Tópico Oficial Dúvidas RASPBERRY PI

Top, muito obrigado!!

Eu estava a contar fazer overclock ao Pi e usar o carregador original deles, para não ter problemas de falta de potência durante a utilização.

Sendo assim, vou aguardar pelo update com a nova fonte de alimentação :D

Muito obrigado, mesmo!

O carregador oficial do rpi4 já chegou, amanhã deve chegar o cooler, mas só no fim de semana devo ter tempo para fazer uns testes.
Esta semana estou cheio de trabalho e não tenho feriados ... :headsh:
Assim que começar os testes aviso e vou partilhando os resultados.
 
@prbrandao já comecei os testes e melhorou basante com mais potência.
A falta de potência afectou claramente a performance nos testes anteriores.
Diria que neste monento estou quase no ponto de recomendar o RPI4 4Gb como PC básico.

No entanto, tenho alguns "artefactos" nos videos que ainda não percebi como resolver. E por isso ainda não recomendo.

O cooler Ice Tower é bastante bom, baixa as temperaturas em quase 20ºC quando em carga e deixa fazer OC sem problemas.
Infelizmente o OC no CPU para 2000 MHz e 600 MHz no GPU não resolveu o problema nos videos.

Depois deixo mais pormenores dos testes.

Estou a pensar fazer um tópico na secção de Análises onde quero descrever ao pormenor o que já fiz e o que ainda penso fazer.
Vai ser para ir fazendo os poucos.

De qualquer forma, estou aberto a ideias e sugestões para os testes.
 
Não sei se o termo correcto são "artefactos", mas já estavam presentes sem OC.
Vi um video em que sugeriam que o OC poderia remover estes problemas, mas pelos vistos não. Acho até que é possível que estejam um pouco pior.
Quando possível vou tentar colocar umas imagens ou mesmo vídeo do que está a acontecer.
 
Então se estou a pensar bem, é capaz de ser das fontes mais baratas e seguras, que se podem encontrar.
 
Última edição:
@prbrandao já comecei os testes e melhorou basante com mais potência.
A falta de potência afectou claramente a performance nos testes anteriores.
Diria que neste monento estou quase no ponto de recomendar o RPI4 4Gb como PC básico.

No entanto, tenho alguns "artefactos" nos videos que ainda não percebi como resolver. E por isso ainda não recomendo.

O cooler Ice Tower é bastante bom, baixa as temperaturas em quase 20ºC quando em carga e deixa fazer OC sem problemas.
Infelizmente o OC no CPU para 2000 MHz e 600 MHz no GPU não resolveu o problema nos videos.

Depois deixo mais pormenores dos testes.

Estou a pensar fazer um tópico na secção de Análises onde quero descrever ao pormenor o que já fiz e o que ainda penso fazer.
Vai ser para ir fazendo os poucos.

De qualquer forma, estou aberto a ideias e sugestões para os testes.
Muito obrigado..

Faz falta alguém que retrate o uso normal.. no youtube corre sempre tudo bem.. mas na prática nem sempre é assim.

Obrigado!!
 
Muito obrigado..

Faz falta alguém que retrate o uso normal.. no youtube corre sempre tudo bem.. mas na prática nem sempre é assim.

Obrigado!!

Faltou referir que para além do youtube testei com Netflix, Amazon Prime e Disney+.
Em todos tive alguns "artfectos" ou "flickering", horizontais, mas o video corria fluido e sem "gaguejar" em resolução HD.

Em uso normal de uso de LibreOffice, Google Docs ou pesquisa na net nada a apontar.

Se conseguir resolver, ou reduzir ao mínimo, os "flickerings" dos vídeos, está óptimo.
 
Tanto ao que percebi o protocolo HTTPS é encriptado e aí o pihole não mexe. Só em hhtp ou protocolos sem encriptação. Isso está documentado.
 
Última edição:
@dblaster7

Estás a confundir coisas.

Encriptado significa que quando comunicas com o domínio (domain), só os end-points (tu e o servidor que recebe a comunicação através do domínio) têm acesso à informação desencriptada.

O Pi-Hole bloqueia domínios, independentemente de a comunicação ser ou não encriptada.

A comunicação com forum.zwame.pt é encriptada (pelo menos no meu browser diz que é), no entanto, em teoria, podes configurar o Pi-Hole para bloquear esse domínio, adicionando-o à lista de domínios a bloquear.


PS: possivelmente usei termos não 100% precisos (a minha área não é redes de computadores).
 
Boas,

Adquiri recentemente um Raspberry e pretendo utilizá-lo para projetos pessoais e entre eles montar uma cloud caseira. Já estive a pesquisar um pouco e encontrei alguns conceitos: samba, nextcloud, nextcloudpi. Mas ainda não tenho nada em concreto, gostava assim de ter algumas dicas daqueles que utilizam o Raspberry para a mesma finalidade.

Também gostava de ter alguma redundância nos dados, algo do gênero RAID 1.

Fico agradecido a quem partilhe a sua opinião/experiência, visto que sou novato neste mundo.
 
Back
Topo