Tópico Oficial Dúvidas RASPBERRY PI

Boas malta, preciso da vossa ajuda. Tenho um raspberry com o Raspbian instalado que sempre funcionou às mil maravilhas. Na semana passada, mudei de operadora (da meo para a nowo) e agora não consigo ter net no raspberry. Nos dispositivos ligados às portas LAN do router nem sequer aparece como ligado. A única coisa que aparece é a box da TV.

Alguém já teve o mesmo problema? Alguma ideia de que configuração devo ativar/desativar/alterar no router? Isto porque não creio que seja algo no raspberry visto se encontrar a funcionar perfeitamente com o router da meo.

Desde já agradeço toda a ajuda que possam dar. Cumprimentos.
 
Por acaso tenho IP estático configurado por causa de ter o transmission web client instalado e poder aceder usando sempre o mesmo endereço, mas está dentro da gama de IP's do router. Sim, tenho o raspberry pi ligado à TV portanto tenho acesso ao terminal.
 
Se fizer isso deixo de saber qual o IP do raspberry e deixo de conseguir aceder à interface do transmission.
Ok. Podes é revalidar se o teu IP estático não entra em conflito com outro e que por acaso o router não esteja associar esse IP através de mac a outro aparelho. Sugiro no router fazeres reserva do IP para o teu mac address e assim é mais seguro
 
Ok. Podes é revalidar se o teu IP estático não entra em conflito com outro e que por acaso o router não esteja associar esse IP através de mac a outro aparelho. Sugiro no router fazeres reserva do IP para o teu mac address e assim é mais seguro
Fiz isso e já tenho net no raspberry e o IP estático que pretendo. No entanto, continuo sem conseguir aceder ao transmission e também não consigo aceder ao raspberry usando o winscp nem por ssh. Alguma ideia do que me pode estar a faltar?
 
Estou ligado com o portátil ao router por cabo, o raspberry por cabo, tenho net em ambos os dispositivos e não consigo fazer ping um ao outro. Diz sempre destination unreachable. Até parece que estão em redes diferentes.
 
simplifica as coisas para confirmar que o problema é o router.

Liga o rpi ao portatil por cabo, mete ips manuais em ambos tenta fazer os pings, se nao funcionar nao é do router
Se funcionar, podes por o portatil a encaminhar wifi para a porta de rede e verificar que o rpi tem ou nao internet.
 
routers diferenes têm configurações diferentes (gama de ip/gateway) se calhar está aí o problema.
solução: usar dhcp ou então perder uns instantes e reconfigurar o que tiver a ser reconfigurado (ip estático, transmission, etc).
se realmente for defeito do router (tenho as minhas duvidas) é confirmar com a operadora.
se o rpi é headless....não há outro milagre se não liga-lo a periféricos e fazer o que tem a ser feito.

edit: pode dar-se também o caso de o cabo por algum motivo não estar nas melhores condições ou a porta a que está ligado quer no router quer no rpi ter dado o pifo.
 
Desde já obrigado pelas sugestões. Não percebo grande coisa de conifugurações de redes, mas já tentei uma série de soluções e tudo sem efeito. Neste momento removi todas as configurações do raspberry para que tivesse ip estático e ativei o dhcp no router. No router atribui um IP estático ao raspberry com base no mac address. Continuo com net em todos os dispositivos e não consigo fazer ping de e para o raspberry. Posso mostrar resultados de comandos no rpi ou prints da configuração do router se for mais fácil ajudarem-me. Niguém aqui tem nowo que tenha passado pelo mesmo?
 
activa DHCP no pi em vez de IP estatico. deixa o pi apanhar um qualquer IP atribuido pelo router.

se tens o pi ligado à tv, um /sbin/ifconfig diz-te qual o IP que apanhou, ou entras na pagina do router e vez qual o IP que lhe foi atribuido.

com IP estatico deves ter a gateway mal definida ou o resolv.conf a apontar para o sitio errado
 
Última edição:
Faz o que sugeri para efectivamente descartares o router, portatil e rpi ligado diretamente um ao outro com ips estaticos.
Acabei de fazer isso, ligados um ao outro, consigo fazer ping do portátil para o rpi e vice-versa.

activa DHCP no pi em vez de IP estatico. deixa o pi apanhar um qualquer IP atribuido pelo router.

se tens o pi ligado à tv, um /sbin/ifconfig diz-te qual o IP que apanhou, ou entras na pagina do router e vez qual o IP que lhe foi atribuido.

com IP estatico deves ter a gateway mal definida ou o resolv.conf a apontar para o sitio errado
Antes de ter o IP estático atribuído ao mac address pelo router, tinha exatamente isso, o dhcp ativado e o pi ia buscar o IP atribuído pelo router. Nessa situação continuava sem conseguir fazer ping também.

Isto é o que tenho no ficheiro resolv.conf:
# Generated by resolvconf
nameserver 213.228.129.69
nameserver 213.228.129.70
nameserver fe80::1%eth0

routers diferenes têm configurações diferentes (gama de ip/gateway) se calhar está aí o problema.
solução: usar dhcp ou então perder uns instantes e reconfigurar o que tiver a ser reconfigurado (ip estático, transmission, etc).
se realmente for defeito do router (tenho as minhas duvidas) é confirmar com a operadora.
se o rpi é headless....não há outro milagre se não liga-lo a periféricos e fazer o que tem a ser feito.

edit: pode dar-se também o caso de o cabo por algum motivo não estar nas melhores condições ou a porta a que está ligado quer no router quer no rpi ter dado o pifo.
Já ativei o dhcp no router e já troquei o cabo. Dado que consigo ter net no rpi, não me parece que sejam as portas que tenham dado o pifo.

Será que estão em vlan distintas? Não será suposto mas....
Seria possível indicares-me como é que confirmo isso sfv?
 
Antes de ter o IP estático atribuído ao mac address pelo router, tinha exatamente isso, o dhcp ativado e o pi ia buscar o IP atribuído pelo router. Nessa situação continuava sem conseguir fazer ping também.

Isto é o que tenho no ficheiro resolv.conf:
# Generated by resolvconf
nameserver 213.228.129.69
nameserver 213.228.129.70
nameserver fe80::1%eth0
ok, e com o IP atribuido pelo router consegues aceder à net com o PI?

e.g. ping www.google.com

e se pingares o ip do router?

quando dizes que não consegues pingar o portatil, estas a tentar por IP ou por hostname?
 
ok, e com o IP atribuido pelo router consegues aceder à net com o PI?

e.g. ping www.google.com

e se pingares o ip do router?

quando dizes que não consegues pingar o portatil, estas a tentar por IP ou por hostname?
Sim, tenho sempre net no RPI quer seja com o IP atribuído pelo router quer seja com um estático. Consigo pingar o router também. Não consigo pingar o meu portátil nem consigo pingar o RPI através do portátil. Usei sempre o IP, nunca o hostname.
 
Back
Topo