teste:
vgYOKls.png

30 min de teste:
SlkzHjW.png

Foto do dissipador/Raspberry Pi's:
QgP3m2g.jpg

O que me chamou mais a atenção nestes resultados:
- Sem dissipador, a subida de temperatura até aos 60ºC (antes da frequência baixar de 1.4 para 1.2GHz) é quase vertical/acontece em poucos segundos, sendo prolongada com a inércia térmica do dissipador
- Com uso intensivo prolongado (30 min), um simples dissipador pode evitar o throttling do processador que acontece ao atingir 80ºC
- Em idle, a diferença entre ter ou não dissipador não é relevante (2-3ºC de diferença, 51-54ºC)

Última edição:

rjckarddo

Power Member
Uma ajudinha, sff.

Para malta que ainda tem o Rpi ModB a servir de media center, que SO recomendam? Não mexo no meu desde que o instalei a primeira vez, há muito tempo (anos). Nos últimos tempos voltei a usar e queria ver o que posso melhorar.

dblaster7

Power Member
Para quem usa VMware ESXI qual a melhor forma de ligar um HDD externo que com o mesmo USB hub no desktop é detectado e no rpi 4 com ESXI não?

o hub é com alimentação própria porque o rpi não tem como stalecq

Zed_Blade

Power Member
Para quem usa VMware ESXI qual a melhor forma de ligar um HDD externo que com o mesmo USB hub no desktop é detectado e no rpi 4 com ESXI não?

o hub é com alimentação própria porque o rpi não tem como stalecq

Isso esta na lista de coisas a fazer com o cluster que tenho andado a montar, mas verifica que os discos estao formatados correctamente para serem captados pelo ESXi.
Ve se isto ajuda: https://virtualizationreview.com/articles/2021/02/05/sata-esxi.aspx

dblaster7

Power Member
Estou para comprar ummpi zero que será para usar com bloqueador de anúncios (pihole) já tenho um rpi3 e no máximo será para 2 a 3 dispositivos apontados para ele e com 20k requests diários. Vale a pena ligar por cabo ou WiFi chega?

sotokai

Power Member
Boa noite
alguem que tenha um rpi4 e uma tv TCL, tem alguma dificuldade em usar o comando da tv TCL para controlar o rpi (libreelec) usando hdmi CEC?
Sempre usei uma tv samsung sem qualquer problema, mas vou agora adquirir uma TCL e em algumas pesquisas, surge que ha algumas dificuldades, mas não são muito claras.
Alguém que tenha use ambos, que possa dar algum feedback?

sotokai

Power Member
Boas
Adquiri a Tcl e acabei por devolver porque realmente não se consegue controlar o kodi no rpi usando o comando da tv.
Penso agora adquirir uma xiaomi.
Alguém que tenha uma
tv xiaomi e que use o rpi com libreelec/kodi que me consiga dar algum feedback se o controle remoto funciona bem?

the assassin

Power Member
Boas,
tenho um raspberry 3b que está a fazer de print e scan server. Tenho um outro cartão que tem instalado o retro pie mas sempre que quero jogar tenho que estar a trocar cartões. Sabem se existe alguma maneira de instalar o retropie num cartão que já tenha o Debian instalado?

dblaster7

Power Member
Boas,
tenho um raspberry 3b que está a fazer de print e scan server. Tenho um outro cartão que tem instalado o retro pie mas sempre que quero jogar tenho que estar a trocar cartões. Sabem se existe alguma maneira de instalar o retropie num cartão que já tenha o Debian instalado?
Sim. Pode ir a página do retropie ou for deviam e instala. É mais prático ter a imagem num cartão mas por CMD também não é dificil